Projeto de Agitador Magnético (Stir Plate) - Ajuda!

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por AugustoSotero, 4/4/18.

1. 4/4/18 #1

AugustoSotero

AugustoSotero

AugustoSotero

Member

Afiliado:
    2/9/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Grandes amigos cervejeiros, gostaria da ajuda de vocês.

Li todos os posts que houve nesse querido fórum sobre a construção de agitadores magnéticos, e tentei fazer uma colcha de retalhos com algumas das opiniões que li.

Sou ignorante em elétrica e eletrônica, e gostaria que os senhores me falassem se as peças que listo abaixo para construir meu agitador são compatíveis, se tem alguma coisa faltando, algo pode queimar, alguma recomendação, qualquer coisa nesse sentido.....
    Para a montagem vou contar com um amigo meu que entende de eletrônica.

1) Optei pela boa e velha ventoinha de computador, mas procurei comprar uma um pouco melhor, com 2000 RPM e 0,35A, fonte de 12VDC:
    https://www.kabum.com.br/produto/47...-sickleflow-12cm-r4-sxdp-20fb-r1-com-led-azul

2) Muitas pessoas recomendaram o tal do controlador pwm como melhor forma de controlar a velocidade da ventoinha, achei esse aqui:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696177856-controlador-pwm-12v-10a-0-a-100-_JM

3) Dois imãs de neodímio de 16mm x 4mm em lados opostos

4) Uma fonte de 12V;

5) Além da caixa, peixinho, erlenmeyer e etc...

Preciso de mais alguma coisa?
    Consigo fazer um bom stir plate com isso?
    Tem risco de queimar ou aquecer?

Qualquer ajuda é muito bem vinda! Sou um entusiasta da cerveja mas de eletrônica nada entendo, então tentei montar isso baseado no que li aqui mas não sei julgar se está bom.

Muito obrigado!

2. 4/4/18 #2

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    394
    vais conseguir sem problemas.

Só toma dois cuidados:

1) Os imãs devem estar com os polos invertidos em cima do ventilador

2) para facilitar, use um pedaço de régua plástica para fixar os imãs e depois fixe esta régua no ventilador (use inicialmente adesivos que possa retirar para fazer um bom balanceamento.

3. 16/4/18 #3

static

static

static

Member

Afiliado:
    14/1/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Olá AugustoSotero,

Já estou na terceira versão do agitador magnético que eu faço. Utilizando um cooler de computador, não existe necessidade de um PWM desses na verdade (ainda mais por 34 reais). Por metade do preço você faz um controlador bem legal com componentes simples (compra um potenciômetro, resistor, capacitor, transistor, led e uns bournes).

O máximo que vai precisar, além disso, são um botão de ligar e desligar, suporte pro led e um jack de energia. Eu uso cola quente para fixar os imãs, então vale ter uma pistola de cola-quente se já não tiver.

Boa sorte!

4. 17/4/18 #4

sepesaraiva

sepesaraiva

sepesaraiva

Well-Known Member

Afiliado:
    3/8/17
    Curtidas Recebidas:
    30
    qual necessaria é a regulagem de velocidade?
    Eu tenho um cooler de 5V de 1500 RPM, estou pensando em só colocar os imãs e pronto... Q problema pode dar?

5. 17/4/18 #5

gfarantes

gfarantes

gfarantes

Well-Known Member

Afiliado:
    3/3/17
    Curtidas Recebidas:
    21
    Se o imã for muito forte (tipo os de HD de pc) e ficar muito perto do motor do cooler, pode atrapalhar o funcionamento. O meu ficou 1cm do motor e funciona bem.
    Abraço!

6. 26/4/18 #6

static

static

static

Member

Afiliado:
    14/1/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Se não tiver regulagem de velocidade você vai ter que fazer um ajuste fino e sempre usar a mesma quantidade de fermento e líquido no starter.

As leveduras não podem ter agitação excessiva, pois morrem por desgaste mecânico. Além disso, pode haver aquecimento local que também atrapalha a propagação.

O procedimento correto é ajustar à velocidade mínima que mantém o fermento em suspensão, ou seja, não fica no fundo.

7. 26/4/18 #7

Cuesta

Cuesta

Cuesta

Active Member

Afiliado:
    28/7/15
    Curtidas Recebidas:
    2
    Eu utilizo só um potenciômetro sem mais nada e funciona bem... Mas tem que ser potenciômetro de fio. Queimei vários de carvão (acho que são usado pra controle de volume de equipamentos de som) até descobrir isso.

O resto (resistor, capacitor, etc.) serve pra que? Pra evitar que aqueça demais?

8. 26/4/18 #8

gfarantes

gfarantes

gfarantes

Well-Known Member

Afiliado:
    3/3/17
    Curtidas Recebidas:
    21

Qual a resistencia do seu potenciometro? Usa um cooler de pc?
    Abraço!

9. 1/5/18 #9

static

static

static

Member

Afiliado:
    14/1/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Justamente cuesta, é um circuito de dimensionamento da corrente e proteção do circuito, para garantir que o cooler e o potenciômetro sempre vão receber uma quantidade válida de corrente. No caso um transistor com um resistor dá o ganho da corrente e um ou mais capacitores fazem o papel de filtro para evitar picos de tensão e aquecimento.

Isso é um problema, já que um cooler típico tem uma corrente de 150mA, rodando em 12V, o que dá uma potência de 1.8W para o potenciômetro (fazendo ele queimar!). Grande parte dos potenciômetros comerciais vendidos suportam 0.5W, a vezes menos. O mínimo que você pode fazer é comprar um potenciômetro de 2W para operação contínua.

Muita gente coloca direto um potenciômetro. Funciona e é mais simples. Mas tem essa questão da vida útil devido a picos de tensão e não dimensionamento. Você encontra na internet várias circuitos não muito complexos que resolvem isso como em: http://www.stirstarters.com/images/Schematic.jpg

Posso ajudar caso queiram se aventurar em aperfeiçoamentos.

Última edição: 1/5/18
  10. 15/5/18 #10

gilberto.siefert

gilberto.siefert

gilberto.siefert

New Member

Afiliado:
    15/5/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Poderia mandar uma foto de como montar esse circuito numa placa fenolite?

11. 15/5/18 #11

Euler Martins

Euler Martins

Euler Martins

New Member

Afiliado:
    15/5/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Eu fiz um com cooler e um amigo que é eletrônico montou o circuito. Funcionou, mas apenas se seu usar uma chapinha de metal, se eu colocar a barra magnética dentro , com a força centrifuga joga a barra para as laterais do Erlenmeyer. Alguém poderia me ajudar? Usei um imã de HD de computador diretamente colado no cooler.

12. 16/5/18 #12

Hamilcar

Hamilcar

Hamilcar

Well-Known Member

Afiliado:
    21/6/17
    Curtidas Recebidas:
    7
    Amigo, tenta conseguir um motorzinho de impressora, tentei fazer com cooler de pc e funcionou por pouco tempo, então tinha uma impressora estragada e retirei o motorzinho dela, são dois, qualquer um dos dois serve, montei o meu com imã de hd destes mais novos, colei três imãs um em cima do outro e colei no motor, ajustei a altura na caixa em que montei e ficou uma maravilha, acho que vale a pena, tenho feito starters de até 3 litros por causa do meu erlenmayer que é deste tamanho, mas acredito que consiga fazer até de 5 litros.

Compartilhe esta Página