Projeto de Agitador Magnético (Stir Plate) - Ajuda!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Augusto Sotero

Active Member
Joined
Sep 2, 2017
Messages
35
Reaction score
0
Grandes amigos cervejeiros, gostaria da ajuda de vocês.

Li todos os posts que houve nesse querido fórum sobre a construção de agitadores magnéticos, e tentei fazer uma colcha de retalhos com algumas das opiniões que li.

Sou ignorante em elétrica e eletrônica, e gostaria que os senhores me falassem se as peças que listo abaixo para construir meu agitador são compatíveis, se tem alguma coisa faltando, algo pode queimar, alguma recomendação, qualquer coisa nesse sentido.....
Para a montagem vou contar com um amigo meu que entende de eletrônica.

1) Optei pela boa e velha ventoinha de computador, mas procurei comprar uma um pouco melhor, com 2000 RPM e 0,35A, fonte de 12VDC:
https://www.kabum.com.br/produto/47...-sickleflow-12cm-r4-sxdp-20fb-r1-com-led-azul

2) Muitas pessoas recomendaram o tal do controlador pwm como melhor forma de controlar a velocidade da ventoinha, achei esse aqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696177856-controlador-pwm-12v-10a-0-a-100-_JM

3) Dois imãs de neodímio de 16mm x 4mm em lados opostos

4) Uma fonte de 12V;

5) Além da caixa, peixinho, erlenmeyer e etc...

Preciso de mais alguma coisa?
Consigo fazer um bom stir plate com isso?
Tem risco de queimar ou aquecer?

Qualquer ajuda é muito bem vinda! Sou um entusiasta da cerveja mas de eletrônica nada entendo, então tentei montar isso baseado no que li aqui mas não sei julgar se está bom.

Muito obrigado!
 
vais conseguir sem problemas.

Só toma dois cuidados:

1) Os imãs devem estar com os polos invertidos em cima do ventilador

2) para facilitar, use um pedaço de régua plástica para fixar os imãs e depois fixe esta régua no ventilador (use inicialmente adesivos que possa retirar para fazer um bom balanceamento.
 
Olá AugustoSotero,

Já estou na terceira versão do agitador magnético que eu faço. Utilizando um cooler de computador, não existe necessidade de um PWM desses na verdade (ainda mais por 34 reais). Por metade do preço você faz um controlador bem legal com componentes simples (compra um potenciômetro, resistor, capacitor, transistor, led e uns bournes).

O máximo que vai precisar, além disso, são um botão de ligar e desligar, suporte pro led e um jack de energia. Eu uso cola quente para fixar os imãs, então vale ter uma pistola de cola-quente se já não tiver.

Boa sorte!
 
qual necessaria é a regulagem de velocidade?
Eu tenho um cooler de 5V de 1500 RPM, estou pensando em só colocar os imãs e pronto... Q problema pode dar?
 
Se o imã for muito forte (tipo os de HD de pc) e ficar muito perto do motor do cooler, pode atrapalhar o funcionamento. O meu ficou 1cm do motor e funciona bem.
Abraço!
 
qual necessaria é a regulagem de velocidade?
Eu tenho um cooler de 5V de 1500 RPM, estou pensando em só colocar os imãs e pronto... Q problema pode dar?

Se não tiver regulagem de velocidade você vai ter que fazer um ajuste fino e sempre usar a mesma quantidade de fermento e líquido no starter.

As leveduras não podem ter agitação excessiva, pois morrem por desgaste mecânico. Além disso, pode haver aquecimento local que também atrapalha a propagação.

O procedimento correto é ajustar à velocidade mínima que mantém o fermento em suspensão, ou seja, não fica no fundo.
 
Olá AugustoSotero,

Já estou na terceira versão do agitador magnético que eu faço. Utilizando um cooler de computador, não existe necessidade de um PWM desses na verdade (ainda mais por 34 reais). Por metade do preço você faz um controlador bem legal com componentes simples (compra um potenciômetro, resistor, capacitor, transistor, led e uns bournes).

O máximo que vai precisar, além disso, são um botão de ligar e desligar, suporte pro led e um jack de energia. Eu uso cola quente para fixar os imãs, então vale ter uma pistola de cola-quente se já não tiver.

Boa sorte!

Eu utilizo só um potenciômetro sem mais nada e funciona bem... Mas tem que ser potenciômetro de fio. Queimei vários de carvão (acho que são usado pra controle de volume de equipamentos de som) até descobrir isso.

O resto (resistor, capacitor, etc.) serve pra que? Pra evitar que aqueça demais?
 
Eu utilizo só um potenciômetro sem mais nada e funciona bem... Mas tem que ser potenciômetro de fio. Queimei vários de carvão (acho que são usado pra controle de volume de equipamentos de som) até descobrir isso.



O resto (resistor, capacitor, etc.) serve pra que? Pra evitar que aqueça demais?



Qual a resistencia do seu potenciometro? Usa um cooler de pc?
Abraço!
 
Eu utilizo só um potenciômetro sem mais nada e funciona bem... Mas tem que ser potenciômetro de fio. Queimei vários de carvão (acho que são usado pra controle de volume de equipamentos de som) até descobrir isso.

O resto (resistor, capacitor, etc.) serve pra que? Pra evitar que aqueça demais?

Justamente cuesta, é um circuito de dimensionamento da corrente e proteção do circuito, para garantir que o cooler e o potenciômetro sempre vão receber uma quantidade válida de corrente. No caso um transistor com um resistor dá o ganho da corrente e um ou mais capacitores fazem o papel de filtro para evitar picos de tensão e aquecimento.

Isso é um problema, já que um cooler típico tem uma corrente de 150mA, rodando em 12V, o que dá uma potência de 1.8W para o potenciômetro (fazendo ele queimar!). Grande parte dos potenciômetros comerciais vendidos suportam 0.5W, a vezes menos. O mínimo que você pode fazer é comprar um potenciômetro de 2W para operação contínua.

Muita gente coloca direto um potenciômetro. Funciona e é mais simples. Mas tem essa questão da vida útil devido a picos de tensão e não dimensionamento. Você encontra na internet várias circuitos não muito complexos que resolvem isso como em: http://www.stirstarters.com/images/Schematic.jpg

Posso ajudar caso queiram se aventurar em aperfeiçoamentos.
 
Last edited:
Eu fiz um com cooler e um amigo que é eletrônico montou o circuito. Funcionou, mas apenas se seu usar uma chapinha de metal, se eu colocar a barra magnética dentro , com a força centrifuga joga a barra para as laterais do Erlenmeyer. Alguém poderia me ajudar? Usei um imã de HD de computador diretamente colado no cooler.
 
Eu fiz um com cooler e um amigo que é eletrônico montou o circuito. Funcionou, mas apenas se seu usar uma chapinha de metal, se eu colocar a barra magnética dentro , com a força centrifuga joga a barra para as laterais do Erlenmeyer. Alguém poderia me ajudar? Usei um imã de HD de computador diretamente colado no cooler.
Amigo, tenta conseguir um motorzinho de impressora, tentei fazer com cooler de pc e funcionou por pouco tempo, então tinha uma impressora estragada e retirei o motorzinho dela, são dois, qualquer um dos dois serve, montei o meu com imã de hd destes mais novos, colei três imãs um em cima do outro e colei no motor, ajustei a altura na caixa em que montei e ficou uma maravilha, acho que vale a pena, tenho feito starters de até 3 litros por causa do meu erlenmayer que é deste tamanho, mas acredito que consiga fazer até de 5 litros.
 
Olá pessoal!

Ainda estou em fase de montagem do meu agitador, mas já percebi que nos tópicos e nos vídeos do YouTube há muita coisa não explicada.

Baseado no que já tenho de dados, vou deixar alguns cuidados a serem tomados e posteriormente, quando finalizar, postarei completo.

1 - Potência do motor: muitos indicam coolers de 90x90mm ou 120x120mm, informação completamente insignificante! O que importa aqui é a potência do motor e a rotação, seja ele de cooler ou qualquer outro. Por exemplo, no meu protótipo estou com um cooler 80x80mm mas com motor de 8w de potência, sem rotação especificada. Para 1 litro foi muito bem! Mas, percebi que com o peso de 2 litros mais a densidade não suportaria.

No meu caso, pesquisei por cooler de 220V para descartar uso de fontes de 12V ou outras.

2 - Magnetismo do imã: tão importante quanto a potência do motor, é o magnetismo do imã. A força magnética é identificada por uma numeração dos imãs onde, o 42 por exemplo, está entre os mais magnetizados. Soma-se a isso então, a dimensão do imã que, quanto maior for, maior será o magnetismo.

No meu protótipo, utilizei inicialmente 2 imãs de HD Seagate comum. Não deu conta de segurar o peixinho, mas funcionou com apenas 1cm de arame grosso envolvido em fita veda-rosca.

Parti então para 4 imãs de HD Seagate Barracuda, colados um sobre o outro. Aí sim deu conta, mas os imãs são muito curtos e o peixinho escapou bastante no início.

Com esses 4 imãs cheguei circular 3 litros de água com o vórtex batendo no fundo vez por outra. Novamente, ficou mais claro ainda que o motor não suportaria 2 litros de starter. Quando muito próximo o peixinho do imã, o motor simplesmente trava por falta de potência.

3 - Polos norte e sul: mais um fato tão importante quanto os outros dois anteriores. Todo imã possui 2 polos: um norte e outro sul. Os polos norte e sul se atraem, enquanto norte-norte e sul-sul se repelem. O peixinho possui suas extremidades polarizadas em norte e sul. Há imã com as extremidades polarizadas e há imã com a base polarizada - caso do imã circular.

Dito isso, funciona assim: se o peixinho for da mesma largura do imã do agitador, suas extremidades podem não magnetizar o suficiente com seus respectivos polos opostos, o que faz com que o peixinho escape facilmente.

A melhor forma de resolver isso é utilizando 2 imãs circulares, posicionados de forma que, as extremidades do peixinho fiquem posicionadas mais no centro de cada um dos imãs circulares - mesmo que para isso eles precisem ficar meio distanciados (um em frente ao outro, com um vão livre entre eles, mas isso irá depender do tamanho do imã e do peixinho, podendo vir a ficar encostado se for necessário).

ATENÇÃO: para que o magnetismo aja com total efetividade, é preciso que os imãs circulares fiquem com seus polos invertidos, sendo um com o polo norte pra cima, e outro o polo sul pra cima.

Para identificar os polos não importa qual é sul e qual é norte, importa apenas serem opostos. Para isso, basta posicionar a base do imã "A" de frente para a base do imã "B", de forma a se repelirem. Pronto, assim fica identificado os dois polos iguais, bastando marca-los com uma caneta. Feito isso, no momento da colagem lembre-se de posicionar uma marca para baixo e outra para cima. Ou seja, o peixinho irá magnetizar cada uma de suas extremidades no polo oposto do imã circular.

4 - Magnetismo do peixinho: notei na prática que, após ficar de um dia para outro próximo ao imã de neodimio, o peixinho parece ter se magnetizado mais, pois de um dia para outro parou de escapar! Hoje agita os 3 litros de água sem escapar.

5 - Dimmer PWM: muitos utilizam o dimmer/potenciômetro apenas, o que age sobre a voltagem da corrente, fazendo com que o motor reage conforme a voltagem que chega, o que talvez sobrecarregue tanto o dimmer quanto o motor.

O que fui orientado a e fiz, foi comprar um circuito dimmer PWM, no qual a voltagem praticamente de mantém - não manjo nada disso, estou apenas tentando repassar as informações.

Enfim, a plaquinha dimmer PWM que comprei suporta até 15a e 2000W de potência! Ou seja, não irá sobrecarregar nunca. Lembrando apenas que estou com motores 220V.

6 - Estou indo agora para um motor de 25W e 1950RPM! Comprei em sucata por meros R$30,00! E mais 2 imãs circulares N42 (N = temperatura até 80ºC e 42 = magnetismo) de 20x10mm!

Atenção 2: cuidado com os imãs fortes!

Até em breve, com o relato completo.
 
Legal teu relato!!! Eu tenho um que fiz há bastante tempo e fui me batendo pra acertar tudo mas ainda hoje não consigo rotacionar muito o cooler pq o peixinho escapa.
 
Legal teu relato!!! Eu tenho um que fiz há bastante tempo e fui me batendo pra acertar tudo mas ainda hoje não consigo rotacionar muito o cooler pq o peixinho escapa.

mvrinaldi,

Pelo que andei observando, pode ser:

1 - imã muito pequeno, provavelmente do mesmo tamanho do peixinho, e isso faz com que um dos polos do peixinho se solte mais facilmente;
2 - imã muito fraco, mesmo sendo em tamanho bom ou dois circulares;
3 - imã em posição errada - caso sejam 2 - com os dois polos iguais voltados para cima.

Teste:

1 - deixe seu peixinho grudado ao imã por 24h e teste - senti que meu peixinho magnetizou mais em ficar junto do imã, pois do nada, de um dia para outro estabilizou.
2 - procura alterar a altura, para baixo e para cima, calçando e/ou retirando tiras de papelão, uma a uma - a altura pode influenciar muito.
3 - arrume um arame de 1,5mm ou 2mm de espessura, corte 1,5cm de comprimento, enrole um pouco de veda rosca (para não riscar o Erlenmeyer) e teste - fiz um teste com um peixinho que só escapava, mas com um pequeno pedaço de arame formava um vórtex consistente e vigoroso em 1 litro de água.
4 - mais complicado, substitua seu(s) imã(s) por 2 circulares mais fortes (classe 42) - mas aqui ainda cabem mais testes, pois estou com 2 imãs (N42 20x10mm) muito fortes que o problema agora é minimizar o magnetismo com o eixo e o motor.

Boa sorte!
 
Até em breve, com o relato completo.

Mó, poderia por favor me passar teu contato para que eu fale contigo?

Eu tenho uma certa dificuldade em mexer com tudo isso e gostaria muito de ter um desses, gostaria de pegar um pronto e compra-lo. Se o seu for estável (pelo que li no relato é) basta tirar as custas e colocar um lucro encima e me passar tua conta. Tenho interesse imediato de comprar.


Obrigado,
 
Mó, poderia por favor me passar teu contato para que eu fale contigo?

Eu tenho uma certa dificuldade em mexer com tudo isso e gostaria muito de ter um desses, gostaria de pegar um pronto e compra-lo. Se o seu for estável (pelo que li no relato é) basta tirar as custas e colocar um lucro encima e me passar tua conta. Tenho interesse imediato de comprar.


Obrigado,

@leandrogmachado ,

Agradeço o interesse, mas ainda nem terminei o meu hehehe.

O relato que fiz foi baseado em um protótipo que fiz e encontrei certas dificuldades.

Após isso, aprofundei as pesquisas e cheguei as essas conclusões que mencionei.

No MercadoLivre tem um usado, modelo meio antigo pelo visual, para 5l se não me engano, por R$230,00. Fiquei meio apreensivo, mas se quiser correr o risco...

Ontem deletei o link, se não postava aqui. Mas da uma pesquisada que encontra fácil. Pesquise por usado, que são poucos.

Ps: Minha dificuldade agora, esta sendo encontrar uma base para distanciar os imãs (2x N42 20x10mm) do eixo do motor, pois esta havendo muito magnetismo. Preciso de algo plástico, como uma tampa alta, para fixar na ventoinha e sobre ela, fixar os imãs.

Valeu!
 
Eu desenvolvi e fabrico esse agitador.



Motor DC 12V 10W;
Controle de velocidade PWM 0-100%;
Imã 12kg de força de atração;
Sistema motor usinado em PVC, exclusivo meu.
 
@leandrogmachado ,

Agradeço o interesse, mas ainda nem terminei o meu hehehe.

O relato que fiz foi baseado em um protótipo que fiz e encontrei certas dificuldades.

Após isso, aprofundei as pesquisas e cheguei as essas conclusões que mencionei.

No MercadoLivre tem um usado, modelo meio antigo pelo visual, para 5l se não me engano, por R$230,00. Fiquei meio apreensivo, mas se quiser correr o risco...

Ontem deletei o link, se não postava aqui. Mas da uma pesquisada que encontra fácil. Pesquise por usado, que são poucos.

Ps: Minha dificuldade agora, esta sendo encontrar uma base para distanciar os imãs (2x N42 20x10mm) do eixo do motor, pois esta havendo muito magnetismo. Preciso de algo plástico, como uma tampa alta, para fixar na ventoinha e sobre ela, fixar os imãs.

Valeu!

Eu uso uma conexão de PVC para espaçar os imãs do motor do cooler. Segue a foto.
 

Attachments

  • IMG_20170506_214045457.jpg
    IMG_20170506_214045457.jpg
    53.7 KB · Views: 81
Eu desenvolvi e fabrico esse agitador.



Motor DC 12V 10W;
Controle de velocidade PWM 0-100%;
Imã 12kg de força de atração;
Sistema motor usinado em PVC, exclusivo meu.


Gu, esses 12kg de força do imã tu conseguiu com 2 com mais de 6kg ou seria cada imã com mais de 12..? O meu stir girava tranquilo com dois de 6 kg em polos invertidos..mas pro erlen de 5litros que tem a espessura muito maior o peixinho nao paravde jeito nenhum... estou pensando em usar dois de 20x10 N50 que tem no M.livre... (atuais dois 20x6 n35) sera que resolve?
 
Partala eu utilizava um de 10Kg e segurava de boa.
Agora utilizo 2 de 6Kg e ficou melhor não pela força de atração, mas pela questão dos polos da barra casarem melhor com os polos dos imãs.
 
Partala eu utilizava um de 10Kg e segurava de boa.
Agora utilizo 2 de 6Kg e ficou melhor não pela força de atração, mas pela questão dos polos da barra casarem melhor com os polos dos imãs.
Obrigado Gu! Cara, no meu caso acho que os imas poderiam estar mais afastados... mas quando fui remanejar acabei quebrando kkk... agora pra garantir vou usar 2 de 20x10...
 
Back
Top