1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Projeto ardbir

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por alangomes, 8/1/15.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 8/1/15 #1

alangomes

alangomes

alangomes

Member

Afiliado:
    14/6/14
    Curtidas Recebidas:
    5
    Cervejeiro, td bem?

estou pesquisando um bocado sobre ARDBIR e automação de brassagens via arduino. estou montando um Single vessel ja a algum tempo e esses controladores são muito uteis para projetos single e similares.

gostaria de saber se há mais pessoas com projetos parecidos ou com ardbir ja sendo utilizado em suas brassagens?

Abraços,

Alan

2. 8/1/15 #2

jalexandre

jalexandre

jalexandre

Well-Known Member

Afiliado:
    15/11/14
    Curtidas Recebidas:
    697
    Não sei se você conhece, mas tem um projeto de P-I-D usando arduino e raspberry chamado BrewPi. Montei um aqui com peças que estavam sobrando em casa (hobbysta sempre tem essas coisas sobrando ;), mas sinceramente, não vejo muita vantagem em relação ao TIC-17 além do registro das rampas de temperatura. O custo do Rasp aqui no brasil ainda é muito alto, não vale a pena.

Aqui na seção DIY tem muita gente fera fazendo muita coisa legal com arduino. Só dar uma procurada que você acha.

[ ] ´s

alangomes curtiu isso.
  3. 8/1/15 #3

rafinus

rafinus

rafinus

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    23
    alangomes curtiu isso.
  4. 10/1/15 #4

gutosan

gutosan

gutosan

Member

Afiliado:
    5/8/14
    Curtidas Recebidas:
    10
    Eu uso o ardbir e já construí vários outros por encomenda, é um sistema de automação completo para a brassagem, seu software é dedicado para single vessel ou BIAB, eu acho fantástico...:mug:

MOREIRA_VIX curtiu isso.
  5. 13/2/15 #5

caiomt

caiomt

caiomt

Active Member

Afiliado:
    16/5/14
    Curtidas Recebidas:
    7
    1° parte

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=fb0_79LRO9w[/ame]

2° parte

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=yOhyomg6R0g[/ame]

alangomes e marcelozp curtiram isso.
  6. 9/4/15 #6

willianwerner

willianwerner

willianwerner

Member

Afiliado:
    9/4/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    Alguem que montou o ardbir já teve problema com o sensor DS18B20? No meu caso ele fica travado a temperatura em 80° e nao sai disso. Ja testei o sensor fora do ardbir e o mesmo lê corretamente a temperatura.

Grato

7. 11/4/15 #7

TomSalgado

TomSalgado

TomSalgado

New Member

Afiliado:
    2/5/14
    Curtidas Recebidas:
    0
    Fala Willian, tudo bem? Cara estou enfrentando o mesmo problema. Você conseguiu resolver o seu caso, se sim como foi? O meu já inicia a medição travado em 86.10 ºC e quando faço a leitura isolada via porta serial ele está normal.

Obrigado.

Abs

8. 13/4/15 #8

willianwerner

willianwerner

willianwerner

Member

Afiliado:
    9/4/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    Cara nao consegui resolver o problema ainda, até deixei meio de lado o projeto, vou tentar arrumar outro sensor para testar.

9. 13/4/15 #9

caiomt

caiomt

caiomt

Active Member

Afiliado:
    16/5/14
    Curtidas Recebidas:
    7
    Pergunta ao gutosan ele está acima dos videos, o gutosan que fez o projeto do ardbir e é o autor do video.

10. 14/4/15 #10

gutosan

gutosan

gutosan

Member

Afiliado:
    5/8/14
    Curtidas Recebidas:
    10
    Bom dia amigos!

Uma solução para que está tendo dificuldades com a leitura do sensor digital DS18B20 é um sketch para literalmente "zerar" todas as posições da memória EEPROM, após esse procedimento é só compilar e enviar o firmware do ArbBir novamente para o Arduino UNO.

Abraços,

Guto

http://arduino.cc/en/Tutorial/EEPROMClear

Eric_Chede curtiu isso.
  11. 15/4/15 #11

willianwerner

willianwerner

willianwerner

Member

Afiliado:
    9/4/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    Obrigado pela dica Guto, mas eu ja havia tentando esse procedimento, mas uma coisa que eu nao havia prestado atenção antes e seu post me atentou é que o Ardbir foi desenvolvido para o arduino uno, meu arduino no caso é o mega, será que existe alguma incompatibilidade?

12. 17/4/15 #12

gutosan

gutosan

gutosan

Member

Afiliado:
    5/8/14
    Curtidas Recebidas:
    10
    Olá Willian,

Não creio que esse problema está relacionado a hardware, me parece um bug na biblioteca onewire ou ao compilar. Aqui enfrentamos esse problema uma vez e com o zeramento da eeprom foi resolvido, mas logo terei novidades pois o colega que está também passando por esse mesmo problema me enviou o kit que ele montou para eu analisar, se descobrir o que acontece poderá servir a outros com o mesmo problema ;)

13. 25/4/15 #13

willianwerner

willianwerner

willianwerner

Member

Afiliado:
    9/4/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bom dia Galera

Ontem acabei descobrindo que o meu problema era o sensor mesmo, eu havia comprado um sensor DS18B20 normal, ontem comprei aquele encapsulado a prova dagua, nao sei qual é a diferença entre os dois mas um funcionou no ardbir e o outro não, fica a dica para quem tiver o mesmo problema:tank:

14. 25/4/15 #14

gutosan

gutosan

gutosan

Member

Afiliado:
    5/8/14
    Curtidas Recebidas:
    10
    Bom dia pessoal, passei por uma nova experiência referente ao erro de leitura de temperatura (fica travada em 80°C) e achei interessante deixar o feedback a todos.
    Um de nossos colegas após tentar tudo o que foi proposto até usar outro sensor digital, também outro Arduino e não conseguir resolver o problema então me ofereci para analisar seu equipamento pois também me intrigou.
    Ao receber a placa com o sensor eu comprovei mesmo a leitura travada em 80 graus, fiz os procedimento de limpar a eeprom e gravei novo firmware e continuou na mesma.
    Então eu parti para análise dos componentes, ao trocar o sensor ds18b20 do colega pelo meu tudo funcionou normalmente(?), fiz a contra-prova ligando o sensor duvidoso no meu sistema e bingo, leitura travada em 80 graus.
    Qual a novidade aqui? Nosso colega comprou dois sensores e os dois estavam com problema! O display travado em 80 graus significa que não temos comunicação entre e sensor e a placa.

Abração a todos e sucesso nas montagens...

:)

jalexandre curtiu isso.
  15. 30/4/15 #15

Jairo

Jairo

Jairo

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Gutosan, você faz as placas sob encomenda? A instalação elétrica eu encaro, mas fazer uma pcb ainda está acima das minhas habilidades. Abraço.

16. 1/5/15 #16

gutosan

gutosan

gutosan

Member

Afiliado:
    5/8/14
    Curtidas Recebidas:
    10
    Boa noite Jairo,
    Eu não faço as placas separado, somente consoles completos pronto para uso e mesmo assim de acordo com minha disponibilidade de tempo ;)

:mug:

17. 1/5/15 #17

FabioRicardo

FabioRicardo

FabioRicardo

Well-Known Member

Afiliado:
    6/8/14
    Curtidas Recebidas:
    30
    Galera.. só um alerta pra que está trabalhando com esse tipo de sensor. Não sei se vcs estão atentos a isso, mas existem dois modelos desse sensor que confundem muito: DS18B20 e o DS18S20.

Basicamente a diferença é na resolução do conversor A/D deles.
    Segue link com comparativo (inglês):

http://www.maximintegrated.com/en/app-notes/index.mvp/id/4377

18. 8/5/15 #18

caiomt

caiomt

caiomt

Active Member

Afiliado:
    16/5/14
    Curtidas Recebidas:
    7
    gutosan ficou show a nova máscara Ardbir.

Arquivos Anexados:

alangomes curtiu isso.
  19. 10/5/15 #19

gutosan

gutosan

gutosan

Member

Afiliado:
    5/8/14
    Curtidas Recebidas:
    10
    Valeu Carlos!

Ah, essas tecnologias são uma diversão...rsrsrs

Cheers!!!

:mug:

alangomes curtiu isso.
  20. 11/5/15 #20

alanlisboa

alanlisboa

alanlisboa

Well-Known Member

Afiliado:
    25/6/14
    Curtidas Recebidas:
    43
    Esses projetos aceitam comunicação bluetooh,programação direto via note?

Compartilhe esta Página