PROBLEMAS COM AIR-LOCK - Não poste antes de ler

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guenther

Administrador
Joined
Apr 23, 2013
Messages
3,826
Reaction score
3,382
Entrei hoje no fórum e vi 3 ou 4 perguntas sobre air-locks, então pra ajudar a evitar que essas perguntas surjam, vamos lá… começando pela mais clássica de todas:

- Coloquei a cerveja pra fermentar, e o air-lock não borbulha, o que houve?

- Você matou o fermento? Tipo, hidratou com água acima de uns 45 graus? Colocou ele no microondas? Ou ainda, inoculou fermento morto? Como um fermento líquido guardado e vencido há meses/anos?

- Você está fermentando em temperaturas BEM mais baixas que o recomendado?

Se as respostas são “Não”, então o problema e simples: a vedação do seu fermentador.

Teste a vedação do seu fermentador, ou seja, pressione a tampa do balde ou lateral do fermentador BEM DEVAGAR e veja se o nível do líquido dentro do air-lock fica desigual (mais alto de um lado que de outro). Fazendo isso, fique pressionando com a mesma intensidade parar tentar fazer o líquido manter essa desigualde. Se mesmo com você pressionando o nível do líquido voltar a ficar igual, nivelado, você tem problema de vedação.

Outra coisa, está em dúvida sobre isso? MEÇA A DENSIDADE! Se ela baixou, sua cerveja está fermentando.

Quer uma maneira mais fácil ainda? Abra o fementador ou remova o air-lock e espie dentro dele. Se tiver espuma (Krausen), é porque está fermentando.

Eu digo, tranquilamente, que já me perguntaram isso umas 150 vezes nos últimos 6 anos, e 100% das veze… era problema de vedação.


- Estou com a cerveja fermentando há X dias, e o air-lock ainda borbulha. Já não deveria ter acabado?

Final de fermentação se controla pelo air-lock? Não! Final de fermentação se controla pela DENSIDADE. Ou seja, quando achar que acabou, você mede a densidade com o DENSÍMETRO, anota, e no outro dia ou 2 dias depois mede novamente. Se a densidade não baixou, é porque a fermentação acabou.

Ficar borbulhando um de vez em quando depois desse período é normal e pode ser por uma série de motivos, seja o CO2 se desprendendo naturalmente do líquido, ou por elevação de temperatura que faz os gases de dentro do fermentador se expandirem.

OBSERVAÇÃO SOBRE O REFRATÔMETRO: refratômetro não funciona com a presença de álcool. Existem maneiras de corrigir isso com tabelas, etc, que eu particularmente não recomendo pois já vi erros. Alguém usar e dizer que funciona pode ser nada mais que um falso-positivo, ou seja, funcionar às vezes não quer dizer que funciona sempre. Já o densímetro, a menos que haja defeito, funciona sempre.


- Air-lock borbulhou só 1 ou 2 dias, é normal?

Essa é uma questão que, na verdade, quer dizer “Minha fermentação durou só 1 ou 2 dias, é normal?”.

Sim, pode ser completamente normal. Velocidade de fermentação depende de inúmeros fatores, sendo os principais:

- OG - A OG te diz a “quantidade de trabalho” que o fermento tem pela frente. É como colocar um cara numa competição de comida e dizer que ele tem que comer 10 cachorros-quentes, ou 100 cachorros-quentes. Obviamente, isso faz diferença em quanto tempo ele vai levar pra acabar o serviço.

- Taxa de Inoculação utilizada (quantidade de fermento) - Se você colocou menos gente pra comer, tem mais chance de levar mais tempo, não é?

- Temperatura - Pra nós, 1 grau não faz diferença alguma, mas a nível microscópico, 1 grau faz uma diferença absurda! Reações químicas e biológicas geralmente ocorrem mais rápido se a temperatura é mais alta, logo, fermentar a 18 graus é totalmente diferente que fermentar a 21. E se você fermenta sem controle, bom, aí é quase uma loteria pois fermentação é um processo exotérmico (que gera calor) então uma fermentação que está a 20 graus iniciais pode ter subido para 26 graus em poucas horas.

- Cepa (tipo de fermento) - Fermentos diferentes tem cinética de fermentação BEM DIFERENTES, ou seja, um US-05 a 20 graus vai fermentar mais devagar que um BE-256 sempre, porque eles são diferentes.

Resumindo, compreenderam que tempo de fermentação é algo que realmente não interessa? :)


- Air-lock parou de borbulhar e o líquido ficou desnivelado

Totalmente normal.


- O que fazer para vedar o fermentador?

É algo difícil de dizer, mas um caso clássico pelo menos com baldes é não removerem o lacre da tampa. Ele tem um anel plástico que deve ser removido, o que diminui a altura da borda e torna o fechamento mais fácil.

Outra coisa, é apertar BEM a tampa até parar de ouvir “cliques”.

Feito isso, independente do fermentador, faça um teste de vedação. Se há vazamento, siga verificando as vedações, rolha do air-lock, etc, até solucionar. Um “quebra-galho” que pode ser utilizado é filme-plástico.
 
Ótima explicação Guenther. Lembro que quando comecei na minha primeira brassagem fiz tudo de forma impecável e o airlock não fez NENHUMA borbulha, obviamente como todo bom principiante fiquei apavorado e fui te questionar sobre o ocorrido, e SIM, era vedação do balde fermentador pois a cerveja ficou sensacional.

Fico pensando essa coisa de fermento é bem peculiar, até hoje me deparo com algumas situações estranhas e totalmente diferentes a cada brassagem (mesmo que sob as mesmas condições). Experimentei usar esse final de semana um fermento que até então não tinha tido contato (T-58, o super fermento) e fiquei apavorado com o que aconteceu, em menos de 12 horas após inocular ele o airlock acionou de uma forma nunca antes vista, chegou inclusive a mandar espuma e um pouco de cerveja pra fora, e ontem com pouco menos de 24hs de fermentação já cessou totalmente as borbulhas, hoje pela manhã verifiquei e o nível do airlock já havia estabilizado (flat).

É realmente muito curioso como o fermento atua, mesmo após todo esse tempo fazendo cerveja ainda procuro estudar e testar coisas diferentes, sempre me surpreendo com a capacidade desses 'bixinhos' nos mostrarem resultados inesperados.
 
A tampa do balde fermentador não estar totalmente vedada seria, necessariamente, um problema sério? Se a tampa estiver fechando o balde, mas não absolutamente selada há um risco grande de contaminação?
 
Já vi uma quantidade grande de baldes que não vedam nada. Se não tiver duas travas na boca do balde (pela parte externa) dificilmente vedará.

Para quem gosta de acompanhar a fermentação pelo airlock (como eu) sugiro comprar baldes utilizado para mel. Mas a vida util da trava é curta.
 
@Guenther
mais uma pergunta que sempre fazem em tom de desespero (aqui no fórum tem muitos tópicos abertos sobre) é... Meu airlock transbordou, o que eu faço? perdi a cerveja? contaminou? acho que seria interessante colocar no tópico...
 
A tampa do balde fermentador não estar totalmente vedada seria, necessariamente, um problema sério? Se a tampa estiver fechando o balde, mas não absolutamente selada há um risco grande de contaminação?

Alex não tem problema! Eu nunca vedo totalmente a tampa do balde, só coloco ela por cima, alias nem airlock eu uso, ao meu ver é desnecessário, e já se vão 15 levas e nenhuma contaminação!
 
Alex não tem problema! Eu nunca vedo totalmente a tampa do balde, só coloco ela por cima, alias nem airlock eu uso, ao meu ver é desnecessário, e já se vão 15 levas e nenhuma contaminação!

Bacana Coltro. Já li sobre pessoas que fazem dessa forma.
 
@Guenther
mais uma pergunta que sempre fazem em tom de desespero (aqui no fórum tem muitos tópicos abertos sobre) é... Meu airlock transbordou, o que eu faço? perdi a cerveja? contaminou? acho que seria interessante colocar no tópico...
Cara, nessa hora é questão de ter bom senso... a primeira vez que me aconteceu isso, eu fiz o que me pareceu mais lógico...

Tira cuidadosamente, coloca algo no lugar pra não entrar nada que contamine (como um pedaço de papel alumínio), limpa o air-lock, limpa a tampa, sanitiza tudo, e coloca de volta.

Abraço,
 
Alex não tem problema! Eu nunca vedo totalmente a tampa do balde, só coloco ela por cima, alias nem airlock eu uso, ao meu ver é desnecessário, e já se vão 15 levas e nenhuma contaminação!
Pra quem gosta de seguir rampas de temperatura de fermentação, é interessantíssimo acompanhar o air-lock pois com isso sabemos exatamente a tendência de aceleração da fermentação.

Fora isso, só "deixar a tampa por cima" pode funcionar durante a Fermentação Primária (quando o fluxo de CO2 é constante), mas depois disso, se deixar um certo tempo parada, pode ter certeza que algo vai entrar e vai contaminar a cerveja de forma severa.

Abraço,
 
Cara, nessa hora é questão de ter bom senso... a primeira vez que me aconteceu isso, eu fiz o que me pareceu mais lógico...

Tira cuidadosamente, coloca algo no lugar pra não entrar nada que contamine (como um pedaço de papel alumínio), limpa o air-lock, limpa a tampa, sanitiza tudo, e coloca de volta.

Abraço,

sim, sim, claro... só pensei que talvez fosse interessante colocar no primeiro post por ser uma dúvida frequente.
Esse é um dos principais motivos de eu usar blow off ao invés de airlock. Sem contar que se o airlock inventa de entupir por transbordar o krausen, aí o estrago está feito...
 
Em outras palavras, mesmo se fizer a breja todo cagada, errando temperatura, quantidades de água etc...

Esfriando e jogando fermento, de qualquer jeito vai virar cerveja, é isso?


Claro que não a cerveja perfeita, com eficiência correta, sem contaminação, mais vai!
 
Prezados,

Minha primeira brassagem está marcada pra sexta, e dediquei esta semana a devorar o fórum. Me deparei com a questão do airlock, que não me lembro dos caras terem abordado no curso. O kit Biab que comprei possui o airlock, entretanto tenho um problema. Comprei um frigobar e instalei um aparelinho que controla a temperatura, o meu balde de 22 litros entra certinho nele, não vai ter espaço para o airlock no topo da tampa. Dúvidas:
1) Posso instalá-lo na lateral do balde, meio na diagonal?
2) Caso a alternativa 1 nãos seja possível poderia improvisar um airlock com mangueirinha e uma garrafinha pet conforme vi em vídeos no youtube.
O que vc´s sugerem, airlock lateral ou mangueirinha fazendo um airlock tabajara?
 
Prezados,

Minha primeira brassagem está marcada pra sexta, e dediquei esta semana a devorar o fórum. Me deparei com a questão do airlock, que não me lembro dos caras terem abordado no curso. O kit Biab que comprei possui o airlock, entretanto tenho um problema. Comprei um frigobar e instalei um aparelinho que controla a temperatura, o meu balde de 22 litros entra certinho nele, não vai ter espaço para o airlock no topo da tampa. Dúvidas:
1) Posso instalá-lo na lateral do balde, meio na diagonal?
2) Caso a alternativa 1 nãos seja possível poderia improvisar um airlock com mangueirinha e uma garrafinha pet conforme vi em vídeos no youtube.
O que vc´s sugerem, airlock lateral ou mangueirinha fazendo um airlock tabajara?

1) Vai dar pra deixar um nível de agua decente sem que entre o liquido no fermentador? Se sim, tá ok.

Eu não sou muito fã da 2. Mas é uma questão pessoal. eu teria como prioridade a verificação desse fator da 1, se não der faz o 2 que dá certo também.
 
Prezados,

Minha primeira brassagem está marcada pra sexta, e dediquei esta semana a devorar o fórum. Me deparei com a questão do airlock, que não me lembro dos caras terem abordado no curso. O kit Biab que comprei possui o airlock, entretanto tenho um problema. Comprei um frigobar e instalei um aparelinho que controla a temperatura, o meu balde de 22 litros entra certinho nele, não vai ter espaço para o airlock no topo da tampa. Dúvidas:
1) Posso instalá-lo na lateral do balde, meio na diagonal?
2) Caso a alternativa 1 nãos seja possível poderia improvisar um airlock com mangueirinha e uma garrafinha pet conforme vi em vídeos no youtube.
O que vc´s sugerem, airlock lateral ou mangueirinha fazendo um airlock tabajara?

Colocar na lateral vai fazer você perder um pouco de espaço nesse fermentador, logo, o volume que poderá colocar dentro dele será menor.
Eu instalaria esse sistema com a mangueira e a garrafa. Eu uso assim faz 4 anos, pela mesma questão. Minha geladeira comporta 2 fermentadores, mas sem o airlock. Se colocar airlock, cabe 1 só. Acha que as cervejarias usam airlock?? É mangueira e bambona de água em vez da garrafinha hehehe
 
Prezados,

Minha primeira brassagem está marcada pra sexta, e dediquei esta semana a devorar o fórum. Me deparei com a questão do airlock, que não me lembro dos caras terem abordado no curso. O kit Biab que comprei possui o airlock, entretanto tenho um problema. Comprei um frigobar e instalei um aparelinho que controla a temperatura, o meu balde de 22 litros entra certinho nele, não vai ter espaço para o airlock no topo da tampa. Dúvidas:
1) Posso instalá-lo na lateral do balde, meio na diagonal?
2) Caso a alternativa 1 nãos seja possível poderia improvisar um airlock com mangueirinha e uma garrafinha pet conforme vi em vídeos no youtube.
O que vc´s sugerem, airlock lateral ou mangueirinha fazendo um airlock tabajara?

Eu sou adepto da opção 2, o famoso blowoff, depois que comecei a usar aposentei meus airlocks, é muito mais prático e não faz sujeira.
 
@muanis, eu já instalei na lateral do balde, perto da borda, usando uns cotovelinhos pneumáticos (acho que é isso) desses comprados em ferragens, pra manter o airlock na vertical. Mas o que mais faço é o tal blow off, que tu citou como alternativa 2. Geralmente deixo fermentando duas cervejas (quando possível até 3), cada uma com a sua respectiva mangueira, bem instalada e justa, mergulhada em uma única garrafa com algum sanitizante, geralmente Biofor.
 
Passei exatamente por esse problema tambem, meu frigobar é de 120 litros e não sobra mto espaço para o air lock. Ai comprei esse aqui no Lamas:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/airlock-sterilock-1258

por R$16,48 Dilmas

ele tem apenas 2cm e coube certinho, porem não tem borbulhas, kkk. Verificar fermentação com densimetro.
 

Attachments

  • WP_20160325_002.jpg
    WP_20160325_002.jpg
    119.7 KB · Views: 416
  • WP_20160325_003.jpg
    WP_20160325_003.jpg
    114.7 KB · Views: 374
Pô ... meu frigobar é tipo este aí. Valeu a dica, mas tô ansioso em realizar a brassagem e vou de mangueira e garrafa. Tô avaliando a possibilidade de retirar esse refrigerador aí em cima.

Abs!
 
Tambem pensei, mas acredito que é ali que passa a tubulação do gas, não sei se é possivel, mas se conseguir avisa ai.
 
Pô ... meu frigobar é tipo este aí. Valeu a dica, mas tô ansioso em realizar a brassagem e vou de mangueira e garrafa. Tô avaliando a possibilidade de retirar esse refrigerador aí em cima.

Abs!

Uma pergunta....
Por que não retirar a gaveta de baixo?

Editei a pergunta...

Olhei a foto com mais calma e vi que a base do motor está lá atrás...
 
só para adicionar ao conhecimento quem usa fermentadores conicos principalmente da indupril não adianta achar que apos apertar bem a tampa não terá vazamentos pois sim terão.. solução
coloque veda roscas por toda area de rosca da tampa pronto resolvido
 
Uma pergunta....
Por que não retirar a gaveta de baixo?

Editei a pergunta...

Olhei a foto com mais calma e vi que a base do motor está lá atrás...


Mas ai não fecha a porta. O motor mais o balde não cabe, tem que ser encima mesmo.
 
Galera, vou fazer minha primeira leva amanha, uma pilsen só para começar, um dúvida que tenho é a seguinte: Fiz um airlock caseiro e queria saber se a após a fermentação eu preciso deixar o airlock junto ao fermentador ou posso retira-lo?
 
Boa tarde.
Tive um problema durante a fermentação.
Meu fermentador é um galão de água de 20L.
Supitou cerveja, pelo air lock, durante a fermentação. Não sei ao certo que dia isso aconteceu. Muito provável que tenha entrado ar.
Acredito que isso aconteceu por eu ter enchido demais o galão.

O que eu devo fazer?

Obrigado, nobres cervejeiros
 
Bom dia, primeiramente, evite postar a mesma duvida em locais diferentes, isto atrapalha o andamento do fórum e as informações ficam diluídas, tornando difícil para quem tem a mesma duvida achar o assunto.

Não entrou ar (nem para espirrar nem depois), o que ocorre é que na fermentação há desprendimento de CO2 e as bolhas podem levar o liquido junto. Limpe, sanitize tudo, monte novamente e reze, pois se ficar muito tempo é possível de contaminação.
 
Pra quem gosta de seguir rampas de temperatura de fermentação, é interessantíssimo acompanhar o air-lock pois com isso sabemos exatamente a tendência de aceleração da fermentação.

Fora isso, só "deixar a tampa por cima" pode funcionar durante a Fermentação Primária (quando o fluxo de CO2 é constante), mas depois disso, se deixar um certo tempo parada, pode ter certeza que algo vai entrar e vai contaminar a cerveja de forma severa.

Abraço,
Comecei uma fermentação 4 dias atrás e o balde está sem airlock, deixei a tampa um pouco aberta (ela não tem furo). Nestante fui conferir e não há krausen, nem tampouco sinal de contaminação (visual), apenas muita água liquefeita na parte interna da tampa. Estou cabreiro com aquela água pingando na cerveja, e depois de ler sua postagem fiquei mais cabreiro ainda.
Tô fermentando uma Dark Strong Ale, meus planos eram de após término da fermentação maturar umas 2 semanas antes do envase. E agora? Espero terminar a fermentação, vedo o balde e baixo a temperatura para maturar?

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
Comecei uma fermentação 4 dias atrás e o balde está sem airlock, deixei a tampa um pouco aberta (ela não tem furo). Nestante fui conferir e não há krausen, nem tampouco sinal de contaminação (visual), apenas muita água liquefeita na parte interna da tampa. Estou cabreiro com aquela água pingando na cerveja, e depois de ler sua postagem fiquei mais cabreiro ainda.
Tô fermentando uma Dark Strong Ale, meus planos eram de após término da fermentação maturar umas 2 semanas antes do envase. E agora? Espero terminar a fermentação, vedo o balde e baixo a temperatura para maturar?

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk

Olá Vinicius.

O que eu sugiro que você faça é:
1 - Instalar, imediatamente, um airlock ou blow off para evitar entrada de possíveis contaminantes, principalmente após o término da fermentação primária. Fazer isso de um modo que não estresse a levedura;
2 - Medir a densidade com um densímetro com intervalo de 2 ou 3 dias para verificar se a sua fermentação terminou. Caso haja diferença na medida, sua fermentação ainda não terminou;
3 - Verificar se a temperatura que você colocou é a recomendada para o tipo de fermento que você utilizou;
4 - Sobre a água pingando, é normal formar gotas de água na tampa durante a fermentação, mas, como sua tampa não estava fechada, dependendo do clima e umidade local, pode entrar umidade de fora para dentro e, aí sim, contaminar (ou não) a sua cerveja. No seu caso, acho melhor verificar a minha sugestão 1, limpar e sanitizar a tampa, vedar o seu fermentador e rezar.
5 - Atualizar seus procedimentos na próxima leva de modo a evitar o ocorrido. Esta é a sugestão que eu acho a mais importante.

:mug:Abraço.:mug:

Elmo
 
Olá, só quero deixar minha contribuição aqui, de mais um caso que era problema na vedação... hehe.
Fiz minha primeira leva no sábado, hoje completa 2 dias e não havia nenhuma atividade no airlock.

Tirei o balde da geladeira, apertei oq podia e nada, continuava o problema.

Então, removi o lacre (maldito lacre) da tampa. Abri e tampei novamente, com a mesma força de anteriormente, dessa vez deu mais um "click" e imediatamente o airlock começou a borbulhar!

Então, reforçando o que o Guenther disse, REMOVAM O MALDITO LACRE!

Flws!
 
e quando o airlock suga o ar??? estou com uma lager fermentando a 16° e ao abrir a geladeira notei o airlock sem movimento (13º dia) e liquido todo para o lado que entra no fermentador... Após alguns minutos, com a geladeira aberta, e a temperatura da cerveja (sensor colado no fermentador) cravada em 16º o liquido do air lock começou a mudar lentamente de lado, e começou a funcionar... Medi a densidade1019 e fechei a geladeira. dia seguinte a mesma situaçao...air lock "sugando" abro a geladeira, apos algum tempo noto atividade no sentido correto (lenta, porém presente).. meço a densidade e dá 1019... afinal é normal o air lock sugar??? densidade igual em 3 dias acabou a secundaria?? mas se acabou porque existe movimento no airlock..?? muita duvida...
 
e quando o airlock suga o ar??? estou com uma lager fermentando a 16° e ao abrir a geladeira notei o airlock sem movimento (13º dia) e liquido todo para o lado que entra no fermentador... Após alguns minutos, com a geladeira aberta, e a temperatura da cerveja (sensor colado no fermentador) cravada em 16º o liquido do air lock começou a mudar lentamente de lado, e começou a funcionar... Medi a densidade1019 e fechei a geladeira. dia seguinte a mesma situaçao...air lock "sugando" abro a geladeira, apos algum tempo noto atividade no sentido correto (lenta, porém presente).. meço a densidade e dá 1019... afinal é normal o air lock sugar??? densidade igual em 3 dias acabou a secundaria?? mas se acabou porque existe movimento no airlock..?? muita duvida...
Quando você abre a geladeira e espera, o CO2 no headspace da cerveja esquenta suavemente.

Gases e líquidos, quando aquecidos, expandem...... então isso faz começar a borbulhar.

Quando você fecha a geladeira, ocorre o contrário... começa a gelar o headspace, o CO2 ali se retrai... e então tenta sugar ar de fora.

Pura física. :)

Abraço,
 
Valeu Guenther, estava aqui quebrando a cabeça... Resumindo, quando ocorre esse imprevisto basta acompanhar a densidade para ter certeza do fim do processo de fermentaçao. Ficar se baseando apenas pelo airlock não dá resultado mesmo... Obrigado mesmo !!!!!:tank:
 
Valeu Guenther, estava aqui quebrando a cabeça... Resumindo, quando ocorre esse imprevisto basta acompanhar a densidade para ter certeza do fim do processo de fermentaçao. Ficar se baseando apenas pelo airlock não dá resultado mesmo... Obrigado mesmo !!!!!:tank:
Eu normalmente não me preocupo nem mesmo com densidade, já que entre Fermentação Primária e Secundária eu totalizo umas 3 semanas no mínimo, algumas até mais, ou seja, é certo que fermentou tudo que tinha que fermentar.

Quando se faz levas frequentes e se acumula bastante cerveja, a gente fica bem mais paciente com os processos, e na minha visão isso só trás vantagens.

Abraço,
 
Passei exatamente por esse problema tambem, meu frigobar é de 120 litros e não sobra mto espaço para o air lock. Ai comprei esse aqui no Lamas:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/airlock-sterilock-1258

por R$16,48 Dilmas

ele tem apenas 2cm e coube certinho, porem não tem borbulhas, kkk. Verificar fermentação com densimetro.

dkyeWVLTPTd0thTiO-qxIWugAOkptJA1qsJnDJCE9FC3k3xKtpkIEgjHT76MM_2bqr749OEckmru798=w1920-h966-rw


Não tenho problema de espaço na altura, mas minha bombona tem duas tampas, uma de vedação com borracha e outra de rosca, com isso não tem como furar na parte de cima. Fiz um furo na lateral e comprei uma conexão por pressão em L e magueira de nylon para compressor. Amarrei uma garrafa de água e está funcionado tranquilo.

Quem tiver dificuldade na altura, é uma saída.
 
Pessoal, fiz uma brassagem de Blod Ale no sábado (01/10/16) e, após inocular o fermento, prendi o termômetro no balde e medi 34 graus! Levei um susto, baixei a temperatura e fui dormir.

No domingo, não vi nenhuma atividade no airlock. Pressionei a tampa como o Gunther recomenda e saíram algumas borbulhas. Resolvi deixar assim.

Hoje, 2ª feira, o airlock continuava morto. A temperatura do balde estava igual a temperatura externa (21°). Pensei: "torrei as leveduras com os 34 graus". Resolvi fazer os demais testes recomendados. Abri a tampa e havia uma leve espuma sobre a cerveja e marcas na lateral do balde. Tirei uma amostra da cerveja e medi a densidade: 1016! A OG tinha sido 1051! Ou seja, ela atenuou de 1051 para 1016 em dois dias!

Pergunto: isso realmente é possível (ou posso ter algum erro de medição)? Essa rapidez de atenuação (e a elevada temperatura inicial) podem afetar negativamente a cerveja?
 
Passei exatamente por esse problema tambem, meu frigobar é de 120 litros e não sobra mto espaço para o air lock. Ai comprei esse aqui no Lamas:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/airlock-sterilock-1258

por R$16,48 Dilmas

ele tem apenas 2cm e coube certinho, porem não tem borbulhas, kkk. Verificar fermentação com densimetro.

Geo me ajude com uma coisa.
Tenho usado bastante os Sterilock mas tive um problema nas ultimas levas e queria opiniões.

Quando transborda com o Airlock em "S" é facil, a gente retira, sanitiza, troca o alcool e poe de volta.
Mas e com este carinha que é uma especie de espuma dentro? o meu tava praticamente entupido por Krausen! - O que fazer?
Como não tinha o que fazer, retirei, dei uma limpada (externa) mas coloquei de volta como estava, no dia seguinte a tampa estava estufada... acabei trocando o airlock.

Alguem pra entender/compartilhar/resolver este problema?
 
Usei muito pouco o Sterilock, e comigo nunca chegou a vazar.
Acredito que após lavar bem tem que deixar secar.
 
Pessoal
Fiz está weiss na quinta-feira e hoje é segunda-feira. Air-Lock parado, acabei de verificar o densimetro está baixando!
Refiz as vedações, testei mantendo apertado a tampa e não está vazando.
Foi com Cepa Hidratada.
Segue foto tirada pelo furo do airlock mostrando o aspecto da espuma.
Quais são as opiniões com referencia a está espuma?
 

Attachments

  • 3134207a-6679-42c2-8f1f-940a36f54d21.jpg
    3134207a-6679-42c2-8f1f-940a36f54d21.jpg
    101.8 KB · Views: 112
Pessoal
Fiz está weiss na quinta-feira e hoje é segunda-feira. Air-Lock parado, acabei de verificar o densimetro está baixando!
Refiz as vedações, testei mantendo apertado a tampa e não está vazando.
Foi com Cepa Hidratada.
Segue foto tirada pelo furo do airlock mostrando o aspecto da espuma.
Quais são as opiniões com referencia a está espuma?


Desencana do air-lock. Ele só serve para três coisas:
1) Não deixar o ar externo entrar;
2) Deixar o CO2 sair;
3) ter seu líquido sugado para dentro do balde quando gelar o mesmo.

Fermentação se mede por atenuação, ou seja, conversão de açucares em álcool e CO2. E isto se percebe pelo densímetro. Quando mais açúcar consumido menor a densidade da cerveja. Qualquer outro método caseiro é aproximação.

Tá baixando a densidade ? Tem cheiro e gosto bom a amostra? por que ficar se estressando de véspera?

Se não estivesse atenuando, dai sim um pouco de preocupação. Agora se está atenuando, ou o fermento está trabalhando (mais ou menos rápido) ou tens uma contaminação que está fazendo o trabalho.

Se for a primeira opção, no final terás cerveja. Se for a segunda, pode ser que terás cerveja (uma lambic weiss) ou terás um descarte. No ponto em que se encontra não tens mais como contornar. É esperar e ver o resultado.

Nunca usei air-lock, somente um tubo borbulhador feito de nangueira de 1/4.

Sempre controlei por densimetro o andamento. E isto tem dado certo.

Exercite três coisas com o homebrewing:
- A ansiedade, pois tudo tem o seu tempo;
- O desejo de controle, pois nós não temos todo o controle do processo;
- Desapego ao resultado. Talvez dê certo, talvez não.
 
Back
Top