Projeto single vessel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EdBeer

Active Member
Joined
Feb 24, 2020
Messages
35
Reaction score
35
Location
Canoas Rs
Olá amigos, sou novo por aqui, estou pensado em construir um projeto tipo single vessel.
Panela de 38 litros com uma resistência de 3000w .
bomba de circulação , e controlador control beer.
Cesto com uma panela de 15 litros com furos no próprio fundo da panela, 2mm.
o que vocês acham ?
 
Olá amigos, sou novo por aqui, estou pensado em construir um projeto tipo single vessel.
Panela de 38 litros com uma resistência de 3000w .
bomba de circulação , e controlador control beer.
Cesto com uma panela de 15 litros com furos no próprio fundo da panela, 2mm.
o que vocês acham ?
Olá! Tenho um sistema semelhante a sua proposta exceto pelo tamanho da panela (22.5 litros) que me serve como cesto de grãos. Fiz o meu cesto de grãos com furos de 1.8 mm e e ele tem se mostrado insuficiente para dar vazão e com afetando muito a recirculação. Não sei dizer se seria pelo tamanho dos furos ou pela quantidade, mas uma coisa eu tenho certeza, fazer furos demanda muito tempo. Para fazer a quantidade de furos para cobrir boa parte do fundo demorei quase 3 dias, fora o trabalho que tive limpando as rebarbas. Como não tenho obtido resultados satisfatórios com meu cesto, vou mudar meu projeto cortando o fundo da panela e instalar um fundo falso.
 
Eu acho que talvez a panela interna esteja muito pequena. Talvez caiba pouco malte. Talvez não consiga fazer cervejas com densidade um pouco maior.

Eu uso um cesto da 2brew... ele é quase do tamanho da panela externa.
 
Talvez se fizer furos com 2mm ou 3mm, consiga ter um fluxo maior. Vi em alguns projetos furos na borda superior, furos maiores em toda volta da borda, uns 4cm abaixo. Acho que talvez ajudaria ..
 
Eu acho que talvez a panela interna esteja muito pequena. Talvez caiba pouco malte. Talvez não consiga fazer cervejas com densidade um pouco maior.

Eu uso um cesto da 2brew... ele é quase do tamanho da panela externa.


Caramba, como é o seu setup? Queria fazer um single vessel com resistência elétrica e Brewuno usando esse cesto mas estou meio inseguro ainda. Pode mandar umas fotos? Tenho dúvidas sobre posição do sensor e recirculação, por exemplo.
 
Caramba, como é o seu setup? Queria fazer um single vessel com resistência elétrica e Brewuno usando esse cesto mas estou meio inseguro ainda. Pode mandar umas fotos? Tenho dúvidas sobre posição do sensor e recirculação, por exemplo.
Eu uso fogareiro. Nada automatizado.
 
Depende.
Se estou com tempo livre de acompanhar a mosturação o tempo todo, faço a recirculação.
Se preciso fazer alguma coisa durante a mosturação, deixo quieto.

Pra mim ele ajuda muito. Ao final da mostura levanto ele... ou simplesmente dreno o líquido para outra panela. Mesmo quando não recirculo.
Nenhum problema de oxidação.
 
EdBeer, tenho um sistema single vessel parecido com o que quer montar. Uso uma panela de aluminio de 24 litros e um cesto que cabe dentro (nao tenho a medida) e mais uma panela onde esquento a água de lavagem, bomba de recirculação chinesa 15R e lavagem do malte faço no braço mesmo. Faço levas de 15 a 18 litros. Já usei o Arbdir (sem panela de lavagem), o BrewmaniacEx e também o Brewuno usando a panela de lavagem. Posso te dizer que fica top! Mas o cesto tem que fazer com fundo falso mesmo.
 

Attachments

  • IMG_20200302_101707.jpg
    IMG_20200302_101707.jpg
    55.5 KB · Views: 329
  • IMG_20200302_101712.jpg
    IMG_20200302_101712.jpg
    46.2 KB · Views: 338
  • IMG_20200302_101659.jpg
    IMG_20200302_101659.jpg
    51.9 KB · Views: 322
  • IMG_20200302_101655.jpg
    IMG_20200302_101655.jpg
    45.6 KB · Views: 340
  • IMG_20200302_101649.jpg
    IMG_20200302_101649.jpg
    64.5 KB · Views: 342
Eu fiz algo parecido e usei uma broca número 4 para os furos. Para aumentar a vazão, tambem fiz furos nas laterais em 4 colunas. Vou tirar umas fotos e postar aqui.
 
Montei o meu single vessel com equipamentos comprados separadamente: panela 45 litros, controlador Beermax sobreborda, cesto inox 2brew, sparge arm inox, bomba com carcaça inox da Cerveja da Casa, mangueiras e conexões. Funciona bem pacas! Seguem algumas fotos:
 

Attachments

  • IMG_20200113_155228.jpg
    IMG_20200113_155228.jpg
    51.1 KB · Views: 311
  • IMG_20200113_172521.jpg
    IMG_20200113_172521.jpg
    55 KB · Views: 291
  • IMG_20200113_172536.jpg
    IMG_20200113_172536.jpg
    51.9 KB · Views: 298
  • IMG_20200113_172550.jpg
    IMG_20200113_172550.jpg
    43.2 KB · Views: 302
  • IMG_20200113_172605.jpg
    IMG_20200113_172605.jpg
    32.3 KB · Views: 298
  • IMG_20200113_172621.jpg
    IMG_20200113_172621.jpg
    62.5 KB · Views: 294
  • IMG_20200113_191644.jpg
    IMG_20200113_191644.jpg
    71.4 KB · Views: 290
EdBeer, tenho um sistema single vessel parecido com o que quer montar. Uso uma panela de aluminio de 24 litros e um cesto que cabe dentro (nao tenho a medida) e mais uma panela onde esquento a água de lavagem, bomba de recirculação chinesa 15R e lavagem do malte faço no braço mesmo. Faço levas de 15 a 18 litros. Já usei o Arbdir (sem panela de lavagem), o BrewmaniacEx e também o Brewuno usando a panela de lavagem. Posso te dizer que fica top! Mas o cesto tem que fazer com fundo falso mesmo.
Muito bom.
 
Tenho um barril 50L a venda já aberto para panela.

Esta no ML. Se for retirar aqui em Mogi das Cruzes podemos negociar em R$ 500,00

OBS: Nao acompanha mais o retorno e o poço termométrico do retorno.
Motivo: Voltei para Single vessel e estou utilizando o outro barril que tinha no sistema RIMS.
 
Montei o meu single vessel com equipamentos comprados separadamente: panela 45 litros, controlador Beermax sobreborda, cesto inox 2brew, sparge arm inox, bomba com carcaça inox da Cerveja da Casa, mangueiras e conexões. Funciona bem pacas! Seguem algumas fotos:
Seu cesto tem pés?
 
Montei o meu single vessel com equipamentos comprados separadamente: panela 45 litros, controlador Beermax sobreborda, cesto inox 2brew, sparge arm inox, bomba com carcaça inox da Cerveja da Casa, mangueiras e conexões. Funciona bem pacas! Seguem algumas fotos:

Satisfeito com o cesto da 2Brew? Estou pensando em comprar tb.

Teu sensor de temperatura fica onde? Essa é uma das minha dúvidas para decidir comprar o cesto. Se usar no retorno da circulação, como faz na fervura? Não monitora a temperatura?
 
Bom dia.
Sou iniciante, ainda nem fiz a primeira.
Estou adquirindo os equipamentos.
Estou pensando em comprar um cesto da 2brew. A clarificação é prejudicada nesse esquema, ou não?
 
Satisfeito com o cesto da 2Brew? Estou pensando em comprar tb.

Teu sensor de temperatura fica onde? Essa é uma das minha dúvidas para decidir comprar o cesto. Se usar no retorno da circulação, como faz na fervura? Não monitora a temperatura?
Muito satisfeito! É uma mão na roda enorme, além de não entupir de jeito nenhum. A recirculação fica top.
Em relação ao sensor de temperatura, o equipamento da Beermax já vem com ele embutido. Uma das hastes que sai dele (a haste do meio) é o tubo com sensor termométrico. Comprei o controlador da Beermax do tipo sobreborda, pra não precisar fazer mais nenhum furo na panela, além de ser bem mais simples de lavar. Dessa forma, o único furo que tenho na panela é o do registro mesmo. A resistência e o sensor de temperatura saem do controlador e passam por cima da borda da panela.
 
EdBeer, tenho um sistema single vessel parecido com o que quer montar. Uso uma panela de aluminio de 24 litros e um cesto que cabe dentro (nao tenho a medida) e mais uma panela onde esquento a água de lavagem, bomba de recirculação chinesa 15R e lavagem do malte faço no braço mesmo. Faço levas de 15 a 18 litros. Já usei o Arbdir (sem panela de lavagem), o BrewmaniacEx e também o Brewuno usando a panela de lavagem. Posso te dizer que fica top! Mas o cesto tem que fazer com fundo falso mesmo.

Bom dia, @Super Edson , voce poderia me dizer qual o diametro da sua panela de 24L ??
 
Last edited:
Montei o meu single vessel com equipamentos comprados separadamente: panela 45 litros, controlador Beermax sobreborda, cesto inox 2brew, sparge arm inox, bomba com carcaça inox da Cerveja da Casa, mangueiras e conexões. Funciona bem pacas! Seguem algumas fotos:

@Juliano Brunello Zaban , voce poderia me falar o diametro da sua panela e tambem qual o tamanho do cesto da 2brew ??
 
Chegaram as panelas, N 40 e N30 .
Fiz furos no fundo da panela 3mm porem estou pensando em usar saco pra não correr o risco de entupir ou passar grão ..
Vou fazer alguns furos na lateral ainda e pensei em fazer uns furos na parte superior, no caso de entupir, assim transbordaria e iria secar o fundo .. falta chegar a resistência e controlador ..
IMG_20200327_121511_BEAUTY.jpg
IMG_20200327_121511_BEAUTY.jpg
IMG_20200328_131835_BEAUTY.jpg
IMG_20200327_121511_BEAUTY.jpg
15854128312266265768377886044068.jpg
 
Chegaram as panelas, N 40 e N30 .
Fiz furos no fundo da panela 3mm porem estou pensando em usar saco pra não correr o risco de entupir ou passar grão ..
Vou fazer alguns furos na lateral ainda e pensei em fazer uns furos na parte superior, no caso de entupir, assim transbordaria e iria secar o fundo .. falta chegar a resistência e controlador ..

Parabéns pelo trabalho! Eu fiz um esquema parecido numa forma de pizza, foi um trampo de vários dias.

Eu só me preocuparia com a quantidade de malte que vc vai conseguir colocar ai sem deformar o fundo, o meu ficou muito frágil, tive que colocar vários parafusos pra dar suporte.
 
Parabéns pelo trabalho! Eu fiz um esquema parecido numa forma de pizza, foi um trampo de vários dias.

Eu só me preocuparia com a quantidade de malte que vc vai conseguir colocar ai sem deformar o fundo, o meu ficou muito frágil, tive que colocar vários parafusos pra dar suporte.
pois é, vou colocar alguns para sustentar o fundo da panela ..
 
Puta trabalho em?! Eu fiz diferente, eu mandei fazer um fundo falso de acordo com o diâmetro da panela, dai depois foi só tirar fundo da panela com disco de corte a parafusar o fondo falso.
boa, ficou padrão.. Foi um pouco trabalhoso, mas além de fazer a cerveja, no meu caso, todo restante de preparação faz parte do hobby..
 
Contribuindo para o tópico, montei o meu single vessel no final de 2017 e venho dado alguns upgrades desde então. É um barril de 50L com uma panela N32 como cesto de grãos.

O elo fraco do sistema é o cesto de grãos. Tive que fazer muitas adaptações pra ele entrar no barril (e entra bem justo) e tenho uma vazão muito lenta de filtragem, o que acaba atrapalhando um pouco minha eficiência (que fica na casa de 70%). Estou pensando em aumentar um pouco os furos da chapa do fundo falso (de 1.9 pra 2.3mm).

Essa semana estreei a controladora nova que montei, baseada no craftbeerpi (aboli a caixa de aço que ficava presa na panela que aparece em algumas fotos).
 

Attachments

  • IMG_3125.JPG
    IMG_3125.JPG
    46.8 KB · Views: 198
  • IMG_3131.JPG
    IMG_3131.JPG
    56.5 KB · Views: 205
  • WhatsApp Image 2020-04-07 at 11.22.37 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-07 at 11.22.37 (1).jpeg
    41.3 KB · Views: 201
  • WhatsApp Image 2020-04-07 at 11.22.37.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-07 at 11.22.37.jpeg
    48.5 KB · Views: 202
  • WhatsApp Image 2020-04-07 at 11.24.52.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-07 at 11.24.52.jpeg
    41.2 KB · Views: 205
  • WhatsApp Image 2020-04-07 at 11.10.14.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-07 at 11.10.14.jpeg
    40.4 KB · Views: 187
Contribuindo para o tópico, montei o meu single vessel no final de 2017 e venho dado alguns upgrades desde então. É um barril de 50L com uma panela N32 como cesto de grãos.

O elo fraco do sistema é o cesto de grãos. Tive que fazer muitas adaptações pra ele entrar no barril (e entra bem justo) e tenho uma vazão muito lenta de filtragem, o que acaba atrapalhando um pouco minha eficiência (que fica na casa de 70%). Estou pensando em aumentar um pouco os furos da chapa do fundo falso (de 1.9 pra 2.3mm).

Essa semana estreei a controladora nova que montei, baseada no craftbeerpi (aboli a caixa de aço que ficava presa na panela que aparece em algumas fotos).
Eu fiz furos no fundo com 3mm, mas acho que vou usar voil, para não correr risco de passar alguma coisa.
Estou montando uma caixa com REX c100 e Dimmer, em breve lanço algumas fotos...
Estou alguns anos atrás de você ainda .. heheh

Muito bom seu projeto!
 
Nasceu a criança..
Dimmer sempre ligado.
Controle da resistência via ReX ou direto da rede sem passar pelo controlador e relé.
Controle da bomba, funciona só na mostura, posso deixar sempre ligada ou quando a resistência liga.
Sinalizador é para indicar que a resistência está liga.
Coloquei uma chave no ReX ele liga independente .
Quando chegar a resistência vou fazer alguns testes, falta comprar a bomba de recirculação..
 

Attachments

  • IMG_20200408_135640_BEAUTY.jpg
    IMG_20200408_135640_BEAUTY.jpg
    42.4 KB · Views: 93
  • IMG_20200408_135628_BEAUTY.jpg
    IMG_20200408_135628_BEAUTY.jpg
    31.3 KB · Views: 95
  • IMG_20200408_135657_BEAUTY.jpg
    IMG_20200408_135657_BEAUTY.jpg
    34.2 KB · Views: 91
  • IMG_20200408_135628_BEAUTY.jpg
    IMG_20200408_135628_BEAUTY.jpg
    31.3 KB · Views: 85
  • IMG_20200408_135640_BEAUTY.jpg
    IMG_20200408_135640_BEAUTY.jpg
    42.4 KB · Views: 82
  • IMG_20200408_135707_BEAUTY.jpg
    IMG_20200408_135707_BEAUTY.jpg
    41.3 KB · Views: 85
  • IMG_20200408_135657_BEAUTY.jpg
    IMG_20200408_135657_BEAUTY.jpg
    34.2 KB · Views: 76
Parabéns pelo seu setup! Deve estar top! tirando o que vc disse da eficiência. Acho que o ideal é adaptar o fundo falso no cesto.

Perguntas:
No seu Barril tem rodinhas? Colocou 4 unidades? E qual o diâmetro que vc deixou cortado no seu barril?
Tenho barril de 50 litros já cortado com 32cm e pretendo colocar uma resistência elétrica "seca" em baixo da panela, quero fazer uma panela semelhantes às chinesas e usar o Brewmaniacx ou Brewuno...
Prost!



Contribuindo para o tópico, montei o meu single vessel no final de 2017 e venho dado alguns upgrades desde então. É um barril de 50L com uma panela N32 como cesto de grãos.

O elo fraco do sistema é o cesto de grãos. Tive que fazer muitas adaptações pra ele entrar no barril (e entra bem justo) e tenho uma vazão muito lenta de filtragem, o que acaba atrapalhando um pouco minha eficiência (que fica na casa de 70%). Estou pensando em aumentar um pouco os furos da chapa do fundo falso (de 1.9 pra 2.3mm).

Essa semana estreei a controladora nova que montei, baseada no craftbeerpi (aboli a caixa de aço que ficava presa na panela que aparece em algumas fotos).
 
Nasceu a criança..
Dimmer sempre ligado.
Controle da resistência via ReX ou direto da rede sem passar pelo controlador e relé.
Controle da bomba, funciona só na mostura, posso deixar sempre ligada ou quando a resistência liga.
Sinalizador é para indicar que a resistência está liga.
Coloquei uma chave no ReX ele liga independente .
Quando chegar a resistência vou fazer alguns testes, falta comprar a bomba de recirculação..

Bacana cara, ta ficando bem legal!!

Parabéns pelo seu setup! Deve estar top! tirando o que vc disse da eficiência. Acho que o ideal é adaptar o fundo falso no cesto.

Perguntas:
No seu Barril tem rodinhas? Colocou 4 unidades? E qual o diâmetro que vc deixou cortado no seu barril?
Tenho barril de 50 litros já cortado com 32cm e pretendo colocar uma resistência elétrica "seca" em baixo da panela, quero fazer uma panela semelhantes às chinesas e usar o Brewmaniacx ou Brewuno...
Prost!

Fala camarada, sim, são 04 rodinhas. Para prender eu soldei pedaços de cano 1/2 de inox que sobrou do tubo de overflow, com uma porca na ponta. Então a rodinha entra atarraxando. Não que eu costume remover (nunca tirei), mas é prático.

O barril tá com 34.5mm aproximadamente de abertura, a panela N32 entra na medida. Bacana a idéia da resistencia seca! Como vc pretende fazer? Fechar abaixo do barril e encher de óleo? O legal é que vc reduzirá bastante o volume morto abaixo do cesto de grãos, que é um dos problemas do meu sistema!

Abs!
 
Como a resistência é em espiral, ela se acomoda no fundo convexo do barril. Penso em só em encostar no fundo e cobrir com uma capa de lata com enchimento de lã de pedra ou amianto para que não tenha muita fuga de calor.
Vou fazer um furo no fundo da panela mais próximo da borda para saída do mosto que vai passar pela bomba 15R (vou copiar a sua idéia de colocar ela fixa na lateral do barril e colocar rodinhas) e retornando por cima por um Sparg Arm.
Espero que dê certo!

***(perguntei da abertura da panela, porque quero fazer um cesto mais largo possível para ficar menos espaço entre o cesto e o barril/panela)



Bacana cara, ta ficando bem legal!!



Fala camarada, sim, são 04 rodinhas. Para prender eu soldei pedaços de cano 1/2 de inox que sobrou do tubo de overflow, com uma porca na ponta. Então a rodinha entra atarraxando. Não que eu costume remover (nunca tirei), mas é prático.

O barril tá com 34.5mm aproximadamente de abertura, a panela N32 entra na medida. Bacana a idéia da resistencia seca! Como vc pretende fazer? Fechar abaixo do barril e encher de óleo? O legal é que vc reduzirá bastante o volume morto abaixo do cesto de grãos, que é um dos problemas do meu sistema!

Abs!
 

Attachments

  • IMG_20200409_133454.jpg
    IMG_20200409_133454.jpg
    44 KB · Views: 83
Como a resistência é em espiral, ela se acomoda no fundo convexo do barril. Penso em só em encostar no fundo e cobrir com uma capa de lata com enchimento de lã de pedra ou amianto para que não tenha muita fuga de calor.
Vou fazer um furo no fundo da panela mais próximo da borda para saída do mosto que vai passar pela bomba 15R (vou copiar a sua idéia de colocar ela fixa na lateral do barril e colocar rodinhas) e retornando por cima por um Sparg Arm.
Espero que dê certo!

***(perguntei da abertura da panela, porque quero fazer um cesto mais largo possível para ficar menos espaço entre o cesto e o barril/panela)

Eu estou fazendo a minha exatamente assim, porem o enchimento eu fiz com lã de fibra de ceramica, que aguenta mto! Usei a tampa que tirei de cima e mandei soldar. Ta ficando bom, mas estou preocupado pois acabei colocando uma resistencia de 2500w, acho que teria que ser mais potente talvez.
 
Também estou colocando uma de 2500w, e também estou achando que é pouco. Já chegou a fazer algum teste com água?
Por gentileza, poderia colocar fotos para eu ver (e mais alguns confrades)? hehehehe

Eu estou fazendo a minha exatamente assim, porem o enchimento eu fiz com lã de fibra de ceramica, que aguenta mto! Usei a tampa que tirei de cima e mandei soldar. Ta ficando bom, mas estou preocupado pois acabei colocando uma resistencia de 2500w, acho que teria que ser mais potente talvez.
 
Também estou colocando uma de 2500w, e também estou achando que é pouco. Já chegou a fazer algum teste com água?
Por gentileza, poderia colocar fotos para eu ver (e mais alguns confrades)? hehehehe

Ainda não testei, mas existem outras coisas que me preocupam, se a panela vai esquentar além da parte de baixo a ponto de alterar os valores de controle de temperatura... enfim, eu nunca utilizei essas xingue-ling que tem resistência parecida pra saber como realmente funcionam. O medo é que por condução o poço termométrico fique com temperatura mais alta que o mosto, me fazendo errar a brassagem. Agora ja foi, se não der certo e desmontar e colocar por submersão. Eu não estou na minha cidade, então não tenho fotos, assim que voltar de viagem eu posto, vamos trocando ideias.
 
Tenho um parceiro aqui em Curitiba que fazemos cerveja juntos e ele usa a chinesa (Guten). A panela/lata é bem fina e a resistência é de 3000w e sobe a temperatura de boa, fervura de 30/35 litros é bem vigorosa. O sensor térmico é no fundo da panela, bem próximo da resistência. Também pensei nisso, se vai esquentar o suficiente e quando esquentar se não vai passar das temperaturas pelo fato do barril ter uma parede mais grossa (penso que pra ajudar na fervura vou ter que colocar um ebulidor manual). Se não der certo, desmontar e fazer o tradicional mesmo colocando uma resistência de 3000/4000w dentro mesmo.
Vou finalizar esse meu projeto até o final deste mês de abril e coloco as impressões aqui depois.
Prost!

Ainda não testei, mas existem outras coisas que me preocupam, se a panela vai esquentar além da parte de baixo a ponto de alterar os valores de controle de temperatura... enfim, eu nunca utilizei essas xingue-ling que tem resistência parecida pra saber como realmente funcionam. O medo é que por condução o poço termométrico fique com temperatura mais alta que o mosto, me fazendo errar a brassagem. Agora ja foi, se não der certo e desmontar e colocar por submersão. Eu não estou na minha cidade, então não tenho fotos, assim que voltar de viagem eu posto, vamos trocando ideias.
 
Back
Top