waraujo
Member
- Afiliado
- 10/11/15
Oiii amigo deixa eu te ajudar um pouco. O PLC e um equipamento de uso industrial para controle de processo ele pode ter um porte pequeno, médio ou grande. Seu preço varia muito o meu eu comprei no EBAY e tive sorte de não ser taxado rsrs. Existem outros métodos de se controlar um processo de fabricaçao de cerveja, mas todas elas requer uma abilidade em alguma linguagem seja ladder, bloco, C++ como usado no arruino que um excelente equipamento para ser usado. O Arduino e barato, existe variados componentes para controle de processo e a linguagem e fácil de aprender.Entendi Paulo, com certeza algum fator limitador (financeiro neste caso) ou facilitador (seu conhecimento em ladder) é q determinaram a escolha. Se voce está satisfeito com o resultado ou atingiu seus objetivos, então tá tranquilo, é só "beber" o resultado e aproveitar. Não tenho idéia do custo de material pra fazer a montagem usando ladder, se puder dar idéia seria interessante pra compararmos. Minha intenção não criticar sua escolha, entendi perfeitamente seus motivos. Pra adiantar alguns dados, talvez já saiba, pra montar um craftbeerpi com hardware básico mas com todas vantagens dos recursos do software, estimo que gaste entre 800 a 1000 reais, voce fazendo o trabalho. Este custos se aproximam do q vc gasta com ladder?
Estou trabalhando em um outro projeto só usando arduino logo que o projeto estiver avançado eu coloco para vcs como ficou o projeto.