• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Projeto single vessel

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

alvreg

New Member
Afiliado
8/1/20
Olá amigos, sou novo por aqui, estou pensado em construir um projeto tipo single vessel.
Panela de 38 litros com uma resistência de 3000w .
bomba de circulação , e controlador control beer.
Cesto com uma panela de 15 litros com furos no próprio fundo da panela, 2mm.
o que vocês acham ?
meu primeiro conjunto foi feito assim, só que com um controlador que eu mesmo desenhei usando módulos baratos de temperatura e timers.
única coisa é que usei uma panela 32 e outra 28 sendo o fundo todo furado (furos de 25mm) e duas peneiras de inox com malhas de 3mm outra de 0,8mm.
de vez em quando, uso para lotes de 15 litros

EdBeer

Member
Afiliado
24/2/20
Ontem realizei a primeira brassagem. Pois bem, o que tive de problema, usei 4.800kg de malte encheu a panela de malte e ficou pouca água. Lembrando que meu equipamento é uma panela de 45litros e dentro uso outra panela com fundo e lateral furada e mais um saco de voil.
Tive que usar mais água na mostura e menos na lavagem do grão. Mas segui o volume total da receita.
Bom outro problema foi que o voil cria um vaco e não desce muito bem a água . Então tive que ficar controlando com a bomba pra não deixar transbordar.
No final deu tudo certo, era uma receita de 20l de amber Ale. Consegui levar pro fermentador aproximadamente uns 19 litros e ficou na OG esperada.
O que tiro de conclusão, uma panela maior como cesto , ou seja, quanto maior for melhor eu acho. O saco de voil vou trocar por um de algodão que acredito ser melhor pois não é tão fino e vai melhorar a recirculação .

Addyson

Well-Known Member
Afiliado
5/11/17
Ontem realizei a primeira brassagem. Pois bem, o que tive de problema, usei 4.800kg de malte encheu a panela de malte e ficou pouca água. Lembrando que meu equipamento é uma panela de 45litros e dentro uso outra panela com fundo e lateral furada e mais um saco de voil.
Tive que usar mais água na mostura e menos na lavagem do grão. Mas segui o volume total da receita.
Bom outro problema foi que o voil cria um vaco e não desce muito bem a água . Então tive que ficar controlando com a bomba pra não deixar transbordar.
No final deu tudo certo, era uma receita de 20l de amber Ale. Consegui levar pro fermentador aproximadamente uns 19 litros e ficou na OG esperada.
O que tiro de conclusão, uma panela maior como cesto , ou seja, quanto maior for melhor eu acho. O saco de voil vou trocar por um de algodão que acredito ser melhor pois não é tão fino e vai melhorar a recirculação .
Nobre,
Dá uma analisada no cesto de inox. O Leandro tem muito material sobre isso.

Super Edson

Member
Afiliado
12/6/18
Exato! Já passei pela mesma situação sua (panela muito pequena como cesto, saco de voal, controle da bomba, etc.). O projeto que estou montando vou fazer um projeto semelhante ao do confrade que postou aí em cima.
Você está no caminho certo! Vai brassando e testando, logo você estará adaptado ao seu sistema e as cervejas vão saindo melhores que as anteriores!
Prost!!!

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Muito bom heim! curti, tá parecido com o meu projeto... Já fiz uma brassagem com ele e deu tudo certo, na terça farei outra e vou postar minhas impressões...

Pouts

New Member
Afiliado
16/11/17
Uma panela furada de nº38 por dentro de uma de nº40 ficaria pequena?
Estava pensando em fazer com as minhas...

EdBeer

Member
Afiliado
24/2/20
Uma panela furada de nº38 por dentro de uma de nº40 ficaria pequena?
Estava pensando em fazer com as minhas...
Acho que ficaria bom.
Dica: usa fundo falso, eu não uso, mas fiz furos de 4mm e utilizo saco para filtrar. Tentei fazer furos de 2mm estilo fundo falso, mas é quase impossível fazer ... Pela quantidade e também pelo espaçamento entre eles.

Pouts

New Member
Afiliado
16/11/17
Acho que ficaria bom.
Dica: usa fundo falso, eu não uso, mas fiz furos de 4mm e utilizo saco para filtrar. Tentei fazer furos de 2mm estilo fundo falso, mas é quase impossível fazer ... Pela quantidade e também pelo espaçamento entre eles.
Já tenho o fundo falso, estava pensando nisso mesmo.
Vou por resistência no fundo e um controlador. Só não comecei pois as coisas estão na casa dos meus pais e estamos em isolamento.

Afiliado
25/2/20
Eu fiz inicialmente meu projeto furando a panela. Como estava tendo muito entupimento resolvi mudar para o fundo falso. Posso dizer que foi a melhor coisa que eu fiz.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Eu resolvi em partes esse problema do voal colocando ele por fora da panela de dentro, ou seja, vestir a panela furada com o saco de voal. Dá mais vazão e exige menor controle da bomba... Uso assim até hoje!

2

Latest posts