Problemas com reaproveitamento de US-05

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedrosimoes

Member
Joined
Oct 13, 2015
Messages
10
Reaction score
0
Olá!

Terminei minha segunda leva de 10L utilizando levedura US-05.

A primeira cerveja que fiz foi uma Summer Ale, que fermentou normalmente e atingiu a FG desejada de 1.009, sem problemas.

Quando separei a Lama dessa fermentação, não fiz lavagem, e não consegui separar as levaduras úteis do restante de Trub. Portanto, guardei tudo e usei a lama para fermentar uma NEIPA, ai que veio o problema.

Essa NEIPA, tive problemas desde a moagem dos grãos. Testei moer o malte no processador (não façam isso). Resultado: Eficiência muito baixa.
O esperado era uma OG de 1.056 e consegui somente 1.039. O problema continuou na fermentação, onde esperava uma FG de 1.012 e cheguei somente a 1.015 (não sei o motivo)
Resultando em uma cerveja com míseros ABV% 3,1, apesar de estar gostosa. Ontem (29/05) fiz o priming com 7g/L e envasei.

Em resumo, retirei a lama com a intenção de reaproveitar mais uma vez (Seria a 3° e última utilização desse fermento)
Fiz a lavagem com 1L de água fervida, mas não consegui visualizar a separação das fases (Líquido / Levedura útil / Trub).

Gostaria da opinião de vocês, o que acham? Tento lavar novamente, uso a lama toda ou descarto?

Seguem algumas fotos (já está a 12h na geladeira):
 

Attachments

  • IMG_8819.jpg
    IMG_8819.jpg
    32.8 KB · Views: 25
  • IMG_8820.jpg
    IMG_8820.jpg
    32 KB · Views: 27
  • IMG_8818.jpg
    IMG_8818.jpg
    34.8 KB · Views: 28
Fala Pedro tudo bem, Eu tenho me dedicando nos estudos por esses dias e tenho aqui nas apostilas que se passar muito tempo a eficiência se acaba drasticamente. o ideal é usar a Lama em dois dias depois de retirar ela do fermentador, e no máximo 7 dias. o procedimento para recolher ela seria.
1 purgar o fermentador e retirar uma pequena parte que seria a células sem mais atividades com a temperatura de 2Graus.
2 retirar a segunda leva e ja guardar com a mesma temperatura de 2Graus até o dia para fazer o start.
3 ai vem dois passo Fazer o start para ativar as células e calcular quanto de lama vc vai precisar para a próxima Breja.
4 O Start pode levar uns 4 dias, Exemplo: 110 gramas de lama para 20L de mosto.
Uma ativação por 24 horas com 100ML, adicionar mais 500ML de agua e deixar mais 24 horas.
existe um calculo para saber quanto de lama e agua vc precisa para cada 24 horas e o quanto tempo vc precisa para atingir o quanto o mosto.
Isso pode ser um caminho para aproveitar a Lama.
em breve coloco as formulas para vc.
 
Eu não uso lama frequentemente. Eu prefiro fazer um starter de 3 litros com um pacote de U-05, utilizar na cerveja o que for necessário, guardar o restante com o sobrenadante num vidro de 800ml esterilizado (palmito). Quando vou fazer outra cerveja repito o processo. Faço de duas em duas cervejas com 20 litros cada. Reaproveito até 4 vezes o mesmo fermento.
 
Fazer reutilização de levedura depois de fermentar cervejas com muito Dry Hopping é possível, porém pode ser um problema. Um dos problemas é que muito trub de lúpulo vai entrar na próxima fermentação desde o início. E essa matéria verde em contato com a cerveja por muito tempo pode deixar sabores indesejáveis de grama entre outros. E além do mais, reutilizar levedura da uma trabalheira bem chata.
Eu costumo fazer isso quando compro algumas leveduras liquidas caras importadas. Mas se você estiver fazendo isso para economizar o que o EngRocha recomenda de fazer um starter é uma solução mais limpa (menos chance de contaminação e a levedura entra sem trub, pronta para fermentar). Eu costumo fazer starter de leveduras secas para economizar $. Você pode fazer um starter superior a quantidade de levedura necessária e guardar uma parte dele em potes herméticos esterilizados na geladeira por um bom tempo. Se for utilizar em até um mês da para usar tranquilamente esta levedura direto sem ter q fazer outro starter (isso vale para a levedura reaproveitada também).
 
Fala Pedro tudo bem, Eu tenho me dedicando nos estudos por esses dias e tenho aqui nas apostilas que se passar muito tempo a eficiência se acaba drasticamente. o ideal é usar a Lama em dois dias depois de retirar ela do fermentador, e no máximo 7 dias. o procedimento para recolher ela seria.
1 purgar o fermentador e retirar uma pequena parte que seria a células sem mais atividades com a temperatura de 2Graus.
2 retirar a segunda leva e ja guardar com a mesma temperatura de 2Graus até o dia para fazer o start.
3 ai vem dois passo Fazer o start para ativar as células e calcular quanto de lama vc vai precisar para a próxima Breja.
4 O Start pode levar uns 4 dias, Exemplo: 110 gramas de lama para 20L de mosto.
Uma ativação por 24 horas com 100ML, adicionar mais 500ML de agua e deixar mais 24 horas.
existe um calculo para saber quanto de lama e agua vc precisa para cada 24 horas e o quanto tempo vc precisa para atingir o quanto o mosto.
Isso pode ser um caminho para aproveitar a Lama.
em breve coloco as formulas para vc.
Obrigado pelas dicas amigo. Vou segui-las.
 
Eu não uso lama frequentemente. Eu prefiro fazer um starter de 3 litros com um pacote de U-05, utilizar na cerveja o que for necessário, guardar o restante com o sobrenadante num vidro de 800ml esterilizado (palmito). Quando vou fazer outra cerveja repito o processo. Faço de duas em duas cervejas com 20 litros cada. Reaproveito até 4 vezes o mesmo fermento.
otimas dicas amigo... no proximo pacote de fermento vou fazer isso!
 
Fazer reutilização de levedura depois de fermentar cervejas com muito Dry Hopping é possível, porém pode ser um problema. Um dos problemas é que muito trub de lúpulo vai entrar na próxima fermentação desde o início. E essa matéria verde em contato com a cerveja por muito tempo pode deixar sabores indesejáveis de grama entre outros. E além do mais, reutilizar levedura da uma trabalheira bem chata.
Eu costumo fazer isso quando compro algumas leveduras liquidas caras importadas. Mas se você estiver fazendo isso para economizar o que o EngRocha recomenda de fazer um starter é uma solução mais limpa (menos chance de contaminação e a levedura entra sem trub, pronta para fermentar). Eu costumo fazer starter de leveduras secas para economizar $. Você pode fazer um starter superior a quantidade de levedura necessária e guardar uma parte dele em potes herméticos esterilizados na geladeira por um bom tempo. Se for utilizar em até um mês da para usar tranquilamente esta levedura direto sem ter q fazer outro starter (isso vale para a levedura reaproveitada também).
valeu as dicas!!!
 
Só atualizando pra galera que acompanha é que deu valiosas dicas. Após o período de refermentação na garrafa, a NEIPA ficou top! Apesar de pouco alcoólica (3,9%), ficou uma delícia. Receita do canal Cerveja Fácil. Segue fotos abaixo. Abraços
 

Attachments

  • D78372E2-02CA-4F6C-A9C5-FD530000A484.jpeg
    D78372E2-02CA-4F6C-A9C5-FD530000A484.jpeg
    62.8 KB · Views: 26
  • 25A9E856-17FA-4C24-8866-63D2E4F3F132.jpeg
    25A9E856-17FA-4C24-8866-63D2E4F3F132.jpeg
    85.7 KB · Views: 25
  • D7D685D6-28AE-40FB-9726-ED08CBD66138.jpeg
    D7D685D6-28AE-40FB-9726-ED08CBD66138.jpeg
    63.3 KB · Views: 28
  • CCFAC37E-F47C-4071-BCDC-31AE4AECD256.jpeg
    CCFAC37E-F47C-4071-BCDC-31AE4AECD256.jpeg
    85.5 KB · Views: 26
Ainda reutilizei essa mesma lama em uma Irish dry stout e fermentou de OG 1.050 até FG 1.010 em 7 dias. Fiz um mini starter de 12h com o próprio mosto e deu certo! Essa foi a 3 leva com a levedura. Agora vou descartar.

Farei esse mini starter novamente quando for reaproveitar levedura nas próximas cervejas.
 
Back
Top