Problemas com a 3º Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jonas Lapienis

Active Member
Joined
Sep 3, 2018
Messages
27
Reaction score
5
Pessoal, caminhando para a terceira brassagem e querendo corrigir alguns erros, fiz uma pergunta em outro tópico em que o @FelGuara me respondeu como segue no link: https://www.homebrewtalk.com.br/thr...arge-e-quando-usar.406971/page-4#post-5169333

Ontem eu fiz a terceira brassagem de uma receita de cerveja belga que vi em um livro, e mesmo tentando corrigir o processo de acordo com o que perguntei e com as recomendações do colega, tive alguns problemas.

Finalmente consegui obter mais de 20 litros após a fervura, porém não cheguei nem perto da OG esperada de 1085, o que me frustrou e incomodou muito, pois medi a densidade do mosto logo após a mosturação e deu uma densidade de 1050 corrigida pela temperatura, e depois medi a OG após a fervura e deu 1050 também, o que é naturalmente incoerente devido ao tanto de água que evaporou. Tudo foi medido com densímetro, ai não sei o que fiz errado, se as medições foram feitas errado ou se o densímetro está zoado.

Queria saber de vocês o que pode ter dado de errado... Abaixo seguem as especificações da receita e outras infos do processo:

Características
Densidade Original 1085
Densidade Final 1018
ABV 8,80%
Volume Final Esperado 20


Maltes (kg)
Pale Ale 3,85
Munich 0,45
Crystal 0,23
Black 0,05
Total 4,58


Lúpulos (g)
Hallertauer Mittelfrüh 50
Golding 50

Outros Insumos (g)
Mel 226
Açúcar Mascavo 450

Fermento
Fermentis S33

Cálculo água (L)
Volume no fermentador 21,5
Perda Panela Fervura 2
Perda Evaporação 5
Perda Mosturação 2
Absorção do Grão 4,58
Total 35,08
Agua Fundo Falso 5
Agua Brassagem 11,45
Agua Total Brassagem 16,45
Água Lavagem 18,63


Mosto
Densidade mosto 1040
Temperatura 57
Densidade equivalente 1053
Volume Final 31



Devem ter evaporado uns 7 l ou mais... No fim a bixa ta na geladeira fermentando igual louca, pelo menos isso haha
 
Boa tarde, cervejas com alta OG tendem a ter eficiência inferiores mas não à ponto de dar uma diferença de 0,35 pontos.
Uma causa possível é a moagem do malte, quanto mais fino maior a eficiência; a configuração do seu equipamento com o programa que utiliza também pode estar desconfigurada; outra hipótese é a temperatura que você mediu com o densímetro, com temperaturas elevadas ou inferiores à 20graus é preciso fazer uma conversão através de uma tabelinha que vc encontra facilmente na internet.
att.
 
Pode ser um problema nesta sua receita, pois já tem pouco malte, se vc não tiver uma eficiência muito boa, só os adjuntos não terão condições de elevar essa OG. Sugiro procurar por outra receita para uma cerveja com os parâmetros parecidos, e comparar a quantidade de ingredientes solicitados.
 
Pode ser um problema nesta sua receita, pois já tem pouco malte, se vc não tiver uma eficiência muito boa, só os adjuntos não terão condições de elevar essa OG. Sugiro procurar por outra receita para uma cerveja com os parâmetros parecidos, e comparar a quantidade de ingredientes solicitados.
Exatamente,

Com 5kg de malte tu não consegue chegar nos 1.080, a não ser com uma eficiência recorde. Talvez falte açúcar na tua receita.

com 5kg de pale ale para 21l de lote:
70% de eficiência - 1.053
80%de eficiência - 1.060
100%de eficiência - 1.076
Todas pós-fervura


Agora, se a recita for para 10l, com estes maltes e uma eficiência de 65% chega-se em 1.086.
 
Pra saber se o seu densimetro está com algum problema, uma ideia é fazer um teste com água+açucar. Calcule a proporção em algum software para saber a densidade.

Mas pelo que entendi você ficou com 31Litros finais, sendo que o esperado eram 20L?
Ao meu ver o maior erro está ou na quantidade de água ou no tempo de fervura. Evaporando estes 11L de água, sua densidade ficaria mais próxima do esperado.
Outro ponto seria o que os amigos disseram. Parece pouco malte+açúcar para a FG pretendida.
 
Jonas, quando puder aconselho investir em um refratômetro para as leituras durante a brassagem. Com 2-3 gotinhas de mosto, sem correção de temperatura, muito mais prático. Densímetro é excelente para as medidas já na fase fria, durante e após fermentação. Abração.
 
Back
Top