Problema com baixa eficiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelrick

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
265
Reaction score
43
Pessoal, vejam se conseguem me ajudar. Estou tendo problemas com a eficiência do meu equipamento. Vou descrevê-lo:

Uma panela de 30cm de diâmetro por 30cm de altura (21L), com uma resistência de 2.000W e registro de saída;
Uma panela de 28cm de diâmetro por 26cm de altura, com o fundo todo perfurado (furos de, aproximadamente, 2mm a cada 3mm);
Controlador de temperatura PID REX C-100;
Bomba xingling;
Sensor de temperatura no meio da mangueira de recirculação.

Eu já fiz a brassagem com dois procedimentos diferentes: com lavagem (não mexo nas panelas, vou drenando aos poucos para o fermentador, completando com água a 78ºC) e sem lavagem (no final da mostura, levanto a panela menor e deixo escorrer).

Meu procedimento padrão é mosturar por 1:30h, com recirculação constante, com o mosto voltando por cima dos grãos, tangencialmente a lateral da panela, formando um leve redemoinho.

Praticamente não faço rampas. Mosturo a uma temperatura o tempo todo.

Em média utilizo 3kg de malte e 11L de água (3,66L/kg). Mas já fiz com o mosto um pouco mais concentrado, mais diluído... e não tive diferença na eficiência.

Abaixo do filtro fica cerca de 2,8L de água, fazendo com que acima do filtro fique com 8,2L, ou seja, 2,73L/kg (normalmente).

Sem lavagem, tenho eficiências de 50%. Com lavagem de 60%. Não consigo ter eficiência maior que isso.

Normalmente faço moagens em moinhos de rolos. Acredito que não seja o problema, porque já moí mais fino para testar e também não tive diferença na eficiência (o que tive foi problema de filtragem, hehe).

Já testei mosturar por mais tempo (eu fazia por 1h, comecei a fazer por 1:30h e testei até 2h).

O teste de iodo sempre dá ok.

Sempre aqueço para 76~78ºC, para diminuir a viscosidade.

Não sei o que fazer. Estou pensando em fazer um batch sparge para ver no que dá.

Alguém notou alguma falha? Tem alguma dica?

Abraço.
 
Pessoal, vejam se conseguem me ajudar. Estou tendo problemas com a eficiência do meu equipamento. Vou descrevê-lo:

Uma panela de 30cm de diâmetro por 30cm de altura (21L), com uma resistência de 2.000W e registro de saída;
Uma panela de 28cm de diâmetro por 26cm de altura, com o fundo todo perfurado (furos de, aproximadamente, 2mm a cada 3mm);
Controlador de temperatura PID REX C-100;
Bomba xingling;
Sensor de temperatura no meio da mangueira de recirculação.

Eu já fiz a brassagem com dois procedimentos diferentes: com lavagem (não mexo nas panelas, vou drenando aos poucos para o fermentador, completando com água a 78ºC) e sem lavagem (no final da mostura, levanto a panela menor e deixo escorrer).

Meu procedimento padrão é mosturar por 1:30h, com recirculação constante, com o mosto voltando por cima dos grãos, tangencialmente a lateral da panela, formando um leve redemoinho.

Praticamente não faço rampas. Mosturo a uma temperatura o tempo todo.

Em média utilizo 3kg de malte e 11L de água (3,66L/kg). Mas já fiz com o mosto um pouco mais concentrado, mais diluído... e não tive diferença na eficiência.

Abaixo do filtro fica cerca de 2,8L de água, fazendo com que acima do filtro fique com 8,2L, ou seja, 2,73L/kg (normalmente).

Sem lavagem, tenho eficiências de 50%. Com lavagem de 60%. Não consigo ter eficiência maior que isso.

Normalmente faço moagens em moinhos de rolos. Acredito que não seja o problema, porque já moí mais fino para testar e também não tive diferença na eficiência (o que tive foi problema de filtragem, hehe).

Já testei mosturar por mais tempo (eu fazia por 1h, comecei a fazer por 1:30h e testei até 2h).

O teste de iodo sempre dá ok.

Sempre aqueço para 76~78ºC, para diminuir a viscosidade.

Não sei o que fazer. Estou pensando em fazer um batch sparge para ver no que dá.

Alguém notou alguma falha? Tem alguma dica?

Abraço.

Como você calculou essa eficiência?
 
rafaelrick,

Meu equipamento e método são muito similares aos seus e já vivo uma busca quase neurótica em busca de um aumento de eficiência, heheheh. To quase convencido q minha eficiência é mesmo na casa dos 63% e que o lance pra mim é aumentar a carga de grãos.
Já fiz muitos testes, de moagem a lavagens diferentes, inclusive batch sparge. E fico na mesma.

Meu próximo teste é fazer algo q li em alguns posts no HBT gringo mas q o pessoal aqui desaconselha q é mexer bem a cama de grãos pelo menos umas 3 vezes durante a mosturação. Também faço recirculação constante com bomba durante toda a 1h30. Alguns relatos afirmam um aumento significativo de eficiência com essas mexidas.

Neste próximo fim de semana vou fazer o teste e posto aqui o resultado...

Abraço,

Chico Mello
 
Back
Top