Projeto ardbir

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alan.uscs

Member
Joined
Jun 13, 2014
Messages
24
Reaction score
5
Cervejeiro, td bem?

estou pesquisando um bocado sobre ARDBIR e automação de brassagens via arduino. estou montando um Single vessel ja a algum tempo e esses controladores são muito uteis para projetos single e similares.

gostaria de saber se há mais pessoas com projetos parecidos ou com ardbir ja sendo utilizado em suas brassagens?


Abraços,

Alan
 
Não sei se você conhece, mas tem um projeto de P-I-D usando arduino e raspberry chamado BrewPi. Montei um aqui com peças que estavam sobrando em casa (hobbysta sempre tem essas coisas sobrando ;), mas sinceramente, não vejo muita vantagem em relação ao TIC-17 além do registro das rampas de temperatura. O custo do Rasp aqui no brasil ainda é muito alto, não vale a pena.


Aqui na seção DIY tem muita gente fera fazendo muita coisa legal com arduino. Só dar uma procurada que você acha.

[ ] ´s
 
Eu uso o ardbir e já construí vários outros por encomenda, é um sistema de automação completo para a brassagem, seu software é dedicado para single vessel ou BIAB, eu acho fantástico...:mug:
 
Cervejeiro, td bem?

estou pesquisando um bocado sobre ARDBIR e automação de brassagens via arduino. estou montando um Single vessel ja a algum tempo e esses controladores são muito uteis para projetos single e similares.

gostaria de saber se há mais pessoas com projetos parecidos ou com ardbir ja sendo utilizado em suas brassagens?


Abraços,

Alan

1° parte

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=fb0_79LRO9w[/ame]

2° parte

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=yOhyomg6R0g[/ame]
 
Alguem que montou o ardbir já teve problema com o sensor DS18B20? No meu caso ele fica travado a temperatura em 80° e nao sai disso. Ja testei o sensor fora do ardbir e o mesmo lê corretamente a temperatura.

Grato
 
Alguem que montou o ardbir já teve problema com o sensor DS18B20? No meu caso ele fica travado a temperatura em 80° e nao sai disso. Ja testei o sensor fora do ardbir e o mesmo lê corretamente a temperatura.

Grato

Fala Willian, tudo bem? Cara estou enfrentando o mesmo problema. Você conseguiu resolver o seu caso, se sim como foi? O meu já inicia a medição travado em 86.10 ºC e quando faço a leitura isolada via porta serial ele está normal.

Obrigado.

Abs
 
Fala Willian, tudo bem? Cara estou enfrentando o mesmo problema. Você conseguiu resolver o seu caso, se sim como foi? O meu já inicia a medição travado em 86.10 ºC e quando faço a leitura isolada via porta serial ele está normal.

Obrigado.

Abs

Cara nao consegui resolver o problema ainda, até deixei meio de lado o projeto, vou tentar arrumar outro sensor para testar.
 
Cara nao consegui resolver o problema ainda, até deixei meio de lado o projeto, vou tentar arrumar outro sensor para testar.

Pergunta ao gutosan ele está acima dos videos, o gutosan que fez o projeto do ardbir e é o autor do video.
 
Bom dia amigos!

Uma solução para que está tendo dificuldades com a leitura do sensor digital DS18B20 é um sketch para literalmente "zerar" todas as posições da memória EEPROM, após esse procedimento é só compilar e enviar o firmware do ArbBir novamente para o Arduino UNO.

Abraços,

Guto

http://arduino.cc/en/Tutorial/EEPROMClear
 
Bom dia amigos!

Uma solução para que está tendo dificuldades com a leitura do sensor digital DS18B20 é um sketch para literalmente "zerar" todas as posições da memória EEPROM, após esse procedimento é só compilar e enviar o firmware do ArbBir novamente para o Arduino UNO.

Abraços,

Guto

http://arduino.cc/en/Tutorial/EEPROMClear

Obrigado pela dica Guto, mas eu ja havia tentando esse procedimento, mas uma coisa que eu nao havia prestado atenção antes e seu post me atentou é que o Ardbir foi desenvolvido para o arduino uno, meu arduino no caso é o mega, será que existe alguma incompatibilidade?
 
Obrigado pela dica Guto, mas eu ja havia tentando esse procedimento, mas uma coisa que eu nao havia prestado atenção antes e seu post me atentou é que o Ardbir foi desenvolvido para o arduino uno, meu arduino no caso é o mega, será que existe alguma incompatibilidade?

Olá Willian,

Não creio que esse problema está relacionado a hardware, me parece um bug na biblioteca onewire ou ao compilar. Aqui enfrentamos esse problema uma vez e com o zeramento da eeprom foi resolvido, mas logo terei novidades pois o colega que está também passando por esse mesmo problema me enviou o kit que ele montou para eu analisar, se descobrir o que acontece poderá servir a outros com o mesmo problema ;)
 
Bom dia Galera

Ontem acabei descobrindo que o meu problema era o sensor mesmo, eu havia comprado um sensor DS18B20 normal, ontem comprei aquele encapsulado a prova dagua, nao sei qual é a diferença entre os dois mas um funcionou no ardbir e o outro não, fica a dica para quem tiver o mesmo problema:tank:
 
Bom dia pessoal, passei por uma nova experiência referente ao erro de leitura de temperatura (fica travada em 80°C) e achei interessante deixar o feedback a todos.
Um de nossos colegas após tentar tudo o que foi proposto até usar outro sensor digital, também outro Arduino e não conseguir resolver o problema então me ofereci para analisar seu equipamento pois também me intrigou.
Ao receber a placa com o sensor eu comprovei mesmo a leitura travada em 80 graus, fiz os procedimento de limpar a eeprom e gravei novo firmware e continuou na mesma.
Então eu parti para análise dos componentes, ao trocar o sensor ds18b20 do colega pelo meu tudo funcionou normalmente(?), fiz a contra-prova ligando o sensor duvidoso no meu sistema e bingo, leitura travada em 80 graus.
Qual a novidade aqui? Nosso colega comprou dois sensores e os dois estavam com problema! O display travado em 80 graus significa que não temos comunicação entre e sensor e a placa.

Abração a todos e sucesso nas montagens...

:)
 
Gutosan, você faz as placas sob encomenda? A instalação elétrica eu encaro, mas fazer uma pcb ainda está acima das minhas habilidades. Abraço.
 
Boa noite Jairo,
Eu não faço as placas separado, somente consoles completos pronto para uso e mesmo assim de acordo com minha disponibilidade de tempo ;)

:mug:
Gutosan, você faz as placas sob encomenda? A instalação elétrica eu encaro, mas fazer uma pcb ainda está acima das minhas habilidades. Abraço.
 
gutosan ficou show a nova máscara Ardbir.
 

Attachments

  • 11146534_10204205718644900_1425286664701020587_n.jpg
    11146534_10204205718644900_1425286664701020587_n.jpg
    212 KB · Views: 938
Esses projetos aceitam comunicação bluetooh,programação direto via note?

alanlisboa eu nao testei ainda, pois estou na finalizaçao do single vessel. o autor desse projeto gutosan poderá dar mais detalhes.
 
Segue as fotos do meu, coloquei dois cooler pra melhorar a temperatura interna. Um cooler puxar o ar pra dentro da caixa e outro puxa pra fora, mantendo a circulação do ar constante e temperatura baixa.
uploadfromtaptalk1432862399324.jpguploadfromtaptalk1432862442826.jpguploadfromtaptalk1432862482591.jpg
 
Sidney, vc fez a ligação em 110 ou 220? Quero fazer em 110 e queria saber se tem alguma diferença na fiação?
As fontes sao bivolt, mas vou usar em 220v por causa da resistência e bitolas dos fios. Tem no forum explicando sobre parte elétrica, fios e resistência de uma procurada que ajuda muito. Ainda não terminei de montar o painel vou fazer umas modificações nele.
 
Minha maior preocupação é fazer as conexões dos fios da forma correta.
Minha panela é de 20L, e a resistência de 2000W em 110 ficou com 18A e pretendo ligar na tomada da maquina de lavar roupa que é de 20A.
 
Minha maior preocupação é fazer as conexões dos fios da forma correta.
Minha panela é de 20L, e a resistência de 2000W em 110 ficou com 18A e pretendo ligar na tomada da maquina de lavar roupa que é de 20A.
Usa fio de 4mm ele suporta ate 28amperes.
 
luisdepaula2001, as resistências mudam de potência dependendo da voltagem. Veja se a sua é de 2000W para 110V. Não lembro do motivo, mas outros mais entendidos podem explicar melhor. Abraço.
 
Acabei resolvendo ajustando o contraste do LCD... (10k horizontal)
 
Acabou resolvendo depois... mas a versão 2.8.3RC não carrega de jeito nenhum. sempre dá: "avrdude: verification error, first mismatch at byte 0x7800"
Alguma ideia ?
 
Limpa a memória antes de carregar a versão nova. No site do fórum do arduino tem o pessoal comentado sobre este erro, principalmente nas placa chinesa. Tb pode ser o tamanho do arquivo e sua placa nao suporta. Mas da uma pesquisada na net e no fórum arduino.
 
Valeu rafinus!

karkassa,
Existe um projeto bem legal que faz até o controle da fermentação com acesso ao dados por rede. Ele é bem completo, não montei mas já pesquisei sobre ele, segue o site.

http://www.brewpi.com/
 
Back
Top