1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Propagação do Fermento

Discussão em 'Brew Science' iniciado por Gutinho, 3/9/14.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 3/9/14 #1

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Olá pessoal, tudo certo?
    Comprei um agitador magnético para fazer starter, propagar levedura.
    Comprei também o livro Yeast, mas chega só em Dezembro.
    Tenho algumas dúvidas em relação a propagação da levedura, é tudo muito novo para mim, mas me interessei nessa arte!
    Minhas brassagens são de 45 litros de pilsen para fermentar.

- Consigo propagar levedura suficiente para 45 litros com um pacote de fermento W-34/70?
    - Meu mosto fica geralmente com 1060/1065 de OG, li que tem que ser aproximadamente 1040 para starter, só adicionar água fervida por 15min para baixar a densidade?
    - No Beersmith me deu aproximadamente um starter de 4 litros, me assustei, é isso ai +ou-?
    - O que me aconselham, usar 2 pacotes para starter?
    - Posso ferver a água para hidratar o fermento no erlenmeyer com a barra magnética dentro dele?

Desculpa se já havia algum outro tópico sobre o assunto.

2. 3/9/14 #2

Tiago

Tiago

Tiago

Well-Known Member Moderador Moderator

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,297
    Olá,

Primeiramente, sim reidrate o fermento seja qual for o uso dele, tanto faz o recipiente, desde que esteja sanitizado. Não sei como vc vai botar o mosto pro starter ali dentro, mas é aconselhável que ele esteja também sanitizado (fervido) e resfriado.

Quanto à quantidade, ela é dependente do volume e OG da cerveja, pra lagers a quantidade de celulas costuma ser o dobro do necessario pra uma ale. Vc pode usar mais pacotes, a quantidade de starter diminui, mas isso tem um limite.

Sites com calculadoras que podem te ajudar:
    www.mrmalty.com
    www.brewersfriend.com

Em geral, eu aconselharia a comprar mais pacotes de levedura seca, ao invés de fazer starter, pela vitalidade e nutrição delas, mas isso é uma questão pessoal. É possível multiplicar quanto quiser um pacote, se seu frasco for menor que o volume necessário de starter, é possivel realizar ele em mais de uma etapa, o brewersfriend é capaz de calcular isso.

Abraço

Gutinho curtiu isso.
  3. 5/9/14 #3

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Grande Tiago, valeu a força!
    Outra dúvida que me surgiu, posso fazer uns 4 litros de mosto com OG 1040 uns 2 dias antes de começar a propagar em vez de coletar mosto da minha brassagem anterior?

4. 5/9/14 #4

Tiago

Tiago

Tiago

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,297
    Pode, na verdade é mais fácil usar DME pra isso, porque é só misturar e ferver 15 min. Se for fazer mosto, não precisa ser lupulado tambem, nem ferver 1 hora.

Gutinho curtiu isso.
  5. 17/9/14 #5

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Boa tarde pessoal, tudo certo?
    Então, ontem a noite comecei a me aventurar na propagação de fermento conforme comentei anteriormente.
    Fiz o mosto à 1036 de OG no talo.
    Hidratei o fermento com água fervida, como se hidrata para inocular no mosto.
    Após hidratado adicionei 1 litro de mosto e coloquei no agitador magnético com temperatura controlada, setei para 28°C.
    Então às 22h coloquei agitar o conteúdo.
    Hoje pela manhã acordei às 7h e fui dar uma olhada, parei com o agitador e para a minha surpresa saiam pequenas bolhas no centro do erlenmeyer e nas laterais dava para ver várias microbolhas. Fiquei feliz, creio que estava no caminho.
    Voltei a agitar. Meio-dia, após 14h de agitação, fui dar mais uma olhada e encontrei sem bolhas, nem espuma e nada de sinal de atividade. O starter estava homogêneo, levemente cremoso e bem "lisinho".
    Como não tinha mais atividade de bolhas, coloquei na geladeira para decantar e hoje a noite fazer o Step2.
    Vocês acham que está tudo certo? Com 14h de agitação a levedura já consumiu todo o açúcar do mosto?

6. 17/9/14 #6

Tiago

Tiago

Tiago

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,297
    Vc usou 1 pacote de fermento em 1 litro de mosto?

Nessas condições é possível que tenha terminado em 14h sim, porque é uma contagem de células bem grande.

Era melhor aumentar o volume de mosto, porque a taxa de multiplicação é baixa quando a relação bilhoes de células/litros de mosto é alta.

Abraço

Gutinho curtiu isso.
  7. 18/9/14 #7

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Olá Tiago,
    Isso mesmo, 1 pacote para 1 litro, acho que está ai o "erro".
    Fiz os cálculos nas calculadoras e no step1 não dava muita diferença com 1 ou 2 litros no step1, no próximo farei o step1 de 2 litros
    Calculei 3 steps de 1L+3L+3L, vou mudar para 2L+3L+3L.
    Ontem a noite comecei o step2 com 3 litros, hoje pela manhã parecia que tinha colocado comprimidos efervescentes dentro do erlenmeyer.
    Creio estar no caminho. Hoje a noite começarei o step3 para usar o fermento sábado na brassagem.
    Valeu a força Tiago, forte abraço!

8. 18/9/14 #8

Tiago

Tiago

Tiago

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,297
    Legal, nossa 3 litros é bastante. Tu tem erlen de 5l?

Gutinho curtiu isso.
  9. 18/9/14 #9

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Sim, investi em um de 5 litros.
    Só estou um pouco encucado com o agitador, quando comprei o pessoal falou que suportava até 5 litros e quando recebi no manual falava em 2 litros.
    O que está me ocorrendo é que quando a mistura não está muito densa forma o vórtice em 3 litros, mas hoje pela manhã que ficou um pouco mais cremoso o agitador agita mas não forma vórtice, já estou indo atrás de uma barrinha magnética maior para ver se soluciono esse "problema".
    Pelo que li não é necessário formar o vórtice, apenas manter as células em suspensão, mas em um artigo em inglês que postaram aqui no fórum, uma agitação mais vigorosa com vórtice da melhores resultados.

10. 18/9/14 #10

Tiago

Tiago

Tiago

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,297
    Legal! comprou aonde? também to precisando de um, já to dividindo starter em 2 de 2L, é um saco...

O tamanho da barrinha tem q ser condizente com o volume, realmente...

Gutinho curtiu isso.
  11. 18/9/14 #11

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Cara, consegui na Vidrolab em Porto Alegre, acho que até era o último que eles tinham, talvez você consiga encomendando com eles. Agora estou vendo a barrinha magnética na Labstock em Caxias do Sul. A minha deve ter 25mm, vou tentar com uma de 40 ou 45mm
    Fui dar mais uma olhada na propagação após as mesmas 14h do step1 estava sem atividade nenhuma, acabei de colocar na geladeira. Mas uma coisa que percebi, no step1 tinha um leve aroma e sabor de azedo, já agora no step2 não tinha esse aroma. Ta muito estranho isso hehehe.
    Uma coisa que percebi, fiz os cálculos baseados na quantidade de celulas viáveis no site da WE que é de 6x10^9 mas, no site da fermentis está 19x10^9.
    Da muita diferença, por qual devo me basear?

12. 18/9/14 #12

davipetry

davipetry

davipetry

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    8
    Qual stirplate tu usa com o erlen de 5l? Tem força suficiente pra 5 litros de starter?

Gutinho curtiu isso.
  13. 18/9/14 #13

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Estou usando o da Coleman 78HW1.
    Usei a barra magnética que veio junto com ele, deve ter 25mm. Ele agita legal 3 litros na viscosidade da água. Hoje chega a minha barra de 40mm, acredito que semana que vem faça o teste.
    Eu acho que até uns 4 litros de starter ele deve agitar com uma barra magnética maior.
    5 litros? Não sei se vou arriscar colocar 5 litros, até um pouco pelo peso, a estrutura dele aguenta, mas não sei pelo erlenmeyer que terá pouca base de apoio.
    Vou testar até 4 litros de starter, onde acredito que ele dê conta com a barra maior.

14. 18/9/14 #14

davipetry

davipetry

davipetry

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    8
    Achei que tu tinha esses caseiros de fonte de pc. Estou estudando uma forma de construir um caseiro pra 5 litros, porém a fonte de pc não vai ter força suficiente. Será que funcionaria montar um com motor desses ventiladores comuns?

15. 18/9/14 #15

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Cara, acho que para 5 litros não vai funcionar com um cooler de pc, também dei uma olhada na net que o pessoal faz o stir plate, tem projetos legais, bem interessante.
    Creio que um motor de ventilador pequeno é suficiente para os 5 litros.
    O motor desse agitador da Coleman não é muito grande, acho que deve ter de 60 a 80mm de diâmetro.

16. 18/9/14 #16

Tiago

Tiago

Tiago

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,297
    Vou ver se encontro.

Cara eu não sei, acho que os dois valores podem tar bem extremos, dá uma olhada na tabela do brewersfriend em baixo da calculadora, lá tem uns dados coletados...

Não se preocupe com o cheiro/gosto do starter, é diferente mesmo, porque a condição é outra. Se vc tiver medo de contaminação, na hora que vc for descartar o sobrenadante, descarta em algum lugar que vc possa tirar uma amostra depois e provar, o gosto é diferente, mas nao é azedo tipo iogurte ou vinagre.

Gutinho curtiu isso.
  17. 19/9/14 #17

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    E ae Tiago, tudo certo?
    Cara, to um pouco apavorado, mas vamos lá.
    Amanhã vou fazer uma brassagem e pretendo inocular esta propagação que estou fazendo, mas estou com um pouco de medo.
    Ontem a noite comecei o step3. A quantidade de slurry final do step1 para o step2 não me parecia muito diferente, é perceptível o aumento de slurry entre os steps?
    Outra coisa, no começo do step3, após 1h mais ou menos, já era visível uma forte fermentação, várias microbolhas. Mas diferente dos 2 primeiros steps, hoje pela manhã já estava sem atividade de microbolhas, questão de 8h. Será que o densímetro me enganou e o mosto está com densidade bem menor do que a leitura que fiz? (corrigi a leitura com a temperatura)
    Uma dúvida, fiz o mosto com malte e guardei, naturalmente decantou, coloquei no o mosto sem a borra decantada, teria que dar uma agitada e colocar essa borra junto ou fiz corretamente deixando decantar e utilizando um mosto mais límpido?

18. 19/9/14 #18

Tiago

Tiago

Tiago

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,297
    Cara, não se apavore.

Vc ta usando um erlenmeyer de 5L o fundo deve ter uma área enorme, e isso engana, pode parecer que tem pouco, mas deve ter bastante.

Como eu disse no outro post, quanto maior for a relação entre quantidade de células x litros de mosto, menor vai ser a taxa de multiplicação desse fermento, então acho que isso explica as duas coisas ao mesmo tempo: a diminuição que vc percebeu na quantidade de multiplicação e a velocidade do término desse starter.

Não tem problema usar mosto sem cold-break.

Uma coisa que vale cuidar, porém, é na adição de nutrientes no starter. É importante, procure sempre utilizar em todos os steps, pra manter essa levedura saudável e ter uma fermentação boa.

Fora isso, faça a cerveja e fermente ela, sem medo (falar é facil). Deixa o resultado te dizer se a prática foi boa e se vale a pena ou não.

Abraço

Gutinho curtiu isso.
  19. 19/9/14 #19

Gutinho

Gutinho

Gutinho

Active Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Vou tocando a gaita no baile hehe
    Amanhã vou inocular e vamos ver o que acontece.
    Agorafiquei com a dúvida, devo colocar o nutriente no starter ou no mosto final que colocarei esse starter?
    Conversando com o pessoal, foi comentado em colocar o nutriente no mosto e não no starter, então, acabei fazendo o starter sem nutriente e vou colocar o nutriente no mosto final
    Bom, amanhã vou fazer a brassagem, espero que domingo tenha atividade no airlock, segunda feira venho relatar se funcionou a propagação.
    Me adiantando, se a propagação não funcionou por algum motivo, para não perder o lote, posso adicionar alguns pacotes de fermento hidratado no mosto, mesmo já tendo colocado o starter?

20. 19/9/14 #20

gabrielcalo

gabrielcalo

gabrielcalo

Well-Known Member

Afiliado:
    25/6/14
    Curtidas Recebidas:
    124
    Uma dúvida, este nutriente vocês compram pronto ou preparam? Gostaria de saber se há alguma forma de fazer um preparado em casa, será que tem como? Com o N e Zn principalmente. Valeu!

Gutinho curtiu isso.

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página

Group Builder