Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Projeto de automação de microcervejaria

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Automação de microcervejaria

• Projeto automação

Votes: 3 75.0%
  • Automatizar fabricação de cerveja

Votes: 1 25.0%

• Total voters
    4

waraujo

Member
Afiliado
10/11/15
Ola galera.
Sou engenheiro e fabrico minha cerveja artesanal. Estou com projeto para automatizar o processo de fabricação de cerveja, se alguem tiver interesse no projeto ou queira compartinhar projetos de automação que ajude a otimizar o processo de produção compartinha aqui no forum com agente.
Aguardo todos.

Rafael Gripp Tuler

New Member
Afiliado
29/4/18
Olá, seu projeto de automação é para que tipo de brassagens? Quais volumes?

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

Danielsantos

Well-Known Member
Afiliado
4/8/15
Ola galera.
Sou engenheiro e fabrico minha cerveja artesanal. Estou com projeto para automatizar o processo de fabricação de cerveja, se alguem tiver interesse no projeto ou queira compartinhar projetos de automação que ajude a otimizar o processo de produção compartinha aqui no forum com agente.
Aguardo todos.
Automacao em homebrewer ja existe 2-3 solucoes disponiveis open source.... Ardbir, BrewmaniacEx e Craftbeerpi... Mas todos sao voltados para single vessel... Caso tenhas interesse em desenvolver uma automacao full para tribloco, seria uma boa pedida.. Veja que ja existe um projeto em andamento pelo Elco Jacobs..
https://www.brewpi.com/hiring-looking-full-stack-developer-full-time-job/

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
o Druzibier utik8za o craftbeer com sistema tribloco, inclusive ele vende as placas se não estou enganado.

waraujo

Member
Afiliado
10/11/15
Oiii
Meu projeto usa um PLC(controlador lógico programável) com cartões de entrada e saída digital e analógica. Este projeto e para cozinha tribloco e não tem limites para volume, vc pode usar em uma cozinha de 50 até 500 litros.
O que muda de um projeto para outro e a potência da resistência de aquecimento. Já para volumes maiores estou desenvolvendo o aquecimento por vapor que já é usado por grandes fábricas.

waraujo

Member
Afiliado
10/11/15
Automacao em homebrewer ja existe 2-3 solucoes disponiveis open source.... Ardbir, BrewmaniacEx e Craftbeerpi... Mas todos sao voltados para single vessel... Caso tenhas interesse em desenvolver uma automacao full para tribloco, seria uma boa pedida.. Veja que ja existe um projeto em andamento pelo Elco Jacobs..
https://www.brewpi.com/hiring-looking-full-stack-developer-full-time-job/
Ola
Não esse projeto que vc citou e totalmente diferente do meu em varias aspectos. Mas ainda estão desenvolvendo o projeto que vc citou.
O meu utiliza um controlador industrial e uma linguagem ladder ou em bloco, que são linguagem específicas para indústria e próprias para fazer controle de processos como de fabricaçao de cerveja.

RanTao

Well-Known Member
Afiliado
10/3/16
Olá waraujo, você já tem alguma foto ou desenho pra postar, sempre me interesso muito por projetos assim

RuanSilva

Member
Afiliado
2/12/17
Bacana esse projeto, a vantagem de usar plc, é que usando ladder fica muito mais tranquilo programar e fazer as alterações.
Agora tenho essa dúvida, usar um sistema como o Craftbeerpi em uma microcervejaria, vale a pena ? Quais as desvatangens ?

Danielsantos

Well-Known Member
Afiliado
4/8/15
Bacana esse projeto, a vantagem de usar plc, é que usando ladder fica muito mais tranquilo programar e fazer as alterações.
Agora tenho essa dúvida, usar um sistema como o Craftbeerpi em uma microcervejaria, vale a pena ? Quais as desvatangens ?
Craftbeerpi é um sistema montado para homebrewers, onde voce tem uma infinidade de opcoes para seu setup, inclusive ele interage com o beermith....ele é um computador...

Um plc, alem de ser bem mais caro ,tem q ter conhecimento em lader, mas é mais estavel que microcontrolador ou computador....porem sao mais dedicados e menos amplos que os sistemas opensources que temos por ai..ardbir, brewmaniacEx e craftbeerpi...

RuanSilva

Member
Afiliado
2/12/17
Sim uso um plc slc500 e um painel view 600 plus
Você pode falar um pouco mais do seu sistema ? Custo de montagem e tal ? O que vc mudaria ? Quantas entradas e saídas utiliza ?
Ainda sei programar em ladder, na verdade quando aprendi oq mais me motivou era que se tornava muito fácil fazer automação de sistemas pra microcervejaria.

Abraços !

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
Sim uso um plc slc500 e um painel view 600 plus
muito fera, eu tenho algumas VMs com sistemas de supervisão, to pensando em comprar um 1200 da siemens e emular uma ihm no notebook mesmo, voce colocou cartões de pt100 ou colocou transmissor 4 a 20?

Marcelo Almeida

Well-Known Member
Afiliado
22/5/18
prezados, vale mesmo usar ladder? craftbeerpi por exemplo, vejo muito mais flexibilidade de uso, configurções, sequenciamentos programáveis, volume menor da parte elétrica eletrônica, é possível customizar a interface e fazer tudo via tablet, smartphone, desktop, a ainda acessar/monitorar remotamente. E o custo é acessível, diria até que é "barato" pela enorme possibilidade de uso que oferece. Talvez a desvantagem é que pouco conhecem e poucos tem condições de dar suporte e assistencia à instalação e uso. CraftBeerPi e outros usam tecnologia bem avançada se comparado À ladder e as montagens convencionais q usam relés, contactoras, dimmers, plc, etc. O que acham?

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
prezados, vale mesmo usar ladder? craftbeerpi por exemplo, vejo muito mais flexibilidade de uso, configurções, sequenciamentos programáveis, volume menor da parte elétrica eletrônica, é possível customizar a interface e fazer tudo via tablet, smartphone, desktop, a ainda acessar/monitorar remotamente. E o custo é acessível, diria até que é "barato" pela enorme possibilidade de uso que oferece. Talvez a desvantagem é que pouco conhecem e poucos tem condições de dar suporte e assistencia à instalação e uso. CraftBeerPi e outros usam tecnologia bem avançada se comparado À ladder e as montagens convencionais q usam relés, contactoras, dimmers, plc, etc. O que acham?
Então mARCELO, NO MEU CASO SERIA TRANQUILO MONTAR QUALQUER LOGICA EM LADDER, VISTO A FACILIDADE QUE TENHO COM A LINGUAGEM, Á NOS SISTEMAS COMO MENCIONOU SOU UM MERO ADMIRADOR E COM CURIOSIDADE DE APRENDER, MAS ACREDITO QUE COM AMBOS POSSA TER AS MESMAS VANTAGENS, TUDO DEPENDE DO CONHECIMENTO E CLARO DO PODER FINANCEIRO (ESSE ULTIMO ME ATRAPALHA MUITO KKK)

Marcelo Almeida

Well-Known Member
Afiliado
22/5/18
Então mARCELO, NO MEU CASO SERIA TRANQUILO MONTAR QUALQUER LOGICA EM LADDER, VISTO A FACILIDADE QUE TENHO COM A LINGUAGEM, Á NOS SISTEMAS COMO MENCIONOU SOU UM MERO ADMIRADOR E COM CURIOSIDADE DE APRENDER, MAS ACREDITO QUE COM AMBOS POSSA TER AS MESMAS VANTAGENS, TUDO DEPENDE DO CONHECIMENTO E CLARO DO PODER FINANCEIRO (ESSE ULTIMO ME ATRAPALHA MUITO KKK)
Entendi Paulo, com certeza algum fator limitador (financeiro neste caso) ou facilitador (seu conhecimento em ladder) é q determinaram a escolha. Se voce está satisfeito com o resultado ou atingiu seus objetivos, então tá tranquilo, é só "beber" o resultado e aproveitar. Não tenho idéia do custo de material pra fazer a montagem usando ladder, se puder dar idéia seria interessante pra compararmos. Minha intenção não criticar sua escolha, entendi perfeitamente seus motivos. Pra adiantar alguns dados, talvez já saiba, pra montar um craftbeerpi com hardware básico mas com todas vantagens dos recursos do software, estimo que gaste entre 800 a 1000 reais, voce fazendo o trabalho. Este custos se aproximam do q vc gasta com ladder?

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
Entendi Paulo, com certeza algum fator limitador (financeiro neste caso) ou facilitador (seu conhecimento em ladder) é q determinaram a escolha. Se voce está satisfeito com o resultado ou atingiu seus objetivos, então tá tranquilo, é só "beber" o resultado e aproveitar. Não tenho idéia do custo de material pra fazer a montagem usando ladder, se puder dar idéia seria interessante pra compararmos. Minha intenção não criticar sua escolha, entendi perfeitamente seus motivos. Pra adiantar alguns dados, talvez já saiba, pra montar um craftbeerpi com hardware básico mas com todas vantagens dos recursos do software, estimo que gaste entre 800 a 1000 reais, voce fazendo o trabalho. Este custos se aproximam do q vc gasta com ladder?
então Marcelo, no momento nao tenho uma solução dessas, utilizo os nossoa amigos REX pra controle, mas se meu projeto prosperar queria algo mais completo, que eu pudesse gerenciar todo meu processo de modo centralizado, quanto a valores ainda não tenho, andei pesquisando um pouco sobre o LOGO da siemens, e pelo que vi varia ai na faixa de 600 a 800 reais, e logico que alem disso teria a parte eletrica, ihm, então não saberia te precisar um valor, quanto ao craftbeerpi tenho muita curiosidade de montar, ou dos similares que existem, problema anda sendo o tempo kkk

Marcelo Almeida

Well-Known Member
Afiliado
22/5/18
então Marcelo, no momento nao tenho uma solução dessas, utilizo os nossoa amigos REX pra controle, mas se meu projeto prosperar queria algo mais completo, que eu pudesse gerenciar todo meu processo de modo centralizado, quanto a valores ainda não tenho, andei pesquisando um pouco sobre o LOGO da siemens, e pelo que vi varia ai na faixa de 600 a 800 reais, e logico que alem disso teria a parte eletrica, ihm, então não saberia te precisar um valor, quanto ao craftbeerpi tenho muita curiosidade de montar, ou dos similares que existem, problema anda sendo o tempo kkk
ok, precisar ajuda chama aqui, ou no telegram grupo e canal "CraftBeerPi Brasil"

waraujo

Member
Afiliado
10/11/15
Você pode falar um pouco mais do seu sistema ? Custo de montagem e tal ? O que vc mudaria ? Quantas entradas e saídas utiliza ?
Ainda sei programar em ladder, na verdade quando aprendi oq mais me motivou era que se tornava muito fácil fazer automação de sistemas pra microcervejaria.

Abraços !
Oiii desculpa a demora em responder estava em viagem de trabalho. Vamos lá; Bömmel sistema usa um plc com cartões de entrada analógica, digital e saídas analógicas digitais e também usa saída a relê para acionamento de cargas de até 10 amperes.
Um dos fatores de eu usar o plc slc 500 e pq eu já trabalhava com ele é também já o possuía o plc e o painel view também. Vou resumir meu sistema o mesmo usa resistências nas 3 panelas para aquecer a água. Cada uma das panelas existe um controlador lógico de temperatura onde o usuário ajusta a temperatura e o tempo.
Após esse ciclo existe outras programações de lavagem do mosto transferência para panela de fervura, resfriamento após a fervura e transferência para o fermentador.

Latest posts