• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Problema leitura sensor craftbeerpi na fermentação.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
24/5/20
Olá Pessoal,
No final de semana testei pela primeira vez uma brassagem usando o craftbeerpi, correu tudo bem durante toda a brassagem (durou cerca de 4horas). Após isso, configurei um sensor para controlar o fermentador e um rele para acionar a geladeira. Observo que sempre que passa aproximadamente 4 horas, o sensor para de realizar a leitura ocasionando o não acionamento da geladeira ou pior, deixando ela ligada direto. Estou utilizando os GPIO direto do raspberry e apenas um módulo de 2 reles comprados na china. Já tentei trocar o sensor mas o problema permanece. Se eu desligo a chave geral e ligo novamente, volta a funcionar por mais umas 4 horas e trava novamente.
Alguem já passou por este problema ? Tem alguma dica de caminho para solucionar ?
Obrigado

Ícaro Macedo

Active Member
Afiliado
23/1/19
Olá Pessoal,
No final de semana testei pela primeira vez uma brassagem usando o craftbeerpi, correu tudo bem durante toda a brassagem (durou cerca de 4horas). Após isso, configurei um sensor para controlar o fermentador e um rele para acionar a geladeira. Observo que sempre que passa aproximadamente 4 horas, o sensor para de realizar a leitura ocasionando o não acionamento da geladeira ou pior, deixando ela ligada direto. Estou utilizando os GPIO direto do raspberry e apenas um módulo de 2 reles comprados na china. Já tentei trocar o sensor mas o problema permanece. Se eu desligo a chave geral e ligo novamente, volta a funcionar por mais umas 4 horas e trava novamente.
Alguem já passou por este problema ? Tem alguma dica de caminho para solucionar ?
Obrigado
Rafael Pierozzi,

Desculpe perguntar, como foi sua mosturação nas rampas? como vc configurou seus actor e como vc configurou o seu PID e qual a váriação. Estou com um problema de váriação de 1 ou 2 graus pra cima e para baixo.
Poderia me ajudar com isso?

Afiliado
24/5/20
Rafael Pierozzi,

Desculpe perguntar, como foi sua mosturação nas rampas? como vc configurou seus actor e como vc configurou o seu PID e qual a váriação. Estou com um problema de váriação de 1 ou 2 graus pra cima e para baixo.
Poderia me ajudar com isso?
Opa Ícaro, tudo bom ?
Olha só, eu segui o procedimento do vídeo abaixo:
Consegui uma variação de 0,2ºC se não me engano, fiquei bem feliz com esse resultado.
Precisei deixar 1h e pouco ele fazendo o ciclo co Autotune para obter os valores PID corretos.... Usei metade da panela para o teste.
Como que você havia feito as configurações ?

Afiliado
24/5/20
Aproveitando ainda esse tópico sobre sensor, alguem sabe como fazer aparecer um segundo sensor no grafico de fermentação do craftbeerpi ?
Eu tenho 2 sensores, um fica no fermentador e o outro medindo a temperatura ambiente da geladeira, seria leval ver os 2 sinais no gráfico, mas só aparece o do fermentador.