Propagação do Fermento

Discussão em 'Brew Science' iniciado por Gutinho, 3/9/14.

1. 19/9/14 #21

gabrielcalo

gabrielcalo

gabrielcalo

Well-Known Member

Afiliado:
    25/6/14
    Curtidas Recebidas:
    122
    Gutinho curtiu isso.
  2. 19/9/14 #22

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Tudo certo gabrielcalo?
    Cara, da uma olhada no site da Indupropil, eles tem o nutriente e é bem barato o saco de 1kg e pelo que eles comentam vai aprox 30g para cada 100 litros.
    Eu acho que vale a pena investir em um pronto em vez de tentar montar uma receita de nutriente.
    Forte abraço

3. 19/9/14 #23

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,270
    Cara, não vá com esse pensamento de corrigir um erro que não existe, porque vc já vai se condicionar com isso e pode acabar colocando antes ou sem nem mesmo precisar. Adicionar mais fermento nem sempre resolve.

É mais importante usar nutrientes no starter do que no mosto. Pense que num starter vc tem 2, 3 litros de mosto e uma quantidade enorme de fermento, se comparado a uma fermentação normal, que teria a quantidade de fermento pra 20, 40 litros de mosto.

Os nutrientes naturalmente presentes no mosto podem até ser suficientes numa fermentação, mas como vc vai ter 10, 20x menos mosto num starter, perceba a necessidade de adicioná-los... ainda mais que eles estão consumindo grande quantidade pra replicar.

abraço

4. 19/9/14 #24

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,270
    Vc pode cozinhar uma levedura de cerveja pra romper as células e utilizar isso como nutriente na fervura. Se for nova, vai estar bombada de nutrientes, se for velha pode ser que não tenha tanto.

Abraço

5. 20/9/14 #25

gabrielcalo

gabrielcalo

gabrielcalo

Well-Known Member

Afiliado:
    25/6/14
    Curtidas Recebidas:
    122
    Então Tiago, falo mais pelo Zinco, que li como sendo o único micronutriente limitante, que é ausente no mosto, então se a levedura de uma leva não possuir esse micronutriente, não adianta tentar utilizá-la como nutriente.

Gutinho, você sabe se esse nutriente do indupropil possui zinco?

Gutinho curtiu isso.
  6. 20/9/14 #26

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,270
    Bom nesse caso se vc não quer comprar um nutriente pra cerveja e ta com problema no zinco pode comprar sulfato de zinco P.A.. Não sei a quantidade correta a ser usada, mas provavelmente precisaria de uma balancinha de precisão.

7. 22/9/14 #27

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Bom dia a todos... tudo certo?
    Vim para relatar a minha primeira experiência com a propagação de fermento neste final de semana.
    Brassei no sábado, ontem(domingo) dei uma olhada e, para a minha surpresa, estava fermentando como se tivesse colocado só fermento sem propagação.
    Acho que obtive exito na aventura, mas, não vamos cantar vitória, quero ver os próximos capítulos desta aventura! :ban::rockin:

gabrielcalo curtiu isso.
  8. 22/9/14 #28

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Dei uma olhada no nutriente, creio que não tem zinco, não encontrei.
    Tenta entrar no site de indupropil e buscar por nutriente, lá terá as informações sobre.
    Abraços

9. 28/10/14 #29

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Bom dia a todos,
    Comecei ontem um starter para uma brassagem no sábado.
    Tive um problema, meu mosto ficou apenas com 1022 de OG, não sei o porque, talvez tenha adicionado muita água, mas enfim.
    Minha dúvida é a seguinte, posso ferver açúcar e adicionar neste mosto para elevar a OG dele para uns 1040? Pelos meus cálculos fazendo com OG 1022 ficarei com umas 200 bilhões de células a menos do recomendado.

10. 28/10/14 #30

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,270
    Eu não recomendaria usar açucar comum em starter, pode prejudicar a atuação da levedura depois. não tem como usar DME no lugar?

11. 28/10/14 #31

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Grande Tiago.
    Pior que não, to de mãos atadas.
    To com o mosto pronto.
    Comecei o starter com esse mosto de 1022 com nutriente. Tem algo que possa fazer para melhorar o mosto para os steps 2 e 3 ou tocar assim e ver o que dá com 200 bilhões de células a menos?

12. 28/10/14 #32

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,270
    200 bilhões a menos é uma quantidade bem considerável. Provavelmente faltaria... vc não tem como ferver o mosto pra concentrar ele e ter ainda o volume certo?

13. 28/10/14 #33

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Tenho um pouco de mosto à mais, vou ferver ele para concentrar.
    Não tinha pensado na possibilidade.
    Valeu a força Tiago!!!
    Forte abraço!!!

14. 26/9/18 #34

MIRCENO

MIRCENO

MIRCENO

New Member

Afiliado:
    7/9/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá pessoal.
    Lendo a conversa de vocês e já tendo olhado a calculadora do brewers, minha situação é parecida com a do Gutinho se não igual.
    Tendo 1 pacote e um erlenmeyer de 5 litros posso fazer diretamente os 4 litros de starter para essa propagação ou é necessário fazer steps?

Compartilhe esta Página