Problemas com oxidacão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alexandre Guedes Batista

Well-Known Member
Joined
Aug 4, 2018
Messages
45
Reaction score
6
Location
Maringá - PR
Caros cervejeiros!!

Tenho tido grandes problemas com a cerveja que eu engarrafo...enquanto as do post mix, mantidas no kegerator mantém o sabor e aroma as engarrafadas escurecem e perdem o sabor e aroma em poucas semanas...
Tomo muito cuidado com todas as fases do processo...onde será que tenho errado?
 
Caros cervejeiros!!

Tenho tido grandes problemas com a cerveja que eu engarrafo...enquanto as do post mix, mantidas no kegerator mantém o sabor e aroma as engarrafadas escurecem e perdem o sabor e aroma em poucas semanas...
Tomo muito cuidado com todas as fases do processo...onde será que tenho errado?
Bom dia, @Alexandre Guedes Batista. Conta pra gente como é seu processo de envase.
Não parece, mas envase é uma parte chata do processo, cara... Dá muito problema, até nas cervejarias...
 
Bom dia, @Alexandre Guedes Batista. Conta pra gente como é seu processo de envase.
Não parece, mas envase é uma parte chata do processo, cara... Dá muito problema, até nas cervejarias...
Bom dia @marcelo_r

Em vaso em garrafas âmbar de 500 ml, não abro o fermentador para o envase (tbm eliminei a trasfega). Utilizo tubo coM válvula para o enchimento das garrafas.
Faço solução de prime e aplico com seringa garrafa a garrafa.
Fecho e deixo as garrafas em temperatura ambiente até o consumo ...
 
Bom dia @marcelo_r

Em vaso em garrafas âmbar de 500 ml, não abro o fermentador para o envase (tbm eliminei a trasfega). Utilizo tubo coM válvula para o enchimento das garrafas.
Faço solução de prime e aplico com seringa garrafa a garrafa.
Fecho e deixo as garrafas em temperatura ambiente até o consumo ...
Vamo la, as q vc usa CO2 ficam boas, mas se vc faz prime ta dando ruim??
Não ta fazendo muito sentido isso nao. Ta fazendo alguma transfega? Ja engarrafou com CO2 pra ver sefica boa?
 
Bom dia @marcelo_r

Em vaso em garrafas âmbar de 500 ml, não abro o fermentador para o envase (tbm eliminei a trasfega). Utilizo tubo coM válvula para o enchimento das garrafas.
Faço solução de prime e aplico com seringa garrafa a garrafa.
Fecho e deixo as garrafas em temperatura ambiente até o consumo ...
Cara, aí eu te pergunto: esse é um problema que surgiu recentemente, ou vc sempre notou essa diferença? Digo isso pq o resultado do primming e da carbonatação forçada é diferente mesmo... Já seria uma tendência natural a com primming ficar mais escura e com um sabor mais suave.. por mais que a levedura consuma o O2 durante a refermentação, há contato, e inevitavelmente alguma oxidação. A refermentação tbm vai carregar alguns aromas, sobretudo de lúpulo... Outro ponto, é vc guardar essas garrafas em temperatura ambiente. Em princípio, toda cerveja não pasteurizada (chope) deveria ser guardada refrigerada. Até existem cervejas que aguentam bem em temperatura ambiente, mas ela vai maturar. Ou seja, vai trabalhar e envelhecer. Dependendo do estilo pode ser legal, mas para muitos não será. Numa ipa ou wit, por exemplo, não é o ideal. Se vc guardar elas refrigeradas (após refermentação) elas vão se manter mais estáveis.
Agora, em termos de envase, o melhor resultado é sempre com carbonatação forçada e cadeia fria.
 
Back
Top