Projeto tribloco cervejeiro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Kara, não possuo, mas estou pesquisando muito para montar uma, minha ideia é montar uma para produção de 100 litros....
Minha ideia seria:
1 - Agua quente
2 - Mostura e Lavagem (ainda estou amadurecendo para ver como fazer, se com cesto, ou fundo falso, o que daria mais trabalho para limpeza.)
3 - Fervura

Iria utilizar duas bombas para controlar todo o fluxo de agua..., e estou na duvida com a questão das resistências elétricas, estou na duvida se uma resistência de 5000 Watts para cada panela daria conta.
 
Estou buscando algo similar, porém para brassagens de 250l úteis, e com sistema tendo 1 aquecimento de água, 2 mostura, 3 clarificação, 4 fervura.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 
Alguem possui algum projeto tribloco cervejeiro? Estou querendo montar um em inox em um padrão aceitável pelo mapa.
Caso queira iniciar uma producao micro mas liberado pelo MAPA, sugiro ja comprar algo comercial... Vai facilitar sua vida... Conheco algumas cervejarias que possuem 2-3 panelas single vessel ou ate mesmo uma unica e possuem varios fermentadores... Capriche na fermentacao...
 
Caso queira iniciar uma producao micro mas liberado pelo MAPA, sugiro ja comprar algo comercial... Vai facilitar sua vida... Conheco algumas cervejarias que possuem 2-3 panelas single vessel ou ate mesmo uma unica e possuem varios fermentadores... Capriche na fermentacao...
Você acha que montando uma daria problema para tirar o MAPA posteriormente?!

Enviado de meu G8141 usando o Tapatalk
 
Eu acho que o problema não é nem o MAPA em si, mas sim na produção para comercialização. Não dá pra ter dúvidas se uma panela deveria ter X Watts, acabar dimensionando errado e compensar com um ebulidor na fervura (algo comum dos homebrewers). Ou dúvida sobre como vai fazer recirculação, resfriamento, transferência, vazão, e uma pancada de coisas que inclusive eu desconheço. E por fim, e talvez o mais importante, é que quando der algum problema no seu equipamento, você não vai ter a quem recorrer. Por isso acho que vale a pena comprar de um fornecedor.
 
Haaaa, entendi o que você quis dizer, bom, pelos valores eu estou montando... Vou gastar uns 6.000,00 pra montar um de 100 litros... Panela de 120 para produzir 100 finais.
Incluindo a controladora de bomba e temperatura pelo craftbeerpi... Mas eu tenho um conhecimento intermediário sobre isso...
Uma single vesel de 50 litros não tenho achado por menos de 5.000... No meu caso acredito que compensa

Enviado de meu G8141 usando o Tapatalk
 
Haaaa, entendi o que você quis dizer, bom, pelos valores eu estou montando... Vou gastar uns 6.000,00 pra montar um de 100 litros... Panela de 120 para produzir 100 finais.
Incluindo a controladora de bomba e temperatura pelo craftbeerpi... Mas eu tenho um conhecimento intermediário sobre isso...
Uma single vesel de 50 litros não tenho achado por menos de 5.000... No meu caso acredito que compensa

Enviado de meu G8141 usando o Tapatalk
 
Kara, acabei mudando o meu, como tinha dito antes iria fazer para 100 Litros finais, porem compramos dois fermentadores de 220 Litros cada, e eu ja tinha comprado a panela de agua e a panela de mostura, então acabei comprando uma panela de 175 Litros para a fervura, com isso eu consigo terminar com 160 Litros fervidos, faço a cerveja em high-gravity e diluo ela em agua já dentro do fermentador, finalizando assim com 200 Litros no fermentador.

Já compramos tudo e ja estamos com quase tudo montado, só estamos fazendo a parte eletrica, afinal foram 3 resistencias, duas de 7000w (Agua e Mostura) e um de 8500 (Fervura).

Eu estou organizando tudo que compramos e fizemos para fazer uma postagem bem grande e completa aqui nesse topico:

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/meu-projeto-tribloco-opiniões.412632/
 
Haaaa, entendi o que você quis dizer, bom, pelos valores eu estou montando... Vou gastar uns 6.000,00 pra montar um de 100 litros... Panela de 120 para produzir 100 finais.
Incluindo a controladora de bomba e temperatura pelo craftbeerpi... Mas eu tenho um conhecimento intermediário sobre isso...
Uma single vesel de 50 litros não tenho achado por menos de 5.000... No meu caso acredito que compensa

Enviado de meu G8141 usando o Tapatalk
Não sei se isso ajuda, talvez já conheça: http://www.bierbrauer.com.br/produtos/cozinhas-bibloco-8
 
Fiz um orçamento de um bibloco para 150 litros finais, ficou em 27 mil.
Bem legal e bonito o esquema deles, mas 27.000 é dinheiro rs..., lembrando que ainda faltam os fermentadores rs...
No nosso gastamos uns 15.000,00 (Entrego 200 Litros no fermentador.), só o Brewstand que não é de Inox, é de Ferro com pintura anti ferrugem, o de Inox ficava 1500,00 a mais.
E os fermentadores compramos 2 de Inox de 220 Litros (usado) sem refrigeração, por 3800,00 (pechincha rs...)
 

Attachments

  • DSC_0235 1.JPG
    DSC_0235 1.JPG
    60.3 KB · Views: 344
  • DSC_0237 1.JPG
    DSC_0237 1.JPG
    71.4 KB · Views: 325
  • DSC_0045 1.JPG
    DSC_0045 1.JPG
    83.9 KB · Views: 309
  • DSC_0041.JPG
    DSC_0041.JPG
    101.3 KB · Views: 270
Bem legal e bonito o esquema deles, mas 27.000 é dinheiro rs..., lembrando que ainda faltam os fermentadores rs...
No nosso gastamos uns 15.000,00 (Entrego 200 Litros no fermentador.), só o Brewstand que não é de Inox, é de Ferro com pintura anti ferrugem, o de Inox ficava 1500,00 a mais.
E os fermentadores compramos 2 de Inox de 220 Litros (usado) sem refrigeração, por 3800,00 (pechincha rs...)
Ficou muito bom hein! Eu queria montar um também, gosto de fabricar meus próprios equipamentos, mas tenho muitas dúvidas de como funciona, onde saem as válvulas, você tem algo que explique isso?
 
Qual a diferença entre bibloco e tribloco, o que é mais prático?
Eu entendo que quanto mais tinas (Agua, Mostura, Lavagem, Fervura) seja mais pratico, porem mais caro.

Bi-Bloco:
- Tina de Mostura/Lavagem
- Tina de Fervura
Teoricamente você conseguiria fazer quase que duas brasagens simultaneas (Precisa tomar cuidado se for uma bomba para o bloco inteiro)
Então, quanto você ferve o primeiro lote você pode estar brasando um segundo lote já, você deve ganhar 25% do tempo de produção de dois lotes.

Tri-Bloco:
- Tina de Mostura
- Tina de Lavagem
- Tina de Fervura
A mesma ideia da de cima, porem você consegue fazer coisas independentes.

Em ambas vc precisa ter uma tina de agua independente, a minha apesar de ser uma tri-bloco eu fiz um pouco diferente, devo perder um pouco mais na eficiencia, mas é algo que eu optei.

Meu Tri-Bloco:
- Tina de Agua
- Tina de Mostura/Lavagem
- Tina de Fervura
Em suma, eu teria sempre agua na temperatura que eu queira, e minha tina de Mostura/Lavagem vai funcionar parecida com uma single-vesel, ela vai estar a todo momento recirculando, assim eu ja ganho um pouco mais na lavagem, depois eu transfiro o mostro pra tina de fervura, e faço o mostro secundario (com a agua ja na temperatura que quero).
E depois mando tudo pra fervura, ai nesse momento eu posso começar outro lote tbm, meu ganho em tempo deve ficar próximo dos 25% de dois lotes tbm.

Eu particularmente não vejo muita vantagem em ter uma bi-bloco ao inves de uma Single-vesel, só devido a volume, porque acho que não existe single-vesel maior que 150 Litros, ACHO! rs., espero ter ajudado, haaa, e não sou o dono da razão, posso me equivocar em algo rs.
 
Eu entendo que quanto mais tinas (Agua, Mostura, Lavagem, Fervura) seja mais pratico, porem mais caro.

Bi-Bloco:
- Tina de Mostura/Lavagem
- Tina de Fervura
Teoricamente você conseguiria fazer quase que duas brasagens simultaneas (Precisa tomar cuidado se for uma bomba para o bloco inteiro)
Então, quanto você ferve o primeiro lote você pode estar brasando um segundo lote já, você deve ganhar 25% do tempo de produção de dois lotes.

Tri-Bloco:
- Tina de Mostura
- Tina de Lavagem
- Tina de Fervura
A mesma ideia da de cima, porem você consegue fazer coisas independentes.

Em ambas vc precisa ter uma tina de agua independente, a minha apesar de ser uma tri-bloco eu fiz um pouco diferente, devo perder um pouco mais na eficiencia, mas é algo que eu optei.

Meu Tri-Bloco:
- Tina de Agua
- Tina de Mostura/Lavagem
- Tina de Fervura
Em suma, eu teria sempre agua na temperatura que eu queira, e minha tina de Mostura/Lavagem vai funcionar parecida com uma single-vesel, ela vai estar a todo momento recirculando, assim eu ja ganho um pouco mais na lavagem, depois eu transfiro o mostro pra tina de fervura, e faço o mostro secundario (com a agua ja na temperatura que quero).
E depois mando tudo pra fervura, ai nesse momento eu posso começar outro lote tbm, meu ganho em tempo deve ficar próximo dos 25% de dois lotes tbm.

Eu particularmente não vejo muita vantagem em ter uma bi-bloco ao inves de uma Single-vesel, só devido a volume, porque acho que não existe single-vesel maior que 150 Litros, ACHO! rs., espero ter ajudado, haaa, e não sou o dono da razão, posso me equivocar em algo rs.
Muito Obrigado, ajudou muito!
 
Acho louvavel a tua iniciativa de construir tua tri bloco, haja vista que tem mpresas vendendo por mais de R$ 40.000,00 (100 litros). Claro, cada empresa cobra o que quiser no seu equipamento, mas... nem vou entrar no mérito.
Vocês pretendem registrar no mapa? E quanto as tuas panelas, elas são de inox 201?

Obs. Gosto mais dessa tua configuração mesmo, tina pra agua, mostura/filtragem, fervura.

Meu parabéns...
 
Montei o meu inspirado no seu! (Mostura/Lavagem, Fervura e Água Quente), coloquei mantas térmicas para economizar energia e proteger de queimaduras, preciso urgente de mais uma bomba, mas estou pensando em pegar uma bomba mais robusta, uma que possa melhorar o whirlpool! Se alguém tiver alguma dica, eu aceito!
 
Acho louvavel a tua iniciativa de construir tua tri bloco, haja vista que tem mpresas vendendo por mais de R$ 40.000,00 (100 litros). Claro, cada empresa cobra o que quiser no seu equipamento, mas... nem vou entrar no mérito.
Vocês pretendem registrar no mapa? E quanto as tuas panelas, elas são de inox 201?

Obs. Gosto mais dessa tua configuração mesmo, tina pra agua, mostura/filtragem, fervura.

Meu parabéns...

Valew!!!!
Então, utilizei Inox 201 nas Panelas sim, o 304 ficava muito caro de inicio, as conexões, engate rapido são de Inox 304 já, me parece que Inox 201 não passa no MAPA, ouvi esse papo mas não tenho certeza, se realmente for isso, posteriormente vou ter que trocar as panelas, mas enquanto isso pretendo ir ganhando dinheiro sem o MAPA mesmo :p
Até porque ai envolve outros custos estruturais né....
 
Montei o meu inspirado no seu! (Mostura/Lavagem, Fervura e Água Quente), coloquei mantas térmicas para economizar energia e proteger de queimaduras, preciso urgente de mais uma bomba, mas estou pensando em pegar uma bomba mais robusta, uma que possa melhorar o whirlpool! Se alguém tiver alguma dica, eu aceito!

Pela foto do seu perfil parece ter ficado bem legal, parabens!
Eu utilizo essa bomba aqui, pra mim ela atende legal!!!
https://produto.mercadolivre.com.br...a-artesanal-inox-110-220-volts-_JM?quantity=1

Eu utilizo um cesto para a infusão dos Lupulos, ela ajuda pra caramba a e ja segura muita sujeira, que pode danificar a bomba.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1192118584-hop-spider-cesto-de-lupulo-cerveja-artesanal-_JM

O cesto eu comprei no Aliexpress, mas demorou uma eternidade, a bomba comprei no ML mesmo.
 
Eu entendo que quanto mais tinas (Agua, Mostura, Lavagem, Fervura) seja mais pratico, porem mais caro.

Bi-Bloco:
- Tina de Mostura/Lavagem
- Tina de Fervura
Teoricamente você conseguiria fazer quase que duas brasagens simultaneas (Precisa tomar cuidado se for uma bomba para o bloco inteiro)
Então, quanto você ferve o primeiro lote você pode estar brasando um segundo lote já, você deve ganhar 25% do tempo de produção de dois lotes.

Tri-Bloco:
- Tina de Mostura
- Tina de Lavagem
- Tina de Fervura
A mesma ideia da de cima, porem você consegue fazer coisas independentes.

Em ambas vc precisa ter uma tina de agua independente, a minha apesar de ser uma tri-bloco eu fiz um pouco diferente, devo perder um pouco mais na eficiencia, mas é algo que eu optei.

Meu Tri-Bloco:
- Tina de Agua
- Tina de Mostura/Lavagem
- Tina de Fervura
Em suma, eu teria sempre agua na temperatura que eu queira, e minha tina de Mostura/Lavagem vai funcionar parecida com uma single-vesel, ela vai estar a todo momento recirculando, assim eu ja ganho um pouco mais na lavagem, depois eu transfiro o mostro pra tina de fervura, e faço o mostro secundario (com a agua ja na temperatura que quero).
E depois mando tudo pra fervura, ai nesse momento eu posso começar outro lote tbm, meu ganho em tempo deve ficar próximo dos 25% de dois lotes tbm.

Eu particularmente não vejo muita vantagem em ter uma bi-bloco ao inves de uma Single-vesel, só devido a volume, porque acho que não existe single-vesel maior que 150 Litros, ACHO! rs., espero ter ajudado, haaa, e não sou o dono da razão, posso me equivocar em algo rs.
Você usa duas bombas, qual o modelo?
 
Estou buscando algo similar, porém para brassagens de 250l úteis, e com sistema tendo 1 aquecimento de água, 2 mostura, 3 clarificação, 4 fervura.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

Rafael, como funciona essa panela de clarificação? É aqui que o pessoal usa casca de arroz? Desculpe a pergunta noob....
 

Devo montar um sistema parecido em breve, esse topico apareceu na hora certa. Onde vão as 3 bombas? Uma pra recircular, uma pra jogar pra fervura, outra pra jogar pra os ferementadores? A água quente vai por gravidade mesmo? Não daria pra usar duas bombas, uma pra recircular, a mesma pra jogar pra fervura, e uma pra jogar pra os fermentadores?
 
Devo montar um sistema parecido em breve, esse topico apareceu na hora certa. Onde vão as 3 bombas? Uma pra recircular, uma pra jogar pra fervura, outra pra jogar pra os ferementadores? A água quente vai por gravidade mesmo? Não daria pra usar duas bombas, uma pra recircular, a mesma pra jogar pra fervura, e uma pra jogar pra os fermentadores?

Kara, da pra utilizar uma só, você só teria que incluir algumas valvulas pra controla de onde vem, e para onde vai a agua.
da um olhadinha aqui no meu esquema na Imagem em anexo.

P1 = Tina de Agua
P2 = Mostura Lavagem
P3 = Fervura
F1 = Fermentador
B1/2/3 = Bombas.

Quando vou passar a agua de P1 para P2 aciono o B1;
Na mostura fecho a valvula que vem da P1, e utilizo a B1 para ficar recirculando o mostro;
Depois para mover o Mostro da P2 para a P3 utilizo a B2.
Depois de fervido o Mostro eu utilizo a B2 para fazer o Whirlpool.
Depois utilizo a B3 para passar pelo meu sistema de resfriamento e jogar o mostro no Fermentador.

Espero estar ajudando, pintando duvidas fique a vontade para perguntar.
 

Attachments

  • Tribloco - RIMS.png
    Tribloco - RIMS.png
    44.2 KB · Views: 142
Bem legal e bonito o esquema deles, mas 27.000 é dinheiro rs..., lembrando que ainda faltam os fermentadores rs...
No nosso gastamos uns 15.000,00 (Entrego 200 Litros no fermentador.), só o Brewstand que não é de Inox, é de Ferro com pintura anti ferrugem, o de Inox ficava 1500,00 a mais.
E os fermentadores compramos 2 de Inox de 220 Litros (usado) sem refrigeração, por 3800,00 (pechincha rs...)
Eder, parabéns pelo equipamento! Ficou foda!
Vendo as fotos me surgiu uma dúvida, vi que seu equipamento é aquecido por resistência. O acionamento da sua resistência é controlado independente do CraftBeerPi? Pq no seu quadro não tem nenhum relé de estado sólido então fiquei na dúvida de como fez essa parte. Se puder esclarecer ajudaria demais, estou montando um também. Obrigado!
 
Eder, parabéns pelo equipamento! Ficou foda!
Vendo as fotos me surgiu uma dúvida, vi que seu equipamento é aquecido por resistência. O acionamento da sua resistência é controlado independente do CraftBeerPi? Pq no seu quadro não tem nenhum relé de estado sólido então fiquei na dúvida de como fez essa parte. Se puder esclarecer ajudaria demais, estou montando um também. Obrigado!

Valew Thiago!
Sim, ele trabalha com resistência e eu controlo ele pelo CraftBeerPi sim, porem eu não montei ele todo junto porque fiquei com medo se aquecimento, então acabei montando um quadro separado onde eu tenho 3 relés de estado sólido e 3 reles simples.
Os de estado sólido para as resistências e os simples para as bombas, não tenho foto deste quadro aqui, mas vou tirar e posto aqui depois.
Você ja tem a Interface do Raspberry pro Craftbeer? se não tiver eu posso te passar o contato de quem comprei, comprei com o Mazza aqui do forum tbm.
Precisando é só chamar!!!
 
Kara, da pra utilizar uma só, você só teria que incluir algumas valvulas pra controla de onde vem, e para onde vai a agua.
da um olhadinha aqui no meu esquema na Imagem em anexo.

P1 = Tina de Agua
P2 = Mostura Lavagem
P3 = Fervura
F1 = Fermentador
B1/2/3 = Bombas.

Quando vou passar a agua de P1 para P2 aciono o B1;
Na mostura fecho a valvula que vem da P1, e utilizo a B1 para ficar recirculando o mostro;
Depois para mover o Mostro da P2 para a P3 utilizo a B2.
Depois de fervido o Mostro eu utilizo a B2 para fazer o Whirlpool.
Depois utilizo a B3 para passar pelo meu sistema de resfriamento e jogar o mostro no Fermentador.

Espero estar ajudando, pintando duvidas fique a vontade para perguntar.
Como é esse seu sitema de whirpool? Você faz manualmente? a mangueira que vem da B2 fica encostada no canto da panela ajudando no Whirpool?
Essa mangueira fica em que altura?
 
Como é esse seu sitema de whirpool? Você faz manualmente? a mangueira que vem da B2 fica encostada no canto da panela ajudando no Whirpool?
Essa mangueira fica em que altura?
O whirpool eu fiz da seguinte forma, no meio da panela de fervura eu fiz um furo, e coloquei um cotovelo, então a bomba joga a agua para lá, e como tem o cotovelo ele ja entra na direção certa, eu utilizo hop spider então tenho pouco trub, e não precisa ser muito forte o whirpool, mas o meu acaba sendo meio fortezinho ainda...
hop_filter_3.jpg
 
O whirpool eu fiz da seguinte forma, no meio da panela de fervura eu fiz um furo, e coloquei um cotovelo, então a bomba joga a agua para lá, e como tem o cotovelo ele ja entra na direção certa, eu utilizo hop spider então tenho pouco trub, e não precisa ser muito forte o whirpool, mas o meu acaba sendo meio fortezinho ainda...
hop_filter_3.jpg
Quanto tempo você deixa recirculando a água no Whirpool?
 
Estou coletando ideias para desenvolver o meu próprio equipamento. Estou decidindo ainda entre 125 a 200 lts pos-fervura.
Ultima ideia que acabei tendo é fazer algo baseado em cervejaria industrial, em tamanho reduzido. Porem não encontro projetos de todo o funcionamento dos equipamentos para projetar algumas mudanças para menor. Tipo

Reservatório água quente para lavagem na clarificação
Tina de Mosturação
Tina de Clarificação (filtragem/lavagem)
Tina de Fervura/whirpool

e incluir nas tinas, sistema CIP automatizado.

se alguém tiver pdf de projetos de cozinha cervejeira ajudaria muito para tentar adaptar um para uso em pequenas brassagens
 
Parabéns pelo projeto. Bem legal. Eu fiz um parecido. Tribloco otimiza demais o processo e dá uma eficiência absurda.
Vou vender o meu com dor no coração. Comprei um equipamento menor pq terei que me mudar para um apto pequeno. Já brassei 1 vez nele e já estou com saudades do tribloco...
 
Bom dia cervejeiros eu estou aumentando a minha produção e vou me desfazer de duas panelas Inox 304 com capacidade de 110L, com fundo falso, mexedor e poço termometrico. Vou mandar fotos e caso interesse pra alguém estou vendendo elas por 3mil. Funcionam muito bem e são ótimas pra quem gosta de high gravity, mas pra uma tribloco basta add uma panela pra lavagem ou pra fervura.
 

Attachments

  • 71B9C6B3-0F59-4E7A-9C6B-EBC5E1E58FE5.jpeg
    71B9C6B3-0F59-4E7A-9C6B-EBC5E1E58FE5.jpeg
    36.6 KB · Views: 24
  • 9052C448-4636-4F73-B609-193AC7211B79.jpeg
    9052C448-4636-4F73-B609-193AC7211B79.jpeg
    44.7 KB · Views: 25
  • E0CEAB47-B150-48C1-B0C8-17B6C1856CBC.jpeg
    E0CEAB47-B150-48C1-B0C8-17B6C1856CBC.jpeg
    62.6 KB · Views: 23
  • 82D76F50-9EB5-4D7B-B06E-AE5BD9D236A9.jpeg
    82D76F50-9EB5-4D7B-B06E-AE5BD9D236A9.jpeg
    27.2 KB · Views: 22
  • BA8294A5-6D9E-4362-A1DD-1DA942FF7CA3.jpeg
    BA8294A5-6D9E-4362-A1DD-1DA942FF7CA3.jpeg
    31.9 KB · Views: 21
  • 5C496DCE-29FB-4FA4-A595-8AB5F789368F.jpeg
    5C496DCE-29FB-4FA4-A595-8AB5F789368F.jpeg
    29.7 KB · Views: 20
  • A17972C8-0E18-49D3-8B5E-FE87E9CCFB5A.jpeg
    A17972C8-0E18-49D3-8B5E-FE87E9CCFB5A.jpeg
    35.9 KB · Views: 20
  • B91513FE-1452-4F43-93B9-7F31B9DBFE06.jpeg
    B91513FE-1452-4F43-93B9-7F31B9DBFE06.jpeg
    20.8 KB · Views: 21
  • 0EC75397-BB2C-446C-9CE9-7D5AD2DCA4F3.jpeg
    0EC75397-BB2C-446C-9CE9-7D5AD2DCA4F3.jpeg
    23 KB · Views: 21
  • 07727A31-9FEA-4BE8-BB79-15790EDAD643.jpeg
    07727A31-9FEA-4BE8-BB79-15790EDAD643.jpeg
    49.8 KB · Views: 19
Kara, acabei mudando o meu, como tinha dito antes iria fazer para 100 Litros finais, porem compramos dois fermentadores de 220 Litros cada, e eu ja tinha comprado a panela de agua e a panela de mostura, então acabei comprando uma panela de 175 Litros para a fervura, com isso eu consigo terminar com 160 Litros fervidos, faço a cerveja em high-gravity e diluo ela em agua já dentro do fermentador, finalizando assim com 200 Litros no fermentador.

Já compramos tudo e ja estamos com quase tudo montado, só estamos fazendo a parte eletrica, afinal foram 3 resistencias, duas de 7000w (Agua e Mostura) e um de 8500 (Fervura).

Eu estou organizando tudo que compramos e fizemos para fazer uma postagem bem grande e completa aqui nesse topico:

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/meu-projeto-tribloco-opiniões.412632/
Opa, 8500 w pra panela 170 foi suficiente?
 
Eu entendo que quanto mais tinas (Agua, Mostura, Lavagem, Fervura) seja mais pratico, porem mais caro.

Bi-Bloco:
- Tina de Mostura/Lavagem
- Tina de Fervura
Teoricamente você conseguiria fazer quase que duas brasagens simultaneas (Precisa tomar cuidado se for uma bomba para o bloco inteiro)
Então, quanto você ferve o primeiro lote você pode estar brasando um segundo lote já, você deve ganhar 25% do tempo de produção de dois lotes.

Tri-Bloco:
- Tina de Mostura
- Tina de Lavagem
- Tina de Fervura
A mesma ideia da de cima, porem você consegue fazer coisas independentes.

Em ambas vc precisa ter uma tina de agua independente, a minha apesar de ser uma tri-bloco eu fiz um pouco diferente, devo perder um pouco mais na eficiencia, mas é algo que eu optei.

Meu Tri-Bloco:
- Tina de Agua
- Tina de Mostura/Lavagem
- Tina de Fervura
Em suma, eu teria sempre agua na temperatura que eu queira, e minha tina de Mostura/Lavagem vai funcionar parecida com uma single-vesel, ela vai estar a todo momento recirculando, assim eu ja ganho um pouco mais na lavagem, depois eu transfiro o mostro pra tina de fervura, e faço o mostro secundario (com a agua ja na temperatura que quero).
E depois mando tudo pra fervura, ai nesse momento eu posso começar outro lote tbm, meu ganho em tempo deve ficar próximo dos 25% de dois lotes tbm.

Eu particularmente não vejo muita vantagem em ter uma bi-bloco ao inves de uma Single-vesel, só devido a volume, porque acho que não existe single-vesel maior que 150 Litros, ACHO! rs., espero ter ajudado, haaa, e não sou o dono da razão, posso me equivocar em algo rs.
Sua configuração se caracteriza como Bi-Bloco, a tina de água quente é um reservatório de água quente.
 
Back
Top