• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Projeto single vessel

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

EdBeer

Active Member
Afiliado
24/2/20
Olá amigos, depois de algum tempo consegui finalizar e testar o equipamento.
Panela de 45 litros, uma panela de 35 litros dentro, cortei o fundo e coloquei uma tela de inox 2mm, furei a lateral com broca 2,5mm, uns 10cm de altura.
Resistencia de 4000w e uma bombinha comum.
Controlador com dimmer, controle da bomba automático/manual.
Sensor do controlador coloquei um na panela, que não uso,
coloquei um externo grande de 20cm que fica no meio dos grãos,
esse que controla a temperatura da resistência.
Na prática:
Receita Pale Ale, OG 1.053.
6,2kg de malte
38 litros de agua total.( 23 litros na mostura + 15 litros lavagem).
Rendimento 25,5 litros envasados.
Perdas: 1,5 litros no fermentador e 3,5 litros na panela( trub )
Eficiência mostura segundo brewfather 76,5%.
Moagem grossa dos grãos.
Mostura de 90 minutos, mexendo de tempo em tempo, nos últimos 20 minutos deixei circular sem mexer a cama de grãos. Clarificou legal.

Esse é meu equipamento, depois de alguns erros estou contente com o resultado .

Attachments

Addyson

Well-Known Member
Afiliado
5/11/17
Tb não entendi. O ideal é forçar a passagem só pelo fundo.

Rafael Maximo

Well-Known Member
Afiliado
18/12/19
Boa tarde Galera
Eu montei uma single vessel (similar a beermax) com o auxilio do confrade Helton Fagner do canal Cerveja 5.0 do You Tube.

Se quiserem dar uma olhada de como ficou la no canal dele...

Se quiserem também, podem me chamar no WhatsApp que tenho o projeto 3D da panela e posso compartilhar para quem tenha interesse!

Saúde!

Gilmar Kafka

Member
Afiliado
17/1/19
Ajudando o tópico, segue algumas fotos dos meu setups, as primeiras fotos da primeira panela q montei, e a ultima o setup atual com 2 panelas de Inox uma de 130L e outra de 100L com fundo falso, resistência de 7000W, controlador BeerMax, um guindaste para 350Kg um chiller de 50 placas, e uma bomba padrão. Brasso a cada 15 dias, nunca tive problema com nada. Demorei chegar nessa panela, montei cestos de Inox(não funcionou) depois furei uma panela de Aluminio(1º set up), funcionou pefeito, fiquei com essa panela por +/- 1 ano e meio, ai fui comprando as de Inox em promoção, e utilizei todas as peças da minha antiga panela para a nova. Ficou muito bom.
20190531_194930.jpg20190615_103047.jpg20200622_154421.jpg20200627_100801.jpg20200905_061347.jpg

EdBeer

Active Member
Afiliado
24/2/20
Porque voce fez esses furos laterais?
No princípio não tinha os furos na lateral, mas aí a recirculação não ficou fluindo muito bem, mesmo com grão moído grosso. Os furos na lateral aumentaram a vazão da bomba.. E como falei, ficou com uma eficiência de 76.5%.

Sergio Freire Sousa

New Member
Afiliado
10/12/20
Boa tarde Galera
Eu montei uma single vessel (similar a beermax) com o auxilio do confrade Helton Fagner do canal Cerveja 5.0 do You Tube.

Se quiserem dar uma olhada de como ficou la no canal dele...

Se quiserem também, podem me chamar no WhatsApp que tenho o projeto 3D da panela e posso compartilhar para quem tenha interesse!

Saúde!
Bom dia. Cara se vc puder ficarei agradecido em receber esse projeto. Também acompanho o Cerveja 5.0. Estou fazendo o fermentador portatil e uma panela elétrica ( mas a panela eu estou usando várias referências). Quebraria um galho, compartilhando o seu projeto de panela.
Meu e-mail é ([email protected])

Rafael Maximo

Well-Known Member
Afiliado
18/12/19
Bom dia. Cara se vc puder ficarei agradecido em receber esse projeto. Também acompanho o Cerveja 5.0. Estou fazendo o fermentador portatil e uma panela elétrica ( mas a panela eu estou usando várias referências). Quebraria um galho, compartilhando o seu projeto de panela.
Meu e-mail é ([email protected])
Opa!, me chame no WhatsApp que lhe envio cara! 11 98437-5997
Abraço

Afiliado
7/5/18
Nasceu a criança..
Dimmer sempre ligado.
Controle da resistência via ReX ou direto da rede sem passar pelo controlador e relé.
Controle da bomba, funciona só na mostura, posso deixar sempre ligada ou quando a resistência liga.
Sinalizador é para indicar que a resistência está liga.
Coloquei uma chave no ReX ele liga independente .
Quando chegar a resistência vou fazer alguns testes, falta comprar a bomba de recirculação..
Opa, bom dia.

Estou pensando em montar um painel exatamente assim.. com o rex e dimmer..
O seu esquema é 220v?
Poderia mostrar o esquema de ligação?
Obg!

EdBeer

Active Member
Afiliado
24/2/20
Opa, bom dia.

Estou pensando em montar um painel exatamente assim.. com o rex e dimmer..
O seu esquema é 220v?
Poderia mostrar o esquema de ligação?
Obg!
Opa,
Esse sistema não estou utilizando mais.
Na prática optei por deixar ele mais simples.
Utilizo o ReX ligado a um relé, para mostura, e na fervura utilizo uma das fases direto na rede e a outra no dimmer.

Porém se fosse hoje, colocaria apenas um dimmer, utilizaria o termômetro de mercúrio básico e a bomba utilizaria controle manual.

Porque o sensor no fundo da panela, marca uma temperatura diferente da temperatura que está no mosto. Então vai ter que colocar o sensor no meio do mosto, utilizei por um tempo um poço termômetrico.

Bom mas o esquema: eu tenho um rabisco da ligação que compartilhei, vou ver se encontro e posto aqui.

EdBeer

Active Member
Afiliado
24/2/20
Opa,
Utilizo o ReX ligado a um relé, para mostura, e na fervura utilizo uma das fases direto na rede e a outra no dimmer.

Porém se fosse hoje, colocaria apenas um dimmer, utilizaria o termômetro de mercúrio básico e a bomba utilizaria controle manual.

Porque o sensor no fundo da panela, marca uma temperatura diferente da temperatura que está no mosto. Então vai ter que colocar o sensor no meio do mosto, utilizei por um tempo um poço termômetrico.

Bom mas o esquema: eu tenho um rabisco da ligação que compartilhei, vou ver se encontro e posto aqui.

Afiliado
7/5/18
Opa.. essa já era uma dúvida.. se o dimmer eu poderia ligar na fase q vai direto pra resistência!

Afiliado
7/5/18
Opa,

Então.. busco simplicidade tbm, mas vou tentar montar esse esquema de PID+relé pra controlar a mostura com acionamento automático da bomba toda vez q acionar a resistência..

Depois terei o acionamento manual da bomba para recircular..

E por fim, a resistência passando direto e controlada apenas pelo dimmer para fervura..

Sobre a temperatura, tô pensando em colocar um poço térmico na tampa da panela (removível) pra controlar a temperatura do centro do cesto de grãos.

Afiliado
21/10/19
Então.. busco simplicidade tbm, mas vou tentar montar esse esquema de PID+relé pra controlar a mostura com acionamento automático da bomba toda vez q acionar a resistência..

Depois terei o acionamento manual da bomba para recircular..

E por fim, a resistência passando direto e controlada apenas pelo dimmer para fervura..

Sobre a temperatura, tô pensando em colocar um poço térmico na tampa da panela (removível) pra controlar a temperatura do centro do cesto de grãos.
Eu estou acompanhando os posts pq também quero, em breve, mudar meu setup, para 20l finais, para resistência elétrica, porém, sou um zero a esquerda no assunto eletricidade, mas planejo o meu painel com PID+relé e também um dimmer para controlar a potência da resistência na hora da fervura.

Quanto ao sensor, a minha ideia é utilizar recirculação contínua, com botão liga/desliga no painel e fazer a leitura no sparge, antes do mosto retornar para a panela. Desta forma teria uma leitura precisa e o sensor ficaria em uma posição de fácil acesso.

Mas tenho que estudar bastante para tentar entender como farei na prática, principalmente em relação ao dimmer, que pelo que vi, tem que ser um mais parrudo para aguentar tocar uma resistência de 4k.

Afiliado
7/5/18
Eu estou acompanhando os posts pq também quero, em breve, mudar meu setup, para 20l finais, para resistência elétrica, porém, sou um zero a esquerda no assunto eletricidade, mas planejo o meu painel com PID+relé e também um dimmer para controlar a potência da resistência na hora da fervura.

Quanto ao sensor, a minha ideia é utilizar recirculação contínua, com botão liga/desliga no painel e fazer a leitura no sparge, antes do mosto retornar para a panela. Desta forma teria uma leitura precisa e o sensor ficaria em uma posição de fácil acesso.

Mas tenho que estudar bastante para tentar entender como farei na prática, principalmente em relação ao dimmer, que pelo que vi, tem que ser um mais parrudo para aguentar tocar uma resistência de 4k.
Opa, boa tarde.

Cara, tbm não entendo mto de elétrica.. mas depois q começa a ver alguma coisa, fica um pouco mais simples. Depois posto o esquema que bolei aqui. Basicamente o q vc quer é o mesmo q eu, mas vou usar resistência de 8kw.

Quanto ao sensor, seria mto interessante mesmo, mas eu não penso em recirculacao continua por enquanto.

O dimmer tem no ML, pra sua resistência um de 40a, 220v (r$100) daria conta com sobra..
Eu tô vendo um que aguenta 12kw pro meu sistema.

Afiliado
7/5/18
Meu esquema abaixo.

Se alguém com mais experiência puder avaliar e dizer se tá ok fazendo dessa forma, agradeço.

Funcionamento:

1- mostura ligada - luz verde acesa. Resistência e bomba controladas pelo PID - recirculaçao sempre q a resistência ligar. E sempre q acionadas, as respectivas luzes vermelha e azul acendem.

2- opção de ligar a bomba direto para clarificação/filtração. Luz azul acesa. PID e resistência desligada

3- mostura desligada e resistência ligada direta (controlada pelo dimmer) - luz verde apagada e PID desligado. Luz vermelha acesa e bomba desligada.

4- sistema desligado - uso da bomba apenas para resfriamento.

Attachments

Alexandre Soldá

Active Member
Afiliado
9/9/20
Meu esquema abaixo.

Se alguém com mais experiência puder avaliar e dizer se tá ok fazendo dessa forma, agradeço.

Funcionamento:

1- mostura ligada - luz verde acesa. Resistência e bomba controladas pelo PID - recirculaçao sempre q a resistência ligar. E sempre q acionadas, as respectivas luzes vermelha e azul acendem.

2- opção de ligar a bomba direto para clarificação/filtração. Luz azul acesa. PID e resistência desligada

3- mostura desligada e resistência ligada direta (controlada pelo dimmer) - luz verde apagada e PID desligado. Luz vermelha acesa e bomba desligada.

4- sistema desligado - uso da bomba apenas para resfriamento.
O seu esquema está de acordo com a sua proposta, conseguirá ter controles independentes do que quiser durante a brassagem. Eu incluiria uma chave liga/desliga geral logo na alimentação do controlador que também serviria como chave de emergência caso alguma coisa der errado. Não vejo necessidade de coincidir os ciclos da bomba e da resistência, talvez isso requeira uma atenção no processo que seja o oposto do que você procura, mas como há a opção de desligar ou ligar manualmente não chega a ser um problema.

Afiliado
7/5/18
O seu esquema está de acordo com a sua proposta, conseguirá ter controles independentes do que quiser durante a brassagem. Eu incluiria uma chave liga/desliga geral logo na alimentação do controlador que também serviria como chave de emergência caso alguma coisa der errado. Não vejo necessidade de coincidir os ciclos da bomba e da resistência, talvez isso requeira uma atenção no processo que seja o oposto do que você procura, mas como há a opção de desligar ou ligar manualmente não chega a ser um problema.
Boa tarde, Alexandre.

Obrigado por avaliar meu esquema!

A questão da bomba ligar junto com a resistência é pra evitar temperatura maior no fundo da panela em relação ao centro do cesto de grãos, onde pretendo deixar meu sensor. (Pode ser q nem seja necessária essa correção de temperatura ao longo da mostura, mas por via das dúvidas a bomba ligaria pra subir esse mosto mais quente).

Quanto a chave antes do controlador, já seria a da mostura, visto q o controlador só vai ligar se essa chave estiver ligada. (Penso em usar um disjuntor de 40A pra servir de interruptor/chave).

Afiliado
21/10/19
Boa tarde, Alexandre.

Obrigado por avaliar meu esquema!

A questão da bomba ligar junto com a resistência é pra evitar temperatura maior no fundo da panela em relação ao centro do cesto de grãos, onde pretendo deixar meu sensor. (Pode ser q nem seja necessária essa correção de temperatura ao longo da mostura, mas por via das dúvidas a bomba ligaria pra subir esse mosto mais quente).

Quanto a chave antes do controlador, já seria a da mostura, visto q o controlador só vai ligar se essa chave estiver ligada. (Penso em usar um disjuntor de 40A pra servir de interruptor/chave).
Interessante este esquema.

Usarei minha panela atual, de 32l, como cesto de grãos dentro de uma nova de 45/48l, onde estará a resistência.

Bem o que penso. Só retiraria o esquema de ligar a bomba junto com a resistência.

E usarei uma caixa maior porque num futuro pretendo adicionar um outro controlador só para uma resistência de 2 ou 3k para aquecer a água da lavagem

Afiliado
7/5/18
Ajudando o tópico, segue algumas fotos dos meu setups, as primeiras fotos da primeira panela q montei, e a ultima o setup atual com 2 panelas de Inox uma de 130L e outra de 100L com fundo falso, resistência de 7000W, controlador BeerMax, um guindaste para 350Kg um chiller de 50 placas, e uma bomba padrão. Brasso a cada 15 dias, nunca tive problema com nada. Demorei chegar nessa panela, montei cestos de Inox(não funcionou) depois furei uma panela de Aluminio(1º set up), funcionou pefeito, fiquei com essa panela por +/- 1 ano e meio, ai fui comprando as de Inox em promoção, e utilizei todas as peças da minha antiga panela para a nova. Ficou muito bom.
Ver anexo 126127Ver anexo 126128Ver anexo 126129Ver anexo 126130Ver anexo 126131
Opa..
Oq usa no fundo da panela de inox? Chapa furada igual de fundo falso Ou malha inox? Se for malha, qual abertura da malha?
Estou pensando em montar algo parecido..

Aproveitando, de quantas placas é seu chiller? Resfriar só com água ou tem banco de frio?