Problemas com espuma

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sidneivl

Member
Joined
Dec 29, 2016
Messages
23
Reaction score
5
Fala galera,

Faz 11 dias que tenho minha primeira cerveja envasada, uma ESB, de quinta-feira para cá já abri cerca de 9 garrafas.

A primeira que abri, coloquei na geladeira 10 horas antes do consumo e a garrafa controle marcava 1,3 bar no manômetro.

Abri ela e havia pouco gás, e nenhuma espuma.

No dia seguinte, com mais de 24 horas de geladeira, a segunda garrafa apresentou uma espuma considerável e estava excelente.

IMG_3243.jpg


Então coloquei mais cervejas para a virada do ano, o manômetro na garrafa controle marcava 2 bar e ficou 24 horas na geladeira antes do consumo.

Ai que veio a surpresa, abri 6 garrafas, NENHUMA apresentou espuma, no máximo umas burbulhas mais grossas, uma espuma bem rala que logo sumiu.

Hoje, como está muito quente, o manômetro está marcando 2,8 bars, bem acima do esperado para uma esb.

IMG_3247.jpg


Coloquei a produção toda na geladeira e vou tomar só fds que vem, será que vai gerar mais espuma?

Outra dúvida é, porque será que a primeira garrafa não tinha espuma e a segunda já estava com bastante? estava com o mesmo tempo de carbonatação, mesma quantidade de prime a única diferença era o tempo de geladeira.

Abs
 
Como foi feito o priming? Individual ou no balde de envase?
No balde dizem que é difícil homogeneizar pela baixa temperatura da cerveja, mesmo misturando bem.
 
O primming foi colocado individualmente em cada garrafa, o mesmo primming e a mesma quantidade.
 
Outra possibilidade é a vedação, algumas tampinhas podem estar mal colocadas. Uma dica legal se vc usa aquele cravador de ferro é apertar uma vez, girar 90° a garrafa e apertar denovo.

Se foi esse o motivo é difícil prever quantas garrafas vão apresentar esse problema, mas eu tentaria reapertar...
 
O primming foi colocado individualmente em cada garrafa, o mesmo primming e a mesma quantidade.

Eu acredito que fazendo priming individual, a chance de problemas de carbonatação é bem maior que misturando no balde.

Pode detalhar um pouco mais o processo que usou para o priming?

Como você limpou as garrafas?

Para comprovar ou descartar problema de vedação, teste as garrafas. Encha um balde de água e mergulhe as garrafas no balde. Se sair bolhas, o problema é a vedação.
 
O priming veio com receita, açúcar invertido, coloquei a quantia da receita com uma seringa esterilizada, quantia iguais para todas as garrafas.

As garrafas eu lavei um dia antes, higienizei e deixei secar de um dia para o outro, horas antes esterilizei com álcool 70 e deixei secar muito antes de envasar, coisa de 5 horas antes.

vou fazer o teste da garrafa, acho que o problema foi na hora de lacrar elas.
 
Pessoal,

Testei as garrafas como o @AntonioMartins sugeriu, peguei 2 que estavam escapando gás :(

Reapertei todas a tampas que agora ficaram até vincadas
IMG_3248.jpg


Uma coisa que observei, eu coloquei minha garrafa controle na geladeira, o manômetro desceu de 2.8 bar para 2.1 bar agora.

Pergunta, será que em mais 7 dias consigo gerar mais gás dentro das garrafas a frio? já que o priming está acabando e as células devem estar morrendo?

Abs
 
Galera, só pra dar um feedback, eu despertei as tampinhas e ficou mais 6 dias na geladeira e todas pegaram gás e fizeram a espuma corretamente.

Agora na próxima vou reaberta tudo de novo

Valeu
 
Back
Top