1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Projeto Chopeira Elétrica

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por djfelipe2004, 2/3/15.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 2/3/15 #1

djfelipe2004

djfelipe2004

djfelipe2004

Well-Known Member

Afiliado:
    29/10/14
    Curtidas Recebidas:
    31
    Pessoal, resolvi esse fim de semana que quero uma chopeira eletrica, mas pelos preços que pesquisei resolvi utilizar um pouca a destreza e montar a minha propria maquina.
    Alguem tem projeto ou fotos de uma chopeira eletrica aberta ?, para ver sua montagem ?

2. 18/8/15 #2

farinon

farinon

farinon

Member

Afiliado:
    18/8/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Oi Amigo!

Consegui enfim fazer a chopeira?

Essa semana me bateu a mesma ambição.

Pq uma chopeira elétrica é tão caro? (coisa de 3 conto..)

Gostaria tb de ver uma aberta para entender o funcionamento.. Ou, melhor ainda, achar um projeto diy pra isso..

Nem em inglês eu achei.. (ok, confesso que não tenho certeza sobre a tradução da palavra chopeira para a lingua gringa..)

Alguma luz?

3. 18/8/15 #3

Fagner

Fagner

Fagner

Well-Known Member

Afiliado:
    12/12/13
    Curtidas Recebidas:
    204
    Não sei qual é o seu objetivo exatamente, mas já ouviu falar em kegerator? Normalmente sai bem mais barato que uma chopeira, é bem fácil de fazer e pra ter em casa eu acho muito melhor.

4. 18/8/15 #4

peterthomasu

peterthomasu

peterthomasu

Well-Known Member

Afiliado:
    22/7/15
    Curtidas Recebidas:
    74
    Se você já tiver a torre é mais vantagem e fica esteticamente mais bonito comprar só o resfriador, comprei um pra mim em um representante da Gelchopp em Belo Horizonte e é a coisa mais linda ter o qualquer chope saindo gelado 5 minutos depois de ligar a máquina.

5. 18/8/15 #5

peterthomasu

peterthomasu

peterthomasu

Well-Known Member

Afiliado:
    22/7/15
    Curtidas Recebidas:
    74

Farinon,

Não sou técnico em nada, apenas no achômetro e tendo em vista que a chopeira tem compressor, dissipador e etc eu acredito que o funcionamento quanto a refrigeração seja como nas geladeiras, porém ao invés de gelar uma câmara, tem uma serpentina com contra fluxo onde o freon passa por dentro e o chope por fora.

Atente ao fato que eu posso estar falando uma grande merda. Mas segue um desenho do que eu ACHO que funcionaria:

Arquivos Anexados:

6. 19/8/15 #6

farinon

farinon

farinon

Member

Afiliado:
    18/8/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Pois é pessoal...

Quanto ao kegerator: Olha.. Cheguei a cogitar fazer um sim..

Só meio que me desencorajou pq tenho barris de 30 e 50 litros... Aí se eu inventasse de ter algo de duas torneira, ficaria muito trambolho...

Quanto ao objetivo:

Como acredito que seja o caso de vários membros aqui do fórum, e dos cervejeiros de um modo geral, faço cerveja por hobby há um bom tempinho já com mais dois amigos.. Seguimos o caminho que a maioria segue.. Primeiro garrafas com prime.. Depois começamos a embarrilar e no momento brincamos com a envasadora de contra-pressão que aprendi a fazer aqui no forum :)

É aquela coisa.. Produzimos pouco.. Vendemos pra alguns amigos ou alguém q queira um barril pra um aniversário, coisa assim.. Nada que garanta o sustento de ninguém.. Meio q acabamos bebendo de graça com a grana dessas vendinhas.. hehehe

Mas já deixamos de vender chopp algumas vezes por as pessoas quererem uma chopeira elétrica e só termos aquela de gelo..

Pensei até em comprar uma.. Mas teria que ser de duas torneiras.. e os valores me parecem muito absurdos, tanto pra nossa realidade de hobbistas querendo fazer um troco a mais (já que teria que vender muuuito chopp pra essa maquina se pagar) quanto ao fato de me parecer uma coisa relativamente simples.. Não faz sentido pra mim uma coisa q é uma motor de geladeira e uma serpentina custar de 3 a 5 mil reais..

Só que né... posso bem estar dizendo uma puta de uma idiotice, já que nunca vi uma por dentro e tampouco acho algum projeto DIY por aí.. Capaz de ser uma parada mega complexa.. Ou tb pode ser q ninguem tentou fazer e se tentar descubra q não é tão foda assim...

gdonadel curtiu isso.
  7. 19/8/15 #7

farinon

farinon

farinon

Member

Afiliado:
    18/8/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    e Peter..

Também penso q pode ser algo assim..

Tb penso que pode ser algo tipo algum liquido intermediario.. como um pode te agua onde fica tanto a serpentina q sai do motor de geladeira quanto a de chopp... e ai a sonda de temperatura ficaria nessa agua (acho menos arriscado da coisa loquear e congelar a ceva na serpentina..)

8. 19/8/15 #8

peterthomasu

peterthomasu

peterthomasu

Well-Known Member

Afiliado:
    22/7/15
    Curtidas Recebidas:
    74
    É isso mesmo farinon, salvo engano já existem algumas choppeiras que funcionam com esse princípio, porém no lugar de água usam glicol!! A idéia é boa!

9. 20/8/15 #9

djfelipe2004

djfelipe2004

djfelipe2004

Well-Known Member

Afiliado:
    29/10/14
    Curtidas Recebidas:
    31
    Que bom ver o Post comentado....

Pessoal no meu caso quando pensei em colocar esse post aqui no fórum era para ver uma chopeira por dentro, para fabricar a minha, porque tenho 2 postmix e quando quero levar para algum aniversario ou churrasco com amigos tenho esse problema e impecilho...

A mas tem a chopeira a gelo...., pelo preço de uma (800) creio que com um pouco mais consigo montar um a a motor e com estrutura em inox (um amigo trabalha com isso), as torneiras vou pedir do EUA.

Quanto ao principio de funcionamento penso em fazer como o citado acima com banco de glicol e uma sonda do TIC 17 para controlar a temperatura....

mas se alguem que tem uma chopeira quiser fazer as honras de enviar uma foto dela aberta.... seria uma MAO NA RODA......

10. 20/8/15 #10

farinon

farinon

farinon

Member

Afiliado:
    18/8/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Olha o que encontrei:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=DJuOzscgdE0[/ame]

É o mais perto de ver uma chopeira por dentro, por enquanto..

O tiozinho é meio egocêntrico e mal mostra a chopeira, mas já dá pra ter uma ideia de que não foge muito disso..

Em nenhum dos dois vídeos dele vi algum pote com liquido.. então deve ser o esquema do contra-fluxo mesmo q impera..

11. 20/8/15 #11

rafaelpiovesan

rafaelpiovesan

rafaelpiovesan

Well-Known Member

Afiliado:
    17/6/13
    Curtidas Recebidas:
    43
    No minuto 1:55 do vídeo aparece melhor a chopeira, da para ver um cilindro prateado atras do compressor, deve ser o recipiente com liquido para resfriar a serpentina.

12. 26/8/15 #12

edueggers

edueggers

edueggers

New Member

Afiliado:
    16/8/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Galera, trabalho com ar condicionado automotivo e tenho alguns conhecidos na área de refrigeração comercial... andei trocando umas idéias com um colega que já fez muita manutenção em chopeiras, ele me disse que o melhor sistema é fazer um recipiente com duas serpentinas, uma de chopp e outra com gás refrigerante e encher este recipiente com monoetileno glicol mais conhecido como Glicol. O glicol é um condutor térmico e o papel dele vai ser fazer a troca térmica das duas serpentinas.
    Tenho aqui duas chopeiras, uma elétrica e outra a gelo, assim que sobrar um tempo quero transformar essa a gelo em elétrica e é claro, compartilhar o projeto com vocês.
    abraço.

13. 26/8/15 #13

edueggers

edueggers

edueggers

New Member

Afiliado:
    16/8/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Seguem imagens do que já tenho aqui para montar minha chopeira.
    Motor de geladeira:
    http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=115945&stc=1&d=1440610118

Serpentina onde passa o gás refrigerante:
    http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=115946&stc=1&d=1440610118

Serpentina de cerveja:
    http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=115947&stc=1&d=1440610118

Obs. Evitem de deixar uma serpentina encostando na outra, pode acontecer de congelar a cerveja no ponto que estiver encostando.

Arquivos Anexados:

DRYEAR curtiu isso.
  14. 27/8/15 #14

farinon

farinon

farinon

Member

Afiliado:
    18/8/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Bah.. Exatamente como eu estava querendo fazer!

de quantos hp é esse motor brother?

Tua chopeira vai ser de uma ou duas torneiras?
    (minha maior dúvida por enquanto era saber a potencia pra comprar as peças...)

15. 27/8/15 #15

peterthomasu

peterthomasu

peterthomasu

Well-Known Member

Afiliado:
    22/7/15
    Curtidas Recebidas:
    74
    Já tem tudo então! =D

Vai postando o progresso, abraços!

16. 27/8/15 #16

edueggers

edueggers

edueggers

New Member

Afiliado:
    16/8/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Motor 1/4hp.
    Chopeira com apenas uma torneira.

vc vai precisar de um motor desses tipo de geladeira, um condensador (radiador), eletroventilador (ventoinha), um tubo capilar, filtro secador e os canos de cobre.
    Além de solda para tubos de cobre. (Procura na internet maçarico refrigeração) é bem barato, uns R$120 mais uns 30 do gás.
    Tenho um da Suryha, funciona muito bem.
    E varetas de solda para cobre.
    Também um termostato pra controlar a temperatura.
    Como sou um pouco enjoado, vou por uma contatora(relê) e um Tic17.

farinon curtiu isso.
  17. 27/8/15 #17

edueggers

edueggers

edueggers

New Member

Afiliado:
    16/8/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Está tudo no jeito já, só está faltando tempo e coragem!

Se tudo der certo semana que vem começo o projeto.

Assim que começar vou postando fotos aqui... :)

Machado curtiu isso.
  18. 29/8/15 #18

adriano

adriano

adriano

Member

Afiliado:
    29/8/15
    Curtidas Recebidas:
    6
  19. 31/8/15 #19

farinon

farinon

farinon

Member

Afiliado:
    18/8/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Oi Adriano!

O que te complicou mais foi o fato de ser de expansão direta?

O de expansão indireta tb foi complicado? (vi no outro forum q vc fez uma tb..)

20. 2/9/15 #20

adriano

adriano

adriano

Member

Afiliado:
    29/8/15
    Curtidas Recebidas:
    6
    Sim amigo a camará de expansão e complicada vai muito calculo , olhando ela pronta parece simples , mais não é.
    Não vou passar os detalhes da minha pois é um projeto que pretendo colocar no mercado , mas posso ajudar vcs no Maximo possível
    Entrei neste fórum para aprender fazer cerveja rsrsr ai vi o top da chopeira

e bem mais fácil fazer a chopeira igual o amigo esta fazendo ai com duas serpentina expansão indireta

Eu fiz teste com glicol e água 4 litros, motor 1/8 de potencia , tempo para uso 1 horas atinge 0 grau

Glicol ele gela , não congela , não forma banco de gelo , para uso de pouca vazão de chopp funciona bem , tem que tomar cuidado para não baixar muito a temperatura é congelar o chopp , desvantagem variação de temperatura na saída do chopp , talvez um bom isolamento externo resolva , ou compressor com maior potencia

Com água pura sem aditivos , funciona como banco de gelo , consegue uma vazão de chopp maior com menos variação de temperatura , pois o gelo fica envolta da serpentina agindo como uma reserva extra de energia

camara de expansão direta funciona de forma diferente , tempo para uso 5 a 10 minutos , pouca varição de temperatura

Abraços

Compartilhe esta Página