Problema na brassagem, tem solução?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 9, 2020
Messages
8
Reaction score
1
Location
São Paulo
Bom dia,
fiz a brassagem de uma cerveja mas acabou o gás no meio do processo e não consegui encomendar outro botijão então acabei fazendo toda a brassagem a menos de 60°.
Como tenho um ebulidor eletrico, usei ele pra fazer a fervura e terminar oprocesso.
Como a temperatura foi muito baixa, notei que gerou muito mais proteína do que normalmente costuma fazer no inicio da fervura, mas terminou com uma OG de 1.038 (era pra ter ficado com 1.040), então achei que tivesse gerados açúcares suficientes para tentar salvar a cerveja.
Terminei o processo, e no dia seguinte fui olhar o fermentador e o airlock não tinha um pingo de pressão dentro.
Acho que a brassagem não gerou açúcares fermentáveis por causa da baixa temperatura da brassagem.
Resolvi fazer uma calda com 1 litro de água, meio kg de açúcar e umas gotas de limão e joguei dentro do fermentador. A OG passou para 1.044 e o airlock começou a trabalhar, sem muita força mas trabalhando.
Tem mais alguma coisa que posso fazer pra tentar salvar essa cerveja ou estou perdendo meu tempo?
Obrigado a todos.
 
Amigo você teria cerveja mesmo sem jogar essa calda.
Não fique olhando para as bolhas
Acompanhe sua fermentação com o densimetro e vai ver que ela vai fermentar.
 
Back
Top