Propagação do Fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gutinho

Active Member
Joined
May 29, 2014
Messages
25
Reaction score
1
Olá pessoal, tudo certo?
Comprei um agitador magnético para fazer starter, propagar levedura.
Comprei também o livro Yeast, mas chega só em Dezembro.
Tenho algumas dúvidas em relação a propagação da levedura, é tudo muito novo para mim, mas me interessei nessa arte!
Minhas brassagens são de 45 litros de pilsen para fermentar.

- Consigo propagar levedura suficiente para 45 litros com um pacote de fermento W-34/70?
- Meu mosto fica geralmente com 1060/1065 de OG, li que tem que ser aproximadamente 1040 para starter, só adicionar água fervida por 15min para baixar a densidade?
- No Beersmith me deu aproximadamente um starter de 4 litros, me assustei, é isso ai +ou-?
- O que me aconselham, usar 2 pacotes para starter?
- Posso ferver a água para hidratar o fermento no erlenmeyer com a barra magnética dentro dele?


Desculpa se já havia algum outro tópico sobre o assunto.
 
Olá pessoal, tudo certo?
Comprei um agitador magnético para fazer starter, propagar levedura.
Comprei também o livro Yeast, mas chega só em Dezembro.
Tenho algumas dúvidas em relação a propagação da levedura, é tudo muito novo para mim, mas me interessei nessa arte!
Minhas brassagens são de 45 litros de pilsen para fermentar.

- Consigo propagar levedura suficiente para 45 litros com um pacote de fermento W-34/70?
- Meu mosto fica geralmente com 1060/1065 de OG, li que tem que ser aproximadamente 1040 para starter, só adicionar água fervida por 15min para baixar a densidade?
- No Beersmith me deu aproximadamente um starter de 4 litros, me assustei, é isso ai +ou-?
- O que me aconselham, usar 2 pacotes para starter?
- Posso ferver a água para hidratar o fermento no erlenmeyer com a barra magnética dentro dele?


Desculpa se já havia algum outro tópico sobre o assunto.

Olá,

Primeiramente, sim reidrate o fermento seja qual for o uso dele, tanto faz o recipiente, desde que esteja sanitizado. Não sei como vc vai botar o mosto pro starter ali dentro, mas é aconselhável que ele esteja também sanitizado (fervido) e resfriado.

Quanto à quantidade, ela é dependente do volume e OG da cerveja, pra lagers a quantidade de celulas costuma ser o dobro do necessario pra uma ale. Vc pode usar mais pacotes, a quantidade de starter diminui, mas isso tem um limite.

Sites com calculadoras que podem te ajudar:
www.mrmalty.com
www.brewersfriend.com

Em geral, eu aconselharia a comprar mais pacotes de levedura seca, ao invés de fazer starter, pela vitalidade e nutrição delas, mas isso é uma questão pessoal. É possível multiplicar quanto quiser um pacote, se seu frasco for menor que o volume necessário de starter, é possivel realizar ele em mais de uma etapa, o brewersfriend é capaz de calcular isso.

Abraço
 
Grande Tiago, valeu a força!
Outra dúvida que me surgiu, posso fazer uns 4 litros de mosto com OG 1040 uns 2 dias antes de começar a propagar em vez de coletar mosto da minha brassagem anterior?
 
Grande Tiago, valeu a força!
Outra dúvida que me surgiu, posso fazer uns 4 litros de mosto com OG 1040 uns 2 dias antes de começar a propagar em vez de coletar mosto da minha brassagem anterior?

Pode, na verdade é mais fácil usar DME pra isso, porque é só misturar e ferver 15 min. Se for fazer mosto, não precisa ser lupulado tambem, nem ferver 1 hora.
 
Boa tarde pessoal, tudo certo?
Então, ontem a noite comecei a me aventurar na propagação de fermento conforme comentei anteriormente.
Fiz o mosto à 1036 de OG no talo.
Hidratei o fermento com água fervida, como se hidrata para inocular no mosto.
Após hidratado adicionei 1 litro de mosto e coloquei no agitador magnético com temperatura controlada, setei para 28°C.
Então às 22h coloquei agitar o conteúdo.
Hoje pela manhã acordei às 7h e fui dar uma olhada, parei com o agitador e para a minha surpresa saiam pequenas bolhas no centro do erlenmeyer e nas laterais dava para ver várias microbolhas. Fiquei feliz, creio que estava no caminho.
Voltei a agitar. Meio-dia, após 14h de agitação, fui dar mais uma olhada e encontrei sem bolhas, nem espuma e nada de sinal de atividade. O starter estava homogêneo, levemente cremoso e bem "lisinho".
Como não tinha mais atividade de bolhas, coloquei na geladeira para decantar e hoje a noite fazer o Step2.
Vocês acham que está tudo certo? Com 14h de agitação a levedura já consumiu todo o açúcar do mosto?
 
Boa tarde pessoal, tudo certo?
Então, ontem a noite comecei a me aventurar na propagação de fermento conforme comentei anteriormente.
Fiz o mosto à 1036 de OG no talo.
Hidratei o fermento com água fervida, como se hidrata para inocular no mosto.
Após hidratado adicionei 1 litro de mosto e coloquei no agitador magnético com temperatura controlada, setei para 28°C.
Então às 22h coloquei agitar o conteúdo.
Hoje pela manhã acordei às 7h e fui dar uma olhada, parei com o agitador e para a minha surpresa saiam pequenas bolhas no centro do erlenmeyer e nas laterais dava para ver várias microbolhas. Fiquei feliz, creio que estava no caminho.
Voltei a agitar. Meio-dia, após 14h de agitação, fui dar mais uma olhada e encontrei sem bolhas, nem espuma e nada de sinal de atividade. O starter estava homogêneo, levemente cremoso e bem "lisinho".
Como não tinha mais atividade de bolhas, coloquei na geladeira para decantar e hoje a noite fazer o Step2.
Vocês acham que está tudo certo? Com 14h de agitação a levedura já consumiu todo o açúcar do mosto?

Vc usou 1 pacote de fermento em 1 litro de mosto?

Nessas condições é possível que tenha terminado em 14h sim, porque é uma contagem de células bem grande.

Era melhor aumentar o volume de mosto, porque a taxa de multiplicação é baixa quando a relação bilhoes de células/litros de mosto é alta.

Abraço
 
Olá Tiago,
Isso mesmo, 1 pacote para 1 litro, acho que está ai o "erro".
Fiz os cálculos nas calculadoras e no step1 não dava muita diferença com 1 ou 2 litros no step1, no próximo farei o step1 de 2 litros
Calculei 3 steps de 1L+3L+3L, vou mudar para 2L+3L+3L.
Ontem a noite comecei o step2 com 3 litros, hoje pela manhã parecia que tinha colocado comprimidos efervescentes dentro do erlenmeyer.
Creio estar no caminho. Hoje a noite começarei o step3 para usar o fermento sábado na brassagem.
Valeu a força Tiago, forte abraço!
 
Olá Tiago,
Isso mesmo, 1 pacote para 1 litro, acho que está ai o "erro".
Fiz os cálculos nas calculadoras e no step1 não dava muita diferença com 1 ou 2 litros no step1, no próximo farei o step1 de 2 litros
Calculei 3 steps de 1L+3L+3L, vou mudar para 2L+3L+3L.
Ontem a noite comecei o step2 com 3 litros, hoje pela manhã parecia que tinha colocado comprimidos efervescentes dentro do erlenmeyer.
Creio estar no caminho. Hoje a noite começarei o step3 para usar o fermento sábado na brassagem.
Valeu a força Tiago, forte abraço!

Legal, nossa 3 litros é bastante. Tu tem erlen de 5l?
 
Sim, investi em um de 5 litros.
Só estou um pouco encucado com o agitador, quando comprei o pessoal falou que suportava até 5 litros e quando recebi no manual falava em 2 litros.
O que está me ocorrendo é que quando a mistura não está muito densa forma o vórtice em 3 litros, mas hoje pela manhã que ficou um pouco mais cremoso o agitador agita mas não forma vórtice, já estou indo atrás de uma barrinha magnética maior para ver se soluciono esse "problema".
Pelo que li não é necessário formar o vórtice, apenas manter as células em suspensão, mas em um artigo em inglês que postaram aqui no fórum, uma agitação mais vigorosa com vórtice da melhores resultados.
 
Sim, investi em um de 5 litros.
Só estou um pouco encucado com o agitador, quando comprei o pessoal falou que suportava até 5 litros e quando recebi no manual falava em 2 litros.
O que está me ocorrendo é que quando a mistura não está muito densa forma o vórtice em 3 litros, mas hoje pela manhã que ficou um pouco mais cremoso o agitador agita mas não forma vórtice, já estou indo atrás de uma barrinha magnética maior para ver se soluciono esse "problema".
Pelo que li não é necessário formar o vórtice, apenas manter as células em suspensão, mas em um artigo em inglês que postaram aqui no fórum, uma agitação mais vigorosa com vórtice da melhores resultados.

Legal! comprou aonde? também to precisando de um, já to dividindo starter em 2 de 2L, é um saco...

O tamanho da barrinha tem q ser condizente com o volume, realmente...
 
Cara, consegui na Vidrolab em Porto Alegre, acho que até era o último que eles tinham, talvez você consiga encomendando com eles. Agora estou vendo a barrinha magnética na Labstock em Caxias do Sul. A minha deve ter 25mm, vou tentar com uma de 40 ou 45mm
Fui dar mais uma olhada na propagação após as mesmas 14h do step1 estava sem atividade nenhuma, acabei de colocar na geladeira. Mas uma coisa que percebi, no step1 tinha um leve aroma e sabor de azedo, já agora no step2 não tinha esse aroma. Ta muito estranho isso hehehe.
Uma coisa que percebi, fiz os cálculos baseados na quantidade de celulas viáveis no site da WE que é de 6x10^9 mas, no site da fermentis está 19x10^9.
Da muita diferença, por qual devo me basear?
 
Estou usando o da Coleman 78HW1.
Usei a barra magnética que veio junto com ele, deve ter 25mm. Ele agita legal 3 litros na viscosidade da água. Hoje chega a minha barra de 40mm, acredito que semana que vem faça o teste.
Eu acho que até uns 4 litros de starter ele deve agitar com uma barra magnética maior.
5 litros? Não sei se vou arriscar colocar 5 litros, até um pouco pelo peso, a estrutura dele aguenta, mas não sei pelo erlenmeyer que terá pouca base de apoio.
Vou testar até 4 litros de starter, onde acredito que ele dê conta com a barra maior.
 
Achei que tu tinha esses caseiros de fonte de pc. Estou estudando uma forma de construir um caseiro pra 5 litros, porém a fonte de pc não vai ter força suficiente. Será que funcionaria montar um com motor desses ventiladores comuns?
 
Cara, acho que para 5 litros não vai funcionar com um cooler de pc, também dei uma olhada na net que o pessoal faz o stir plate, tem projetos legais, bem interessante.
Creio que um motor de ventilador pequeno é suficiente para os 5 litros.
O motor desse agitador da Coleman não é muito grande, acho que deve ter de 60 a 80mm de diâmetro.
 
Cara, consegui na Vidrolab em Porto Alegre, acho que até era o último que eles tinham, talvez você consiga encomendando com eles. Agora estou vendo a barrinha magnética na Labstock em Caxias do Sul. A minha deve ter 25mm, vou tentar com uma de 40 ou 45mm
Fui dar mais uma olhada na propagação após as mesmas 14h do step1 estava sem atividade nenhuma, acabei de colocar na geladeira. Mas uma coisa que percebi, no step1 tinha um leve aroma e sabor de azedo, já agora no step2 não tinha esse aroma. Ta muito estranho isso hehehe.
Uma coisa que percebi, fiz os cálculos baseados na quantidade de celulas viáveis no site da WE que é de 6x10^9 mas, no site da fermentis está 19x10^9.
Da muita diferença, por qual devo me basear?

Vou ver se encontro.

Cara eu não sei, acho que os dois valores podem tar bem extremos, dá uma olhada na tabela do brewersfriend em baixo da calculadora, lá tem uns dados coletados...

Não se preocupe com o cheiro/gosto do starter, é diferente mesmo, porque a condição é outra. Se vc tiver medo de contaminação, na hora que vc for descartar o sobrenadante, descarta em algum lugar que vc possa tirar uma amostra depois e provar, o gosto é diferente, mas nao é azedo tipo iogurte ou vinagre.
 
E ae Tiago, tudo certo?
Cara, to um pouco apavorado, mas vamos lá.
Amanhã vou fazer uma brassagem e pretendo inocular esta propagação que estou fazendo, mas estou com um pouco de medo.
Ontem a noite comecei o step3. A quantidade de slurry final do step1 para o step2 não me parecia muito diferente, é perceptível o aumento de slurry entre os steps?
Outra coisa, no começo do step3, após 1h mais ou menos, já era visível uma forte fermentação, várias microbolhas. Mas diferente dos 2 primeiros steps, hoje pela manhã já estava sem atividade de microbolhas, questão de 8h. Será que o densímetro me enganou e o mosto está com densidade bem menor do que a leitura que fiz? (corrigi a leitura com a temperatura)
Uma dúvida, fiz o mosto com malte e guardei, naturalmente decantou, coloquei no o mosto sem a borra decantada, teria que dar uma agitada e colocar essa borra junto ou fiz corretamente deixando decantar e utilizando um mosto mais límpido?
 
E ae Tiago, tudo certo?
Cara, to um pouco apavorado, mas vamos lá.
Amanhã vou fazer uma brassagem e pretendo inocular esta propagação que estou fazendo, mas estou com um pouco de medo.
Ontem a noite comecei o step3. A quantidade de slurry final do step1 para o step2 não me parecia muito diferente, é perceptível o aumento de slurry entre os steps?
Outra coisa, no começo do step3, após 1h mais ou menos, já era visível uma forte fermentação, várias microbolhas. Mas diferente dos 2 primeiros steps, hoje pela manhã já estava sem atividade de microbolhas, questão de 8h. Será que o densímetro me enganou e o mosto está com densidade bem menor do que a leitura que fiz? (corrigi a leitura com a temperatura)
Uma dúvida, fiz o mosto com malte e guardei, naturalmente decantou, coloquei no o mosto sem a borra decantada, teria que dar uma agitada e colocar essa borra junto ou fiz corretamente deixando decantar e utilizando um mosto mais límpido?

Cara, não se apavore.

Vc ta usando um erlenmeyer de 5L o fundo deve ter uma área enorme, e isso engana, pode parecer que tem pouco, mas deve ter bastante.

Como eu disse no outro post, quanto maior for a relação entre quantidade de células x litros de mosto, menor vai ser a taxa de multiplicação desse fermento, então acho que isso explica as duas coisas ao mesmo tempo: a diminuição que vc percebeu na quantidade de multiplicação e a velocidade do término desse starter.

Não tem problema usar mosto sem cold-break.

Uma coisa que vale cuidar, porém, é na adição de nutrientes no starter. É importante, procure sempre utilizar em todos os steps, pra manter essa levedura saudável e ter uma fermentação boa.

Fora isso, faça a cerveja e fermente ela, sem medo (falar é facil). Deixa o resultado te dizer se a prática foi boa e se vale a pena ou não.

Abraço
 
Vou tocando a gaita no baile hehe
Amanhã vou inocular e vamos ver o que acontece.
Agorafiquei com a dúvida, devo colocar o nutriente no starter ou no mosto final que colocarei esse starter?
Conversando com o pessoal, foi comentado em colocar o nutriente no mosto e não no starter, então, acabei fazendo o starter sem nutriente e vou colocar o nutriente no mosto final
Bom, amanhã vou fazer a brassagem, espero que domingo tenha atividade no airlock, segunda feira venho relatar se funcionou a propagação.
Me adiantando, se a propagação não funcionou por algum motivo, para não perder o lote, posso adicionar alguns pacotes de fermento hidratado no mosto, mesmo já tendo colocado o starter?
 
Vou tocando a gaita no baile hehe
Amanhã vou inocular e vamos ver o que acontece.
Agorafiquei com a dúvida, devo colocar o nutriente no starter ou no mosto final que colocarei esse starter?
Conversando com o pessoal, foi comentado em colocar o nutriente no mosto e não no starter, então, acabei fazendo o starter sem nutriente e vou colocar o nutriente no mosto final
Bom, amanhã vou fazer a brassagem, espero que domingo tenha atividade no airlock, segunda feira venho relatar se funcionou a propagação.
Me adiantando, se a propagação não funcionou por algum motivo, para não perder o lote, posso adicionar alguns pacotes de fermento hidratado no mosto, mesmo já tendo colocado o starter?

Uma dúvida, este nutriente vocês compram pronto ou preparam? Gostaria de saber se há alguma forma de fazer um preparado em casa, será que tem como? Com o N e Zn principalmente. Valeu!
 
Tudo certo gabrielcalo?
Cara, da uma olhada no site da Indupropil, eles tem o nutriente e é bem barato o saco de 1kg e pelo que eles comentam vai aprox 30g para cada 100 litros.
Eu acho que vale a pena investir em um pronto em vez de tentar montar uma receita de nutriente.
Forte abraço
 
Vou tocando a gaita no baile hehe
Amanhã vou inocular e vamos ver o que acontece.
Agorafiquei com a dúvida, devo colocar o nutriente no starter ou no mosto final que colocarei esse starter?
Conversando com o pessoal, foi comentado em colocar o nutriente no mosto e não no starter, então, acabei fazendo o starter sem nutriente e vou colocar o nutriente no mosto final
Bom, amanhã vou fazer a brassagem, espero que domingo tenha atividade no airlock, segunda feira venho relatar se funcionou a propagação.
Me adiantando, se a propagação não funcionou por algum motivo, para não perder o lote, posso adicionar alguns pacotes de fermento hidratado no mosto, mesmo já tendo colocado o starter?

Cara, não vá com esse pensamento de corrigir um erro que não existe, porque vc já vai se condicionar com isso e pode acabar colocando antes ou sem nem mesmo precisar. Adicionar mais fermento nem sempre resolve.

É mais importante usar nutrientes no starter do que no mosto. Pense que num starter vc tem 2, 3 litros de mosto e uma quantidade enorme de fermento, se comparado a uma fermentação normal, que teria a quantidade de fermento pra 20, 40 litros de mosto.

Os nutrientes naturalmente presentes no mosto podem até ser suficientes numa fermentação, mas como vc vai ter 10, 20x menos mosto num starter, perceba a necessidade de adicioná-los... ainda mais que eles estão consumindo grande quantidade pra replicar.

abraço
 
Como ninguém respondeu ainda, andei pensando em utilizar sais minerais usados na bovinocultura, como o abaixo:

http://www.integralmix.com.br/samba/Suplementos/Bovino-Suplementos/

Será que há a possibilidade de preparar uma solução com as quantidades necessárias para as leveduras? Vou dar uma estudada sobre o assunto.

Vc pode cozinhar uma levedura de cerveja pra romper as células e utilizar isso como nutriente na fervura. Se for nova, vai estar bombada de nutrientes, se for velha pode ser que não tenha tanto.

Abraço
 
Vc pode cozinhar uma levedura de cerveja pra romper as células e utilizar isso como nutriente na fervura. Se for nova, vai estar bombada de nutrientes, se for velha pode ser que não tenha tanto.

Abraço

Então Tiago, falo mais pelo Zinco, que li como sendo o único micronutriente limitante, que é ausente no mosto, então se a levedura de uma leva não possuir esse micronutriente, não adianta tentar utilizá-la como nutriente.

Gutinho, você sabe se esse nutriente do indupropil possui zinco?
 
Então Tiago, falo mais pelo Zinco, que li como sendo o único micronutriente limitante, que é ausente no mosto, então se a levedura de uma leva não possuir esse micronutriente, não adianta tentar utilizá-la como nutriente.

Gutinho, você sabe se esse nutriente do indupropil possui zinco?

Bom nesse caso se vc não quer comprar um nutriente pra cerveja e ta com problema no zinco pode comprar sulfato de zinco P.A.. Não sei a quantidade correta a ser usada, mas provavelmente precisaria de uma balancinha de precisão.
 
Bom dia a todos... tudo certo?
Vim para relatar a minha primeira experiência com a propagação de fermento neste final de semana.
Brassei no sábado, ontem(domingo) dei uma olhada e, para a minha surpresa, estava fermentando como se tivesse colocado só fermento sem propagação.
Acho que obtive exito na aventura, mas, não vamos cantar vitória, quero ver os próximos capítulos desta aventura! :ban::rockin:
 
Então Tiago, falo mais pelo Zinco, que li como sendo o único micronutriente limitante, que é ausente no mosto, então se a levedura de uma leva não possuir esse micronutriente, não adianta tentar utilizá-la como nutriente.

Gutinho, você sabe se esse nutriente do indupropil possui zinco?

Dei uma olhada no nutriente, creio que não tem zinco, não encontrei.
Tenta entrar no site de indupropil e buscar por nutriente, lá terá as informações sobre.
Abraços
 
Bom dia a todos,
Comecei ontem um starter para uma brassagem no sábado.
Tive um problema, meu mosto ficou apenas com 1022 de OG, não sei o porque, talvez tenha adicionado muita água, mas enfim.
Minha dúvida é a seguinte, posso ferver açúcar e adicionar neste mosto para elevar a OG dele para uns 1040? Pelos meus cálculos fazendo com OG 1022 ficarei com umas 200 bilhões de células a menos do recomendado.
 
Bom dia a todos,
Comecei ontem um starter para uma brassagem no sábado.
Tive um problema, meu mosto ficou apenas com 1022 de OG, não sei o porque, talvez tenha adicionado muita água, mas enfim.
Minha dúvida é a seguinte, posso ferver açúcar e adicionar neste mosto para elevar a OG dele para uns 1040? Pelos meus cálculos fazendo com OG 1022 ficarei com umas 200 bilhões de células a menos do recomendado.

Eu não recomendaria usar açucar comum em starter, pode prejudicar a atuação da levedura depois. não tem como usar DME no lugar?
 
Grande Tiago.
Pior que não, to de mãos atadas.
To com o mosto pronto.
Comecei o starter com esse mosto de 1022 com nutriente. Tem algo que possa fazer para melhorar o mosto para os steps 2 e 3 ou tocar assim e ver o que dá com 200 bilhões de células a menos?
 
Grande Tiago.
Pior que não, to de mãos atadas.
To com o mosto pronto.
Comecei o starter com esse mosto de 1022 com nutriente. Tem algo que possa fazer para melhorar o mosto para os steps 2 e 3 ou tocar assim e ver o que dá com 200 bilhões de células a menos?

200 bilhões a menos é uma quantidade bem considerável. Provavelmente faltaria... vc não tem como ferver o mosto pra concentrar ele e ter ainda o volume certo?
 
Tenho um pouco de mosto à mais, vou ferver ele para concentrar.
Não tinha pensado na possibilidade.
Valeu a força Tiago!!!
Forte abraço!!!
 
Olá pessoal.
Lendo a conversa de vocês e já tendo olhado a calculadora do brewers, minha situação é parecida com a do Gutinho se não igual.
Tendo 1 pacote e um erlenmeyer de 5 litros posso fazer diretamente os 4 litros de starter para essa propagação ou é necessário fazer steps?
 
Senhores, vou ressucitar esse tópico para tentar uma solução Mcgiver e ver se alguém me apoia ; )

Alguém já pensou em fazer starter usando um compressor de aquário para aerar ao invés de usar agitador magnético?
Uma possível aeração excessiva atrapalharia em algo no starter?
 
Senhores, vou ressucitar esse tópico para tentar uma solução Mcgiver e ver se alguém me apoia ; )

Alguém já pensou em fazer starter usando um compressor de aquário para aerar ao invés de usar agitador magnético?
Uma possível aeração excessiva atrapalharia em algo no starter?

Não tem aeração excessiva, borbulhando ar vai chegar num limite de saturação e não vai mais dissolver oxigênio no mosto, o excesso vai embora.

Usando agitador magnético vc tem além da disponibilidade de oxigênio uma mistura constante em todo o líquido, isso é importante pras células acessarem o oxigênio das bolhas e os nutrientes do mosto. Usando somente um difusor de ar em um frasco erlenmeyer comum não vai conseguir o mesmo tipo de agitação, então é provável que a propagação seja menos eficiente.
 
Bom, resolvi testar.
Fiz 2 L starter com 205 gramas de DME para duplicar 2 pacotes de fermento US-05, conforme cálculo do site brewersfriend.com em uma única etapa. Coloquei tudo em um PET de 3L (daqueles de refrigerante) e liguei um compressor de aquário com um difusor (pedra porosa) na ponta. Ficou um borbulhamento bem homogêneo, com bolhas bem pequeninas que acredito que se espalharam bem pelo o mosto.
Inoculei esses 2L de fermento em uma leva de 50L de uma summer ale que brassei na terça-feira. É uma breja que estou fazendo como desafio para tomar no próximo sábado.
Ao inocular o fermento a OG da breja era de 1.045 e hoje pela manhã estava com FG de 1.008. Acredito que já tinha acabado de atenuar na sexta-feira a noite, pois naquele dia já não tinha mais atividade no blow-off.
O gosto e o cheiro da breja estão muito bons. Subi a temperatura para 21°C hoje cedo e vou deixar até amanhã. Depois vou baixar para 1°C e deixar até na quinta-feira quando vou carbonatar. Acredito que estará pronta para sábado. Com certeza não será uma cerveja para concurso, mas vai ficar muito melhor que essas comerciais por aí.
 

Attachments

  • IMG_20190602_182402.jpg
    IMG_20190602_182402.jpg
    47 KB · Views: 30
Bom, resolvi testar.
Fiz 2 L starter com 205 gramas de DME para duplicar 2 pacotes de fermento US-05, conforme cálculo do site brewersfriend.com em uma única etapa. Coloquei tudo em um PET de 3L (daqueles de refrigerante) e liguei um compressor de aquário com um difusor (pedra porosa) na ponta. Ficou um borbulhamento bem homogêneo, com bolhas bem pequeninas que acredito que se espalharam bem pelo o mosto.
Inoculei esses 2L de fermento em uma leva de 50L de uma summer ale que brassei na terça-feira. É uma breja que estou fazendo como desafio para tomar no próximo sábado.
Ao inocular o fermento a OG da breja era de 1.045 e hoje pela manhã estava com FG de 1.008. Acredito que já tinha acabado de atenuar na sexta-feira a noite, pois naquele dia já não tinha mais atividade no blow-off.
O gosto e o cheiro da breja estão muito bons. Subi a temperatura para 21°C hoje cedo e vou deixar até amanhã. Depois vou baixar para 1°C e deixar até na quinta-feira quando vou carbonatar. Acredito que estará pronta para sábado. Com certeza não será uma cerveja para concurso, mas vai ficar muito melhor que essas comerciais por aí.
 
Daniel, boa tarde!
Não sei quem lhe orientou para oxigenar a cepa, mas pelo que sei, a água que vc utiliza para propagar as leveduras tem que ser fervidas por no mínimo 5 minutos, para inocular o fermento, a temperatura não poderá ultrapassar os 28 graus C, pois poderá matar leveduras, o vasilhame tem que ser esterilizado e tampado herméticamente e, se quiser oxigenar a cepa, é só chacoalhar forte por uns 20 segundos e estará bom! Jamais oxigenar com bombinha de ar, pois estará levando leveduras selvagens e contaminará sua cerveja com certeza! Outra! Não há necessidade de ser DME para fazer starter, se tiver melhor, mas poderá utilizar açúcar orgânico ou demerara na proporção de 10 % do volume de água! Se usar 01 litro de água, utilizar 100 gramas, que estará com aproximadamente 1.036 de densidade, ideal para as leveduras se alimentarem e se reproduzirem.

Assista o vídeo acima a partir do sétimo minuto!
 
Osório, obrigado pelas dicas.
Com certeza, tomei todo o cuidado em ferver a água antes, hidratar o fermento antes, sanitizar todo o vasilhame antes, controlar a temperatura do starter e coloquei um filtro na saída do compressor, antes da pedra porosa. Não creio que contaminou.
Agora, com relação ao açúcar para propagação da levedura, existe muita controvérsia nesse ponto. Fala-se muito que o açúcar não tem os nutrientes ideais para a reprodução das leveduras e pode fazer com que aquelas que se originaram no starter não "trabalhem" devidamente quando colocadas no mosto. Preferi não arriscar.
 
Back
Top