Projeto BIAB elétrico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Olá colegas, estou querendo montar uma panela elétrica e estou com algumas dificuldades e quero trocar uma ideia com vocês.



O projeto original era usar um caldeirão de alumínio nº40 de 41 litros e um cesto de inox sob medida com 38cm de diâmetro e 33cm de altura com o fundo telado. A previsão era tentar tirar 30 litros de cerva.



Com a dificuldade no cesto, mudei o projeto para usar dois caldeirões de alumínio, um nº38 com 38cm de diâmetro e 34 cm de altura (37 litros) e o interno fazer com um nº36 com 36cm de diâmetro e 32cm de altura (32L).



Desculpem a tosqueira dos desenhos...ela ficaria mais ou menos assim:



panela%2520interna.jpg




conjunto%2520panelas.jpg




projeto%2520panela.jpg




Outra parte complicada está sendo fazer o fundo do caldeirão interno.

Pensei em usar essa forma de pizza em alumínio telada aqui ela tem exatamente os 36cm da panela interna.



Como eu estou com outra dificuldade que é encontrar o serviço de solda pensei em só cortar o fundo da panela interna assim deixando uma "cruz" no meio e colocar a forma por cima, fica até mais fácil pra eu limpar a tela....



fundo%2520cortado.jpg




tela%2520sobre%2520o%2520fundo.jpg




Estou usando essa bomba aqui:

http://www.ebay.com/itm/Solar-Hot-W...t=LH_DefaultDomain_0&var=&hash=item2c62c88300



Com esse kit REX C100 como controlador de temperatura



Pensei em fazer um chuveirinho com CPVC mas fui desaconselhado.



Para tocar a bomba vou usar essa fonte aqui: http://www.tokyocomp.com.br/produtoVer.asp?item=264004&cat=115



Alguma sugestão diferente?

Estou com mais uma dúvida em relação à ao chiller de imersão para fazer um chiller com uns 25 cm de diâmetro e uns 34cm de altura, quanto eu usaria de inox em metros lineares? Qual é a conta?



Abraços!
 
Olá Frkleal,

Também estou pensando um montar uma panela desse tipo.

As voltas pelo Google, encontrei esse blog com um projeto parecido:

beerfull.blogspot.com.br/2013/06/panela-eletrica.html
 
É bem semelhante mesmo, mas ele usa uma panela externa bem maior que a interna e não tem um controlador de temperatura...

A minha dificuldade esta mesmo na parte da furação mesmo... Falta ferramenta e eu acho q ficaria mais fácil cortar e colocar a tela, ficaria uma malha mais fechadinha que garantiria uma filtragem melhor...

Os mais experientes concordam?
 
Frkleal, já pensou em encher o fundo da panela de furos de 2mm?!?!? To pensando num esquema igual ao seu, mas to pensando em encher o fundo da panela interna de furos!!!
 
Até pensei, mas achei que ia ficar com os furos muito abertos, a tela fica mais fechada e daria uma melhor filtragem eu acho
 
Não conheço essa forma telada, mas verifique com ela na mão se aguentaria o peso das cascas do malte molhado quando for retirar a panela menor. Ela pode não suportar o peso e começar a entortar, deixando as cascas caírem de volta. Uma opção pra isso, seira cortar o fundo da panela deixando mais hastes até mais finas para dar mais apoio à forma telada.
Ou melhor ainda, cortar como na sua figura, mas deixar uma borda no fundo da panela que dará apoio à forma telada.

Quanto ao chuveirinho, eu vi um video em que a recirculação era jogada pela mangueira numa forma de alumínio perfurada que fica no topo da panela. como essa: http://lojadopizzaiolo.com.br/products.php?product=Forma-de-Pizza-c{47}-Fundo-Perfurado-%2d-exe-13
E vira um chuveirão se distribuir bem a saída do mosto por cima dela.
 
Além do fundo, outro ponto digno de preocupação é quando içar a panela de dentro, como apoia-la sobre a outra para escorrer o mosto?
 
É Luiz (xará, meu nome é Luiz tb) eu tinha pensado já em deixar além do X mais uma bordinha de uns 20mm acho que aí segura bem a forma.
Quanto à resistência da forma, meu sogro tem umas dessas pro forno de pizza e ela até que é bem firme, pra aguentar sozinha o peso do malte não sei, mas com esse apoio vai bem.

Ercobr, quanto ao apoio, pensei em fazer uns 4 ganchos com o pedaço cortado da panela...tipo assim:

projeto+gancho.jpg


Essa ideia eu roubei do rafaelrick....
 
Outra possibilidade para o fundo da panela filtro seria fazer diversos furos grandes, 3/4 por exemplo, igual ao fundo de sustentação do tubo interno da Master Bier.
 
Mas dai eu ficaria dependente de um grain bag... Não queria isso.. Queria um cesto que eu pudesse usar só ele
 
Mas por dentro, em cima dos furos, poderia colocar um fundo falso sem os pés.
 
Ai da quase na mesma... Vou ter o trabalho de furar fundo E de tirar os pés do fundo falso ao invés de só cortar o fundo...
Sem dizer que um fundo falso custa uns 150 enquanto a tela custa por volta dos 40... Como tudo é de alumínio, não me parece muita vantagem...
 
Achei essa forma pra pizza em alumínio que vou testar... 27 reais...ImageUploadedByTapatalk1393410058.042621.jpg

Tem 35 cm de diâmetro, vai caber bem na minha panela...
 
Fiquei com uma dúvida sobre o sensor de temperatura...
Eu não pretendo fazer nenhum poço térmico... Ia usar só mesmo o sensor q vem junto com o REX, tem problema? A sonda faz mal?
 
Chegaram as panelas e eu e meu sócio na empreitada resolvemos lascar a furadeira no fundo mesmo...

Furos de 4,5 mm, vamos usar o grain bag mesmo, então quero garantir uma boa drenagem
 
o blog beerfull é meu. Tive a mesma ideia e cheguei até a furar a panela interna com um milhao de furos, mas na hora de fazer a cerveja náo deu muito certo.
A troca de liquido era muito demorada.
A cerva ficou boa, mas na pratica o sistema ficou uma bosta.

Hoje eu estou com um controlador da metaltex e uma resistencia de 5000W.
Mas vou usar um saco de voal. Acho bem mais pratico apesar de fazer uma sujeira um pouco maior.

Aproveitando o tópico, como voce fez as ligações entre o controlador e a resistencia?
EU estou uando um SSR, mas o primeiro que comprei, (na epoca que a panela funcionava), queimou e o novo eu não consigo fazer funcionar nem a pau.
Alias acho que até o meu controlador foi pro saco...
 
Mas que tamanho vc fez os teus furos? Eu estou fazendo com bitola 4,5 mas tenho broca de 8 tb se for o caso, queria manter o cesto pra me facilitar a vida...

Quanto ao controlador, ainda não fiz a ligação pq ele ainda não chegou, nem o controlador nem as bombas...

Enquanto não chega não tem muito o que inventar, é só mesmo furar a panela
 
Frkleal tudo certo?
Sou se joinville tb, estou com um projeto como o teu, com a diferença de ser um pouco menor. Na verdade começou como uma clone da braumeister e por alguns motivos que vai demorar pra explicar aqui, mudei de ideia e farei um biab.
Nesse momento também estou aguardando a chegada do controlador+ssr etc.
Quem sabe podemos nos ajudar.
Abraço
 
Certeza velho! Vamos conversando e a gente se ajuda... Já começou a montar alguma coisa? Até agora só o que eu fiz foi furar uma parte do fundo da panela pequena...

Qual o tamanho das panelas que tu ta usando?
 
Usei uma panela nº 38 e a interna uma nº34. A resistência, uma de 3000w, já está instalada e tb a válvula.
Enfim, o projeto é bem parecido com o teu mesmo. :)

Comprei já bem encaminhado de um primo meu. Ele começou esta como clone da braumeister, desistiu e fez uma uma bem maior... além do que as panelas ficaram com tamanho muito próximo para fazer uma braumeister. Assim que puder tiro umas fotos.

Ele cortou os pegadores da panela menor para que ela entrasse dentro da maior, esses pegadores seriam perfeitos como apoio para o cesto de grãos. (PQP). Agora tenho que arrumar uma forma de consertar isso, mas nada difícil não.
 
E se vc usasse uns 4 parafusos e contra porcas de inox? Acho que ia ficar certinho...

A minha ainda tem as alças, mas mesmo assim vou precisar que ela fique apoiada mais em cima..

Acho que vou colocar uma braçadeira nas alças pra ela ficar apoiada mais acima...

Cara, o link não abriu...
 
Ficariam como pés né? No fundo. É uma ideia, mas ainda vou precisar de algo para levantar o cesto de grãos. Em resumo, precisava exatamente daquelas alças, elas teriam duas funções. haha. Mas com os pés já vai dar certo. Se funcionar bem o sistema mais pra frente troco as panelas. Depois de tudo ve-se que as panelas é o mais fácil e barato mesmo. hehe

Sobre a bomba, gostei daquela que vc comprou. Ela já chegou?
Meu primo usou na clone dele essas de lavadora mesmo, foi mais que o suficiente. Acho que por enquanto farei o mesmo. Quanto ao a agua quente, realmente nao vi muito problema até porque o maximo de temperatura que vai recircular é do mashout.
 
ainda estou analisando e testando, mas tudo indica que ja era o rele do meu controlador. Se eu confirmar vou abrir e ver se consigo trocar. esses chines do DX eu ja vi desmontado e um cara ate mostrou na net como trocar.

Fiz furos de 2mm porque achei que se for maiores poderiam passar os graos.
faça o teste uma vez que vc furar um pouco ou sei la fura a tampa e testa pra nao perder a panela.
 
Como prometido, segue as fotos.
Nao liguem para o estado das panelas, elas estavam encostadas faz tempinho. :eek:
Vao ficar bonitas depois de uma limpeza.
 

Attachments

  • 20140311_182532.jpg
    20140311_182532.jpg
    33.6 KB · Views: 1,077
  • 20140311_182146.jpg
    20140311_182146.jpg
    23.8 KB · Views: 1,035
  • 20140311_182102.jpg
    20140311_182102.jpg
    28.7 KB · Views: 990
Eu tenho um esquema desses... Até agora eu utilizava um TIC17 pra controlar a temperatura.. Mas comprei um REX C100+SSR..

Fiz toda a instalação elétrica, está funcionando certinho.. O problema é que o sensor (tipo K) não pode ficar mergulhado no mosto e ainda não arrumei um jeito de fixar essa porcaria...

Poço termométrico teria que ser abaixo da panela menor, mas daí ficaria muito próximo da resistência.. Pensei em colocar na própria mangueira, mas acho que vou ter que mandar fazer um "T" de inox com o poço embutido.. Mas tá difícil arrumar alguém pra fazer isso pra mim..

Como vocês colocarão o sensor?
 
(...) O problema é que o sensor (tipo K) não pode ficar mergulhado no mosto e ainda não arrumei um jeito de fixar essa porcaria...
(...)

Porquê não pode ficar mergulhado?
Comprei um igual o da foto abaixo, ainda não chegou, mas a ponta dele é de aço inox e pode ser rosqueado diretamente no ponto onde se fará o controle da temperatura. A princípio acho que não há problema de ficar mergulhado, desde que o mosto não pegue no restante do cabo.

Agora se o teu sensor é diferente, sugiro que compre um desses, pois descarta a necessidade de poço termométrico. Esse da foto eu comprei em um leilão no Ebay e paguei 1,98 Obamas, com frete (são vendidos normalmente a um preço entre 5 e 11 dólares)

:mug:
 

Attachments

  • termopar.JPG
    termopar.JPG
    33.1 KB · Views: 699
O meu é esse aqui:

http://img1.mlstatic.com/sensor-ter...indado-tipo-sonda_MLB-O-4632492314_072013.jpg

Entre a partezinha com rosca e o sensor, passa líquido.. Por isso ele tem que ser colocado em um poço...

Vou dar uma procurada nesse outro aí.. Aqui no Brasil tem? Será que é muito caro?

Rafael, achei que esse fosse fechado tb, até mesmo porque isso é informado na descrição. Mas enfim, tem uma ideia muito boa que vi em outro tópico onde o poço foi feito furando um parafuso.

Segue a dica para quem quiser fazer um Poço Termométrico bem bacana e bem em conta e funcional, uso ele no balde fermentador, nas panelas não abro mão do velho termômetro pendurado no arame hehe

Parafuso M10 inox
2 Porcas M10 inox
2 Arruelas furo M10 inox
2 Arruelas de silicone

Isso custou 5 dilmas

Levei o parafuso em um torneiro ele cortou a cabeça e furou deixando 1cm no fim sem furar, custou 10dilmas.

http://www.homebrewtalk.com.br/f51/poco-termometrico-402919/index2.html#post5075750
 
Eu comprei um parecido com o do lcorrea...
Mas já fiz uma cotação tb para ver um poço térmico de inox...

Estou querendo colocar ele logo acima da saída da válvula, vocês vão por onde?
 
Eu comprei um parecido com o do lcorrea...
Mas já fiz uma cotação tb para ver um poço térmico de inox...

Estou querendo colocar ele logo acima da saída da válvula, vocês vão por onde?

Gostaria de colocar no retorno do mosto usando um T, mas aí não conseguiria controlar a fervura e como acho que o caminho percorrido pelo liquido é muito pequeno pra causar uma grande diferença na temperatura, provavelmente farei como vc, instalando na saída da válvula, antes da bomba.

Para sanar qualquer dúvida, usarei um termômetro manual, ao menos nas primeiras brassagens para medir a temperatura do mosto e fazer a compensação no controlador se for necessário.
Por exemplo: Se o controlador medir na saída 67º e meu termômetro manual medir 66º, 65º, saberei que devo programar sempre 1 ou 2 a mais. Mas como disse antes, não acredito que a diferença da temperatura chegará a isso porque o caminho percorrido pelo mosto na mangueira é muito curto.

Ps.: Por favor, sou bem iniciante, não confiem nas minhas teorias, estou falando aqui com a esperança de ser corrigido se for nescessário. hahaha
 
É exatamente o que eu pretendo fazer james... Mesma coisa....
 
ImageUploadedByTapatalk1395271987.535975.jpgImageUploadedByTapatalk1395272074.264030.jpgImageUploadedByTapatalk1395272111.156319.jpgImageUploadedByTapatalk1395272146.573602.jpg

Ta tomando forma a panelinha...

Falta agora chegar o controlador pid, a bomba e k-probe....

Depois é montar a parte elétrica e tocar o pau! Pensa na ansiedade!

Ah, tive problemas com o furo da válvula, ta vazando um pouco, vou colocar um o-ring de silicone ou cortar um pedaço de silicone de uma forma de cozinha pra fazer um anel de vedação...
 
Já tem cara de panela cervejeira. :)
Vai usar um saco mesmo como foi sugerido? Vi que fez furos grandes mesmo.
Eu ainda não tomei uma decisão do que fazer a respeito, então o fundo continua intacto. Comprei os parafusos e porcas de inox para fazer 4 pesinhos como vc sugeriu, mas não instalei ainda pelo mesmo motivo. (6 dilmas na cooperfix)

A minha resistência está muito alta na panela, na verdade ela da 3 voltas ao invés usar todo o fundo como a maioria faz, e isso me causou uma dificuldade. Como ela esta alta e as panelas tem tamanhos próximos, fica um espaço muito pequeno entre a panela/resistência/cesto de grãos. Estou com receio de que possa dificultar muito o fluxo a ponto de caramelizar próximo a resistência. Se isso for acontecer, teria que deixar a panela a 10 centímetros de altura. Seriam uns 8? litros de água a mais só para encostar no cesto de grãos.

Ps.: Compra um o'ring, é baratinho. Há sempre um grande risco de morte no ato de cortar a forma ou qqer utensílio da cozinha da patroa.
 
É james, dá morte mesmo, mas eu iria comprar uma forma dessas baratinhas... No way pegar uma da patroa...


Quanto aos parafusos, eu não tinha pensado em pés, e sim em suportes, você pode colocar mais acima, nas paredes da panela pequena e regular que altura que vc quer...

Fiz furos bem grandes e vou usar o saco mesmo... Achei mais fácil
 
ImageUploadedByTapatalk1395324056.190870.jpg
Pra fazer a base da panela eu estava pensando em usar um banquinho de madeira pra acoplar tudo...

Dai nem preciso de uma bancada, posso usar direto no chão...

Pensei em pintar tudo de preto pra ficar mais apresentável...

Qq vcs acham?
 
Back
Top