Projeto Chopeira Elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

djfelipe2004

Well-Known Member
Joined
Oct 28, 2014
Messages
199
Reaction score
31
Pessoal, resolvi esse fim de semana que quero uma chopeira eletrica, mas pelos preços que pesquisei resolvi utilizar um pouca a destreza e montar a minha propria maquina.
Alguem tem projeto ou fotos de uma chopeira eletrica aberta ?, para ver sua montagem ?
 
Oi Amigo!

Consegui enfim fazer a chopeira?

Essa semana me bateu a mesma ambição.

Pq uma chopeira elétrica é tão caro? (coisa de 3 conto..)

Gostaria tb de ver uma aberta para entender o funcionamento.. Ou, melhor ainda, achar um projeto diy pra isso..

Nem em inglês eu achei.. (ok, confesso que não tenho certeza sobre a tradução da palavra chopeira para a lingua gringa..)

Alguma luz?
 
Não sei qual é o seu objetivo exatamente, mas já ouviu falar em kegerator? Normalmente sai bem mais barato que uma chopeira, é bem fácil de fazer e pra ter em casa eu acho muito melhor.
 
Se você já tiver a torre é mais vantagem e fica esteticamente mais bonito comprar só o resfriador, comprei um pra mim em um representante da Gelchopp em Belo Horizonte e é a coisa mais linda ter o qualquer chope saindo gelado 5 minutos depois de ligar a máquina.
 
Oi Amigo!

Consegui enfim fazer a chopeira?

Essa semana me bateu a mesma ambição.

Pq uma chopeira elétrica é tão caro? (coisa de 3 conto..)

Gostaria tb de ver uma aberta para entender o funcionamento.. Ou, melhor ainda, achar um projeto diy pra isso..

Nem em inglês eu achei.. (ok, confesso que não tenho certeza sobre a tradução da palavra chopeira para a lingua gringa..)

Alguma luz?


Farinon,

Não sou técnico em nada, apenas no achômetro e tendo em vista que a chopeira tem compressor, dissipador e etc eu acredito que o funcionamento quanto a refrigeração seja como nas geladeiras, porém ao invés de gelar uma câmara, tem uma serpentina com contra fluxo onde o freon passa por dentro e o chope por fora.

Atente ao fato que eu posso estar falando uma grande merda. Mas segue um desenho do que eu ACHO que funcionaria:
 

Attachments

  • choopperita.jpg
    choopperita.jpg
    34.5 KB · Views: 1,911
Pois é pessoal...

Quanto ao kegerator: Olha.. Cheguei a cogitar fazer um sim..

Só meio que me desencorajou pq tenho barris de 30 e 50 litros... Aí se eu inventasse de ter algo de duas torneira, ficaria muito trambolho...

Quanto ao objetivo:

Como acredito que seja o caso de vários membros aqui do fórum, e dos cervejeiros de um modo geral, faço cerveja por hobby há um bom tempinho já com mais dois amigos.. Seguimos o caminho que a maioria segue.. Primeiro garrafas com prime.. Depois começamos a embarrilar e no momento brincamos com a envasadora de contra-pressão que aprendi a fazer aqui no forum :)

É aquela coisa.. Produzimos pouco.. Vendemos pra alguns amigos ou alguém q queira um barril pra um aniversário, coisa assim.. Nada que garanta o sustento de ninguém.. Meio q acabamos bebendo de graça com a grana dessas vendinhas.. hehehe

Mas já deixamos de vender chopp algumas vezes por as pessoas quererem uma chopeira elétrica e só termos aquela de gelo..

Pensei até em comprar uma.. Mas teria que ser de duas torneiras.. e os valores me parecem muito absurdos, tanto pra nossa realidade de hobbistas querendo fazer um troco a mais (já que teria que vender muuuito chopp pra essa maquina se pagar) quanto ao fato de me parecer uma coisa relativamente simples.. Não faz sentido pra mim uma coisa q é uma motor de geladeira e uma serpentina custar de 3 a 5 mil reais..

Só que né... posso bem estar dizendo uma puta de uma idiotice, já que nunca vi uma por dentro e tampouco acho algum projeto DIY por aí.. Capaz de ser uma parada mega complexa.. Ou tb pode ser q ninguem tentou fazer e se tentar descubra q não é tão foda assim...
 
e Peter..

Também penso q pode ser algo assim..

Tb penso que pode ser algo tipo algum liquido intermediario.. como um pode te agua onde fica tanto a serpentina q sai do motor de geladeira quanto a de chopp... e ai a sonda de temperatura ficaria nessa agua (acho menos arriscado da coisa loquear e congelar a ceva na serpentina..)
 
e Peter..

Também penso q pode ser algo assim..

Tb penso que pode ser algo tipo algum liquido intermediario.. como um pode te agua onde fica tanto a serpentina q sai do motor de geladeira quanto a de chopp... e ai a sonda de temperatura ficaria nessa agua (acho menos arriscado da coisa loquear e congelar a ceva na serpentina..)

É isso mesmo farinon, salvo engano já existem algumas choppeiras que funcionam com esse princípio, porém no lugar de água usam glicol!! A idéia é boa!
 
Que bom ver o Post comentado....

Pessoal no meu caso quando pensei em colocar esse post aqui no fórum era para ver uma chopeira por dentro, para fabricar a minha, porque tenho 2 postmix e quando quero levar para algum aniversario ou churrasco com amigos tenho esse problema e impecilho...

A mas tem a chopeira a gelo...., pelo preço de uma (800) creio que com um pouco mais consigo montar um a a motor e com estrutura em inox (um amigo trabalha com isso), as torneiras vou pedir do EUA.

Quanto ao principio de funcionamento penso em fazer como o citado acima com banco de glicol e uma sonda do TIC 17 para controlar a temperatura....

mas se alguem que tem uma chopeira quiser fazer as honras de enviar uma foto dela aberta.... seria uma MAO NA RODA......
 
Olha o que encontrei:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=DJuOzscgdE0[/ame]

É o mais perto de ver uma chopeira por dentro, por enquanto..

O tiozinho é meio egocêntrico e mal mostra a chopeira, mas já dá pra ter uma ideia de que não foge muito disso..

Em nenhum dos dois vídeos dele vi algum pote com liquido.. então deve ser o esquema do contra-fluxo mesmo q impera..
 
No minuto 1:55 do vídeo aparece melhor a chopeira, da para ver um cilindro prateado atras do compressor, deve ser o recipiente com liquido para resfriar a serpentina.
 
Galera, trabalho com ar condicionado automotivo e tenho alguns conhecidos na área de refrigeração comercial... andei trocando umas idéias com um colega que já fez muita manutenção em chopeiras, ele me disse que o melhor sistema é fazer um recipiente com duas serpentinas, uma de chopp e outra com gás refrigerante e encher este recipiente com monoetileno glicol mais conhecido como Glicol. O glicol é um condutor térmico e o papel dele vai ser fazer a troca térmica das duas serpentinas.
Tenho aqui duas chopeiras, uma elétrica e outra a gelo, assim que sobrar um tempo quero transformar essa a gelo em elétrica e é claro, compartilhar o projeto com vocês.
abraço.
 
Seguem imagens do que já tenho aqui para montar minha chopeira.
Motor de geladeira:
http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=115945&stc=1&d=1440610118

Serpentina onde passa o gás refrigerante:
http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=115946&stc=1&d=1440610118

Serpentina de cerveja:
http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=115947&stc=1&d=1440610118

Obs. Evitem de deixar uma serpentina encostando na outra, pode acontecer de congelar a cerveja no ponto que estiver encostando.
 

Attachments

  • IMG_1551.jpg
    IMG_1551.jpg
    164.6 KB · Views: 9,829
  • IMG_1552.jpg
    IMG_1552.jpg
    116 KB · Views: 4,191
  • IMG_1555.jpg
    IMG_1555.jpg
    154.1 KB · Views: 10,664
Bah.. Exatamente como eu estava querendo fazer!

de quantos hp é esse motor brother?

Tua chopeira vai ser de uma ou duas torneiras?
(minha maior dúvida por enquanto era saber a potencia pra comprar as peças...)
 
Bah.. Exatamente como eu estava querendo fazer!

de quantos hp é esse motor brother?

Tua chopeira vai ser de uma ou duas torneiras?
(minha maior dúvida por enquanto era saber a potencia pra comprar as peças...)

Motor 1/4hp.
Chopeira com apenas uma torneira.

vc vai precisar de um motor desses tipo de geladeira, um condensador (radiador), eletroventilador (ventoinha), um tubo capilar, filtro secador e os canos de cobre.
Além de solda para tubos de cobre. (Procura na internet maçarico refrigeração) é bem barato, uns R$120 mais uns 30 do gás.
Tenho um da Suryha, funciona muito bem.
E varetas de solda para cobre.
Também um termostato pra controlar a temperatura.
Como sou um pouco enjoado, vou por uma contatora(relê) e um Tic17.
 
Sim amigo a camará de expansão e complicada vai muito calculo , olhando ela pronta parece simples , mais não é.
Não vou passar os detalhes da minha pois é um projeto que pretendo colocar no mercado , mas posso ajudar vcs no Maximo possível
Entrei neste fórum para aprender fazer cerveja rsrsr ai vi o top da chopeira

e bem mais fácil fazer a chopeira igual o amigo esta fazendo ai com duas serpentina expansão indireta

Eu fiz teste com glicol e água 4 litros, motor 1/8 de potencia , tempo para uso 1 horas atinge 0 grau

Glicol ele gela , não congela , não forma banco de gelo , para uso de pouca vazão de chopp funciona bem , tem que tomar cuidado para não baixar muito a temperatura é congelar o chopp , desvantagem variação de temperatura na saída do chopp , talvez um bom isolamento externo resolva , ou compressor com maior potencia

Com água pura sem aditivos , funciona como banco de gelo , consegue uma vazão de chopp maior com menos variação de temperatura , pois o gelo fica envolta da serpentina agindo como uma reserva extra de energia

camara de expansão direta funciona de forma diferente , tempo para uso 5 a 10 minutos , pouca varição de temperatura

Abraços
 
adriano obrigado, vou acompanhar o projeto...

pessoal muito legal essa interação acontecendo aqui, vamos compartilhando nossas experiencias e mandem imagens de seus projetos, quando chegar meus materiais da china vou inicar o meu e fazer um passo a passo montando.
 
Que show! Só achei curioso a eficiência ser melhor com água do que com glicol! Sabe me explicar porque?! Na minha cabeça por você conseguir uma temperatura mais baixa sem congelamento a eficiência deveria ser maior.
 
pelo fato do motor ser pequeno ele não tem potencia para manter a temperatura constante de um limite determinado

o gelo , banco de gelo serve como uma reserva de energia mantendo o chopp gelado nas horas de pico de uso , assim o motor consegue mais rápido voltar a temperatura desejada , no meu caso 0 graus

abraços
 
Oi Adriano!

Vc tomou alguma providência para que o chopp não congele na serpentina?

Digo no sentido de: o que me garante que o banco de gelo continue aumentando até congelar tudo?

Imagino que tenha haver com a posição da sonda de temperatura, não? Vc botou ela colada na serpentina de chopp?

Muito legal os projetos galera!

Acreditem se quiser, esse tópico é revolucionário. Procurei por tudo informações a respeito disso sem sucesso..

Estou trabalhando em outra engenhoca no momento.. Assim que acabar vou me meter com a historia da chopeira elétrica, aí posto fotos e o desenrolar do projeto tb.

Pretendo partir para 1/2hp pra uma chopeira de 2 torneiras... Não chega a ser exagero, né?

Felipe: O que te falta? Torneiras? (tô beeem curioso com o andamento do teu projeto tb..)

Abraço pessoal!
 
farinon obrigado amigo

As duas serpentinas não podem estar em contato direto

O banco de gelo vai aumentado conforme o uso quanto mais usar o banco vai aumentando

Sensor temp. , Amigo fiz vários testes com a posição do sensor melhor resultado foi na parte inferior junto à serpentina do Chopp , tendo como base que o frio desce e calor sob , ficou ótimo não congela o choop

Motor de ½ +- 5000 btus acho que esta dentro do padrão , motor compressor tem quer ser HBP

Abraços
 
2 x amigo farinon

Estou nesta luta faz mas de ano


Acreditem se quiser, esse tópico é revolucionário. Procurei por tudo informações a respeito disso sem sucesso..

abraços
 
farinon obrigado amigo

Motor de ½ +- 5000 btus acho que esta dentro do padrão , motor compressor tem quer ser HBP

Abraços

Muito bom vc ter falado isso.

Já tinha olhado alguns conjuntos de compressor/condensador por aí, mas como não entendo muito do assunto e o pessoal das lojas de refrigeração que eu fui sempre se negou a dar uma dica caso o assunto desvia um centésimo de grau do eixo camara fria / ar condicionado, ninguém tinha ainda me dado essa dica do motor ter que ser HBP. Eu até estava prestando atenção nas possiveis aplicações, mas estava mais cuidando nos intervalos de faixas de temperatura possíveis deles.

Vou conferir se o meu candidato é HBP. Que bom q eu ainda não tinha comprado.

Valeu!
 
Que show! Só achei curioso a eficiência ser melhor com água do que com glicol! Sabe me explicar porque?! Na minha cabeça por você conseguir uma temperatura mais baixa sem congelamento a eficiência deveria ser maior.

a questão não é manter a temperatura o mais baixo possivel, e sim conseguir trocar calor com maior facilidade, deixa uma colher de plastico e uma de inox dentro da geladeira, quando tu pegar elas, qual vai "parecer estar mais gelada"? a de inox, porque troca calor mais rapidamente do que o plastico, o mesmo se aplica ao glicol e a água, dei uma pesquisada rapida, a condutividade termica da água é 0,61 w/mk e do glicol 0,26 w/mk e o gelo é 2,5 w/mk. Então é facil concluir que usando água, consegue um rendimento maior, e principalmente depois que o bloco de gelo se forma ;) vale lembrar tambem que o calor especifico do glicol é menor, ou seja, ele varia sua temperatura mais facilmente do que a agua.

e isso sem considerarmos a viscosidade, que do glicol é beem maior do que a água, alterando a troca termica por convecção, mas nao vou entrar nesse mérito.
 
a questão não é manter a temperatura o mais baixo possivel, e sim conseguir trocar calor com maior facilidade, deixa uma colher de plastico e uma de inox dentro da geladeira, quando tu pegar elas, qual vai "parecer estar mais gelada"? a de inox, porque troca calor mais rapidamente do que o plastico, o mesmo se aplica ao glicol e a água, dei uma pesquisada rapida, a condutividade termica da água é 0,61 w/mk e do glicol 0,26 w/mk e o gelo é 2,5 w/mk. Então é facil concluir que usando água, consegue um rendimento maior, e principalmente depois que o bloco de gelo se forma ;) vale lembrar tambem que o calor especifico do glicol é menor, ou seja, ele varia sua temperatura mais facilmente do que a agua.

e isso sem considerarmos a viscosidade, que do glicol é beem maior do que a água, alterando a troca termica por convecção, mas nao vou entrar nesse mérito.

Ok..

Só não entendi pq a cerveja não congela dentro da serpentina se tem aquela barra de gelo na volta... Sabe pq?

Eu imaginava q teria q chegar próximo a 0º pra não formar gelo.. Meu medo era de se ficasse um tempo sem servir, congelasse dentro da chopeira o chopp...

Com quantos graus o teu termostato desliga o compressor?
 
farinon

não congela a cerveja tem alcool , em teste que fiz até -2.5 graus não congela a cerveja, mas a cerveja perde seu gosto
No meu caso deixo em 0 graus
Meio grau de ajuste ,faz uma diferença enorme no tamanho do banco de gelo

Abraços



Ok..

Só não entendi pq a cerveja não congela dentro da serpentina se tem aquela barra de gelo na volta... Sabe pq?

Eu imaginava q teria q chegar próximo a 0º pra não formar gelo.. Meu medo era de se ficasse um tempo sem servir, congelasse dentro da chopeira o chopp...

Com quantos graus o teu termostato desliga o compressor?
 
Aaahhhh Entendi!!!

Acho que agora é comprar as coisas e meter a mão.. hahaha

Bem menos chance de dar tudo errado (só uns 40%.. hahahaha).. No mais vai ser experimentar.. quantidade de água, conseguir um recipiente adequado, etc...

Só valeu meu irmão!

farinon

não congela a cerveja tem alcool , em teste que fiz até -2.5 graus não congela a cerveja, mas a cerveja perde seu gosto
No meu caso deixo em 0 graus
Meio grau de ajuste ,faz uma diferença enorme no tamanho do banco de gelo

Abraços
 
No fim das contas, quanto ficou no total pra fazer essa chopeira inteira?
Desde motor, dissipador, serpentinas, etc...
 
No fim das contas, quanto ficou no total pra fazer essa chopeira inteira?
Desde motor, dissipador, serpentinas, etc...

olha, é mais barato e fácil ja comprar uma unidade condensadora pronta, não sei se pode postar link do ML aqui, mas achei uma de 760w e 1495 kcal/h (motor de 1/2) por r$ 363,00 sem o frete.

Bastaria apenas comprar as serpentias, em inox para a cerveja e em cobre para o evaporador, unica coisa que nao consegui ver direito pela foto, é se tem o tubo capilar ou valvula de expansão, porem isso é barato. Só precisa fazer as conexões e usar ;) claro que, isso sem contar o custo pra deixar tudo bonitinho e tal kkkkk
 
Ou ainda, uma "variação" do projeto da chopeira que estou fazendo, é usar um desses bebedouros de água que utilizam compressor, aparentemente vai dar certo, unica restrição seria o rendimento por hora, mas como esta em teste, não vou estimar valores.
 
Amigos não tenho como levantar o custo, posso fazer uma estimativa mas não vai ser real.

As peças que utilizei maioria foram doadas , o produto foi montado aqui na empresa , o compressor é de bebedouro 1/8

Como o amigo acima disse ,com certeza compensa compra a condensadora pronta .

Abraços
 
É.. Eu cotei algumas peças já..

Unidade condensadora: 460
Serpentina de cobre de 15m: 80 (será que precisa tudo isso?)
Tic 17: 66
Gas: 30
Torneiras italianas eu comprei da China... Me custaram 42 dolares cada..
Serpentinas eu já tinha..

Na verdade vou tirar as coisas da chopeira de gelo e transformar na eletrica, então boa parte das coisas já tenho né...


No fim das contas, quanto ficou no total pra fazer essa chopeira inteira?
Desde motor, dissipador, serpentinas, etc...
 
pessoal alguem sabe aonde posso encontrar o chiller de cobre para comprar a um preço acessivel ?, no ML tem mas to achando caro.....
 
faz um molde com fio rigido antes, depois vc multiplica pelo tanho ideal , assim vc vai ter a tamanho correto para compra do material


abraços

Serpentina de cobre de 15m: 80 (será que precisa tudo isso?)


É.. Eu cotei algumas peças já..

Unidade condensadora: 460
Serpentina de cobre de 15m: 80 (será que precisa tudo isso?)
Tic 17: 66
Gas: 30
Torneiras italianas eu comprei da China... Me custaram 42 dolares cada..
Serpentinas eu já tinha..

Na verdade vou tirar as coisas da chopeira de gelo e transformar na eletrica, então boa parte das coisas já tenho né...
 
Amigos sugiro que cada um poste fotos de seu projeto , assim todos vamos aprendendo e opinando, com isso vai aparecendo novas ideias , assim um ajuda o outro.
vou colocar mais fotos desse projeto que fiz

abraços
 
Back
Top