1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

PROBLEMAS COM AIR-LOCK - Não poste antes de ler

Discussão em 'Fermentação' iniciado por Guenther, 4/1/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 4/1/16 #1

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador Admin

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,232
    Entrei hoje no fórum e vi 3 ou 4 perguntas sobre air-locks, então pra ajudar a evitar que essas perguntas surjam, vamos lá… começando pela mais clássica de todas:

- Coloquei a cerveja pra fermentar, e o air-lock não borbulha, o que houve?

- Você matou o fermento? Tipo, hidratou com água acima de uns 45 graus? Colocou ele no microondas? Ou ainda, inoculou fermento morto? Como um fermento líquido guardado e vencido há meses/anos?

- Você está fermentando em temperaturas BEM mais baixas que o recomendado?

Se as respostas são “Não”, então o problema e simples: a vedação do seu fermentador.

Teste a vedação do seu fermentador, ou seja, pressione a tampa do balde ou lateral do fermentador BEM DEVAGAR e veja se o nível do líquido dentro do air-lock fica desigual (mais alto de um lado que de outro). Fazendo isso, fique pressionando com a mesma intensidade parar tentar fazer o líquido manter essa desigualde. Se mesmo com você pressionando o nível do líquido voltar a ficar igual, nivelado, você tem problema de vedação.

Outra coisa, está em dúvida sobre isso? MEÇA A DENSIDADE! Se ela baixou, sua cerveja está fermentando.

Quer uma maneira mais fácil ainda? Abra o fementador ou remova o air-lock e espie dentro dele. Se tiver espuma (Krausen), é porque está fermentando.

Eu digo, tranquilamente, que já me perguntaram isso umas 150 vezes nos últimos 6 anos, e 100% das veze… era problema de vedação.

- Estou com a cerveja fermentando há X dias, e o air-lock ainda borbulha. Já não deveria ter acabado?

Final de fermentação se controla pelo air-lock? Não! Final de fermentação se controla pela DENSIDADE. Ou seja, quando achar que acabou, você mede a densidade com o DENSÍMETRO, anota, e no outro dia ou 2 dias depois mede novamente. Se a densidade não baixou, é porque a fermentação acabou.

Ficar borbulhando um de vez em quando depois desse período é normal e pode ser por uma série de motivos, seja o CO2 se desprendendo naturalmente do líquido, ou por elevação de temperatura que faz os gases de dentro do fermentador se expandirem.

OBSERVAÇÃO SOBRE O REFRATÔMETRO: refratômetro não funciona com a presença de álcool. Existem maneiras de corrigir isso com tabelas, etc, que eu particularmente não recomendo pois já vi erros. Alguém usar e dizer que funciona pode ser nada mais que um falso-positivo, ou seja, funcionar às vezes não quer dizer que funciona sempre. Já o densímetro, a menos que haja defeito, funciona sempre.

- Air-lock borbulhou só 1 ou 2 dias, é normal?

Essa é uma questão que, na verdade, quer dizer “Minha fermentação durou só 1 ou 2 dias, é normal?”.

Sim, pode ser completamente normal. Velocidade de fermentação depende de inúmeros fatores, sendo os principais:

- OG - A OG te diz a “quantidade de trabalho” que o fermento tem pela frente. É como colocar um cara numa competição de comida e dizer que ele tem que comer 10 cachorros-quentes, ou 100 cachorros-quentes. Obviamente, isso faz diferença em quanto tempo ele vai levar pra acabar o serviço.

- Taxa de Inoculação utilizada (quantidade de fermento) - Se você colocou menos gente pra comer, tem mais chance de levar mais tempo, não é?

- Temperatura - Pra nós, 1 grau não faz diferença alguma, mas a nível microscópico, 1 grau faz uma diferença absurda! Reações químicas e biológicas geralmente ocorrem mais rápido se a temperatura é mais alta, logo, fermentar a 18 graus é totalmente diferente que fermentar a 21. E se você fermenta sem controle, bom, aí é quase uma loteria pois fermentação é um processo exotérmico (que gera calor) então uma fermentação que está a 20 graus iniciais pode ter subido para 26 graus em poucas horas.

- Cepa (tipo de fermento) - Fermentos diferentes tem cinética de fermentação BEM DIFERENTES, ou seja, um US-05 a 20 graus vai fermentar mais devagar que um BE-256 sempre, porque eles são diferentes.

Resumindo, compreenderam que tempo de fermentação é algo que realmente não interessa? :)

- Air-lock parou de borbulhar e o líquido ficou desnivelado

Totalmente normal.

- O que fazer para vedar o fermentador?

É algo difícil de dizer, mas um caso clássico pelo menos com baldes é não removerem o lacre da tampa. Ele tem um anel plástico que deve ser removido, o que diminui a altura da borda e torna o fechamento mais fácil.

Outra coisa, é apertar BEM a tampa até parar de ouvir “cliques”.

Feito isso, independente do fermentador, faça um teste de vedação. Se há vazamento, siga verificando as vedações, rolha do air-lock, etc, até solucionar. Um “quebra-galho” que pode ser utilizado é filme-plástico.

2. 5/1/16 #2

LRossi

LRossi

LRossi

Active Member

Afiliado:
    3/9/14
    Curtidas Recebidas:
    5
    Ótima explicação Guenther. Lembro que quando comecei na minha primeira brassagem fiz tudo de forma impecável e o airlock não fez NENHUMA borbulha, obviamente como todo bom principiante fiquei apavorado e fui te questionar sobre o ocorrido, e SIM, era vedação do balde fermentador pois a cerveja ficou sensacional.

Fico pensando essa coisa de fermento é bem peculiar, até hoje me deparo com algumas situações estranhas e totalmente diferentes a cada brassagem (mesmo que sob as mesmas condições). Experimentei usar esse final de semana um fermento que até então não tinha tido contato (T-58, o super fermento) e fiquei apavorado com o que aconteceu, em menos de 12 horas após inocular ele o airlock acionou de uma forma nunca antes vista, chegou inclusive a mandar espuma e um pouco de cerveja pra fora, e ontem com pouco menos de 24hs de fermentação já cessou totalmente as borbulhas, hoje pela manhã verifiquei e o nível do airlock já havia estabilizado (flat).

É realmente muito curioso como o fermento atua, mesmo após todo esse tempo fazendo cerveja ainda procuro estudar e testar coisas diferentes, sempre me surpreendo com a capacidade desses 'bixinhos' nos mostrarem resultados inesperados.

nuiquer curtiu isso.
  3. 5/1/16 #3

brenomatioli

brenomatioli

brenomatioli

Member

Afiliado:
    23/12/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    Boa Guenther, excelente topico!

4. 29/1/16 #4

alexrnbr

alexrnbr

alexrnbr

Well-Known Member

Afiliado:
    21/9/15
    Curtidas Recebidas:
    60
    A tampa do balde fermentador não estar totalmente vedada seria, necessariamente, um problema sério? Se a tampa estiver fechando o balde, mas não absolutamente selada há um risco grande de contaminação?

5. 29/1/16 #5

Cipriani

Cipriani

Cipriani

Well-Known Member

Afiliado:
    27/11/14
    Curtidas Recebidas:
    39
    Já vi uma quantidade grande de baldes que não vedam nada. Se não tiver duas travas na boca do balde (pela parte externa) dificilmente vedará.

Para quem gosta de acompanhar a fermentação pelo airlock (como eu) sugiro comprar baldes utilizado para mel. Mas a vida util da trava é curta.

6. 29/1/16 #6

tiefensee

tiefensee

tiefensee

Well-Known Member

Afiliado:
    13/10/14
    Curtidas Recebidas:
    308
    @Guenther
    mais uma pergunta que sempre fazem em tom de desespero (aqui no fórum tem muitos tópicos abertos sobre) é... Meu airlock transbordou, o que eu faço? perdi a cerveja? contaminou? acho que seria interessante colocar no tópico...

7. 29/1/16 #7

coltro

coltro

coltro

Well-Known Member

Afiliado:
    7/5/15
    Curtidas Recebidas:
    31
    Alex não tem problema! Eu nunca vedo totalmente a tampa do balde, só coloco ela por cima, alias nem airlock eu uso, ao meu ver é desnecessário, e já se vão 15 levas e nenhuma contaminação!

seuguima curtiu isso.
  8. 30/1/16 #8

alexrnbr

alexrnbr

alexrnbr

Well-Known Member

Afiliado:
    21/9/15
    Curtidas Recebidas:
    60
    Bacana Coltro. Já li sobre pessoas que fazem dessa forma.

seuguima curtiu isso.
  9. 1/2/16 #9

Guenther

Guenther

Guenther

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,232
    Cara, nessa hora é questão de ter bom senso... a primeira vez que me aconteceu isso, eu fiz o que me pareceu mais lógico...

Tira cuidadosamente, coloca algo no lugar pra não entrar nada que contamine (como um pedaço de papel alumínio), limpa o air-lock, limpa a tampa, sanitiza tudo, e coloca de volta.

Abraço,

10. 1/2/16 #10

Guenther

Guenther

Guenther

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,232
    Pra quem gosta de seguir rampas de temperatura de fermentação, é interessantíssimo acompanhar o air-lock pois com isso sabemos exatamente a tendência de aceleração da fermentação.

Fora isso, só "deixar a tampa por cima" pode funcionar durante a Fermentação Primária (quando o fluxo de CO2 é constante), mas depois disso, se deixar um certo tempo parada, pode ter certeza que algo vai entrar e vai contaminar a cerveja de forma severa.

Abraço,

11. 1/2/16 #11

tiefensee

tiefensee

tiefensee

Well-Known Member

Afiliado:
    13/10/14
    Curtidas Recebidas:
    308
    sim, sim, claro... só pensei que talvez fosse interessante colocar no primeiro post por ser uma dúvida frequente.
    Esse é um dos principais motivos de eu usar blow off ao invés de airlock. Sem contar que se o airlock inventa de entupir por transbordar o krausen, aí o estrago está feito...

12. 8/4/16 #12

JocaP

JocaP

JocaP

Member

Afiliado:
    8/4/16
    Curtidas Recebidas:
    1
    Em outras palavras, mesmo se fizer a breja todo cagada, errando temperatura, quantidades de água etc...

Esfriando e jogando fermento, de qualquer jeito vai virar cerveja, é isso?

Claro que não a cerveja perfeita, com eficiência correta, sem contaminação, mais vai!

13. 13/4/16 #13

muanis

muanis

muanis

Active Member

Afiliado:
    6/4/16
    Curtidas Recebidas:
    8
    Prezados,

Minha primeira brassagem está marcada pra sexta, e dediquei esta semana a devorar o fórum. Me deparei com a questão do airlock, que não me lembro dos caras terem abordado no curso. O kit Biab que comprei possui o airlock, entretanto tenho um problema. Comprei um frigobar e instalei um aparelinho que controla a temperatura, o meu balde de 22 litros entra certinho nele, não vai ter espaço para o airlock no topo da tampa. Dúvidas:
    1) Posso instalá-lo na lateral do balde, meio na diagonal?
    2) Caso a alternativa 1 nãos seja possível poderia improvisar um airlock com mangueirinha e uma garrafinha pet conforme vi em vídeos no youtube.
    O que vc´s sugerem, airlock lateral ou mangueirinha fazendo um airlock tabajara?

14. 13/4/16 #14

marqueze

marqueze

marqueze

Well-Known Member

Afiliado:
    15/1/15
    Curtidas Recebidas:
    80
    1) Vai dar pra deixar um nível de agua decente sem que entre o liquido no fermentador? Se sim, tá ok.

Eu não sou muito fã da 2. Mas é uma questão pessoal. eu teria como prioridade a verificação desse fator da 1, se não der faz o 2 que dá certo também.

15. 13/4/16 #15

EmilioMachado

EmilioMachado

EmilioMachado

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    18
    Colocar na lateral vai fazer você perder um pouco de espaço nesse fermentador, logo, o volume que poderá colocar dentro dele será menor.
    Eu instalaria esse sistema com a mangueira e a garrafa. Eu uso assim faz 4 anos, pela mesma questão. Minha geladeira comporta 2 fermentadores, mas sem o airlock. Se colocar airlock, cabe 1 só. Acha que as cervejarias usam airlock?? É mangueira e bambona de água em vez da garrafinha hehehe

16. 13/4/16 #16

mord4z

mord4z

mord4z

Well-Known Member

Afiliado:
    27/6/14
    Curtidas Recebidas:
    18
    Eu sou adepto da opção 2, o famoso blowoff, depois que comecei a usar aposentei meus airlocks, é muito mais prático e não faz sujeira.

17. 13/4/16 #17

muanis

muanis

muanis

Active Member

Afiliado:
    6/4/16
    Curtidas Recebidas:
    8
    Valeu galera! Então acho que vou de mangueirinha!

Abs!

18. 13/4/16 #18

Machado

Machado

Machado

Well-Known Member

Afiliado:
    23/8/13
    Curtidas Recebidas:
    78
    @muanis, eu já instalei na lateral do balde, perto da borda, usando uns cotovelinhos pneumáticos (acho que é isso) desses comprados em ferragens, pra manter o airlock na vertical. Mas o que mais faço é o tal blow off, que tu citou como alternativa 2. Geralmente deixo fermentando duas cervejas (quando possível até 3), cada uma com a sua respectiva mangueira, bem instalada e justa, mergulhada em uma única garrafa com algum sanitizante, geralmente Biofor.

19. 13/4/16 #19

Geo

Geo

Geo

Well-Known Member

Afiliado:
    1/4/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    Passei exatamente por esse problema tambem, meu frigobar é de 120 litros e não sobra mto espaço para o air lock. Ai comprei esse aqui no Lamas:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/airlock-sterilock-1258

por R$16,48 Dilmas

ele tem apenas 2cm e coube certinho, porem não tem borbulhas, kkk. Verificar fermentação com densimetro.

Arquivos Anexados:

Machado curtiu isso.
  20. 13/4/16 #20

muanis

muanis

muanis

Active Member

Afiliado:
    6/4/16
    Curtidas Recebidas:
    8
    Pô ... meu frigobar é tipo este aí. Valeu a dica, mas tô ansioso em realizar a brassagem e vou de mangueira e garrafa. Tô avaliando a possibilidade de retirar esse refrigerador aí em cima.

Abs!

Geo e Machado curtiram isso.

Compartilhe esta Página