Problemas na cor da Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gustavog3

Well-Known Member
Joined
Jul 16, 2013
Messages
67
Reaction score
16
Pessoal, em novembro fiz minha primeira Witbier e não obtive uma cor de Witbier por assim dizer. Até no inicio quando engarrafei ela ficou "parecendo" com a cor da Vedett, porém agora ela ta mais para uma IPA.

A receita foi a seguinte para 30 litros:

3 kg malte pilsen alemão
3 kg de malte de trigo branco
30 gr de lúpulo Fuggle
2 pct de fermento S-33
4 gr de semente de coentro macerado. ( era a quantidade que tinha)
5 gr de gengibre ralado.
10 gr de raspas de casca de limão siciliano

Fiz toda a mostura em 68ºc durante 90 minutos.
Filtração fiz bem lenta (fundo falso)

Densidade inicial: 1,053
Densidade final: 1,012

Coloquei o fermento no balde a 23:00 de um dia e deixei no primeiro momento em temperatura ambiente (24ºc) até as 16:00 do outro dia pois não tinha como controlar a temperatura naquele momento.

Neste dia já tendo atividade de fermentação, aconteceu que quando coloquei na temperatura controlada, setei o controlar errado e o balde passou um dia na temperatura de 1ºc. Arrumei o controlador para 17ºc e assim ficou por 7 dias. Deixei mais 4 dias em 24ºc e coloquei para maturar por 5 dias em 1ºc.

O gosto e aroma dela estão muito bom.
Ficou refrescante e leve de tomar.
Porém a cor não lembra nada um Wit.
Quando me pergunto que tipo é, fico sem saber o que dizer . hahahaha.

Por indicação de um amigo aqui do fórum, vi um tópico onde dizia que
uma rampa em 50ºc ajuda a deixar a cerveja turva.
Vou fazer isto na próxima vez, porém queria saber se ela ter ficado com essa cor está relacionado apenas com o fato de ter feito todo o processo em 68ºC.

Aqui é logo quando comecei a beber. Uns 5 dias após engarrafar.

ru5hrs.jpg


Aqui foi uma foto de ontem.

rw0wth.jpg
 
gustavog3, tente servir no mesmo copo...

O segundo copo é bem mais largo, é normal a cor parecer mais escura... A mesma coisa é por a cerveja numa jarra, é mais escuro que num copo fino.

O segundo copo é bem mais largo, é normal a cor parecer mais escura... A mesma coisa é por a cerveja numa jarra, é mais escuro que num copo fino.

Abraço
 
gustavog3, tente servir no mesmo copo...

O segundo copo é bem mais largo, é normal a cor parecer mais escura... A mesma coisa é por a cerveja numa jarra, é mais escuro que num copo fino.

O segundo copo é bem mais largo, é normal a cor parecer mais escura... A mesma coisa é por a cerveja numa jarra, é mais escuro que num copo fino.

Abraço

Tiago, tirei agora uma foto no mesmo copo.
Mesmo que tenha diferença de luz e por ter tirado em outro lugar a foto, ao vivo posso garantir que a cor está mais para uma IPA ou Pale Ale do que a primeira que lembrava a cor da Vedett.

155rszs.jpg
 
Gustavo, como ficou o sabor do gengibre, marcante ou sutil? E o aroma de gengibre?

Na próxima Wit, estou pensando em utilizá-lo.

Valeu!!!

Fábio
 
Gustavo, como ficou o sabor do gengibre, marcante ou sutil? E o aroma de gengibre?

Na próxima Wit, estou pensando em utilizá-lo.

Valeu!!!

Fábio

Ficou bem suave o gengibre. Mas das especiarias foi a que mais se destacou.
Na próxima que vou fazer, estou pensando em aumentar a quantidade tanto do gengibre (para 10gr) como da raspas de casca de limão siciliano (15gr) para ver se destaca mais. Mas a quantidade que usei, deixou a cerveja bem refrescante.
 
a cor pode ter mudado talvez devido a temperatura de armazenamento alta acima de 25ºc
pode ocorrer uma mudança na tonalidade ou oxidação caso o gosto tenha mudado em relação a anterior que você bebeu antes ou caso não foi isso a maturação pode ter ocasionado mais turbidez e assim a cor ficou parecendo mais escura...
 
Ela nunca ficou armazenada em 25ºc ou mais.
E na verdade a minha dúvida nem é pela mudança de cor dela e sim por ela não ter ficado turva como é da característica das cerveja que levam malte de trigo.
 
Ela nunca ficou armazenada em 25ºc ou mais.
E na verdade a minha dúvida nem é pela mudança de cor dela e sim por ela não ter ficado turva como é da característica das cerveja que levam malte de trigo.

Na verdade, o que dá a turbidez das cervejas de trigo é mais o fermento. Como você usou o S-33, e ele tem uma floculação mais alta, ele vai decantar bem mais rápido e deixar a cerveja bem mais límpida.

Quanto a cor, principalmente quem usa priming pra engarrafar, sofre com isso. Ela sempre vai oxidar e escurecer um pouco com o tempo. Essa oxidação as vezes pode não ser suficiente para sentir no gosto, ainda mais em uma cerveja temperada, mas vai influenciar na cor.
 
Na verdade, o que dá a turbidez das cervejas de trigo é mais o fermento. Como você usou o S-33, e ele tem uma floculação mais alta, ele vai decantar bem mais rápido e deixar a cerveja bem mais límpida.

Quanto a cor, principalmente quem usa priming pra engarrafar, sofre com isso. Ela sempre vai oxidar e escurecer um pouco com o tempo. Essa oxidação as vezes pode não ser suficiente para sentir no gosto, ainda mais em uma cerveja temperada, mas vai influenciar na cor.

Opa Emilio, beleza?

Cara, poderia usar então um wb-06 ou um t-58 ?
Acha que isso resolveria o problema de falta de turbidez?
Tu utiliza qual fermento neste estilo ?
 
Olá pessoal,

sou novo por aqui mas acho que a cor mais alta pode ser causada por:

1. malte moído estocado por muito tempo (sem vácuo)
2. filtração do mosto descubrindo a cama de malte
3. intensidade da fervura (tempo de fervura, quantidade evaporada)
4. carga térmica, isto é, quanto tempo você levou para ferver, mais quanto tempo de whirlpool, mais tempo de decantação, mais tempo de resfriamento.

Reynaldo
 
Opa Emilio, beleza?

Cara, poderia usar então um wb-06 ou um t-58 ?
Acha que isso resolveria o problema de falta de turbidez?
Tu utiliza qual fermento neste estilo ?

Usaria o T-58. Maturação mais longa pra tirar o gosto de "vômito de bebê" que as vezes ele deixa durante a fermentação, se for em temperatura alta. O wb-06 pode deixar ela com cara de weiss se não cuidar muito bem da temperatura.
Eu costumo usar o Bio4 Belgian Wit, mas na falta dele, usaria o T-58.
 
usando maltes com ibc menor vc teria uma cor mais clara. provavelmente escureceu na maturação
 
Usaria o T-58. Maturação mais longa pra tirar o gosto de "vômito de bebê" que as vezes ele deixa durante a fermentação, se for em temperatura alta. O wb-06 pode deixar ela com cara de weiss se não cuidar muito bem da temperatura.
Eu costumo usar o Bio4 Belgian Wit, mas na falta dele, usaria o T-58.

Emilio, na minha primeira Wit fiz com o fermento da Bio4 e gostei bastante do resultado. Agora na segunda vez não tinha disponível, e utilizei o t-58. O gosto após a secundária está bom porém o aroma é de cheiro de vomito de bebê como vc relatou...

É comum isso? Maturação de quanto tempo para tirar esse odor? Fermentei em temperatura baixa e controlada. A cor e aparência está bem bonita!!

Abraços,

Fábio
 
Emilio, na minha primeira Wit fiz com o fermento da Bio4 e gostei bastante do resultado. Agora na segunda vez não tinha disponível, e utilizei o t-58. O gosto após a secundária está bom porém o aroma é de cheiro de vomito de bebê como vc relatou...

É comum isso? Maturação de quanto tempo para tirar esse odor? Fermentei em temperatura baixa e controlada. A cor e aparência está bem bonita!!

Abraços,

Fábio

Eu sempre tive esse problema com o T-58. Não sei se é comum. Após o fim da fermentação, ainda deixei mais 1 semana em 20°C. Depois 1 mês em 13°C, depois 1 semana em 1°C pra decantar o fermento.
Esse cheiro sumiu durante esse intervalo de um mês a 13°C.
 
Cara, as Witbier's não levam malte de trigo e sim trigo não maltado, normalmente 50/50(BJCP). Não sei se é isso que não deu a cor que tu querias.
 
lembrei que também adiciono mais ou menos 5% de aveia pra dar corpo e sabor !!!
 
E eu já fiz witbier com o T-58 e ficou muito boa.


Fiz minha primeira Wit a uns 30 dias atrás com o T-58 e achei que ficou bem boa, a única coisa que achei foi que ficou muito cristalina, queria que tivesse ficado um pouco braca/turva (só fica assim que eu misturar o fermento antes de servir)...

Eu fiz a maturação por uns 10 dias a 2 graus...
 
Back
Top