1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Problema com trub da fervura

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por berto_pedro, 9/11/15.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 9/11/15 #1

berto_pedro

berto_pedro

berto_pedro

Well-Known Member

Afiliado:
    19/7/14
    Curtidas Recebidas:
    8
    Olá camaradas! Estou tendo um problema recorrente em todas as minhas fervuras atualmente, que é o excesso de trub, que acaba baixando muito minha eficiência... Na minha última leva de 20l, obtive pouco mais do que 17l fermentáveis, pois tive mais de 5l de trub. Isso é muito, né? Nessa breja, coloquei 70g de pellets e 30g de lúpulo em flor, além de whifloc. Além disso, tenho sempre problemas de atingir a densidade desejada (faço batch sparge em três etapas: drenagem e duas lavagens de volumes iguais). a densidade, que seria de 1.064, ficou 1.054... Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Muito obrigado desde já!

2. 9/11/15 #2

peguzman

peguzman

peguzman

Well-Known Member

Afiliado:
    26/8/15
    Curtidas Recebidas:
    23
    Comecei com BiaB e tive o mesmo problema. Parti para o fundo falso com recirculação e a quantidade de trub diminuiu consideravelmente.

3. 9/11/15 #3

Cipriani

Cipriani

Cipriani

Well-Known Member

Afiliado:
    27/11/14
    Curtidas Recebidas:
    39
    Essa mudança de BIAB para fundo falso, com o objetivo de dimunuir o trub, só funciona se estiver levando partículas sólidas da mosturação para a panela de fervura.

A filtragem por meio da cama de grãos ou pelo tecido do BIAB é para eliminar as partículas sólidas resultantes da moagem. Já o hot break e o cold break são para coagular as proteínas, decantar os lúpulos etc. São eles que formam o trub.

O objetivo de cada etapa é diferente. O método de filtragem não deveria influenciar na quantidade de trub, a menos que não esteja sendo feita corretamente e muitas partículas estejam sendo levadas para a fervura.

juanchristian curtiu isso.
  4. 9/11/15 #4

juanchristian

juanchristian

juanchristian

Well-Known Member

Afiliado:
    28/4/15
    Curtidas Recebidas:
    62
    experimente usar hop bags... na minha brassagem de sábado agora usei pela primeira vez e só na primeira adição 50g, diminuiu bastante, e na hop bag ficou lúpulo parecendo uma pedra hehehehe. Na próxima vou usar em todas as adições. ABraço.

5. 9/11/15 #5

dimigobbo

dimigobbo

dimigobbo

Well-Known Member

Afiliado:
    12/12/14
    Curtidas Recebidas:
    22
    Acho que é o Whirfloc. Dá uma procura aqui no fórum, vai ver que o pessoal teve experiencias meio negativas com ele e o trub.

Tbm faço biab (com lavagem por causa do volume) e não tenho tanta perda no trub. Minha eficiencia é de 65%.

Abcs

6. 7/1/16 #6

Wallaceruy

Wallaceruy

Wallaceruy

Member

Afiliado:
    7/1/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pense na possibilidade de usar 1/2 pastilha de clarificaste em vez de uma inteira. Fiz e achei o resultado interessante.

Quanto á densidade original, tenho drenado o mosto direto, sem recirculação, após mash out de 80 graus. Atinjo a temperatura, desligo o fogo e dreno, obviamente fazendo lavagem, mas sem recirculação. Acabei invertendo um pouco a situação e tenho conseguido densidades originais um pouco mais altas que as esperadas.

Outro detalhe: a única fase em que uso torneira no caldeirão é na lavagem e dreno para a panela de fervura. Daí pra frente, todas as monjas trasfegas são feitas por sifão, da superfície para baixo, pra jamais agitar o trub. Só volto a usar torneira no balde de envase para a garrafa.

7. 7/1/16 #7

Wallaceruy

Wallaceruy

Wallaceruy

Member

Afiliado:
    7/1/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Ah! Usar hop bag também foi uma experiência recente e legal! Fiz uma receita com infusão por 30 minutos após o resfriamento, ao atingir 70 graus, por meia hora. Usei o saquinho e achei o resultado prático, limpinho! O problema é que ainda não provei a "cria", uma Bitter Special.

8. 7/1/16 #8

cgfischer

cgfischer

cgfischer

Well-Known Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    130
    Dae, rapaz.
    Eu também tinha esse "problema" de excesso de trub nas primeiras levas, mas passei a entender que não era um problema... pq não era trub.
    Dê uma olhada nesse post: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404936
    Se o que vc pensa ser o trub é semelhante ao que aparece nas fotos, então não é trub, é cold break.
    E esse cold break pode ir para dentro do fermentador.
    Abaixo do cold break deve estar seu trub real (bagaço de lúpulo e alguns farelinhos), que deve dar mais ou menos o volume de um punhado para essa sua leva.
    Abraço!

9. 1/3/16 #9

berto_pedro

berto_pedro

berto_pedro

Well-Known Member

Afiliado:
    19/7/14
    Curtidas Recebidas:
    8
    Cara, muito obrigado! O que está se formando realmente é muito semelhante a isso, não é trub mesmo! Transfegarei esse resíduo sem medo para o fermentador na próxima então! :fro:

Compartilhe esta Página