Produzir 600 Litros de cerveja!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ygor Soares

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2020
Messages
78
Reaction score
26
Location
Belo Horizonte
Olá pessoal!

Faço cerveja já tem uns dois anos e agora pretendo colocar em meu sítio um equipamento para produzir cerca de 600 litros de cerveja por mês.

Gostaria da contribuição de vocês com alguns pontos:

Na fermentação, seriam três fermentadores de 200 litros úteis.
*Qual forma de resfriamento para fermentação e maturação me indicam? ( banco de gelo, refrigerador, etc...)
*Podem ser de plástico, pois mais tarde, se for o caso, os substituo por de inox.


Na cozinha, pensei em um sistema Single Vessel de 200 litros úteis.

*Me aconselham outro sistema mais barato e viável para produzir essa quantidade?

*Olhei esse aqui e gostei bastante: Panela Single Vesel 200 Lts Uteis - R$ 12.500


Obrigado pela ajuda!!
 
Isso mesmo, utilize banco de glicol que vai sair mais em conta.
Pode usar os fermentadores rotomoldados mas faça um isolamento térmico em volta dele pra criar mais inercia na temperatura e o glicol não precisar ficar o tempo todo circulando por ele.

Se o fermentador for de 200L útil e vc quer encher ele numa batelada só, então sua panela terá que ser maior pra principalmente quando for fazer uma cerveja de OG mais elevada vc conseguir no fim da fervura ter aproximadamente 200L totais.

Um BrewPub aqui da cidade utiliza essa ideia que lhe passei dos fermentadores de 200L, mas a panela é de 250L o volume da fervura.
 
Para produzir essa quantidade, pensando na eficiência do equipamento e na expansão futura, sugiro uma single vessel de circulação ascendente com cesto de grãos fechado, a extração dos açúcares é melhor devido ao turbilhonamento..
 
Nessas quantidades, eu não pensaria em fermentador plástico, já partiria para o inox (vários benefícios) (custo bem mais elevado, mas te garanto que vale cada centavo).
Sobre a forma de resfriamento deles, minha opinião é que vá com os auto refrigerados.
Banco de glicol vai funcionar bem com uma adega maior. (valor de glicol e auto refrigerado, na maioria dos fabricantes é o mesmo. Considere o valor do banco de glicol. Não vale a pena para pequena litragem)

Digo isso pois, também comecei com fermentadores de 200L (2x, mas já em inox. Hoje trabalho com 3x de 500L)
 
Show demais Ygor... Quando montar convide os confrades de MG para visitar ok! Sou e congonhas e tbm tenho uma pequena produção aqui na roça! Sucesso!
 
Cara single vessel de 125 litros acho que vai ter dor de cabeça só, ainda mais com esse preço.
Com metade disso consegue montar uma bi-bloco de 157 litros bem arrumadinha, e dobra a produção diaria
 
Cara single vessel de 125 litros acho que vai ter dor de cabeça só, ainda mais com esse preço.
Com metade disso consegue montar uma bi-bloco de 157 litros bem arrumadinha, e dobra a produção diaria

Na verdade seriam 200 litros úteis. O equipamento mesmo tem 280 litro.


Vou olhar essa opção bibloco. Não tenho nem noção de como funciona rsrs. Pode ser que fique bem mais barato.
 
Na verdade seriam 200 litros úteis. O equipamento mesmo tem 280 litro.


Vou olhar essa opção bibloco. Não tenho nem noção de como funciona rsrs. Pode ser que fique bem mais barato.

Nesse volume, eu iria de tri-bloco.
Uma panela para mostura, uma para aquecer a água da lavagem e outra para a fervura.
Fora que com um sistema assim, você ganha muito em produtividade, visto que ao passar a mostura para a fervura, você tem sua panela de mostura livre pra começar uma nova produção.
E com toda certeza, você terá um custo bem reduzido com relação a uma single vessel, e terá mais versatilidade na produção.
 
Nesse volume, eu iria de tri-bloco.
Uma panela para mostura, uma para aquecer a água da lavagem e outra para a fervura.
Fora que com um sistema assim, você ganha muito em produtividade, visto que ao passar a mostura para a fervura, você tem sua panela de mostura livre pra começar uma nova produção.
E com toda certeza, você terá um custo bem reduzido com relação a uma single vessel, e terá mais versatilidade na produção.

Exatamente! Para grandes levas para serem comercializadas, a opção de tri-bloco é perfeita !! Eu iria nessa opção sem sombra de dúvida, acompanhada obviamente de um belo controlador de brassagem.
Boas levas é muito sucesso nessa empreitada!
 
Exatamente! Para grandes levas para serem comercializadas, a opção de tri-bloco é perfeita !! Eu iria nessa opção sem sombra de dúvida, acompanhada obviamente de um belo controlador de brassagem.
Boas levas é muito sucesso nessa empreitada!

Ótimo! Você me indica algumas lojas? Compensa construir um sistema? Obrigado!!
 
Nesse volume, eu iria de tri-bloco.
Uma panela para mostura, uma para aquecer a água da lavagem e outra para a fervura.
Fora que com um sistema assim, você ganha muito em produtividade, visto que ao passar a mostura para a fervura, você tem sua panela de mostura livre pra começar uma nova produção.
E com toda certeza, você terá um custo bem reduzido com relação a uma single vessel, e terá mais versatilidade na produção.
Interessante!

Você.me recomenda construir o sistema oh comprar já pronto?
 
Ótimo! Você me indica algumas lojas? Compensa construir um sistema? Obrigado!!

Compensa construir sim, eu faria desta forma, mas isto vai da sua experiência.

Algumas empresas tem os kits prontos, vale a pena dar uma olhada.

Arquivos Cervejarias - Musso Inox
COZINHA CERVEJEIRA TRIBLOCO
Sala de Brassagem Tri-Bloco - Microcervejaria Artesanal

(Esse seria um sistema tribloco com 3 panelas)
Log into Facebook

*Observação: Não conheço e nunca comprei em nenhuma dessas empresas, é mais pra você ter uma ideia.
Outro detalhe, essas empresas vendem um produto mais "refinado", e é claro, o custo é bem superior. Mas você também pode fazer seu tri-bloco usando panelas "normais", utilizando um controlador de brassagem e algumas bombas para recirculação e transferência.
 
Back
Top