• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Projeto single vessel

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

EdBeer

Member
Afiliado
24/2/20
Olá amigos, sou novo por aqui, estou pensado em construir um projeto tipo single vessel.
Panela de 38 litros com uma resistência de 3000w .
bomba de circulação , e controlador control beer.
Cesto com uma panela de 15 litros com furos no próprio fundo da panela, 2mm.
o que vocês acham ?

Glayton Ushijima

Active Member
Afiliado
25/2/20
Olá amigos, sou novo por aqui, estou pensado em construir um projeto tipo single vessel.
Panela de 38 litros com uma resistência de 3000w .
bomba de circulação , e controlador control beer.
Cesto com uma panela de 15 litros com furos no próprio fundo da panela, 2mm.
o que vocês acham ?
Olá! Tenho um sistema semelhante a sua proposta exceto pelo tamanho da panela (22.5 litros) que me serve como cesto de grãos. Fiz o meu cesto de grãos com furos de 1.8 mm e e ele tem se mostrado insuficiente para dar vazão e com afetando muito a recirculação. Não sei dizer se seria pelo tamanho dos furos ou pela quantidade, mas uma coisa eu tenho certeza, fazer furos demanda muito tempo. Para fazer a quantidade de furos para cobrir boa parte do fundo demorei quase 3 dias, fora o trabalho que tive limpando as rebarbas. Como não tenho obtido resultados satisfatórios com meu cesto, vou mudar meu projeto cortando o fundo da panela e instalar um fundo falso.

Caramba

Well-Known Member
Afiliado
12/4/16
Eu acho que talvez a panela interna esteja muito pequena. Talvez caiba pouco malte. Talvez não consiga fazer cervejas com densidade um pouco maior.

Eu uso um cesto da 2brew... ele é quase do tamanho da panela externa.

EdBeer

Member
Afiliado
24/2/20
Talvez se fizer furos com 2mm ou 3mm, consiga ter um fluxo maior. Vi em alguns projetos furos na borda superior, furos maiores em toda volta da borda, uns 4cm abaixo. Acho que talvez ajudaria ..

Afiliado
6/1/19
Eu acho que talvez a panela interna esteja muito pequena. Talvez caiba pouco malte. Talvez não consiga fazer cervejas com densidade um pouco maior.

Eu uso um cesto da 2brew... ele é quase do tamanho da panela externa.

Caramba, como é o seu setup? Queria fazer um single vessel com resistência elétrica e Brewuno usando esse cesto mas estou meio inseguro ainda. Pode mandar umas fotos? Tenho dúvidas sobre posição do sensor e recirculação, por exemplo.

Caramba

Well-Known Member
Afiliado
12/4/16
Caramba, como é o seu setup? Queria fazer um single vessel com resistência elétrica e Brewuno usando esse cesto mas estou meio inseguro ainda. Pode mandar umas fotos? Tenho dúvidas sobre posição do sensor e recirculação, por exemplo.
Eu uso fogareiro. Nada automatizado.

Afiliado
6/1/19
Vc faz circulação continua? Ou deixa tudo quieto durante a mostura? Está satisfeito com o cesto? Tem oxidado?

Caramba

Well-Known Member
Afiliado
12/4/16
Depende.
Se estou com tempo livre de acompanhar a mosturação o tempo todo, faço a recirculação.
Se preciso fazer alguma coisa durante a mosturação, deixo quieto.

Pra mim ele ajuda muito. Ao final da mostura levanto ele... ou simplesmente dreno o líquido para outra panela. Mesmo quando não recirculo.
Nenhum problema de oxidação.

Super Edson

Member
Afiliado
12/6/18
EdBeer, tenho um sistema single vessel parecido com o que quer montar. Uso uma panela de aluminio de 24 litros e um cesto que cabe dentro (nao tenho a medida) e mais uma panela onde esquento a água de lavagem, bomba de recirculação chinesa 15R e lavagem do malte faço no braço mesmo. Faço levas de 15 a 18 litros. Já usei o Arbdir (sem panela de lavagem), o BrewmaniacEx e também o Brewuno usando a panela de lavagem. Posso te dizer que fica top! Mas o cesto tem que fazer com fundo falso mesmo.

Attachments

andmart

New Member
Afiliado
29/5/19
Eu fiz algo parecido e usei uma broca número 4 para os furos. Para aumentar a vazão, tambem fiz furos nas laterais em 4 colunas. Vou tirar umas fotos e postar aqui.

Juliano Brunello Zaban

Active Member
Afiliado
26/7/18
Montei o meu single vessel com equipamentos comprados separadamente: panela 45 litros, controlador Beermax sobreborda, cesto inox 2brew, sparge arm inox, bomba com carcaça inox da Cerveja da Casa, mangueiras e conexões. Funciona bem pacas! Seguem algumas fotos:

Attachments

EdBeer

Member
Afiliado
24/2/20
EdBeer, tenho um sistema single vessel parecido com o que quer montar. Uso uma panela de aluminio de 24 litros e um cesto que cabe dentro (nao tenho a medida) e mais uma panela onde esquento a água de lavagem, bomba de recirculação chinesa 15R e lavagem do malte faço no braço mesmo. Faço levas de 15 a 18 litros. Já usei o Arbdir (sem panela de lavagem), o BrewmaniacEx e também o Brewuno usando a panela de lavagem. Posso te dizer que fica top! Mas o cesto tem que fazer com fundo falso mesmo.
Muito bom.

RafaMaruggi

Member
Afiliado
29/8/18
Tenho um barril 50L a venda já aberto para panela.

Esta no ML. Se for retirar aqui em Mogi das Cruzes podemos negociar em R$ 500,00

OBS: Nao acompanha mais o retorno e o poço termométrico do retorno.
Motivo: Voltei para Single vessel e estou utilizando o outro barril que tinha no sistema RIMS.

gmorbi

New Member
Afiliado
4/1/18
Montei o meu single vessel com equipamentos comprados separadamente: panela 45 litros, controlador Beermax sobreborda, cesto inox 2brew, sparge arm inox, bomba com carcaça inox da Cerveja da Casa, mangueiras e conexões. Funciona bem pacas! Seguem algumas fotos:
Seu cesto tem pés?

Afiliado
6/1/19
Satisfeito com o cesto da 2Brew? Estou pensando em comprar tb.

Teu sensor de temperatura fica onde? Essa é uma das minha dúvidas para decidir comprar o cesto. Se usar no retorno da circulação, como faz na fervura? Não monitora a temperatura?

Ivair

New Member
Afiliado
11/7/17
Bom dia.
Sou iniciante, ainda nem fiz a primeira.
Estou adquirindo os equipamentos.
Estou pensando em comprar um cesto da 2brew. A clarificação é prejudicada nesse esquema, ou não?

Juliano Brunello Zaban

Active Member
Afiliado
26/7/18
Satisfeito com o cesto da 2Brew? Estou pensando em comprar tb.

Teu sensor de temperatura fica onde? Essa é uma das minha dúvidas para decidir comprar o cesto. Se usar no retorno da circulação, como faz na fervura? Não monitora a temperatura?
Muito satisfeito! É uma mão na roda enorme, além de não entupir de jeito nenhum. A recirculação fica top.
Em relação ao sensor de temperatura, o equipamento da Beermax já vem com ele embutido. Uma das hastes que sai dele (a haste do meio) é o tubo com sensor termométrico. Comprei o controlador da Beermax do tipo sobreborda, pra não precisar fazer mais nenhum furo na panela, além de ser bem mais simples de lavar. Dessa forma, o único furo que tenho na panela é o do registro mesmo. A resistência e o sensor de temperatura saem do controlador e passam por cima da borda da panela.

Demetrius Ferrari

New Member
Afiliado
10/7/19
Bom dia, @Super Edson , voce poderia me dizer qual o diametro da sua panela de 24L ??

Última edição:

Demetrius Ferrari

New Member
Afiliado
10/7/19
@Juliano Brunello Zaban , voce poderia me falar o diametro da sua panela e tambem qual o tamanho do cesto da 2brew ??

2

Latest posts