Propagação de leveduras?

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por bincabral, 4/8/17.

1. 3/10/17 #21

bincabral

bincabral

bincabral

Active Member

Afiliado:
    26/4/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Nos tubos falcon, usando dme e agar agar, como o Jamal explica, não pode congelar. Só coloque na geladeira. De 3 em 3 meses faz a replicação.

2. 12/10/17 #22

bincabral

bincabral

bincabral

Active Member

Afiliado:
    26/4/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Parti para uma tentativa de slants. Na imagem já estou na propagação (um dos slants é uma tentativa de capturar uma levedura selvagem).

No vídeo do Jamal, ele explica que tem que colocar um slant com 10ml e um erlenmeyer com 100ml na panela de pressão, ambos com 8 ºP.

Mas minha panela de pressão não cabe meu erlenmeyer. Esses 100ml de mosto podem ser só fervidos, tal quando fazemos um starter?

Arquivos Anexados:

3. 12/10/17 #23

Wenderosck

Wenderosck

Wenderosck

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/17
    Curtidas Recebidas:
    47
    O intuito de usar a panela de pressão e simular uma autoclave, na pressão a temperatura passa dos 100°c vc não tera o mesmo nível de esterilização

André Wenderosck

4. 12/10/17 #24

damigol

damigol

damigol

Well-Known Member

Afiliado:
    13/9/17
    Curtidas Recebidas:
    11
    Vai postando os resultados. Estou curioso para saber como vai ocorrer...

5. 12/10/17 #25

bincabral

bincabral

bincabral

Active Member

Afiliado:
    26/4/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    A fermentação acontece um tanto vigorosa, mesmo só uma raspada de slant.

Arquivos Anexados:

6. 15/10/17 #26

damigol

damigol

damigol

Well-Known Member

Afiliado:
    13/9/17
    Curtidas Recebidas:
    11
    Caramba, está dando certo mesmo. Vai dar um bom starter aí depois.

7. 15/10/17 #27

bincabral

bincabral

bincabral

Active Member

Afiliado:
    26/4/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Depois do starter de 100ml. Funcionou.

Arquivos Anexados:

damigol curtiu isso.
  8. 16/10/17 #28

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    431
    A panela de pressão esteriliza o mosto, matando praticamente 100% das bactérias, se não 100%

A fervura a 100c, não garante esterilização.

Aí o que pode acontecer?

Como as bactérias se reproduzem mais rápido do que as leveduras(se não me falha a memória, 10x mais rápido), então com baixa inoculação de leveduras, maior é o risco de contaminação.

Por isso inoculamos gradativamente um slant de 10ml em 100ml, depois 1 litro, 10 litros e etc (de 10 e 10). Assim, com mais leveduras, inibe-se o crescimento das bactérias, que terão menos açúcares e nutrientes disponíveis para se reproduzir, visto que as leveduras em maior quantidade irão consumir tudo antes ;)

Tenha em mente que muitas bactérias sempre estarão presentes, nos nossos startes e cervejas. O importante é que sejam na menor quantidade possível.

Dá uma lida no Yeast

9. 16/10/17 #29

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    431
    É lindo de ver 1 pitada de levedura de um Slant gerar após uns 2 ou 3 starters, em uma semana, uma quantidade tão grande de leveduras.

10. 17/10/17 #30

bincabral

bincabral

bincabral

Active Member

Afiliado:
    26/4/17
    Curtidas Recebidas:
    5

Encomendei um erlenmeyer menor, de 250ml, pra caber na panela.

Só não entendi que o Jamal esteriliza os dois mostos juntos, mas só usa o mosto de 100ml após dois dias. Isso corre o risco de ter alguma contaminação, penso eu.

11. 17/10/17 #31

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    431
    Pode ficar tranquilo que mantendo o alumínio fechado, não tem risco de contaminação, pois o mosto estará estéril.

Ele faz junto, para não precisar fazer 2 vezes.

12. 26/10/17 #32

damigol

damigol

damigol

Well-Known Member

Afiliado:
    13/9/17
    Curtidas Recebidas:
    11
    Poderia explicar melhor como propagar o fermento a partir do Tubo Falcon?

Primeiro coloco a levedura e faço um starter de 10 ml, depois de 100 ml, e depois de 1000ml? É isso ou entendi errado.

13. 27/10/17 #33

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    431
    O que eu faço:

- Coloco na panela de pressão 2 tubos falcons com 10ml de mosto cada e um erlenmeyer com uns 200ml de mosto. O mosto, nesse início com uma OG de 1.028 +/-
    Uma OG mais baixa nesse início em que a levedura não está com muita viabilidade, ajuda a reduzir as chances de contaminação.

- Inoculo a levedura nos dois tubos falcons (assim tenho o dobro de levedura). Deixe a tampinha dos falcons levemente aberta, para que o CO2 da fermentação seja eliminado sem pressão. Deixa por 48 horas. As vezes quando estou meio com pressa fica por umas 36 horas...

Então inoculo esses dois falcons no erlenmeyer. E fica ali mais 48 horas. Essa parte eu faço diferente do Jamal, pois não coloco o Erlen no agitador magnético. Deixo ele sem agitação. Chacoalho umas 2 ou 3x no máximo. Nessa fase, a intenção não é aumentar o número de células, mas sim deixá-las mais fortes. Toda vez que uma célula se reproduz, ela gasta muita energia. Então deixo elas paradinhas e aí, com menos oxigênio disponível, elas se reproduzem menos e "engordam" mais.

Depois disso você pode passar pra 2L, 20L, 200L. A conta é sempre aumentar o Starter de 10 em 10.

Eu normalmente faço um primeiro de 1L e então somente depois parto para um volume maior.

O processo é bem lento, precisa planejar uma receita, uns 10 dias antes.

[ ]´s

damigol curtiu isso.

Compartilhe esta Página