Problema Fermentação Weiss - WB06 - Baixa Atenuação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leandro-Rp

Well-Known Member
Joined
Aug 25, 2015
Messages
53
Reaction score
4
Gostaria de tirar uma dúvida.

Estou fermentando uma Weiss (20litros) que deu alguns problemas na brassagem e na reciculação. A OG dela saiu 9 brix + ou - 1035 e comecei a fermentação com o WB06 a 17º subindo 1º por dia. Hoje está a 8 dias fermentando, parei com 22º de temp. e medi a densidade em 7 brix + ou - 1027, não atenuou quase nada.

Eu devo deixar mais uma semana a 22º, dou uma mexida no fermentador? coloco mais fermento? ou jogo a temperatura pra baixo e maturo logo?

Sempre tenho problemas com Weiss.
 
Mediu a FG com densímetro ou refratômetro?

Outra coisa, como fez a mosturação? Qual temperatura? Tempo?

E a moagem?

Sinto um grande cheiro de mosturação incompleta e alta quantidade de amidos não convertidos, somado a técnicas incorretas que resultaram em baixa eficiência também.

Abraço,
 
medi no refratómetro

moagem media pra fina

mosturação de 90min a 68º - teste do iodo ok

na recirculação intupio e deu trabalho

como uso moinho de disco sempre tenho problema em moer o trigo principalmente. É a 3ª tentativa de weiss e não dá certo.
 
Na verdade, como está usando refratômetro, após a correção devido a presença do álcool (OG 1.035), essa FG aí está em aproximadamente 1.018, o que ainda é alto.
 
@gabrielcalo eu achei sites de conversão mas não achei onde posso fazer essa correção. Tem algum lugar que posso usar pra consulta on line?

Alguma sugestão do que fazer com a cerveja?
 
medi no refratómetro

moagem media pra fina

mosturação de 90min a 68º - teste do iodo ok

na recirculação intupio e deu trabalho

como uso moinho de disco sempre tenho problema em moer o trigo principalmente. É a 3ª tentativa de weiss e não dá certo.
Como o trigo não tem casca creio que não faz muita diferença qual o moinho que utiliza. Eu, por exemplo, estou propositadamente moendo o trigo no moinho de discos deixando bem triturado para melhorar o rendimento. Para não entupir aí vc tem que usar algum subterfúgio, alguns colocam casca de arroz pra mosturar. Meu sistema demora bastante pra filtrar mas filtra.
 
Last edited:
@gabrielcalo eu achei sites de conversão mas não achei onde posso fazer essa correção. Tem algum lugar que posso usar pra consulta on line?

Alguma sugestão do que fazer com a cerveja?

Segue:

http://www.brewersfriend.com/refractometer-calculator/

Não sei muito bem o quanto você já está de conhecimento em relação ao tratamento das leveduras e como é seu processo, sugiro ler os tópicos fixos aqui que tratam do assunto. Caso esteja fazendo isso certo, o problema deve ter sido, como o Guenther comentou, mostura incompleta.

Sugestão para essa leva seria apenas aguardar mais uma semana e medir novamente a densidade. Se a fermentação realmente tiver terminado, engarrafar e depois de 15 dias ver se fica bebível.

Fora isto, aprender com o erro e corrigir na próxima.

Abraço!
 
Bom, o problema da FG tá no refratômetro.

Ideal, sinceramente? Compre um densímetro. Nunca dá pra confiar 100% nessas conversões de FG com refratômetro.

Sobre a eficiência, tens que analisar o motivo de estar entupindo.

Que tipo de filtro usa? Uma técnica clássica que sempre ajuda no caos de Weiss é adicionar na panela primeiro o malte pilsen, e depois o trigo, e NÃO FICAR MEXENDO na cama de grãos.

Ou seja, teu problema, se fosse pra chutar, eu diria que está na técnica de mosturação/recirculação/filtragem, e filtro.

Abraço,
 
eu moi separado mas misturei no balde pra colocar na panela. Uso panela com bazooka. Acredito que tive problema pq quis usar a bomba de recirculação e abri a valvula muito rapido compactando o bagaço.

Obrigado pelas dicas. Estarei tentando novamente.
 
Seu og ficou muito baixo. Por mais que atenue nao ira chegar num resultado razoavel vai ter uma cerveja com baixo abv e nao tao saborosa. Espero que consiga tomar...
 
A sugestao nesse caso e adicionar mais malte pode ser pilsen e aumentar o tempo de mosturacao. Mas agora so resta esperar mesmo...
 
Acho que de setembro de 2015 pra cá não sobrou nem memória dessa weiss...
 
Back
Top