Proteina coagulada e medir temperatura do fermentador

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por vlirio94, 16/4/18.

1. 16/4/18 #1

vlirio94

vlirio94

vlirio94

New Member

Afiliado:
    14/4/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Boa noite, forum. Estou com duas duvidas... Aos que possuem um controlador de temperatura, na geladeira, podiam me falar como o deixam? Já armei, fiz tudo direitinho mas como faço pra ele ter um contato mais preciso com o fermentador, pra ter uma temperatura-regulação exata? OBS. Não possuo um poço térmico para colocar o sensor do tic dentro.

Outra duvida é... depois que fiz o whirpoll (utilizei uma pastilha de whirfloc), já com o chiller de imersão dentro da panela, subiram algumas "pelotas", que ao ler aqui no forum cheguei a conclusão de que eram proteinas coaguladas, elas estavam na parte de cima da panela. Elas podem cair no balde fermentador normalmente e caso não como faço para evitar de que essas proteinas coagulem?

Valeu, forum!! Nota 10!!

2. 16/4/18 #2

nathanguilherme

nathanguilherme

nathanguilherme

Well-Known Member

Afiliado:
    20/2/18
    Curtidas Recebidas:
    18
    cara, tambem nao possuo um poço termico no meu balde fermentador na geladeira, coloco uma camada de izolante termico colado no balde junto com a ponta do termostato e vedo bem com fita para tentar chegar o mais proximo da temperatura interna do fermentador.
    Sobre o uso do whirfloc, geralmente se usa faltando 15 minutos para o termino da fervura, sera que nao pode ter sido isso o problema de proteinas coaguladas?

vlirio94 curtiu isso.
  3. 16/4/18 #3

vlirio94

vlirio94

vlirio94

New Member

Afiliado:
    14/4/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Eu coloquei uma espuma, presa com fita isolante, com o sensor do tic no interior e estou fazendo assim a medição. Na questão do whitrfloc eu utilizei faltando 15 minutos para o termino da fervura e não sei se foi isso que causou as proteínas coaguladas. Essa é uma das minhas duvidas também.

4. 16/4/18 #4

nathanguilherme

nathanguilherme

nathanguilherme

Well-Known Member

Afiliado:
    20/2/18
    Curtidas Recebidas:
    18
    o certo é voce colar um daqueles adesivos que colocam em telhados que refletem o calor, coloquei um daquele la, achei que consigo ter um resultado legal, qualquer casa de construcao se acha por metro.
    A questao do whirlfloc ai eu nao sei te ajudar tambem kkkkk

vlirio94 curtiu isso.
  5. 16/4/18 #5

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,268
    A forma correta é encostar o sensor no fermentador e isolar ele da parte externa com algum material. Praticamente qualquer coisa funciona, pode ser estopa de algodão, isopor, etc...

As bolas de proteína se formaram por causa do choque térmico com o chiller no resfriamento. O whirfloc ajuda a aglutinar ainda mais. Não tem problema se for alguma coisa disso pro fermentador.

Abraço

vlirio94 curtiu isso.
  6. 17/4/18 #6

vlirio94

vlirio94

vlirio94

New Member

Afiliado:
    14/4/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Estou usando uma espuma com o sensor do tic dentro dela e prendendo ao fermentador com fita isolante. Será que mede tranquilamente?

Show de bola! Foi no resfriamento que essas proteínas coaguladas apareceram. Tem alguma forma de evita-las ou é sem problemas?

7. 17/4/18 #7

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,268
    Se o sensor estiver encostando na parede do fermentador e com a espuma por cima OK. Não deve estar dentro da espuma isolado de tudo.

Essa coagulação promovida pelo choque térmico (formação do cold break) é extremamente benéfico pra cerveja, evita problemas de turbidez (chill haze), não se deve buscar evitar e sim promover, então não se preocupe com isso.

vlirio94 curtiu isso.
  8. 17/4/18 #8

vlirio94

vlirio94

vlirio94

New Member

Afiliado:
    14/4/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Show!! Valeu, Tiago, agora é esperar para continuar as próximas etapas após a fermentação. Existe alguma forma de finalizar o post ou pode deixar ele em aberto aqui no forum?

Compartilhe esta Página