1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Projeto ardbir

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por alangomes, 8/1/15.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 14/5/19 #681

dumpa

dumpa

dumpa

Well-Known Member

Afiliado:
    28/8/14
    Curtidas Recebidas:
    47
    O filtro é um capacitor + resistor, que eu me lembre ligado em série que depois vc liga em paralelo. Sim, use um de poliéster.

2. 14/5/19 #682

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    11
    Sim. Pelos esquemas que eu vi é isso mesmo. Capacitor de poliester + resistor em série, e ligado em paralelo. Vou comprar o capacitor de poliester, montar e fazer um teste se resolve.

3. 14/5/19 #683

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    11
    RESOLVIDO!

Instalei um capacitor de poliéster 100nF 250V em paralelo no interruptor da bomba. Fiz pelo menos uns 50 acionamentos sem apresentar problema. Antes com uns 5 acionamentos já dava pau.
    Obrigado pela dica Dumpa e Guto.

1 pessoa curtiu isso.
  4. 18/5/19 #684

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    11
    Não galera não resolveu... :(
    Hoje iniciando a brassagem deu pau logo de cara... mesmo testando 50 vezes que não deu pau, hoje deu. Para tirar a teima desliguei e liguei a chave da bomba mais algumas vezes e deu pau. Sendo assim o capacitor não eliminou o problema. Vou tentar montar o capacitor com um resistor em série e testar e informo aqui.

5. 18/5/19 #685

Gu_MAZZA

Gu_MAZZA

Gu_MAZZA

Well-Known Member

Afiliado:
    12/3/17
    Curtidas Recebidas:
    71
    Manda fotos detalhadas da sua ligação, pq assim fica mais fácil avaliar a sua situação e possível erro.
    Um Snubber com capacitor e resistor elimina muito ruídos, mas as vezes o ruído só é atenuado com indutores.
    Em ultimo caso dá pra adicionar um opto acoplador entre a central que envia o sinal e o relé (ou chave) da bomba.

6. 21/5/19 #686

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    11
    Gutto,
    Tirei uma foto mas não dá para entender nada. Muito fio. Por isso que eu tinha desenhado o esquema. Já imaginava que não ia dar para entender.
    Montei o capacitor com o resistor em série e ligado em paralelo com a chave. Também não adiantou :(

7. 21/5/19 #687

Gu_MAZZA

Gu_MAZZA

Gu_MAZZA

Well-Known Member

Afiliado:
    12/3/17
    Curtidas Recebidas:
    71
    Tire várias fotos, quem sabe eu não consiga avaliar melhor que vc suas próprias fotos. :D

8. 21/5/19 #688

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    11
    Segue as fotos da bagunça kkkkk
    Não sei se alterar o valor do capacitor para mais ou menos resolveria algo.

Arquivos Anexados:

9. 21/5/19 #689

Valmir.Santos

Valmir.Santos

Valmir.Santos

Member

Afiliado:
    20/8/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Amigo, te aconselho a colocar 2 chaves, uma para auto/man e outra para on/off. Você colocou umas das fases no comum da chave, uma das saidas indo para o relé e depois para a bomba e a outra saida não indicou para onde vai, deduzo eu que vai para a bomba direto. Dessa forma mesmo quando você coloca em manual o ardbir ainda controla o relé o que pode gerar interferência.
    Faz o seguinte teste, desliga o cabo que alimenta o relé e liga em manual para ver se o problema some. Caso funcione você coloca uma chave na alimentação do relé como auto/man e outra na fase como on/off.

10. 21/5/19 #690

Gu_MAZZA

Gu_MAZZA

Gu_MAZZA

Well-Known Member

Afiliado:
    12/3/17
    Curtidas Recebidas:
    71
    Amigo está bem complicado mesmo de entender e essa "zona" ai pode ser um dos motivos do ruído.
    Organize melhor seus cabos, vai ajudar a resolver problemas e garantir uma instalação duradoura.
    Sobre o seu esquema, é como o amigo ai disse, está faltando algo.

Passa aqui a lista de componentes que vc tem e oq pretende fazer, ai assim que possível faço um esquema elétrico pra vc refazer sua instalação.

11. 22/5/19 #691

MoRpHEuS

MoRpHEuS

MoRpHEuS

New Member

Afiliado:
    8/5/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    O SSR realmente aquece com altas correntes e diversos acionamentos... deixar ele embaixo da panela não é recomendado! Coloque um com um bom dissipador e uma ventoinha potente e deixe ele em local arejado, assim não terá problemas de queima!

Sobre o automotivo, nunca usei.

12. 22/5/19 #692

Gu_MAZZA

Gu_MAZZA

Gu_MAZZA

Well-Known Member

Afiliado:
    12/3/17
    Curtidas Recebidas:
    71
    Usa-se SSR com controle PID por conta da quantidade de acionamentos simultâneos.
    SSR não tem limite de acionamentos, Relé Mecânico tem, então vc até pode usar mas vai dar problema rapidinho.

13. 23/5/19 #693

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    11
    A ligação é conforme você indicou.
    Já fiz a instalação eliminando o automatico, deixando só o manual (chave gangorra de 2 posições). Mesmo problema. Já testei outros modelos de chave gangorra, e mesmo problema. Quando o acionamento é feito automatico pelo relé muito raro dar pau. de 2x só em anos. Indica que o problema é com a chave mesmo...

14. 23/5/19 #694

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    11
    Eu tenho um outro ardbir instalado em uma caixa steck que está organizado e apresenta o mesmo problema.

15. 23/5/19 #695

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    11
    Sim faltou uma ligação para a bomba. Desenhei agora. Coloquei tbm como fiz a ligação do filtro que não resolveu (capacitor + resistor)

Arquivos Anexados:

16. 23/5/19 #696

Valmir.Santos

Valmir.Santos

Valmir.Santos

Member

Afiliado:
    20/8/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Confirma pelos esboços que fiz e tenta fazer o que sugeri no teste para ver se resolve.
    Outra coisa, o relé que está usando é shield do arduino ou vc montou?

Arquivos Anexados:

17. 23/5/19 #697

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    11
    Relé convencional de placa mesmo 12V 10A
    Sim a ligação está correta. Como eu falei acima, eu já testei desligando o relé. mesma coisa.
    Vou fazer esse teste desligando apenas o positivo do relé.
    Outro teste que fiz foi acionando a bomba encostando um cabo no outro. Também dá pau após alguns acionamentos (acredito que deva gerar bastante ruido).

18. 23/5/19 #698

Valmir.Santos

Valmir.Santos

Valmir.Santos

Member

Afiliado:
    20/8/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Teu aterramento está ok?
    Como tua instalação está uma emaranhado do cão, pode ser problema de indução. tenta envolver os cabos de alimentação do relé, alimentação do ardbir e sensor com ferrite (se não souber o que é, em cabos dados de monitores e fontes de notebooks tem aquela parte cilíndrica na extremidade do cabo, desencapa e retira eles e passa teus cabos de alimentação por dentro dando uma volta). E se não tiver aterramento tenta aterrar pra ver se soluciona.

19. 24/5/19 #699

Gu_MAZZA

Gu_MAZZA

Gu_MAZZA

Well-Known Member

Afiliado:
    12/3/17
    Curtidas Recebidas:
    71
    Vc comentou que ligou apenas o relé mecânico, não utilizou nenhum módulo relé. Se fez isso vc tomou o cuidado de colocar um diodo de rodagem (anti-paralelo) nos contatos da bobina?
    Se não fez isso, provavelmente os contatos de potencia do relé estão induzindo uma corrente reversa na bobina do relé e essa tensão gerada (de polaridade invertida) está voltando pro seu arduino e ferrando com ele.

Uma outra coisa que vc pode fazer pra ajudar, é adicionar próximo a fonte de alimentação um varistor de pelo menos 10k/250V e um capacitor X2 100nF/400V, ambos em paralelo e ligados Fase-Fase.
    Se sua fonte é de boa procedência, então nela já deve ter esse circuito de proteção, pois é indispensável em fontes SMPS.

20. 24/5/19 #700

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    11
    Poi é Gutto. Quando vi esse problema a primeira coisa que fiz foi trocar a fonte. Mas continuou o problema. Ainda assim achei que era uma fonte meia boca e comprei uma fonte top. Não resolveu. Eu usei esse capacitor que você falou na chave como filtro, mas não resolveu. Usei o mesmo capacitor com um resistor ligado da mesma forma, mas não resolveu.

O relé que estou usando é esse da foto. (não é modulo mesmo) e não coloquei nenhum diodo (será que está aí a cagada? kkkk). Vou fazer um teste hoje retirando ele e só usando a chave gangorra.
    Que diodo eu poderia colocar no relé para testar? no positivo e negativo do relé?

Arquivos Anexados:

Última edição: 24/5/19

Compartilhe esta Página