Propagação de levediuras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SergioGraciano

Well-Known Member
Joined
Jun 17, 2016
Messages
73
Reaction score
4
Boa tarde mestres.

Alguém de vocês já tentou fazer propagação à partir de fermento seco?
Estou querendo propagar um US-05 para fermentar uma APA OG: 1,06. Qual a quantidade máxima de litros que consigo fermentar com uma propagação unica de 24 horas?

Grato!
 
Boa tarde mestres.

Alguém de vocês já tentou fazer propagação à partir de fermento seco?
Estou querendo propagar um US-05 para fermentar uma APA OG: 1,06. Qual a quantidade máxima de litros que consigo fermentar com uma propagação unica de 24 horas?

Grato!

Acho que tem vários tópicos sobre isso no fórum...

É só reidratar o fermento e propagar. Sobre a quantidade que vc consegue fermentar, depende do tamanho do starter...

Use a ferramenta pra calcular: http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/
 
Acho que tem vários tópicos sobre isso no fórum...

É só reidratar o fermento e propagar. Sobre a quantidade que vc consegue fermentar, depende do tamanho do starter...

Use a ferramenta pra calcular: http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/


Eu vi alguns tópicos mas ainda não conclui nada. Por favor, gostaria que me confirmasse se estou fazendo a conta correta pelo BrewersFriend. Vou anexar o print do calculo.
Os cálculos que fiz já são para 24 Horas de agitação com agitador magnético?
 

Attachments

  • conta BF.png
    conta BF.png
    211.7 KB · Views: 136
  • conta BF II.png
    conta BF II.png
    229.7 KB · Views: 134
Eu vi alguns tópicos mas ainda não conclui nada. Por favor, gostaria que me confirmasse se estou fazendo a conta correta pelo BrewersFriend. Vou anexar o print do calculo.
Os cálculos que fiz já são para 24 Horas de agitação com agitador magnético?

Seu cálculo está correto. A contagem final estimada está muito próxima do valor inicial proposto.

Entretanto, normalmente não se usa 1.055 pra propagação. O normal é utilizar 1.036, porque é o que se obtém diluindo 100g de DME por litro de água. Mas OK.

Certifique-se de utilizar um frasco maior do que dois litros pra fazer um starter de dois litros, pra não ter dor de cabeça com mosto derramando na fervura e fermento transbordando na replicação.

24h tende a fazer o trabalho se o tempo estiver quente. Mas vc pode observar isso desligando o agitador magnético e vendo se continua a gerar bolhas depois de uns minutos parado. Se continuar, deixe mais umas 12h.

Abraço
 
Seu cálculo está correto. A contagem final estimada está muito próxima do valor inicial proposto.

Entretanto, normalmente não se usa 1.055 pra propagação. O normal é utilizar 1.036, porque é o que se obtém diluindo 100g de DME por litro de água. Mas OK.

Certifique-se de utilizar um frasco maior do que dois litros pra fazer um starter de dois litros, pra não ter dor de cabeça com mosto derramando na fervura e fermento transbordando na replicação.

24h tende a fazer o trabalho se o tempo estiver quente. Mas vc pode observar isso desligando o agitador magnético e vendo se continua a gerar bolhas depois de uns minutos parado. Se continuar, deixe mais umas 12h.

Abraço



Primeiramente muito obrigado pela atenção!

Tem algum problema se agitar por mais de 24 horas seguidas?

Agora notei que o programa informa que o fermento que vou usar tem apenas 8 Bi células/g, e eu havia colocado 10 (anexei nova conta). A densidade de 1,058 é porque a calculadora informa que densidades menores geram menos propagação. Você vê problema em fazer um starter de 1,058? Ou tenho que fazer um starter de 3,3L conforme a imagem?


Desculpe por tantas perguntas, novamente muito obrigado e grande abraço!
 

Attachments

  • conta BF III.png
    conta BF III.png
    220 KB · Views: 117
  • conta BF IV.png
    conta BF IV.png
    259.2 KB · Views: 115
  • conta BF VI.png
    conta BF VI.png
    213.5 KB · Views: 109
  • conta BF V.png
    conta BF V.png
    245.5 KB · Views: 110
Eu geralmente propago por 48-72 Hrs e, até hoje, nunca tive problemas...
 
Eu geralmente propago por 48-72 Hrs e, até hoje, nunca tive problemas...


E você sabe se existe algum campo onde informar o tempo de agitação na calculadora? Assim eu sei quanto tempo devo agitar para cada situação.
 
Primeiramente muito obrigado pela atenção!

Tem algum problema se agitar por mais de 24 horas seguidas?

Agora notei que o programa informa que o fermento que vou usar tem apenas 8 Bi células/g, e eu havia colocado 10 (anexei nova conta). A densidade de 1,058 é porque a calculadora informa que densidades menores geram menos propagação. Você vê problema em fazer um starter de 1,058? Ou tenho que fazer um starter de 3,3L conforme a imagem?


Desculpe por tantas perguntas, novamente muito obrigado e grande abraço!

Pode agitar por mais tempo, mas não recomendo prolongar demais, porque a aeração constante do starter força a levedura a consumir suas reservas energéticas e continuar metabolizando tudo o que puder, esses fatores podem acelerar a perda de viabilidade delas também.

Então geralmente 36h os starters tão prontos. 48h certamente estarão, se forem feitos sob agitação constante. Como falei antes, vc pode verificar isso daquela forma que mencionei. Não tem necessidade de inserir esse valor na calculadora, por isso ela nem tem essa opção, porque ele considera starter pronto, quando estiver pronto, independente do tempo que levar.

Não é comum usar essa densidade pra fazer starter, eu não sei quais são as implicações disso, se altera ou não a performance do fermento. Vc pode testar isso mas ficará dificil de avaliar o resultado. A melhor forma seria utiliar a densidade padrão e fazer um starter maior, ou fazer dois starters sequenciais. A calculadora te dá essa opção.
 
Tem como eu fazer um starter sem DME ou mosto de outra leva? Estou sem dme e não tenho quero pagar 20 reais de frete para comprar só o DME. Tem alguma outra forma?

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk
 
Rodfon,

Nesse link fala sobre fazer starter com DME ou Mosto de outra brassagem. A minha dúvida é se há uma outra opção para substituir o DME ou Mosto.

Ah, tá...desculpe-me!

Acredito que, talvez, extrato de malte líquido, mas nunca ouvi falar disso ou de nenhuma outra opção que citei aqui.
 
Ah, tá...desculpe-me!

Acredito que, talvez, extrato de malte líquido, mas nunca ouvi falar disso ou de nenhuma outra opção que citei aqui.

É, eu já dei uma pesquisada no google e não vi nada também. Achei que pudesse ter alguma outra alternativa com alguma coisa que temos em casa, mas acho que não. Acho que essa receita vou apenas hidratar (pois é fermento seco)

Valeu...
 
Buenas!
Não sei se já aconteceu com algum de vocês, mas fiz minha primeira brassagem usando o agitador magnético para propagar a levedura. O agitador funcionou perfeitamente por pouco mais de 24h com a levedura misturada no mosto de DME e água filtrada e fervida.
O estranho é que a atenuação foi muito mais abaixo do que quando eu apenas hidratava e inseria direto no balde fermentador ao final da brassagem.
Utilizei o Fermentis S-04. A atenuação ocorreu até 1,024 enquanto deveria ter chego em 1,012 aproximadamente.
Foi uma receita que eu já havia realizado antes, e sem utilizar o agitador magnético consegui a atenuação até 1,015.

Onde errei? Problemas com o fermento? Alguém já teve esta experiência?
 
Buenas!
Não sei se já aconteceu com algum de vocês, mas fiz minha primeira brassagem usando o agitador magnético para propagar a levedura. O agitador funcionou perfeitamente por pouco mais de 24h com a levedura misturada no mosto de DME e água filtrada e fervida.
O estranho é que a atenuação foi muito mais abaixo do que quando eu apenas hidratava e inseria direto no balde fermentador ao final da brassagem.
Utilizei o Fermentis S-04. A atenuação ocorreu até 1,024 enquanto deveria ter chego em 1,012 aproximadamente.
Foi uma receita que eu já havia realizado antes, e sem utilizar o agitador magnético consegui a atenuação até 1,015.

Onde errei? Problemas com o fermento? Alguém já teve esta experiência?

Amigo, como você inoculou essa levedura? Foi direto do agitador pro balde? Decantou, jogou fora o sobrenadante e inoculou? Decantou e inoculou o líquido? (sim, tem relato de muita gente que decantou e inoculou o que estava em suspensao apenas...)

Difícil o starter ter sido o seu problema. Você fez o calculo do tamanho do starter?
 
Da-lhe Ipera.
Sim, calculei usando o Yeast Calculator.
Não fiz a decantação. Do Erlenmeyer que estava no agitador, foi direto para o fermentador, todo o conteúdo.
Poderia estar aí o problema?
A cerveja está fantástica, mas estranhei ter atenuado menos bem na fermentação que deveria ter atenuado por completo.
 
Não tem problema o que você fez. O problema seria você ter decantado, inoculado o liquido e sobrenadante e jogasse fora o que ficou no fundo.

Qual foi a sua OG?
 
Buenas!
Não sei se já aconteceu com algum de vocês, mas fiz minha primeira brassagem usando o agitador magnético para propagar a levedura. O agitador funcionou perfeitamente por pouco mais de 24h com a levedura misturada no mosto de DME e água filtrada e fervida.
O estranho é que a atenuação foi muito mais abaixo do que quando eu apenas hidratava e inseria direto no balde fermentador ao final da brassagem.
Utilizei o Fermentis S-04. A atenuação ocorreu até 1,024 enquanto deveria ter chego em 1,012 aproximadamente.
Foi uma receita que eu já havia realizado antes, e sem utilizar o agitador magnético consegui a atenuação até 1,015.

Onde errei? Problemas com o fermento? Alguém já teve esta experiência?

Você oxigenou bem o mosto antes de inocular?
 
Ipera,
OG foi de 1,051.

O mosto foi bem oxigenado antes de inocular a levedura.

A questão é que pretendo fazer uma Imperial IPA, e ao invés de usar 3 pacotes de fermento, tentaria repetir esta receita utilizando somente 1 e propagando as leveduras com o agitador magnético. Porém no primeiro teste já fiquei ressabiado de colocar em jogo uma brassagem inteira de Imperial.
 
Cara, realmente 1,024 com uma OG de somente 1,051 usando o US-05 tem alguma coisa errada...
 
O problema pode estar na mosturação. Será que não houve algum descontrole na temperatura de mosturação?
 
Um dos meus apelidos é o Sr Metódico, então, tipo assim, pode ter certeza que a temperatura esteve ok durante o tempo todo :D.
 
A estimativa inicial do fermento estava ajustada?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Um dos meus apelidos é o Sr Metódico, então, tipo assim, pode ter certeza que a temperatura esteve ok durante o tempo todo :D.
Bom, é uma pergunta que sou obrigado a fazer antes de tudo: mediu com refratômetro ou densímetro?
 
Ipera,
OG foi de 1,051.

O mosto foi bem oxigenado antes de inocular a levedura.

A questão é que pretendo fazer uma Imperial IPA, e ao invés de usar 3 pacotes de fermento, tentaria repetir esta receita utilizando somente 1 e propagando as leveduras com o agitador magnético. Porém no primeiro teste já fiquei ressabiado de colocar em jogo uma brassagem inteira de Imperial.

Qual temperatura vc hidratou o fermento antes de colocar no pra propagar?
Qual a temperatura do mosto que vc inoculou o fermento no agitador?
 
Guenther
Usei o densímetro para medir a densidade.

Cupe79
Após ferver a água filtrada com o DME, baixei a temperatura para 30° (medido com termômetro tipo espeto), só então inseri o fermento.

Pretendo fazer a Imperial na semana que vem.
Vou novamente fazer a propagação de 01 pacote de US-05 por cerca de 36/48 horas.
Pergunta: Caso a atividade no fermentador encerre depois de 2 dias, como ocorreu na primeira vez que usei o fermento depois de propagá-lo, eu tenho ainda chances de correr comprar mais 2 pacotes de US-05, hidratá-los, e inseri-los no fermentador para não perder toda a leva? Esse "plano b" é recomendável?
 
Pergunta: Caso a atividade no fermentador encerre depois de 2 dias...

A atividade no fermentador encerrou em 2 dias?
Por quantos dias você continuou medindo a densidade pra ter certeza de que a fermentação tinha acabado?
 
Acho o plano B mais recomendado que o A. Apesar de ser possível, não é recomendado fazer starter de fermentos secos pois acabaria com todas as reservas e nutrientes que eles adicionam. Fora que provavelmente você precisará de tando DME que sairia o mesmo preço de comprar outro pacote de fermento.

Guenther
Usei o densímetro para medir a densidade.

Cupe79
Após ferver a água filtrada com o DME, baixei a temperatura para 30° (medido com termômetro tipo espeto), só então inseri o fermento.

Pretendo fazer a Imperial na semana que vem.
Vou novamente fazer a propagação de 01 pacote de US-05 por cerca de 36/48 horas.
Pergunta: Caso a atividade no fermentador encerre depois de 2 dias, como ocorreu na primeira vez que usei o fermento depois de propagá-lo, eu tenho ainda chances de correr comprar mais 2 pacotes de US-05, hidratá-los, e inseri-los no fermentador para não perder toda a leva? Esse "plano b" é recomendável?
 
Nas minhas brassagens de 26L percebi que 1 pacote de fermento seco com starter de 1-2L por 24h produz uma fermentação muito mais saudável que 2 pacotes de fermento seco sem starter, portanto atualmente eu sempre faço starter.

Acho o plano B mais recomendado que o A. Apesar de ser possível, não é recomendado fazer starter de fermentos secos pois acabaria com todas as reservas e nutrientes que eles adicionam. Fora que provavelmente você precisará de tando DME que sairia o mesmo preço de comprar outro pacote de fermento.
 
Acho o plano B mais recomendado que o A. Apesar de ser possível, não é recomendado fazer starter de fermentos secos pois acabaria com todas as reservas e nutrientes que eles adicionam. Fora que provavelmente você precisará de tando DME que sairia o mesmo preço de comprar outro pacote de fermento.

ERROU!!! vamos aos cálculos:
DME = R$ 28,00 / kg (Malteshop, loja que geralmente compro) - http://www.malteshop.com.br/produto/extrato-de-malte-em-po-dme/15762
US 05 = R$ 17,20 pacote

Estimativa de células em um pacote - 110 bilhões
Estimativa de células em 2 pacotes - 220 bilhões
DME gasto para replicar células, de 110 para 220 bilhões - 82g http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Gastos totais:
2 pacotes fermento R$ 34,20

1 pacote de fermento replicado = R$ 19,95:
fermento = R$ 17,20
DME = 0,082*28 = R$ 2,30
Servomyces vem com 10 g - vamos dizer que se usa um pacote pra pelo menos uns 40 starters - dá pra fazer mais. Difícil é dosar. R$ 15,00/40 = R$ 0,40
Luz - considerando um starter gigante - 48 horas - meu agitador consome 1,08 W. Ou seja, 0,00108 kW. 0,00108*48*0,80 (tarifa de luz, extrapolando) = R$ 0,05.


Apesar de ser possível, não é recomendado fazer starter de fermentos secos pois acabaria com todas as reservas e nutrientes que eles adicionam
De onde veio esta informação? Sim, um starter vai consumir reservas do fermento seco. Mas qual o problema? o fermento líquido não vem com essas reservas e todos que usam (inclusive cervejarias) propagam.
É só colocar nutrientes (um pacote de servomyces custa menos de R$ 15,00 e dura MUITO, muito mesmo. Pra levas de 20 litros, dá pra usar a vida inteira eu acho) e oxigenar o mosto.
 
Ta decidido!
Semana que vem farei a brassagem da Imperial, utilizando um pacote de US-05 e fazendo a sua propagação. Vamos ver no que vai dar. Qualquer coisa, corro na loja e compro mais dois.
Só estou testando ainda alguns métodos para conseguir fazer a propagação por cerca de 48 horas mantendo a temperatura entre 30° e 35°. Se fosse para manter temperaturas mais baixar seria moleza, mas manter ela acima da temperatura ambiente pode ser um desafio.
Aproveito o post e já pergunto, como vocês controlam a temperatura durante a propagação se a temperatura ambiente está na casa dos 15°?
Valeu pelas infos até agora galera!
Vou mantendo este post atualizado na medida que for fazendo a Imperial!
 
Ta decidido!
Semana que vem farei a brassagem da Imperial, utilizando um pacote de US-05 e fazendo a sua propagação. Vamos ver no que vai dar. Qualquer coisa, corro na loja e compro mais dois.
Só estou testando ainda alguns métodos para conseguir fazer a propagação por cerca de 48 horas mantendo a temperatura entre 30° e 35°. Se fosse para manter temperaturas mais baixar seria moleza, mas manter ela acima da temperatura ambiente pode ser um desafio.
Aproveito o post e já pergunto, como vocês controlam a temperatura durante a propagação se a temperatura ambiente está na casa dos 15°?
Valeu pelas infos até agora galera!
Vou mantendo este post atualizado na medida que for fazendo a Imperial!
Não esqueça.... fermento propagado, independente se era líquido ou seco (dá na mesma), precisa de mosto muito bem oxigenado.
 
Aproveito o post e já pergunto, como vocês controlam a temperatura durante a propagação se a temperatura ambiente está na casa dos 15°?

Cara, isso é uma merda...
Como meu agitador nao tem controle de temperatura, eu coloco ele num mini-quarto e ligo um aquecedor no ambiente. É o mais proximo que consigo...
 
Mas se for um prazo de 48 horas, o consumo de energia não vai nas alturas?
Estou testando colocar o agitador para funcionar dentro de uma caixa térmica, não inteiramente vedada, e de horas em horas trocar uma daquelas bolsas de gel para tratar lesões, devidamente aquecidas no microondas.
Estou conseguindo manter a temperatura lá dentro entre 22° e 30°.
Será que vai dar certo?
Previsão da temperatura aqui para Curitiba nos dias em que farei a propagação é de min: 10° e máx: 19°.
Vou ter que aquecer o ambiente de alguma forma.
 
Mas se for um prazo de 48 horas, o consumo de energia não vai nas alturas?

Não vai pq o ambiente é pequeno e o aquecedor tem um termostato, dai ele nao fica o tempo todo ligado. o valor da conta não aumentou nada de extraordinário, até pq fica controlando a temperatura por no máximo umas 36hrs.
 
Mas se for um prazo de 48 horas, o consumo de energia não vai nas alturas?
Estou testando colocar o agitador para funcionar dentro de uma caixa térmica, não inteiramente vedada, e de horas em horas trocar uma daquelas bolsas de gel para tratar lesões, devidamente aquecidas no microondas.
Estou conseguindo manter a temperatura lá dentro entre 22° e 30°.
Será que vai dar certo?
Previsão da temperatura aqui para Curitiba nos dias em que farei a propagação é de min: 10° e máx: 19°.
Vou ter que aquecer o ambiente de alguma forma.

Se eu estivesse na mesma situação, ou faria Lagers ou ligaria uma lâmpada próxima ao Erlen, usando o TIC17 para controlar a temperatura do DME, colando o termômetro na parede do Erlen e fazendo o isolamento do mesmo, similar ao que fazemos com fermentadores mesmo...
 
Fala galera! Voltando para resumir como ocorreram as propagações dos últimos meses. Neste ano realizei 3 brassagens de uma Imperial IPA. Mesma receita, mudando apenas a questão da propagação das leveduras, e o resultado foi este:
1) 3 pacotes US-05 apenas hidratados. OG: 1,074 FG: 1,017
2) 2 pacotes US-05 (um propagado, um hidratado). OG: 1,074 FG: 1,018
3) 1 pacote US-05 propagado. OG: 1,076 FG: 1,014

Na propagação 2, eu havia comprado outra barra magnética, um pouco maior já que o enlermeyer era maior do que o meu anterior. Para minha felicidade a barra não ficava girando no centro do frasco por mais de 1 minuto. A todo instante ela se acomodava no canto do frasco. Sendo assim, foram 48 horas de propagação com uma eficiência de uns 40% no sistema.
Na propagação 3 consegui manter por 48 horas o sistema funcionando. O agitador ficou dentro de um isopor, e usei uma manta térmica (essas de alumínio usadas em resgates) para cobrir a caixa. Dentro mantive uma bolsa de gel (para tratar lesões) a qual eu aquecia no microondas de 3 a 5 vezes ao dia. O termômetro que estava dentro da caixa ficou sempre entre 22° e 28°. Depois de inserida a levedura no mosto fiz uma agitação manual (chacoalhando o fermentador) por cerca de 1 minuto a cada 2 horas. Repeti umas 3 vezes esse processo. Após o início de atividade no airlock foram cerca de 3 dias intensos borbulhando, e mais uns 4 até encerrar a atividade no airlock. Deixei fermentar por 10 dias antes de realizar o dryhop antes da maturação.

Agora sim. O processo foi feito todo corretamente, sem falhas, e consegui a melhor atenuação da receita.
Ano que vem vou repetir novamente ela, usando o mesmo processo de propagação.

Valeu pelas dicas galera! Que 2017 seja O ano das brassagens para todos!

Cheers!!!!!:mug::rockin:
 
Fala galera! Voltando para resumir como ocorreram as propagações dos últimos meses. Neste ano realizei 3 brassagens de uma Imperial IPA. Mesma receita, mudando apenas a questão da propagação das leveduras, e o resultado foi este:
1) 3 pacotes US-05 apenas hidratados. OG: 1,074 FG: 1,017
2) 2 pacotes US-05 (um propagado, um hidratado). OG: 1,074 FG: 1,018
3) 1 pacote US-05 propagado. OG: 1,076 FG: 1,014

Na propagação 2, eu havia comprado outra barra magnética, um pouco maior já que o enlermeyer era maior do que o meu anterior. Para minha felicidade a barra não ficava girando no centro do frasco por mais de 1 minuto. A todo instante ela se acomodava no canto do frasco. Sendo assim, foram 48 horas de propagação com uma eficiência de uns 40% no sistema.
Na propagação 3 consegui manter por 48 horas o sistema funcionando. O agitador ficou dentro de um isopor, e usei uma manta térmica (essas de alumínio usadas em resgates) para cobrir a caixa. Dentro mantive uma bolsa de gel (para tratar lesões) a qual eu aquecia no microondas de 3 a 5 vezes ao dia. O termômetro que estava dentro da caixa ficou sempre entre 22° e 28°. Depois de inserida a levedura no mosto fiz uma agitação manual (chacoalhando o fermentador) por cerca de 1 minuto a cada 2 horas. Repeti umas 3 vezes esse processo. Após o início de atividade no airlock foram cerca de 3 dias intensos borbulhando, e mais uns 4 até encerrar a atividade no airlock. Deixei fermentar por 10 dias antes de realizar o dryhop antes da maturação.

Agora sim. O processo foi feito todo corretamente, sem falhas, e consegui a melhor atenuação da receita.
Ano que vem vou repetir novamente ela, usando o mesmo processo de propagação.

Valeu pelas dicas galera! Que 2017 seja O ano das brassagens para todos!

Cheers!!!!!:mug::rockin:

Se o seu agitador magnético não der conta de formar o cone no erlenmeyer, usa como apoio a bombinha de aquario com a pedra difusora...melhora bem a quantidade de lama gerada com a oxigenação constante do starter.

Vc precisará usar o Fermcap S para não gerar uma espumeira com a oxigenação.
 
Após terminar a propagação (stir plate), qto tempo tenho para inocular a levedura???
 
Back
Top