Problema com o congelamento do evaporador do frigobar Consul 120L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Vmoronari

Active Member
Joined
Apr 17, 2021
Messages
37
Reaction score
10
Location
Brasil
Olá pessoal, resolvi criar esse tópico para deixar de ideia para quem quer fazer um frigobar Kegerator e está tendo problema do derretimento do gelo do evaporador.
Eu uso o kegerator na minha sala, mas faz um bagunça quando ele está com cerveja dentro, devido ao congelamento do evaporador.
Como não tem lugar para escorrer a agua e o evaporador foi dobrado criei esse tópico para tentar achar uma solução para esse problema...
Agradeceria se os que já conseguiram resolver esse problema, compartilhassem as soluções adotadas.
Muito obrigado!
 
Fala amigo,

Não tenho frigobar com freezer dobrado, mas tenho um cooler instalado no meu Electrolux RE120 que ajuda a não congelar o freezer. No meu outro RE120 sem ventilador volta e meia tenho que fazer degelo. De repente vale instalar um desses. Abraços!
 
Fala amigo,

Não tenho frigobar com freezer dobrado, mas tenho um cooler instalado no meu Electrolux RE120 que ajuda a não congelar o freezer. No meu outro RE120 sem ventilador volta e meia tenho que fazer degelo. De repente vale instalar um desses. Abraços!
Show Grabriel! Valeu por compartilhar a experiência!!!
Isso ta bem chato e o cooler já era um projeto, agora com certeza vou dar prioridade para ele!
 
A instalação de um cooler vai reduzir esse problema de congelamento e, de bônus, vai aumentar um monte a eficiência do teu kegerator.

Olá, como você fez a instalação desse cooler? Colocou alguma fonte pra ele, ou conseguiu cooler 127v? E como montou internamente? Grato!
 
Fala amigo,

Não tenho frigobar com freezer dobrado, mas tenho um cooler instalado no meu Electrolux RE120 que ajuda a não congelar o freezer. No meu outro RE120 sem ventilador volta e meia tenho que fazer degelo. De repente vale instalar um desses. Abraços!

Olá, você poderia ocmpartilhar qual cooler usou e como fez a instalação interna e a parte elétrica? Valeu!
 
Olá, você poderia ocmpartilhar qual cooler usou e como fez a instalação interna e a parte elétrica? Valeu!
Amigo, também tenho e qualquer um serve! Usei um que achei aqui em casa não lembro de onde tirei. Só se preocupe em usar uma fonte de energia da mesma tensão que o cooler, e ta tudo certo.
 
Olá, como você fez a instalação desse cooler? Colocou alguma fonte pra ele, ou conseguiu cooler 127v? E como montou internamente? Grato!
Eu tinha uma fonte de um roteador quebrado antigo, e era 12V. Coloquei um cooler 5V se não me engano, funcionou tranquilamente.
 
Eu tinha uma fonte de um roteador quebrado antigo, e era 12V. Coloquei um cooler 5V se não me engano, funcionou tranquilamente.
Beleza, acabei de ligar meu cooler com uma fonte de 12V, e deixei soprando de baixo pra cima. Será que é a melhor posição?
 
Beleza, acabei de ligar meu cooler com uma fonte de 12V, e deixei soprando de baixo pra cima. Será que é a melhor posição?
O que eu faço é deixar ele preso com fita 3M dupla face no teto do frigobar apontando pro freezer. Mas qualquer lugar já aumenta bem a eficiência, o importante é fazer o ar circular.
 
Beleza, acabei de ligar meu cooler com uma fonte de 12V, e deixei soprando de baixo pra cima. Será que é a melhor posição?
Eu deixo ele tirando o ar gelado do freezer. Meio que um exaustor, virado meio q pra frente meio q pra baixo. Bate na porta e na bombona depois.
 
Eu deixo ele tirando o ar gelado do freezer. Meio que um exaustor, virado meio q pra frente meio q pra baixo. Bate na porta e na bombona depois.
Valeu pessoal, ideia resolveu o problema aqui, reduziu o congelamento, consequentemente o pingamento, e melhorou muito a eficiência. Ficava 100% do tempo ligado e não chegava à 2ºC, agora fica mais tempo desarmado mantendo entre 0,5 e 1ºC.
 
Oi pessoal, os que colocaram o cooler, como que fizeram a instalação de funcionamento? Ele liga junto com compressor? Fica ligado 100% do tempo ou colocaram um switch de liga e desliga?

Abss e cheers
 
Oi pessoal, os que colocaram o cooler, como que fizeram a instalação de funcionamento? Ele liga junto com compressor? Fica ligado 100% do tempo ou colocaram um switch de liga e desliga?

Abss e cheers
Então, eu liguei ele num adaptador de celular com a voltagem exata, e diretamente na fiação interna que vai pro controlador de temperatura. E como está ligado no TIC, ele não desliga nem no degelo.
 
Last edited:
Eu tenho 2 um que fica na porta soprando meio enviesado, tipo 45º em relação a parede do frigobar, pra criar (teoricamente) um fluxo circular em torno do fermentador. E um que sopra pra dentro do congelador e 2 saídas laterais que fiz na tampa do próprio congelador, com cortes direcionando o ar frio para baixo.
 
Back
Top