Problema Controle de temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Luz

Well-Known Member
Joined
Aug 27, 2013
Messages
190
Reaction score
51
Olá,

seguinte faço minha fermentação em uma geladeira com um TIC 17 conectado nela, porém tenho um problema por exemplo agora estou fazendo uma IPA e ela esta na fase final de fermentação então botei o TIC para 23 graus, com um diferencial de 1,0 grau, ou seja quando chega a 24 graus começa a gelar, deixo o "termometro" do TIC dentro de um copo da agua, o problema é que quando chega aos 23 a geladeira desliga, mas a temperatura continua baixando, acaba chegando até uns 19 graus.

Como faço pra corrigir isso, e a temperatura não baixar tanto, acaba dificultando um pouco aquela atenuada final.

Abraços.
 
O problema é que você não está medindo a temperatura do mosto (que é a que importa), mas a da água do copo (que tem uma inércia térmica muito menor).

Se você colar o sensor na parede do fermentador, vai ter uma leitura mais próxima da temperatura do mosto e o seu controle será melhor.
 
Mas como o sensor vai estar mais em contato com o ar do que com o balde eu não vou ter um erro ai também, sendo que o ar é um condutor muito melhor que o mosto, a geladeira poderia estar a 17 graus e o mosto a 19 e iria levar um tempo ate a temperatura se homogenizar dentro da geladeira, dai quando ela ligasse de novo a temperatura da geladeira e do mosto ja iria ser diferente novamente?
 
Na verdade, a temperatura que interessa é a da cerveja.
Se tu cobrir o sensor com um pedaço de isopor e preder com fita adesiva, até vai ter alguma distorção, mas vai ser bem menor do que usando o sensor em uma outra vasilha.
 
Beleza vou fazer isso, ver se melhora.

Qualquer coisa posto aqui.

Obrigado zerosa e paulo
 
Compra um poço térmico e instala no fermentador, é tão fácil que até eu fiz sozinho. É uma rosca NPT de 1/2" com uma porca e um o-ring que vai do lado de fora. Tem no eBay pra vender. Aí teu sensor vai medir lá dentro do fermentador.
 
Outra coisa que vai ajudar é diminuir esse diferencial de temperatura de 1 grau pra 0.2 graus, assim tu tens menor variação, e menor inércia. Além disso, essa variação de 1 grau durante a fermentação é muita coisa.

Quanto ao sensor, cara, eu já fiz inúmeros testes com o sensor colado na parede do fermentador com um pedaço de isolante térmico por cima, e a diferença de temperatura medida pra temperatura real sempre foi menos de 0.5 grau.

Abraço!
 
Mas não tem nenhum problema a geladeira ligando e desligando assim toda hora? Tenho medo de queimar porque a geladeira que to usando agora nem minha é.

E muito obrigado pela dica.
 
Mas não tem nenhum problema a geladeira ligando e desligando assim toda hora? Tenho medo de queimar porque a geladeira que to usando agora nem minha é.

E muito obrigado pela dica.
Poderia ter se ela ligasse e desligasse a cada 10 segundos.. mas não é o caso. Sempre usei assim.

Abraço,
 
Alguns controladores de temperatura possuem uma configuração de tempo mínimo que a geladeira liga e também um período mínimo entre uma ligada e outra. Isso ajuda a conservar o compressor. Dá uma olhada em uns que são do tipo PID que esses normalmente tu tem mais parâmetros para configuração.
 
Pessoal, uso diferencial de 0.2 no controlador TIC17, mas mesmo assim a temperatura continua caindo abaixo disso depois que o compressor desliga.

Modificar o termostato da geladeira (o meu está no máximo) altera alguma coisa? Até hoje achei que não, já que supus que o termostato da geladeira está na prática desativado, substituído pelo controlador TIC17 - ele não altera a força que o compressor da geladeira entra, ou a quantidade de calor que ela consegue tirar do ambiente interno, não é isso?

Tem algum outro modo de evitar que a temperatura continue caindo (no meu caso às vezes quase 1ºC!) mesmo depois do compressor desligar além de diminuir o diferencial do SetPoint pra 0.2?

Valeu!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
@Uira,

você esta colando o sensor no fermentador com isolante? ou está solto no interior da geladeira?

Se estiver solto isto é normal, com o compressor ligado tem uma grande diferença de temperatura entre a parte de cima (mais fria) e a de baixo, se o sensor estiver mais ou menos no meio da geladeira, quando a temperatura no sensor atinge a temperatura alvo, e desliga o compressor, o evaporador ainda está muito frio e resfria o resto da geladeira mais ainda.
 
@Uira,

você esta colando o sensor no fermentador com isolante? ou está solto no interior da geladeira?

Se estiver solto isto é normal, com o compressor ligado tem uma grande diferença de temperatura entre a parte de cima (mais fria) e a de baixo, se o sensor estiver mais ou menos no meio da geladeira, quando a temperatura no sensor atinge a temperatura alvo, e desliga o compressor, o evaporador ainda está muito frio e resfria o resto da geladeira mais ainda.
Valeu por responder Rafael, mas eu esqueci mesmo de dizer que uso poço térmico...!

Continuo na dúvida: o termostato da geladeira tem influência aqui na força de resfriamento, ou ele é, como eu suponho, apenas um TIC/Controlador próprio dela, que está meio desativado e substituído pelo nosso TIC17? Se eu diminuir ele um pouco, a "força" do compressor diminui também, e portanto a temperatura não cairá tanto mesmo depois de desligado o compressor no diferencial do SetPoint?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Pessoal, uso diferencial de 0.2 no controlador TIC17, mas mesmo assim a temperatura continua caindo abaixo disso depois que o compressor desliga.

Modificar o termostato da geladeira (o meu está no máximo) altera alguma coisa? Até hoje achei que não, já que supus que o termostato da geladeira está na prática desativado, substituído pelo controlador TIC17 - ele não altera a força que o compressor da geladeira entra, ou a quantidade de calor que ela consegue tirar do ambiente interno, não é isso?

Tem algum outro modo de evitar que a temperatura continue caindo (no meu caso às vezes quase 1ºC!) mesmo depois do compressor desligar além de diminuir o diferencial do SetPoint pra 0.2?

Valeu!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

O tic controla apenas o ligar e desligar.

A potência será sim controlada pelo termostato da sua geladeira, e quanto mais frio, pior.

O que eu faço aqui em casa com o SACI (veja o link na assinatura) é deixar a geladeira sempre no mínimo possível e usar uma histerese de meio grau. Já usei 0,2 e 0,3 antes, mas na prática, não há mudanças no perfil da cerveja, seja usando 0,2 ou 0,5 na histerese.

Essas mudanças simples minimizam (e muito) o efeito sanfona, sem prejudicar a fermentação da cerveja.

Abraços.
 
O tic controla apenas o ligar e desligar.

A potência será sim controlada pelo termostato da sua geladeira, e quanto mais frio, pior.

O que eu faço aqui em casa com o SACI (veja o link na assinatura) é deixar a geladeira sempre no mínimo possível e usar uma histerese de meio grau. Já usei 0,2 e 0,3 antes, mas na prática, não há mudanças no perfil da cerveja, seja usando 0,2 ou 0,5 na histerese.

Essas mudanças simples minimizam (e muito) o efeito sanfona, sem prejudicar a fermentação da cerveja.

Abraços.
Excelente, jalexandre! Muito obrigado, vou abaixar agora mesmo o termostato da geladeira, achei que ele também era do tipo só liga-desliga, apenas controlando a temperatura interna pelo intervalo de tempo em que ligava e desligava, e não controlando a "potência" de resfriamento do compressor. Obrigado!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
O termostato da geladeira não controla potência, ele só abre e fecha o contato do compressor, assim como o Tic17.

Você usa esse Tic17 conectado direto no compressor ou liga a tomada da geladeira no tic e o tic na rede elétrica?

De qualquer uma das formas, isso não muda nada, compressores de geladeiras só funcionam a 0% ou 100%.

A única diferença que você pode ter, é se tiver o cabo da geladeira ligado ao tic e você estiver trabalhando em temperaturas mais baixas, abaixo de 8°C. Nesse caso você deve colocar o termostato no mais frio pra evitar que o termostato da geladeira abra o contato do compressor quando na verdade deveria estar fechado.

Por via das dúvidas, coloque no mais frio, não fará diferença.

Felipe Monte.

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
 
Ferrmento minhas cervejas longe de casa. Deixei tudo certo para fermentar entre 19 e 20 º. Quando cheguei três dias depois, marcava 1,6 graus no fdp do controlador e a geladeira não desligava. Consegui resolver e coloquei mais um pct de us-05. São 40 lts e já tinham dois us-05. Será que vai resolver?
 
@Luz

Eu ainda sugiro uma outra coisa:
Aqui eu liguei o TIC na geladeira, mesmo esquema que todo mundo faz por aqui: histerese baixa. Entretanto, às vezes, baixava demais, como você falou.

O que ocorre é que, o controlador vai desligar o motor da geladeira quando a temperatura chegar aquela desejada. Mas se a temperatura ambiente abaixar demais a noite, pode reduzir também ainda mais a temperatura.

Minha solução: comprei outro TIC, uma resistência seca e uma ventoinha. Sempre que a temperatura abaixa demais, liga a resistência.
Dai, eu seto em 20 graus, com 0,2° para cima (liga a geladeira), e 0,2° para baixo (liga a resistência). No fim, fico com a geladeira oscilando muito pouco.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Back
Top