Problemas com torneira belga

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
Boa tarde pessoal! Alguém que tenha experiência em torneiras belga pode me dar umas sugestões? Estou com problemas nas minhas com espuma... Usava as italianas e não tinha problema, após trocar tenho percebido que elas espumam um bocado quando começa a extrair, creio que não deva ser normal...
A carbonatação tá boa, pressão de extração reguladinha, abertura da torneira já testei de várias formas... e quando puxo a alavanca sai tipo uns 2 a 3 dedos de espuma logo no começo, depois estabiliza. Se eu retorno ela para fechado e puxo de novo lá vem os 2 a 3 dedos de espuma de novo....
Alguma dica?
 
Estranho... Tenho duas torneiras belgas no meu kegerator. Realmente sai um pouco de espuma no início, mas muito pouco, coisa de um dedo ou menos.

Tem como você verificar se está formando espuma na linha de extração?
 
Estranho... Tenho duas torneiras belgas no meu kegerator. Realmente sai um pouco de espuma no início, mas muito pouco, coisa de um dedo ou menos.

Tem como você verificar se está formando espuma na linha de extração?
Então, estava sim. Acredito que isso seja entrada de ar ou atrito da cerveja né? E culpo em partes o engate rápido que estava na extratora, pois como os barris ficam dentro de um freezer horizontal a mangueira meio que fica curvada forçando a conexão. Troquei por um espigão comum e a mangueira hoje a tarde e vou fazer uns testes... Noto também que essa torneira tem uma leve folga na alavanca, talvez precise de uma reforma. Comprei essa especificamente usada, então vai saber quanto anos tem né..
 
Não custa perguntar: tá puxando ela até o final, formando 90 graus? Ela é diferente da italiana, pra sair liquido tem que abrir toda e pra fazer a espuma volta e abre só um pouco. Abraço
 
Torneiras belgas espumando geralmente é devido a CO2 na linha de extração. Se seu torneira tem regulador de fluxo, deixei ele todo aberto e abra a torneira totalmente para fazer a purga do CO2, após alguns segundos comece a fazer a regulagem do fluxo até sair somente líquido.
 
Torneiras belgas espumando geralmente é devido a CO2 na linha de extração. Se seu torneira tem regulador de fluxo, deixei ele todo aberto e abra a torneira totalmente para fazer a purga do CO2, após alguns segundos comece a fazer a regulagem do fluxo até sair somente líquido.
Creio não ser este o problema, mas obrigado pela dica. Normalmente, quando engato um barril novo já faço isso, é meio que automático....
 
Então, estava sim. Acredito que isso seja entrada de ar ou atrito da cerveja né? E culpo em partes o engate rápido que estava na extratora, pois como os barris ficam dentro de um freezer horizontal a mangueira meio que fica curvada forçando a conexão. Troquei por um espigão comum e a mangueira hoje a tarde e vou fazer uns testes... Noto também que essa torneira tem uma leve folga na alavanca, talvez precise de uma reforma. Comprei essa especificamente usada, então vai saber quanto anos tem né..
Bom dia, @EDGAR LOUZANO VERDILE. Se estiver formando bolhas ou espuma dentro da linha, antes da torneira, capaz do problema não ser ela....
Normalmente a formação de espuma na linha indica que a pressão de co2 usada na extração está baixa. Não tem como ser entrada de ar, pq a pressão na linha é positiva e vazaria cerveja.
O co2 fica dissolvido na cerveja em uma relação temperatura x pressão, e quanto maior a temperatura, maior a pressão tbm. Caso a cerveja esteja mais quente na linha do que no barril, é preciso equalizar a pressão de extração com a temperatura da linha, senão a cerveja desprende co2 na linha e só sai espuma.
Abs.

Edit: se a formação de espuma for só depois da torneira, o problema pode ser a velocidade que a cerveja está chegando na torneira. Pra diminuir a velocidade aumente o tamanho da linha para ter mais atrito.
 
force_carbonation.png

Caso vc ainda não tenha uma, pode se guiar por essa tabela.
Abs.
 
Bom dia, @EDGAR LOUZANO VERDILE. Se estiver formando bolhas ou espuma dentro da linha, antes da torneira, capaz do problema não ser ela....
Normalmente a formação de espuma na linha indica que a pressão de co2 usada na extração está baixa. Não tem como ser entrada de ar, pq a pressão na linha é positiva e vazaria cerveja.
O co2 fica dissolvido na cerveja em uma relação temperatura x pressão, e quanto maior a temperatura, maior a pressão tbm. Caso a cerveja esteja mais quente na linha do que no barril, é preciso equalizar a pressão de extração com a temperatura da linha, senão a cerveja desprende co2 na linha e só sai espuma.
Abs.

Edit: se a formação de espuma for só depois da torneira, o problema pode ser a velocidade que a cerveja está chegando na torneira. Pra diminuir a velocidade aumente o tamanho da linha para ter mais atrito.
Boa, @marcelo_r_a ... Realmente eu tenho mais ou menos meio metro de mangueira que fica fora do freezer até a torneira (Meus barris ficam no freezer e as torneiras em uma estrutura que montei) e pode ser isso mesmo. A questão é que se eu mandar muita pressão pro barril pra equalizar esse pedaço de mangueira em temperatura ambiente, corre o risco de supercarbonatar a cerveja, estou certo? Visto que um barril dura em média entre 5 e 15 dias aqui, costumo fechar o CO2 durante a noite e só abro qua do vou extrair...
 
Boa, @marcelo_r_a ... Realmente eu tenho mais ou menos meio metro de mangueira que fica fora do freezer até a torneira (Meus barris ficam no freezer e as torneiras em uma estrutura que montei) e pode ser isso mesmo. A questão é que se eu mandar muita pressão pro barril pra equalizar esse pedaço de mangueira em temperatura ambiente, corre o risco de supercarbonatar a cerveja, estou certo? Visto que um barril dura em média entre 5 e 15 dias aqui, costumo fechar o CO2 durante a noite e só abro qua do vou extrair...
Sim, vai carbonatar cada vez mais, e aumentar o problema junto...
Essa estrutura longe do freezer é um problema. Não pode ter duas temperaturas no sistema de extração senao precisa de duas pressões tbm. Ou vai carbonatar, ou perder carbonataçao (em forma de espuma).
Não tem como acoplar essa estrutura no freezer?
 
Sim, vai carbonatar cada vez mais, e aumentar o problema junto...
Essa estrutura longe do freezer é um problema. Não pode ter duas temperaturas no sistema de extração senao precisa de duas pressões tbm. Ou vai carbonatar, ou perder carbonataçao (em forma de espuma).
Não tem como acoplar essa estrutura no freezer?
Não neste momento, mas já troquei as mangueiras ontem por outras mais curtas... O que teoricamente diminui o problema pois vai espumar um pouco até zerar o que está na mangueira. Mas creio que realmente possa ser esse o problema. Agora de manhã uma das mangueiras apareceu com pouquinhos bolhas bem... Mas acho que a IPA já supercarbonatou... Vou aliviar um pouco da pressão dos barris e deixar descansando um pouco pra ver se melhora.. valeu pela dica!16000031144868523844307793004565.jpg
16000031144868523844307793004565.jpg
16000032803027624378368377782875.jpg
16000037668255406715949671315083.jpg
16000031144868523844307793004565.jpg16000032803027624378368377782875.jpg16000037668255406715949671315083.jpg
 

Latest posts

Back
Top