Problema carbonatação na garrafa após envase sob contra-pressão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bploureiro

Active Member
Joined
Sep 10, 2015
Messages
27
Reaction score
0
Olá pessoal,

Tivemos alguns problemas no envase das garrafas após carbonatação forçada no postmix... Após envasar em contra-pressao ela ficou com pouquíssimo gás na garrafa.. Como sugerem que seja feito?

Obs: carbonatamos com a qte certa de bars pra temperatura que estava na cerveja;

Abs.,
Bruno


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Olá pessoal,

Tivemos alguns problemas no envase das garrafas após carbonatação forçada no postmix... Após envasar em contra-pressao ela ficou com pouquíssimo gás na garrafa.. Como sugerem que seja feito?

Obs: carbonatamos com a qte certa de bars pra temperatura que estava na cerveja;

Abs.,
Bruno


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara, esse é o "processo cervejeiro" que eu mais tenho dificuldade.

Fiz algumas vezes mas apenas uma delas deu certo, e mesmo assim não tão certo assim.

Como dicas o melhor e deixar o tubo o mais proximo possível do fundo da garrafa sem encostar, eu purgo o O2 duas vezes (a maioria dos meus amigos acha desnecessário) e preencho bem devagar, deixo o keg com uma pressão de uns 3-4 PSI apenas. Eu também deixo as garrafas vazias gelando antes de fazer para controlar bem a espuma.

No mais é isso, interessando também nas dicas do pessoal mais experiente.
 
Olá pessoal,

Tivemos alguns problemas no envase das garrafas após carbonatação forçada no postmix... Após envasar em contra-pressao ela ficou com pouquíssimo gás na garrafa.. Como sugerem que seja feito?

Obs: carbonatamos com a qte certa de bars pra temperatura que estava na cerveja;

Abs.,
Bruno


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
No momento do envase vc chegou a experimentar a cerveja e teve a sensação de que o gás estava Ok? Se sim o que pode ter acontecido é que as tampinhas não vedaram direito, minha experiência com aquelas tampinhas mais baratas de cor metálica é a de que sempre não vedam direito ao passo que com outros tipos de tampinha isso nunca acontece.
Outra pergunta, você envasou com a cerveja gelada ou estava em temperatura ambiente? Se estava à temperatura ambiente perda de gás é maior.
 
No momento do envase vc chegou a experimentar a cerveja e teve a sensação de que o gás estava Ok? Se sim o que pode ter acontecido é que as tampinhas não vedaram direito, minha experiência com aquelas tampinhas mais baratas de cor metálica é a de que sempre não vedam direito ao passo que com outros tipos de tampinha isso nunca acontece.

Outra pergunta, você envasou com a cerveja gelada ou estava em temperatura ambiente? Se estava à temperatura ambiente perda de gás é maior.



Cleber, acho q n foi problema na tampinha pois não estava vazando nada e apertamos várias vzs em cada garrafa p não ter este tipo de problema..

A cerveja estava gelada, por volta de uns 5 graus..

Acho que o envase não foi bem feito.. Muitas vzs saíram espumas.. Vamos tentar na próxima carbonatar um pouco acima do padrão do estilo e envasar na contra-pressão bem lentamente.. Vamos ver...

Valeu!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
No momento do envase vc chegou a experimentar a cerveja e teve a sensação de que o gás estava Ok? Se sim o que pode ter acontecido é que as tampinhas não vedaram direito, minha experiência com aquelas tampinhas mais baratas de cor metálica é a de que sempre não vedam direito ao passo que com outros tipos de tampinha isso nunca acontece.

Outra pergunta, você envasou com a cerveja gelada ou estava em temperatura ambiente? Se estava à temperatura ambiente perda de gás é maior.



Cleber, acho q n foi problema na tampinha pois não estava vazando nada e apertamos várias vzs em cada garrafa p não ter este tipo de problema..

A cerveja estava gelada, por volta de uns 5 graus..

Acho que o envase não bem feito.. Muitas vzs saíram espumas.. Vamos tentar na próxima carbonatar um pouco acima do padrão do estilo e envasar na contra-pressão bem lentamente.. Vamos ver...

Valeu!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cleber, acho q n foi problema na tampinha pois não estava vazando nada e apertamos várias vzs em cada garrafa p não ter este tipo de problema..

A cerveja estava gelada, por volta de uns 5 graus..

Acho que o envase não bem feito.. Muitas vzs saíram espumas.. Vamos tentar na próxima carbonatar um pouco acima do padrão do estilo e envasar na contra-pressão bem lentamente.. Vamos ver...

Valeu!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Olá pessoal,

Tivemos alguns problemas no envase das garrafas após carbonatação forçada no postmix... Após envasar em contra-pressao ela ficou com pouquíssimo gás na garrafa.. Como sugerem que seja feito?

Obs: carbonatamos com a qte certa de bars pra temperatura que estava na cerveja;

Abs.,
Bruno


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Blz Bruno

Pela minha experiência com envase por contra pressão, vc deve carbonatar sempre 0,2 ou 0,3 BAR a mais do que se fosse servir na torneira.

Para a cerveja não espumar no envase, existe uma série de coisas a se fazer.

1 quanto mais gelada melhor. Ideal de 0 a 2 graus.

2 use 0,5bar a mais que a pressão de carbonatação no barril e na entrada da envasadora na hora do envase.

3 ter uma cerveja bem carbonatada (bem ≠ muito), com o CO2 bem solubilizado e isso não acontece do dia pra noite.

4 o tubo de enchimento o mais baixo possível.

Seguindo isso vc terá 0 de espuma, somente alguma "poças". Isso significa 0 de perda de cerveja!
 
Blz Bruno



Pela minha experiência com envase por contra pressão, vc deve carbonatar sempre 0,2 ou 0,3 BAR a mais do que se fosse servir na torneira.



Para a cerveja não espumar no envase, existe uma série de coisas a se fazer.



1 quanto mais gelada melhor. Ideal de 0 a 2 graus.



2 use 0,5bar a mais que a pressão de carbonatação no barril e na entrada da envasadora na hora do envase.



3 ter uma cerveja bem carbonatada (bem ≠ muito), com o CO2 bem solubilizado e isso não acontece do dia pra noite.



4 o tubo de enchimento o mais baixo possível.



Seguindo isso vc terá 0 de espuma, somente alguma "poças". Isso significa 0 de perda de cerveja!



Korvocore, muito obrigado pela explicação de forma simples e clara.. Vamos fazer desta forma na próxima com certeza.. Obrigado por compartilhar o conhecimento.. Abraço!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
É preciso lembrar que ao envasar por contra-pressão, e tampar a garrafa, a pressão no head-space será zero. Ao longo das horas e dias, o CO2 vai se desprender do líquido até que o head-space fique na pressão de equilíbrio, e isso certamente faz a carbonatação cair um pouquinho.

Se a carbonatação ficou muito baixa..... sem a mínima dúvida, ela estava com carbonatação baixa originalmente.

Abraço,
 
É preciso lembrar que ao envasar por contra-pressão, e tampar a garrafa, a pressão no head-space será zero. Ao longo das horas e dias, o CO2 vai se desprender do líquido até que o head-space fique na pressão de equilíbrio, e isso certamente faz a carbonatação cair um pouquinho.

Se a carbonatação ficou muito baixa..... sem a mínima dúvida, ela estava com carbonatação baixa originalmente.

Abraço,



Guenther, muito obrigado mais uma vez.. Também tinha esta dúvida com relação ao head-space.. Talvez seja melhor carbonatar um pouco mais e aguardar alguns dias pra quando abrir ter alguma pressão na garrafa.. Show de bola!!! [emoji1373][emoji1373][emoji1373][emoji1376][emoji1376][emoji1376][emoji1376][emoji1376]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top