Projeto BIAB elétrico

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por Frkleal, 24/2/14.

1. 24/2/14 #1

Frkleal

Frkleal

Frkleal

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    Olá colegas, estou querendo montar uma panela elétrica e estou com algumas dificuldades e quero trocar uma ideia com vocês.

O projeto original era usar um caldeirão de alumínio nº40 de 41 litros e um cesto de inox sob medida com 38cm de diâmetro e 33cm de altura com o fundo telado. A previsão era tentar tirar 30 litros de cerva.

Com a dificuldade no cesto, mudei o projeto para usar dois caldeirões de alumínio, um nº38 com 38cm de diâmetro e 34 cm de altura (37 litros) e o interno fazer com um nº36 com 36cm de diâmetro e 32cm de altura (32L).

Desculpem a tosqueira dos desenhos...ela ficaria mais ou menos assim:

Outra parte complicada está sendo fazer o fundo do caldeirão interno.

Pensei em usar essa forma de pizza em alumínio telada aqui ela tem exatamente os 36cm da panela interna.

Como eu estou com outra dificuldade que é encontrar o serviço de solda pensei em só cortar o fundo da panela interna assim deixando uma "cruz" no meio e colocar a forma por cima, fica até mais fácil pra eu limpar a tela....

Estou usando essa bomba aqui:

http://www.ebay.com/itm/Solar-Hot-W...t=LH_DefaultDomain_0&var=&hash=item2c62c88300

Com esse kit REX C100 como controlador de temperatura

Pensei em fazer um chuveirinho com CPVC mas fui desaconselhado.

Para tocar a bomba vou usar essa fonte aqui: http://www.tokyocomp.com.br/produtoVer.asp?item=264004&cat=115

Alguma sugestão diferente?

Estou com mais uma dúvida em relação à ao chiller de imersão para fazer um chiller com uns 25 cm de diâmetro e uns 34cm de altura, quanto eu usaria de inox em metros lineares? Qual é a conta?

Abraços!

2. 25/2/14 #2

Ercobr

Ercobr

Ercobr

Active Member

Afiliado:
    18/8/13
    Curtidas Recebidas:
    8
    Olá Frkleal,

Também estou pensando um montar uma panela desse tipo.

As voltas pelo Google, encontrei esse blog com um projeto parecido:

beerfull.blogspot.com.br/2013/06/panela-eletrica.html

3. 25/2/14 #3

Frkleal

Frkleal

Frkleal

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    É bem semelhante mesmo, mas ele usa uma panela externa bem maior que a interna e não tem um controlador de temperatura...

A minha dificuldade esta mesmo na parte da furação mesmo... Falta ferramenta e eu acho q ficaria mais fácil cortar e colocar a tela, ficaria uma malha mais fechadinha que garantiria uma filtragem melhor...

Os mais experientes concordam?

4. 25/2/14 #4

leoportugal

leoportugal

leoportugal

Well-Known Member

Afiliado:
    22/10/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Frkleal, já pensou em encher o fundo da panela de furos de 2mm?!?!? To pensando num esquema igual ao seu, mas to pensando em encher o fundo da panela interna de furos!!!

5. 25/2/14 #5

Frkleal

Frkleal

Frkleal

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    Até pensei, mas achei que ia ficar com os furos muito abertos, a tela fica mais fechada e daria uma melhor filtragem eu acho

6. 25/2/14 #6

luizoliveira

luizoliveira

luizoliveira

Well-Known Member

Afiliado:
    16/1/14
    Curtidas Recebidas:
    43
    Não conheço essa forma telada, mas verifique com ela na mão se aguentaria o peso das cascas do malte molhado quando for retirar a panela menor. Ela pode não suportar o peso e começar a entortar, deixando as cascas caírem de volta. Uma opção pra isso, seira cortar o fundo da panela deixando mais hastes até mais finas para dar mais apoio à forma telada.
    Ou melhor ainda, cortar como na sua figura, mas deixar uma borda no fundo da panela que dará apoio à forma telada.

Quanto ao chuveirinho, eu vi um video em que a recirculação era jogada pela mangueira numa forma de alumínio perfurada que fica no topo da panela. como essa: http://lojadopizzaiolo.com.br/products.php?product=Forma-de-Pizza-c{47}-Fundo-Perfurado-%2d-exe-13
    E vira um chuveirão se distribuir bem a saída do mosto por cima dela.

7. 25/2/14 #7

Ercobr

Ercobr

Ercobr

Active Member

Afiliado:
    18/8/13
    Curtidas Recebidas:
    8
    Além do fundo, outro ponto digno de preocupação é quando içar a panela de dentro, como apoia-la sobre a outra para escorrer o mosto?

8. 25/2/14 #8

Frkleal

Frkleal

Frkleal

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    É Luiz (xará, meu nome é Luiz tb) eu tinha pensado já em deixar além do X mais uma bordinha de uns 20mm acho que aí segura bem a forma.
    Quanto à resistência da forma, meu sogro tem umas dessas pro forno de pizza e ela até que é bem firme, pra aguentar sozinha o peso do malte não sei, mas com esse apoio vai bem.

Ercobr, quanto ao apoio, pensei em fazer uns 4 ganchos com o pedaço cortado da panela...tipo assim:

Essa ideia eu roubei do rafaelrick....

9. 25/2/14 #9

Frkleal

Frkleal

Frkleal

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    Estou pensado em cortar assim:
    ImageUploadedByTapatalk1393343029.786694.jpg

10. 26/2/14 #10

Ercobr

Ercobr

Ercobr

Active Member

Afiliado:
    18/8/13
    Curtidas Recebidas:
    8
    Outra possibilidade para o fundo da panela filtro seria fazer diversos furos grandes, 3/4 por exemplo, igual ao fundo de sustentação do tubo interno da Master Bier.

11. 26/2/14 #11

Frkleal

Frkleal

Frkleal

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    Mas dai eu ficaria dependente de um grain bag... Não queria isso.. Queria um cesto que eu pudesse usar só ele

12. 26/2/14 #12

Ercobr

Ercobr

Ercobr

Active Member

Afiliado:
    18/8/13
    Curtidas Recebidas:
    8
    Mas por dentro, em cima dos furos, poderia colocar um fundo falso sem os pés.

13. 26/2/14 #13

Frkleal

Frkleal

Frkleal

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    Ai da quase na mesma... Vou ter o trabalho de furar fundo E de tirar os pés do fundo falso ao invés de só cortar o fundo...
    Sem dizer que um fundo falso custa uns 150 enquanto a tela custa por volta dos 40... Como tudo é de alumínio, não me parece muita vantagem...

14. 26/2/14 #14

Frkleal

Frkleal

Frkleal

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    Achei essa forma pra pizza em alumínio que vou testar... 27 reais... ImageUploadedByTapatalk1393410058.042621.jpg

Tem 35 cm de diâmetro, vai caber bem na minha panela...

rcorreas curtiu isso.
  15. 3/3/14 #15

Frkleal

Frkleal

Frkleal

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    Fiquei com uma dúvida sobre o sensor de temperatura...
    Eu não pretendo fazer nenhum poço térmico... Ia usar só mesmo o sensor q vem junto com o REX, tem problema? A sonda faz mal?

16. 6/3/14 #16

Frkleal

Frkleal

Frkleal

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    Chegaram as panelas e eu e meu sócio na empreitada resolvemos lascar a furadeira no fundo mesmo...

Furos de 4,5 mm, vamos usar o grain bag mesmo, então quero garantir uma boa drenagem

17. 10/3/14 #17

tsimoes

tsimoes

tsimoes

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    15
    o blog beerfull é meu. Tive a mesma ideia e cheguei até a furar a panela interna com um milhao de furos, mas na hora de fazer a cerveja náo deu muito certo.
    A troca de liquido era muito demorada.
    A cerva ficou boa, mas na pratica o sistema ficou uma bosta.

Hoje eu estou com um controlador da metaltex e uma resistencia de 5000W.
    Mas vou usar um saco de voal. Acho bem mais pratico apesar de fazer uma sujeira um pouco maior.

Aproveitando o tópico, como voce fez as ligações entre o controlador e a resistencia?
    EU estou uando um SSR, mas o primeiro que comprei, (na epoca que a panela funcionava), queimou e o novo eu não consigo fazer funcionar nem a pau.
    Alias acho que até o meu controlador foi pro saco...

18. 11/3/14 #18

Frkleal

Frkleal

Frkleal

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    Putz cara que merda

19. 11/3/14 #19

Frkleal

Frkleal

Frkleal

Well-Known Member

Afiliado:
    20/11/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    Mas que tamanho vc fez os teus furos? Eu estou fazendo com bitola 4,5 mas tenho broca de 8 tb se for o caso, queria manter o cesto pra me facilitar a vida...

Quanto ao controlador, ainda não fiz a ligação pq ele ainda não chegou, nem o controlador nem as bombas...

Enquanto não chega não tem muito o que inventar, é só mesmo furar a panela

20. 11/3/14 #20

JamesMedeiros

JamesMedeiros

JamesMedeiros

Well-Known Member

Afiliado:
    11/3/14
    Curtidas Recebidas:
    5
    Frkleal tudo certo?
    Sou se joinville tb, estou com um projeto como o teu, com a diferença de ser um pouco menor. Na verdade começou como uma clone da braumeister e por alguns motivos que vai demorar pra explicar aqui, mudei de ideia e farei um biab.
    Nesse momento também estou aguardando a chegada do controlador+ssr etc.
    Quem sabe podemos nos ajudar.
    Abraço

Compartilhe esta Página