Primming lento - Saison fermentada com BE-256

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ramonmoraes

Active Member
Joined
Mar 20, 2018
Messages
41
Reaction score
9
Boa noite!

Envasei minha Saison faz uns 15 dias, (OG: 1.057 e FG: 1.007 - ABV: 7,0%, fermento Fermentis BE-256), e ao abrir algumas garrafas percebi que ainda não tinham gerado gás, nada de espuma, eu usei um sachê de 5g por garrafa de 600mL, a cerveja ficou saborosa, sem off flavors porém de 3 garrafas que abri apenas uma tinha gerado boa espuma.
Eu tentei cercar a variável de não ter colocado o açúcar na garrafa no dia do envase, mas acho bem pouco provável e muito azar caírem todas assim na minha mão num único dia. Ao todo já abri 5 garrafas dessa produção e apenas duas deram bom, as que estão sem gás formam um barulho bem pequeno ao abrir, mas nada de formação de espuma ao ser despejada no copo, ao chacoalhar ela no copo aparece um pouquinho de espuma porém sem persistência nenhuma.

A observação que faço é que o fermento que usei estava quase na data de vencimento porém eu fiz starter de um sachê pra 50 litros, eu não tive uma fermentação arrastada, ele atenuou todo com 5 dias de fermentação. Será que eu deveria ter considerado uma viabilidade menor quando fui calcular o starter?

Para minhas Ales eu costumo abrir a primeira garrafa entre 10 a 14 dias e sempre deu bom.

Alguém já passou por alguma experiência semelhante?

Desde já agradeço.
 
Last edited:
não tenho mta experiencia mas adoro esses topicos pra aprender um pouco.

gostaria de levantar uma possibilidade e vcs me responderem se é plausivel ou nao.

como vc usou o sache direto (presumindo que seja esse sache de cafe e nao um de açucar invertido) nao é possivel que a levedura tenha tido dificuldade de converter a sacarose, que eh um açucar mais complexo que o invertido?
 
Boa noite Ramon,

Ela ficou muito tempo maturando? Qual é a temperatura média que as garrafas estão refermentando?

Att.,

Luis
Bom dia!

Ela ficou 20 dias maturando a 0°C.

A temperatura média de refermentação é ambiente, em torno de 25°C, elas ficam em um quarto escuro.

Um observação que faço é que eu fermentei e maturei uma Witbier nas mesmas condições, pois eu uso um freezer horizontal e faço de duas em duas levas com a mesma temperatura de fermentação, usei o S33 da Fermentis e com 7 dias de primming estava boa, acho que deva ser comportamento do próprio fermento.

PS: corrigi no tópico acima, o BE-256 é da Fermentis.

Obrigado.
 
não tenho mta experiencia mas adoro esses topicos pra aprender um pouco.

gostaria de levantar uma possibilidade e vcs me responderem se é plausivel ou nao.

como vc usou o sache direto (presumindo que seja esse sache de cafe e nao um de açucar invertido) nao é possivel que a levedura tenha tido dificuldade de converter a sacarose, que eh um açucar mais complexo que o invertido?

Bom dia!

Acredito que não, pois eu sempre fiz primming com sacarose desde que comecei a fazer cerveja (40 brassagens já) e só tive problemas com certa demora assim pra gerar gás no primming com uma Stout, que demorou uns 15 dias e com essa Saison que estou relatando.

Eu já usei o BE-256 uma vez pra fazer uma trippel, porém abri a primeira garrafa com mais de 3 meses pra ver e estava boa.
 
Olá, Vamos considerar que o liquido colocado na garrafa era o mesmo para todas elas e vamos considerar que isso também se sucedeu com o açucar,ora como explicar que algumas carbonataram e outras não.
Lendo os seus procedimentos da para concluir que as tampinhas estavam mal colocadas na boca da garrafa.
Pode ser.
 
Olá, Vamos considerar que o liquido colocado na garrafa era o mesmo para todas elas e vamos considerar que isso também se sucedeu com o açucar,ora como explicar que algumas carbonataram e outras não.
Lendo os seus procedimentos da para concluir que as tampinhas estavam mal colocadas na boca da garrafa.
Pode ser.
é possível que seja isso mesmo, pois comigo já aconteceu isso. De uma chacoalhada na garrafa e coloque perto do ouvido para ver se tem ou não vazamento...
 
Comigo também já aconteceu, de vazar o gás pela tampinha. De uns tempos para cá eu aplico a tampinha, giro 180 graus e aperto novamente. Desde então nunca mais tive problemas de vazar o gás pela tampinha.
 
é possível que seja isso mesmo, pois comigo já aconteceu isso. De uma chacoalhada na garrafa e coloque perto do ouvido para ver se tem ou não vazamento...
Eu costumo fazer isso com as minhas garrafas em primming, e não percebi som de vazamento de gás.
A curiosidade é que envasei uma Witbier no mesmo dia usando as mesmas tampinhas e todas as Wits que abri estavam boas, seria muita coincidência ter vazado gás só nas Saison, acho que é questão do fermento mesmo... Mas mesmo assim vou dar mais duas semanas pra elas e ver como ficou.
 
Bom dia!
Apenas para atualizar, após deixar as garrafas "esquecidas" por mais de três meses, eu resolvi abri-las e todas estavam carbonatadas, nenhuma flat!
A cerveja ficou muito boa!
 

Latest posts

Back
Top