• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Propagação de leveduras

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Eutenio neto

Well-Known Member
Afiliado
14/11/19
Boa tarde à todos!

Propagação com agitador magnético e Erlenmeyer vale mesmo a pena?

Pessoal, depois de 3 anos brassando, sendo de 1 ano pra cá 2 vezes por semana, inúmeras propagações com agitador magnético, Erlenmeyer de 2 litros, Erlenmeyer de 5 litros, nutriente Superfood (caríssimo), com oxigênio, sem oxigênio, com agitador lento, com agitador formando um super vortex, estou chegando a conclusão que uma propagação num simples balde de 10 litros sem agitação e de forma bem simples nos rende muito mais biomassa.

10 litros de mosto num balde com 10 ml de biomassa de Kveik e 2 gr de levedo como nutriente no momento da inoculação e 2 gr após 24 horas me rende em média 500 ml de biomassa sendo que no agitador nunca passa de 200 ml

Alguém já fez essa comparação na quantidade de biomassa resultante ?

Pela minha experiência aqui, um baldezinho de 10 litros tem saído muito na frente na quantidade de fermento propagado

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Com certeza um volume maior de mosto pra propagar vai gerar um volume maior de leveduras propagadas.

Eu sempre fiz propagação e raramente utilizo nutriente (levedura velha), mais quando é propagação de LAGER que é essencial pq tem que ter um pitch rate bem maior que quando utiliza-se levedura ALE.
Agitação antes de inocular a levedura é a máxima possível por 1 hora ou mais pra oxigenar bem o mosto, após inoculado a agitação deve ser a menor possível (não é pra formar vortex).

Caramba

Well-Known Member
Afiliado
12/4/16
Eu acho que o objetivo da propagação ser realizada em lotes menores é pra "diminuir o ritmo" e manter a saúde das leveduras

Acho que os 200 ml do agitador estão mais saudáveis e os 500 ml do balde já estão mais estressados

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
O volume da propagação tem que ser condizente com a quantidade de levedura (pitch-rate) necessária para o lote de cerveja que vai produzir, não tem nada a ver com vitalidade.

Uma prática muito utilizada e não muito saudável para as leveduras é fazer uma propagação de 1,5L - 2L a 1.035 OG e utilizar um sachê inteiro de leveduras, nessa caso deve-se aumentar a quantidade do mosto ou faz mais etapas fracionando o sachê.

Em lagers é muito comum propagar o suficiente pra produzir 20L que vai sem em média uns 3L (em duas ou mais etapas como descrito acima), depois a lama dessa produção é utilizada pra produzir 80 - 100L.

Tiburcio Jobs

Active Member
Afiliado
6/6/18
Com certeza um volume maior de mosto pra propagar vai gerar um volume maior de leveduras propagadas.

Eu sempre fiz propagação e raramente utilizo nutriente (levedura velha), mais quando é propagação de LAGER que é essencial pq tem que ter um pitch rate bem maior que quando utiliza-se levedura ALE.
Agitação antes de inocular a levedura é a máxima possível por 1 hora ou mais pra oxigenar bem o mosto, após inoculado a agitação deve ser a menor possível (não é pra formar vortex).
Interessante essa colocação, pra mim é novidade.
Supondo que o suprimento de o2 seja feito com cilindro ( no padrão 1 L.O2 por 1 minuto, com pedra difusora), a agitação seria desnecessária, ou melhor dizendo, indesejável?

Rins

Well-Known Member
Afiliado
14/6/13
Boa tarde à todos!

Propagação com agitador magnético e Erlenmeyer vale mesmo a pena?

Pessoal, depois de 3 anos brassando, sendo de 1 ano pra cá 2 vezes por semana, inúmeras propagações com agitador magnético, Erlenmeyer de 2 litros, Erlenmeyer de 5 litros, nutriente Superfood (caríssimo), com oxigênio, sem oxigênio, com agitador lento, com agitador formando um super vortex, estou chegando a conclusão que uma propagação num simples balde de 10 litros sem agitação e de forma bem simples nos rende muito mais biomassa.

10 litros de mosto num balde com 10 ml de biomassa de Kveik e 2 gr de levedo como nutriente no momento da inoculação e 2 gr após 24 horas me rende em média 500 ml de biomassa sendo que no agitador nunca passa de 200 ml

Alguém já fez essa comparação na quantidade de biomassa resultante ?

Pela minha experiência aqui, um baldezinho de 10 litros tem saído muito na frente na quantidade de fermento propagado
Com certeza, principalmente com relação a kveik, o grande lance da propagação é gatar
Supondo que o suprimento de o2 seja feito com cilindro ( no padrão 1 L.O2 por 1 minuto, com pedra difusora), a agitação seria desnecessária, ou melhor dizendo, indesejável?
Sim, pois a agitação vida oxigenar o mosto, para uma fermentação saudavel, lembrando que não adianta nada uma boa oxigenação do mosto mas com um pitch rate baixo de levedura...

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
O2 só é necessário para o inicio da fermentação e não para todo o processo.
Como disse a Gabriela (levteck) o correto é uma mesa de balanço e não agitador magnético, mas como é difícil um sistema de balanço automático então utilizar a menor agitação possível.
A "agitação" não é necessária mas ajuda a homogenizar a solução fazendo com que a levedura tenha o máximo possível de contato com os açucares diluídos, pois se ficar parado acaba decantando e criando diferentes fases da densidade no mosto.

FelGuara

Well-Known Member
Afiliado
18/4/17
Cara, tem certeza que isso não é oxigênio demais?

Tiburcio Jobs

Active Member
Afiliado
6/6/18
Cara, tem certeza que isso não é oxigênio demais?
Esse valor é meio praxe na literatura, além do que errar um pouco pra mais no O2 não costuma ser problema...