Problemas com Priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucas Cordeiro

Well-Known Member
Joined
Mar 8, 2019
Messages
50
Reaction score
8
Location
Piracicaba SP
Salve salve cervejeiros... estou com um problema com o primimg... Minhas cervejas não estão ficando carbonatadas o suficiente e o processo está demorando mais do que o previsto... parece q quando dou uma mexida na garrafa a carbonataçao melhora um pouco.
Nao sei onde estou errando, mas vou descrever o meu processo:
Uso 100g de açúcar refinado, coloco num erlenmeyer com um pouco de água e levo ao fogo de modo que ao ao derreter o açucar a solução fique com 100mls. Reservo e deixo esfriando um pouco. No envaze eu coloco 3,5mls dessa solução em cada garrafa de 500 ou 600mls e depois coloco a cerveja que por sua vez está gelada. Armazeno num lugar protegido do sol e espero 10 dias antes de abrir a primeira.. e o resultado sempre me desaponta... Às vezes a carbonataçao ocorre em mais de 15 dias de priming e mesmo assim nao fica muito bom.
Se alguém puder me ajudar eu agradeço.
 
Faça o processo inverso: meça a quantidade de cerveja no balde, prepare o priming com uma razão de 3:1 de água para açúcar, coloquei o priming em um balde de envase sanitizado e coloque a cerveja pronta dentro deste balde. Transfira usando uma mangueira no fundo deste de forma a fazer um redemoinho e misturar bem o priming. Envase.
 
Se eu puder colaborar.... dessa sua solução, experimente colocar 6ml para uma garrafa de 600ml e 5ml para garafas de 500ml. Eu utilizo dessa forma por enquanto nenhuma ficou a desejar na carbonatação e também nenhum explodiu...
a minha solução de primming e trabalho e 200g de açucar CRISTAL (e não o refinado... o que pode ajudar a não carbonatar...) e 200ml de agua, ferve por 1 minuto, esfria e utiliza 1m/l dessa concentração por 100ml de liquido.
(sim eu faço por garrafa uma a uma... )
 
Olá Lucas,

Primeiro defina a quantidade de açúcar por litro para o estilo que deseja fazer. Meça o volume final fermentado.
Em uma caneca coloque o açúcar para todo o volume e duas vezes este peso em água.
Ferva por 3' e reserve para esfriar.
Após resfriado meça o volume restante e divida pelo volume de cerveja.
Este resultado será a quantidade de solução por litro de cerveja.
Aí só multiplicar pelo volume das garrafas que for engarafar, por exemplo:
6g/L em 20L de fermentado.
120g de açúcar + 240mL de água
Supor que tenha resultado em 300mL de solução resfriada.
300mL ÷ 20L = 15mL/L
Garrafa de 600mL = 15 x 0,6 = 9mL de solução por garrafa.

Sem erro!
 
Acho q a quantidade está correta.. pois se uso 100g de açúcar e no final a solução tem 100mls cada ml contem 1g de açúcar... mas fica uma solução muito viscosa... vou tentar deixar a solução com 200mls na próxima vez .... Eu uso 7g de açúcar por L... tava pensando se as gotas de limão ajudariam... o q acham?
 
Boa tarde Lucas,
Primeiramente, eu acho pode aguardar 20 dias ou mais, ok? não há um tempo certo para carbonatação, moro em uma cidade quente e costumo deixar 3 semanas.
Aconselho a utilizar da maneira que o Jean explicou, 3 partes de agua para 1 de açucar (100g de açucar para 300 ml de agua), ferve (5 minutos), joga na bombona/recipiente de envase, e adiciona a cerveja em cima dessa calda (e não a calda sobre a cerveja).
Já utilizei seringa e tive variações, não ficaram boas.
Quanto ao limão, ele funciona como um catalizador, ele acelera o tempo de carbonatação, se ficaria boa em 20 dias ela ficará boa em tempo menor, porém, acho que a cerveja arredonda mesmo com no minimo 3 semanas de garrafa (exceto cervejas de guarda).
 
Boa tarde Lucas,
Primeiramente, eu acho pode aguardar 20 dias ou mais, ok? não há um tempo certo para carbonatação, moro em uma cidade quente e costumo deixar 3 semanas.
Aconselho a utilizar da maneira que o Jean explicou, 3 partes de agua para 1 de açucar (100g de açucar para 300 ml de agua), ferve (5 minutos), joga na bombona/recipiente de envase, e adiciona a cerveja em cima dessa calda (e não a calda sobre a cerveja).
Já utilizei seringa e tive variações, não ficaram boas.
Quanto ao limão, ele funciona como um catalizador, ele acelera o tempo de carbonatação, se ficaria boa em 20 dias ela ficará boa em tempo menor, porém, acho que a cerveja arredonda mesmo com no minimo 3 semanas de garrafa (exceto cervejas de guarda).
Só dando uma corrigida no que você falou, o limão server para "inverter" o açúcar, evitando que ele cristalize quando resfriado, mas de qualquer forma funciona bem com ou sem ele.

Para marcar a posição, ultimamente tenho embarrilhado, mas as vezes tem uma sobra do fermentador que mando ou para um growler ou para garrafas. Neste caso não tenho a calda pronta. Acabo colocando o açúcar direto dentro da garrafa. Não tenho notado diferença na carbonatação nem na cerveja.

É muito importante para quem faz priming colocar no cálculo da quantidade de açúcar o CO2 já dissolvido na cerveja (CO2 residual da fermentação) para evitar supercarbonatação.
 
Faço partidas de 30L. Uso o BeerSmith que me informa a carbonatação e a quantidade de açúcar. Uso açúcar de mesa e em média pelo BSmith corresponde a 6g por litro. Fervo em 300 ml de água. Transfiro do balde maturador para outro sanitizado e misturo a solução de açúcar. Uniformizo a mistura com a cerveja e vou engarrafando. Uso uma garrafa longneck com manômetro como piloto e controlo a carbonatação seguindo uma tabela padrão por estilo e onível estabelecido pelo BSmith. Deixo em temperatura ambiente e no máximo em 5 dias o processo está terminado. Como estou em PoA nos dias mais frios uso um aquecedor e um termômetro para manter a temperatura por volta de 20 graus.
 
Back
Top