Produção com Extrato de malte seco (DME)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

motammg

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2014
Messages
144
Reaction score
47
Olá pessoal,
sou iniciante no processo de produção de cerveja e resolvi começar por cervejas de extrato. Pesquisei na internet e li que o melhor extrato que temos hoje no brasil é o da artebrew, porém já tem mais de um mês que estão sem estoque do produto.
Gostaria de saber se alguém já produziu alguma cerveja utilizando o extrato de malte seco (DME) que vende por exemplo na lamasbrew? Se é possível fazer uma cerveja de extrato com ele? Ou se ele não serve para a produção?

obs: já assisti vários videos no youtube em que americanos utilizam o DME para a produção como se fosse LME. É isso mesmo?

obrigado pela atençao
 
Olá pessoal,
sou iniciante no processo de produção de cerveja e resolvi começar por cervejas de extrato. Pesquisei na internet e li que o melhor extrato que temos hoje no brasil é o da artebrew, porém já tem mais de um mês que estão sem estoque do produto.
Gostaria de saber se alguém já produziu alguma cerveja utilizando o extrato de malte seco (DME) que vende por exemplo na lamasbrew? Se é possível fazer uma cerveja de extrato com ele? Ou se ele não serve para a produção?

obs: já assisti vários videos no youtube em que americanos utilizam o DME para a produção como se fosse LME. É isso mesmo?

obrigado pela atençao

Oi cara,

Seguinte, eu já fiz cerveja com DME e é muito fácil e rápido e ficou bom.

A questão do sabor final da cerveja é MUITO mais fermentação do que qualquer outra coisa, então capriche nela, faça bem controlado.

O DME que utilizei foi bem comum, comprei na Seasons. Acredito que uma cerveja feita de 100% DME possa não ficar tão interessante, porque ele tem um sabor simples, mas isso não é problema. Vc pode escolher a variedade que quiser de maltes caramelo ou torrado e fazer um chá deles por uns 15 minutinhos em água quente (tente nao passar de 75ºC).

Os açucares desses maltes já estão prontos, não precisam da conversão enzimática da brassagem, apenas extrai-los.

A receita que eu fiz aquela vez foi pra +- 8L e foi mais ou menos assim:
1kg de DME, 10% de malte carabohemian (nao lembro quanto deu em gramas) e 1% de malte carafa I. Moí esses maltes no liquidificador mesmo, de leve.
 
Ufa, bom saber que dá certo! Vou fazer exatamente isso também, já estou com os ingredientes aqui inclusive.

Vou fazer algo parecido com a Palm O' Porter (example batch do "How to Brew") mas com DME.

Inclusive queria colocar um pouco de malte defumado mas não sei como fazer, já que não vai ter brassagem.. (alguma dica?)
 
Ufa, bom saber que dá certo! Vou fazer exatamente isso também, já estou com os ingredientes aqui inclusive.

Vou fazer algo parecido com a Palm O' Porter (example batch do "How to Brew") mas com DME.

Inclusive queria colocar um pouco de malte defumado mas não sei como fazer, já que não vai ter brassagem.. (alguma dica?)

Bom, o malte defumado já é amido que precisa converter, então vc teria que fazer um partial mash, que é fazer uma mini-mosturação com esses grãos que precisam conversão e depois adicionar o extrato, ja é um passo a mais.
 
Bom, o malte defumado já é amido que precisa converter

Pois então, eu queria evitar o mash por enquanto, queria estudar mais antes de fazer o primeiro.

Se eu colocar o malte defumado na infusão a 70C com os outros grãos pode gerar off-flavors ou no pior caso vai ficar amido não convertido? As quantidades foram calculadas sem o defumado, então o açúcar dele não faria falta.

motammg desculpe roubar sua thread ;)
 
Pois então, eu queria evitar o mash por enquanto, queria estudar mais antes de fazer o primeiro.

Se eu colocar o malte defumado na infusão a 70C com os outros grãos pode gerar off-flavors ou no pior caso vai ficar amido não convertido? As quantidades foram calculadas sem o defumado, então o açúcar dele não faria falta.

motammg desculpe roubar sua thread ;)

Não cara, a questão não são off-flavours, é que é amido mesmo e precisa ser convertido. Vc pode fazer isso a 70ºC ou 68ºC melhor ainda, mas provavelmente vai precisar de mais do que 15 minutos, vai precisar de um termometro tambem pra ter certeza da temperatura.

experimente primeiro sem grãos que necessitam conversão, vai ser mais simples!
 
Valeu Tiago!

A ideia era só deixar um sabor defumado, mas melhor nem arriscar mesmo.

Como nem sei o que poderia acontecer se ficar amido não convertido é melhor dar um passo por vez!

Abraço!
 
Oi cara,

Seguinte, eu já fiz cerveja com DME e é muito fácil e rápido e ficou bom.

A questão do sabor final da cerveja é MUITO mais fermentação do que qualquer outra coisa, então capriche nela, faça bem controlado.

O DME que utilizei foi bem comum, comprei na Seasons. Acredito que uma cerveja feita de 100% DME possa não ficar tão interessante, porque ele tem um sabor simples, mas isso não é problema. Vc pode escolher a variedade que quiser de maltes caramelo ou torrado e fazer um chá deles por uns 15 minutinhos em água quente (tente nao passar de 75ºC).

Os açucares desses maltes já estão prontos, não precisam da conversão enzimática da brassagem, apenas extrai-los.

A receita que eu fiz aquela vez foi pra +- 8L e foi mais ou menos assim:
1kg de DME, 10% de malte carabohemian (nao lembro quanto deu em gramas) e 1% de malte carafa I. Moí esses maltes no liquidificador mesmo, de leve.

Muito obrigado pela dica Tiago, irei tentar. :rockin:

E sem problemas Valtert, o fórum serve pra gente se ajudar mesmo. vlw
 
Valeu Tiago!

A ideia era só deixar um sabor defumado, mas melhor nem arriscar mesmo.

Como nem sei o que poderia acontecer se ficar amido não convertido é melhor dar um passo por vez!

Abraço!

Os problemas de ter amido não convertido na cerveja são que ele pode dar gosto, ele turva a cerveja e a levedura não come ele, mas outros microorganismos comem, assim vc acaba deixando um convite pra eles entrarem...

leia o how to brew com calma, lá tem sobre partial mash pra quando vc quiser adicionar uns maltes que precisam de mosturação

abraço
 
Boa Tiagão, obrigado pelo esclarecimento =)

Eu não estou conseguindo me conter e quero sair inventando antes de aprender tudo, vou tentar ir mais com calma mesmo!
 
Bom, o malte defumado já é amido que precisa converter, então vc teria que fazer um partial mash, que é fazer uma mini-mosturação com esses grãos que precisam conversão e depois adicionar o extrato, ja é um passo a mais.

Tiago... pergunta de iniciante... como saber quais dos cereais precisam ser convertidos por mostura e quais basta fazer a infusão? MOntei uma receita não testada no BS2 e ele mesmo apontou apenas infusão... dá para confiar? COmo saber na prática?
Simulei apenas dessa forma:
600,00 g Amber Malt - Muntons (34,5 SRM) Grão 1 14,3 %
600,00 g Caramal Malt - Muntons (13,2 SRM) Grão 2 14,3 %
300,00 g Candi Sugar, Amber (75,0 SRM) Açúcar 3 7,1 %
2700,00 g Arte BRew Pale Ale Extrato (10,0 SRM) Extrato 4 64,3 %
25,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 5 15,7 IBUs
35,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 6 10,9 IBUs
1,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50,28 ml] Levedura 7 -
 
Tiago... pergunta de iniciante... como saber quais dos cereais precisam ser convertidos por mostura e quais basta fazer a infusão? MOntei uma receita não testada no BS2 e ele mesmo apontou apenas infusão... dá para confiar? COmo saber na prática?
Simulei apenas dessa forma:
600,00 g Amber Malt - Muntons (34,5 SRM) Grão 1 14,3 %
600,00 g Caramal Malt - Muntons (13,2 SRM) Grão 2 14,3 %
300,00 g Candi Sugar, Amber (75,0 SRM) Açúcar 3 7,1 %
2700,00 g Arte BRew Pale Ale Extrato (10,0 SRM) Extrato 4 64,3 %
25,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 5 15,7 IBUs
35,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 6 10,9 IBUs
1,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50,28 ml] Levedura 7 -

O malte caramelo pode fazer infusão, como todo e qualquer tipo de malte caramelo.

O Amber eu não conhecia, ainda não usei esse malte, pelo que eu to lendo aqui ele é um malte tostado, semelhante a um Biscuit, com pouco ou sem poder diástico, precisa ser convertido, mas precisa de um malte que tenha enzimas pra converter ele (pale, pilsen, vienna...). A descrição do beersmith desse malte confirma essa informação.

Então pra usar ele num partial mash, teria que adicionar pelo menos a mesma quantidade de malte base pra converter ele...
 
Cara, acabei de fazer uma com extrato de malte da Alquimia da Cerveja, usei o kit da English pale ale, hoje abri a primeira garrafa e ficou show de bola.
 
Back
Top