Projeto - HERMS 100L - regularizar MAPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gustavopulga

New Member
Joined
Oct 23, 2014
Messages
4
Reaction score
1
Fala pessoal,

Estou esquematizando um projeto para uma cozinha de 100L com a intenção de futuramente conseguir a regularização do MAPA. Ainda não calculei o tamanho exato de cada panela, nem as potências das resistências e potência da bomba. Isso só será feito depois do processo ficar todo certo.

Porque eu quero o MAPA?
Essa "cervejaria" funcionará anexa à uma espécie de bar, em uma área retirada da cidade, onde empresários se reúnem para discutir negócios com clientes e fornecedores. A ideia NÃO é vender a cerveja, mas sim servir no local gratuitamente. Como será dentro de um ambiente de negociação, onde existe a possibilidade de conflitos de ideias e tudo mais, quero tirar qualquer possibilidade de alguém reclamar que "a tal cerveja me fez mal, devia ser estragada" ou coisa do tipo. Sabem como é, né? Não quero dar motivos para reclamações.

Sei que existem cozinhas prontas para serem compradas que o MAPA pode ser tirado com facilidade (Mec Bier Hobby 100L, por exemplo), mas eu não gostei muito do preço e nem do sistema de limpeza, por isso pretendo fazer meu próprio. Já adianto que sei que vou gastar até mais fazendo meu próprio equipamento, mas prefiro gastar mais e deixar perfeito do que gastar bastante e ainda não ficar totalmente satisfeito.

Falando em limpeza, esse é um ponto que sou bastante chato. O equipamento TEM que ser fácil de limpar e TEM que ficar completamente limpo. Fico pensando em como o pessoal tira todo o bagaço de determinados equipamentos, ou então como realiza a limpeza das bombas e tubulações. Sendo assim, também incluí um processo de limpeza além da brassagem no projeto.

Bom, essas são as restrições do projeto de maneira resumida:
1) Todo em inox 304. Resistências, panelas, tubulações, bomba, válvulas, etc.
2) A limpeza não pode ser difícil e demorada, pois não haverá muito tempo livre.
3) Tem que ser "bonito", pois fará parte da decoração do ambiente. Ficará atrás de uma parede de vidro.
4) Fazer 100 litros de cerveja por brassagem.
5) Aquecimento totalmente elétrico.

Segue o primeiro esboço do projeto. Por enquanto ignorem o "painel de controle".

https://drive.google.com/folderview?id=0Bxkxqx3WIxMIWl9KSDQzOVdKT2s&usp=sharing

Obs.: Existe uma imagem chamada "HERMS_correcao.png", onde vou colocando as correções simples, como válvulas ou fluxo, sempre em verde.

Estou aberto a sugestões, comentários, dúvidas.... enfim. Quero (preciso!) a ajuda de vocês para tornar esse projeto realidade!

Obrigado!
 
Back
Top