Priming...Verdades da experiência...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Budha

Well-Known Member
Joined
Oct 17, 2016
Messages
192
Reaction score
84
Olá pessoal, venho levantar a bandeira- 15 dias ao mínimo! Nas minhas mais de 100 brassagens e quatro anos no hoby notei algo que muda muito de estilo para estilo, tenho umas Stouts que quase depois de 6 mêses tão aquelas cervejas de 40 mangos a long neck....
Faz duas brassagens anteriores que muito daquilo que pensava estar prejudicando minhas degustações, assumindo como alguns off, somem com o tempo.... o Priming não é apenas um processo de gazeificação como eu imagina... mas sim um processo ao meu ver, que coloca o caseiro na frente de qualquer industrial quando o assunto é realmente a arte de fazer a mão o negócio.... ARTESANAL!

Sempre dava aos amigos e bebia assim que o gaz estava ok... mas hoje começarei a dar um tempo e só falarei a respeito dos novos sabores com 20 dias...

Algumas coisas que mudam....

Stouts- equilibrio do amargo sem perder a pegada lupulada....

Portes- podem ressaltar o doce ou perdelo...

Fiz uma Koolosh com Notinhang que ficou ácida pensei que estava ruim, melhor pegada pilsem depois de 30 dias que ja fiz rsss...

Fruit Beers ou Wit- equilíbrio, ressalto das frutas ou perca (minhas ultimas experiências só ressalto) ...

Belgas são as mais interessantes... surge Muito Equilibrio, aroma fica mais fino e a cada dia o éster de fermento parece virar aroma de lúpulo...

Em fim... vamo dá uma filosofada rsss...cê já noto isso? :rolleyes:
 
Last edited:
Como só utilizo o priming, também sempre notei muitas diferenças com o passar do tempo das nas minhas brejas (a maioria para melhor).
A única experiência que não me agradou foi uma Weiss que depois de uns 2 meses estava esterificada muito além da conta, com o gosto do fermento bem presente, o que não ocorria qnd ela estava jovem, com o sabor do cravo e banana na medida certa.
Na última Stout que brassei o amargor ficou mais equilibrado como vc mencionou tbm.
Até numa American Lager depois de 2 meses o sabor do malte com o lúpulo estavam muito mais equilibrados do que logo cedo qnd abri elas.

Enfim, com certeza cada estilo é uma experiência diferente e que no priming se nota muitas diferenças com o passar do tempo.

Abraço
 
Olá a todos.
Minha experiência com priming é a mesma relatada por Budha, acima, todos os sabores tendem a equilibrar-se após decorrido pelo menos 01 mês de engarrafamento.
Apesar de fazer uso de barris, com kegerator e tal, não deixo de engarrafar pelo menos metade de meus lotes para comparação com aquelas forçadas com CO2.
Minha maior surpresa foram com Stout e uma Tripel, ambas na casa de 7% de ABV.
E certamente, ainda vou me surpreender muito neste hobby.
Boas brejas.
 
Tão vendo hehe... Agora IPA é o terror! Larguei mão do Dry e fiquei só no Late hoping porque o frescor do lúpulo se dá ao máximo durante 20 dias, ideal é 10 dias mesmo quando ja dá gaz com 5-6 dia rsss... Ja nas NEIPAS sem Dry tb tão ficando bem boas, visto que o frescor do lúpulo ja é esterificado ai parece que gruda e muda os éster da levedura rss
 
Bom dia. Uma pergunta referente ao exposto pelos senhores: Este tempo de descanso do primming, mais extenso, é a frio (geladeira) ou em temperatura ambiente?
 
Bom dia. Uma pergunta referente ao exposto pelos senhores: Este tempo de descanso do primming, mais extenso, é a frio (geladeira) ou em temperatura ambiente?
De Niro. Bom dia!!!
No meu caso foi à quente (temperatura ambiente). Mas pela atmosfera fechada, caso seja à frio, demorará mais tempo, mas atingirá o mesmo lugar em tempos diferentes.
Estou com uma Ipa, sem DH, que fiz a algum tempo, e estou descansando ela mais tempo em geladeira (10 dias de priming a quente e geladeira depois).
Qdo tiver um parecer, posto por aqui.
Abraços
 
Obrigado pela informação @DANIEL RODRIGUES . Eu sempre fiz a frio, coisa de 10 dias, sempre vi alguma diferença, mas pequena. Vou tentar deixar as garrafas repousando sem a refrigeração e observar os efeitos. Obrigado pela dica. 🍻
 
Obrigado pela informação @DANIEL RODRIGUES . Eu sempre fiz a frio, coisa de 10 dias, sempre vi alguma diferença, mas pequena. Vou tentar deixar as garrafas repousando sem a refrigeração e observar os efeitos. Obrigado pela dica. 🍻
Pois então...tb faço no ambiente, em um local bem fresco próximo a cachoeirinha hehe....
 
Back
Top