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Problema de segurança com cilindro CO2

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Pouts

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16/11/17
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Bom dia gente.

Então, uma vez estava carbonatando minha cerveja e aconteceu um problema que não consegui achar a resposta:
A pressao ja estava calibrada no manometro e eu conectei o balll lock no postmix e o co2 começou a entrar... Assim que as pressoes se estabilizaram eu fechei a valvula de topo do cilindro (fechei completamente) e desconectei o ball lock do postmix, assim que eu desconectei pressão no manometro começou a subir rapidão. E do manometro ate a ponta da mangueira (onde esta o ball lock) não tem nenhuma valvua pra abertura pra aliviar a pressão eu fiquei desesperado e sai correndo pra lavanderia. Quando soltei o tampão que tem no meu T pra aliviar, ele saiu que nem uma bala. Fiquei intrigado e repeti a mesma coisa pra saber se não era uma falha momentanea, mas aconteceu novamente.

Fisicamente, oq pode ter acontecido? Como evitar?
 

DANIEL RODRIGUES

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2/6/20
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Bom dia. Pode ser defeito no regulador ou na válvula topo. Pois ao fechar a válvula topo, não poderia haver aumento de pressão no regulador. Leve em alguém que recarregue e mande fazer os testes.
 

Pouts

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16/11/17
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Bom dia. Pode ser defeito no regulador ou na válvula topo. Pois ao fechar a válvula topo, não poderia haver aumento de pressão no regulador. Leve em alguém que recarregue e mande fazer os testes.
Valvula eu acredito que nao, pq depois que eu alivio a pressão não continua saindo gas, como se tivesse vazando pela valvula.

De principio achei que era por conta da redução de volume uma vez que o post mix tem um volume grande e ao desconectar rapidamente o volume ficaria só o da mangueira. Mas fisicamente não sei se isso faz sentido
 

EDGAR LOUZANO VERDILE

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Calma lá meu conterrâneo! Subiu "rapidão" até quanto? Se você fechou a válvula de topo, a única coisa que pode ter ocorrido fisicamente para aumentar a pressão de baixa é uma falha na membrana do regulador, e o que fez essa pressão subir foi o residual entre a saída da valvula de topo e o regulador (ali fica a pressão máxima do cilindro). Neste caso, dependendo da sua resposta para a minha primeira pergunta a válvula de alívio deveria ter aberto e aliviado essa pressão. Se ela não abriu após atingir a pressão de abertura, defeito. Se seu regulador não tem uma, providencie.
Uma coisa que poucos conhecem sobre a própria válvula de alívio é sua tolerância. A minha sei que abre com 3,2BAR. Para testar é só ir abrindo o regulador e ver a hora que ela abre, isso é importante, todo mundo deveria saber. De qualquer forma, se ocorreu duas vezes recomendo realmente levar para manutenção ou comprar uma nova.
 

Pouts

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16/11/17
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Calma lá meu conterrâneo! Subiu "rapidão" até quanto? Se você fechou a válvula de topo, a única coisa que pode ter ocorrido fisicamente para aumentar a pressão de baixa é uma falha na membrana do regulador, e o que fez essa pressão subir foi o residual entre a saída da valvula de topo e o regulador (ali fica a pressão máxima do cilindro). Neste caso, dependendo da sua resposta para a minha primeira pergunta a válvula de alívio deveria ter aberto e aliviado essa pressão. Se ela não abriu após atingir a pressão de abertura, defeito. Se seu regulador não tem uma, providencie.
Uma coisa que poucos conhecem sobre a própria válvula de alívio é sua tolerância. A minha sei que abre com 3,2BAR. Para testar é só ir abrindo o regulador e ver a hora que ela abre, isso é importante, todo mundo deveria saber. De qualquer forma, se ocorreu duas vezes recomendo realmente levar para manutenção ou comprar uma nova.
Até quanto? Sei lá, sai correndo pra lavanderia pq tinha gente perto hahahahahaha nem vi.
É um regulador bem antigo, nem esse bujão de segurança tem maisunnamed.jpg
Tambem nao tem valvula de alivio
Sua explicação fez muito sentido, eu ia enviar pra arrumar mas ficou o preço de uma nova quase.
 

EDGAR LOUZANO VERDILE

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Até quanto? Sei lá, sai correndo pra lavanderia pq tinha gente perto hahahahahaha nem vi.
É um regulador bem antigo, nem esse bujão de segurança tem maisVer anexo 124738
Tambem nao tem valvula de alivio
Sua explicação fez muito sentido, eu ia enviar pra arrumar mas ficou o preço de uma nova quase.
"Pouts" hahahaha...
É, se já é antiga e começou dar problema é bom pegar uma nova mesmo se possível...
Ah, e outra coisa: não precisa sair correndo não! Se o cilindro for explodir o manômetro não vai avisar não!
 

GuiSpin

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Nao sei se foi exatamente isso que aconteceu com voce, mas o meu eu percebi que quando comeco a liberar a pressao no regulador com a valvula do cilindro fechada, a pressao que marca no manometro de saida comeca a subir bem acima do que esta calibrado..

Nao sei se isso eh o seu caso, e se isso chega a ser um comportamento normal..

Inclusive aproveito para deixar uma duvida, como devemos deixar o regulador para guardar o cilindro/regulador?? Deixo ele pressurizado ou devo tirar toda a pressao?
 

EDGAR LOUZANO VERDILE

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Nao sei se foi exatamente isso que aconteceu com voce, mas o meu eu percebi que quando comeco a liberar a pressao no regulador com a valvula do cilindro fechada, a pressao que marca no manometro de saida comeca a subir bem acima do que esta calibrado..
Nao sei se isso eh o seu caso, e se isso chega a ser um comportamento normal..
É exatamente pelo motivo que comentei acima, o residual de pressão que fica entre a saída da válvula de topo e o regulador... Normal!
Inclusive aproveito para deixar uma duvida, como devemos deixar o regulador para guardar o cilindro/regulador?? Deixo ele pressurizado ou devo tirar toda a pressao?
Se for deixar sem uso, recomendo fechar a válvula de topo e "aliviar" todo o regulador girando ele à esquerda até que o manômetro mostre "0". Por quê? Para evitar que ao abrir a válvula de topo posteriormente o ponteiro dê um pico e perca a aferição. Digo isso porque já aconteceu comigo duas vezes, e não por ser necessário. Se bem que teoricamente fazendo isso diminui a pressão na membrana do regulador, o que pode a longo prazo talvez aumentar a vida útil dela por diminuir a fadiga da mesma. Agora se sua dúvida foi quanto ao cilindro, pode guardar ele pressurizado mesmo. Só se atente à validade do teste, não sou especialista mas é bom seguir as normas né!
 

Carlos Cadamuro

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Fala Pouts, existe outro fator a se levar em conta.
Tudo que foi dito acima é pertinente e deve ser observado, mas existe um fenômeno físico que ocorre no CO2 ao ser liberado da pressão do cilindro para a pressão atmosférica. Ele vai sofrer uma transformação de estado físico e com isso vai retirar MUUUUITO calor do seu entorno. É por isso que o cilindro "esfria" quando estamos purgando um barril ou quando escapa uma mangueira....
O que pode ter ocorrido no seu caso é um congelamento momentâneo do regulador devido a essa perda de calor e travado a mola aberta. Agora, se o regulador é muito antigo e isso é recorrente, troque o regulador, vc encontra reguladores como o da brax (fabricante nacional de produtos para gases e solda) por 100 conto no ml.
Não vale o risco, a dúvida e a dor de cabeça de algum defeito.
Espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!
 

GuiSpin

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É exatamente pelo motivo que comentei acima, o residual de pressão que fica entre a saída da válvula de topo e o regulador... Normal!
Nao entendi se esse normal e um comportamento esperado, ou um problema e preciso substituir... o que seria bem ruim ja que o regulador eh zero..

Sobre o outro ponto, era guardar o regulador mesmo, o cilindro tem CO2 que eu vou guardar com certeza.. haha

Alguem tem um esquema de como funciona um regulador?? Procurei e nao consegui encontrar em lugar nenhum..
 

EDGAR LOUZANO VERDILE

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Nao entendi se esse normal e um comportamento esperado, ou um problema e preciso substituir... o que seria bem ruim ja que o regulador eh zero..

Sobre o outro ponto, era guardar o regulador mesmo, o cilindro tem CO2 que eu vou guardar com certeza.. haha

Alguem tem um esquema de como funciona um regulador?? Procurei e nao consegui encontrar em lugar nenhum..
- Comportamento esperado. É característica dele mesmo (ao menos todos os que vi até hoje tem essa característica)
- Pode guardar o regulador conectado no cilindro, com o parafuso de regulagem da pressão todo aberto e a válvula de topo toda fechada (pressão = 0).
- Observando essa figura aqui dá pra entender como ela funciona...
 

RafaSantos

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Nao sei se foi exatamente isso que aconteceu com voce, mas o meu eu percebi que quando comeco a liberar a pressao no regulador com a valvula do cilindro fechada, a pressao que marca no manometro de saida comeca a subir bem acima do que esta calibrado..

Nao sei se isso eh o seu caso, e se isso chega a ser um comportamento normal..

Inclusive aproveito para deixar uma duvida, como devemos deixar o regulador para guardar o cilindro/regulador?? Deixo ele pressurizado ou devo tirar toda a pressao?
Vc descobriu o problema?
Estou com a mesma situação. Começa a carbonatacão, ex. 1 kg, e quando iniciada o ponteiro da valvula da baixa aumenta drasticamente. A valvula de segurança alivia.
Acabei de comprar uma nova valvul/ manometro E tá dando o mesmo problema.
 

Guaraci Mello

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Não existe um problema ai! É só uma questão de manobra.
Quando você altera a regulagem do controlador de pressão, esta alteração, digamos pra "mais pressão" vai se somar a pressão já existente dentro da reguladora. Então você tem que aos poucos liberar esse gás e ir ajustando a reguladora liberando o gás. Lembre-se que a reguladora vai controlar o gás que está vindo e não aquele que já passou por ela e pode estar "preso" em alguma tubulação á frente dela. Difícil de explicar isso.
 

RafaSantos

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Não existe um problema ai! É só uma questão de manobra.
Quando você altera a regulagem do controlador de pressão, esta alteração, digamos pra "mais pressão" vai se somar a pressão já existente dentro da reguladora. Então você tem que aos poucos liberar esse gás e ir ajustando a reguladora liberando o gás. Lembre-se que a reguladora vai controlar o gás que está vindo e não aquele que já passou por ela e pode estar "preso" em alguma tubulação á frente dela. Difícil de explicar isso.
Olá, Guaraci.

O que você escreveu faz sentido para a minha situação. Notei pressão que aparenta estar presa entre a reguladora e a válvula do cilindro, mesmo quando fecho a válvula de topo e alivio toda a pressão da reguladora. Quando vou soltar a reguladora do cilindro, ainda há pressão entre as válvulas.

Até fiz uma carbonatação de um keg de 4 litros desta forma que vc sugere: injeta co2, após subir a pressão além do previsto, fecha topo e alivia a válvula.
Mas, nunca me ocorreu tal fenômeno/ problema antes. Costumo fazer envase em garrafa no contra-pressão e dessa forma não me arrisco.

Quais os motivos de haver uma pressão retida entre a reguladora e a válvula do cilindro mesmo após purgar todo o co2, mesmo pela válvula de alívio da reguladora, tem ideia?
 
Última edição:

Guaraci Mello

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Rafa, pela construção da válvula reguladora, ela precisa ter uma câmara hermética para poder regular a pressão, senão não seria possível.
Para regular a pressão deve-se esgotar esta câmara e "enchê-la" novamente com a nova pressão a ser medida/usada.
Veja que estou falando da pressão dentro da válvula reguladora, exatamente como você mencionou, desconecta do barril, esgota e enche novamente válvula. Até você chegar na pressão que deseja, daí está regulado. Pra aumentar a pressão acho que não precisa, mas pra baixar a pressão é necessário.
 

RafaSantos

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Certo Guaraci, eu fui buscar entender o funcionamento da reguladora só quando tive essa situação que relatei... agradeço sua atenção e explicações.
No fim das contas, pedi para a empresa que faço a recarga de cilindro dar uma verificada no cilindro e o mesmo estava carregado com carga a mais (o funcionário do cara confundiu com as especificações de L e Kg) e com resíduos de gelo dentro, possivelmente de cerveja que voltou ou sei la o que. Acredito que isso certamente atrapalhou o manuseio do regulador e manômetro. Boas brejas
 
Topo