Problema com O.G

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 5, 2021
Messages
22
Reaction score
8
Location
são paulo-SP, Brasil
Olá, faço cerveja há um ano, eu nao tinha problemas de O.G antigamente, e meu equipamento nunca foi trocado, porém minhas ultimas 4 brassagens tiveram uma O.G muito menor que a esperada. Estou nesse momento fazendo um belgian dark strong ale. Usei aproximadamente 5kg de malte, e uns 500gr, todos os grãos foram moídos por moedor de rolo, de açúcar para uma brassagem de apenas 12Litros (23L de agua total) e a OG está em míseros 1040, o que pode ser? Conversão de açúcar incompleta?
Lavagem curta demais?
Ou até densimetro com quebrado?
 
Então, necessário analisar o que mudou nas últimas 4 brassagens...como vc disse que não trocou o equipamento e provavelmente manteve o processo de sempre, apostaria no brewshop: trocou de fornecedor de malte recentemente? o malte base usado foi sempre o mesmo nessas últimas brassagens? (ex: pra saber se, por acaso, o pale ale da malteria não estaria carunchado, por exemplo)

Superado isso, aí começaria a suspeitar do densímetro mesmo. está medindo a 20ºC ou fazendo a correção de temperatura de acordo?
 
Então, necessário analisar o que mudou nas últimas 4 brassagens...como vc disse que não trocou o equipamento e provavelmente manteve o processo de sempre, apostaria no brewshop: trocou de fornecedor de malte recentemente? o malte base usado foi sempre o mesmo nessas últimas brassagens? (ex: pra saber se, por acaso, o pale ale da malteria não estaria carunchado, por exemplo)

Superado isso, aí começaria a suspeitar do densímetro mesmo. está medindo a 20ºC ou fazendo a correção de temperatura de acordo?
O malte não é o problema, comprei saca de pilsen agrária fechado e o fornecedor é o mesmo faz tempo, talvez seja meu termômetro que está marcando uma temperatura menor e o amido acaba não sendo todo convertido, ou realmente o densimetro está me enganando, mas se fosse, o f.g daria absurdos, e sempre dá cerca 1.010. Então sigo encucado com a baixa conversão
 
Tenta moer um pouco mais fino.. pode ser que melhore, mas tá mais pra ser falha no termômetro ou densímetro... Se nada mudou, algo se deteriorou...
 
Vários fatores podem afetar...
Antes você já fazia high gravity?
Você faz lavagem? Se sim, qual é a proporção água:grãos durante a mostura?
Mudou alguma coisa na moagem? Mudou alguma coisa na água? É mineral ou de torneira? Quanto tempo de sacarificação? Faz teste de iodo?
 
Olá @Gabriel Amaral!

Cara, primeiro joga seu densímetro na água e veja o resultado. Se não der 1,000 ou em torno disso, por algum motivo descalibrou.

Depois compare seu termômetro com outro qualquer e veja se há muita variação.

Do mais, se você segue rigorosamente a mesma receita com os mesmos insumos, algo errado pode estar no insumo.

Um lote de malte com problemas, por que não?

Mas reveja os processos e por último, teste um malte diferente.

Minhas últimas duas foram com pilsen Muntons, muito bom e eficiência bem superior ao Agrária.

Inclusive hoje, 76L com 8,3kg, OG 1,040 com o Muntons.

Saúde!
 
Olá @Gabriel Amaral!

Cara, primeiro joga seu densímetro na água e veja o resultado. Se não der 1,000 ou em torno disso, por algum motivo descalibrou.

Depois compare seu termômetro com outro qualquer e veja se há muita variação.

Do mais, se você segue rigorosamente a mesma receita com os mesmos insumos, algo errado pode estar no insumo.

Um lote de malte com problemas, por que não?

Mas reveja os processos e por último, teste um malte diferente.

Minhas últimas duas foram com pilsen Muntons, muito bom e eficiência bem superior ao Agrária.

Inclusive hoje, 76L com 8,3kg, OG 1,040 com o Muntons.

Saúde!
Caramba, que eficiência incrível, porém a densidade da água é menor que 1.000, vi que na verdade é 0.997! e deu um valor parecido sim.
Mas assim, não sei se meu problema tem haver com o densimetro ou termômetro, comprei um termometro culinário, amanhã farei uma brassagem e verificarei.
Acredito que realmente a agrária tem uma eficiência menor, mas 40% a menos? todos os grãos parecem muito saudáveis e frescos. Muito pouco provável que seja o grão ou a moagem. Se não for a conversão de amido eu nao sei o que pode ser.
 
Outro fator q diminui a eficiência é usar pouca água na mostura.... Em brejas high gravity é normal querermos diminuir a proporção da mistura para ter mais água para lavagem, mas nem sempre isso é vantajoso apesar de parecer contra a intuição, uma mostura melhor tem eficiência maior q uma mostura "seca" com uma lavagem maior.
Qual a sua proporção de mostura?
Se os testes sugeridos pelo pessoal não deu resultado pode ser isso.
Espero ter ajudado.
Abraço e boas brejas!
 
Ola, obrigado a todos que responderam esse topico, nao esperava tantas mensagens tão rapido.
Pois bem, troquei de termometro e fiz uma brassagem de 30L, o objetivo era 1.050 e obtive 1.054, portanto, provavelmente se tratava a conversão incompleta de açúcar!
 
Outro fator q diminui a eficiência é usar pouca água na mostura.... Em brejas high gravity é normal querermos diminuir a proporção da mistura para ter mais água para lavagem, mas nem sempre isso é vantajoso apesar de parecer contra a intuição, uma mostura melhor tem eficiência maior q uma mostura "seca" com uma lavagem maior.
Qual a sua proporção de mostura?
Se os testes sugeridos pelo pessoal não deu resultado pode ser isso.
Espero ter ajudado.
Abraço e boas brejas!
Olá carlos, eu uso cerca de 2,5 ou 2,6/L.
Em high gravity eu reduzo um pouco (2/L) e lavo com menos água a cerveja
 
Back
Top