1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

PRIMING - Misture a cerveja na calda, E NÃO a calda na cerveja

Discussão em 'Envase' iniciado por Guenther, 7/7/17.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 10/6/18 #41

luclavilo

luclavilo

luclavilo

Well-Known Member

Afiliado:
    15/8/16
    Curtidas Recebidas:
    10
    U

Marcos Tadeu Cosmo curtiu isso.
  2. 16/9/18 #42

Borba

Borba

Borba

New Member

Afiliado:
    20/1/18
    Curtidas Recebidas:
    0

3. 16/9/18 #43

Borba

Borba

Borba

New Member

Afiliado:
    20/1/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Eu sou novo e não sei como usar este fórum, mas talvez vc possa responder minha dúvida. Fiz uma RIS e ficou com 11 a 12% de teor alcoólico.... só que não pensei na tolerância da levedura a essa porcentagem de álcool, usei a fermentis s-04. E a aí fiz a carbonatação na garrafa, porém não carbonatou, estou no 7 dia de carbonataçao.

4. 16/9/18 #44

eullerss

eullerss

eullerss

New Member

Afiliado:
    16/9/18
    Curtidas Recebidas:
    1

É isso que faço também, uma calda mais liquida e espero esfriar antes de add à cerveja. Coloco o dobro de água em relação ao açúcar, por exemplo: para 100g de açucar coloco 200 ml de água. Nunca tive problema para homogeinizar, nunca explodiu garrafa e nunca ficou garrafa sem carbonatar.

Marcos Tadeu Cosmo curtiu isso.
  5. 18/9/18 #45

tulioneves

tulioneves

tulioneves

Well-Known Member

Afiliado:
    2/6/18
    Curtidas Recebidas:
    16
    Borba, beleza?

Também sou iniciante, mas já vi algo assim no fórum. Pesquise por "não carbonatação" ou algo assim. Alguns caras orientam colocar mais levedura nas cervejas e um pouco de açúcar.

6. 9/1/19 #46

Robson Fockink

Robson Fockink

Robson Fockink

Member

Afiliado:
    20/12/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Olá, muda o sabor da cerveja fazendo priming entre carbonatacao forçada ? Até hoje só fiz priming.
    Qual fica melhor..??

7. 9/1/19 #47

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    699
    Há sutis diferenças, principalmente ao passar do tempo.

Priming vai trazer um pouco mais de levedura para a cerveja bem como facilitar a oxidação dela, fazendo com que com o passar do tempo ela tenha um desenvolvimento/maturação diferente. Para cervejas muito lupuladas ou com foco no aroma/sabor dos lúpulos faz muita diferença. Fiz uma NEIPA (Session) que com menos de 30 dias havia uma significante diferença de sabor, aroma e cor (a com priming tinha menos sabor e aroma, e sua cor escureceu muito). Tenho uma saison com hibiscos que me pareceu ficar com um sabor mais refinado quando carbonatei.

Minha experiência (pouco ainda com carbonatação forçadas) me diz que alguns estilos se valem melhor do priming e outros da carbonatação forçada.

8. 9/1/19 #48

Robson Fockink

Robson Fockink

Robson Fockink

Member

Afiliado:
    20/12/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    POIS É, estou fazendo somente as pilsen agora no verao, me parece q tem um sabor q desconfio do priming, quase que da para dizer um gostinho do fermento... Nunca fiz carbonataçao forçada, pois se fica melhor, terei q investir nisso..

9. 9/1/19 #49

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    699
    Na teoria, é possível ser algum sabor da refermentação sem controle de temperatura em um ambiente fechado.

10. 25/7/19 #50

hc_ne

hc_ne

hc_ne

Member

Afiliado:
    6/6/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    galera, jogar a calda na bombona e depois fazer a trasfega, não aumenta a chance de oxidação? penso que sendo uma leva pequena, daria tranquilamente pra fazer garrafa por garrafa. ou ainda acham que é melhor trasfegar?

11. 25/7/19 #51

FernandoPetry

FernandoPetry

FernandoPetry

Well-Known Member

Afiliado:
    30/8/16
    Curtidas Recebidas:
    25
    Buenas, acredito que não tenha muita diferença entre dosar garrafa por garrafa ou adicionar em um recipiente e despejar a cerveja sobre todo ele, mas o que é recomendado, sempre adicione primeiro a calda e depois a cerveja, mesmo que envasando direto para a garrafa.
    Você pode utilizar um seringa ou um daqueles copos dosadores de remédio.

12. 25/7/19 #52

hc_ne

hc_ne

hc_ne

Member

Afiliado:
    6/6/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Se eu deixar resfriar a calda, mesmo assim precisaria colocar primeiro ela?

13. 25/7/19 #53

Caramba

Caramba

Caramba

Well-Known Member

Afiliado:
    13/4/16
    Curtidas Recebidas:
    22
    Minha opinião

Geralmente fazemos a trasfega para outro balde para o envase de qualquer jeito... pra não envasar direto do balde fermentador com a borra de levedura no fundo... qualquer mexida pode misturar tudo...

Então... dá menos trabalho colocar a totalidade da calda no fundo do balde que vai se usar pra envase.... do que em cada garrafa...

(Não jogar a calda na bombona e depois trasfegar... colocar a calda no balde para o qual se vai trasfegar)

14. 25/7/19 #54

hc_ne

hc_ne

hc_ne

Member

Afiliado:
    6/6/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Sim, entendi. Minha preocupação era mais com a possível oxidação ao fazer a trasfega...

15. 25/7/19 #55

Cassiano Schneider

Cassiano Schneider

Cassiano Schneider

Member

Afiliado:
    20/5/19
    Curtidas Recebidas:
    6
    Opa
    Leia o inicio desse post, o Guenther explica tudo de o porque colocar a CERVEJA NA CALDA e não o contrário. Inclusive com ela bem quente.

Abraço.

16. 25/7/19 #56

allan k.

allan k.

allan k.

Well-Known Member

Afiliado:
    31/7/18
    Curtidas Recebidas:
    35
    Amigo, se você oxigenar estará favorecendo a oxidação sim, eu costumo colocar a calda em um balde/bombona e com uma mangueira de silicone que vai até o fundo dessa bombona vou transferindo a cerveja (uma bombona em cima da mesa, a outra no chão), chega a fazer um vórtice mas não chega a formar espuma, então, acredito que oxigena muito pouco e evito assim uma possivel oxidação.
    Agora, se você fizer esse procedimento sem a mangueira de silicone, certamente vai oxigenar a cerveja e criar espuma etc. etc. etc...
    Tem gente que usa um sifão que é próprio para tranfega e também tem uma mangueira que você encosta no fundo da bombona para não oxigenar.

17. 26/7/19 #57

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    41
    Ouvi, não me lembro onde, que se você colocar a calda no fermentador primeiro e demorar para sifonar a cerveja, ela cria uma película de açucar no fundo do fermentador e pode ocorrer de as últimas garrafas ficarem supercarbonatadas.
    Talvez explique o motivo de em uma leva 1 garrafa minha ter explodido, outras duas com gushing e todas as outras ficarem com carbonatação um pouco baixa.
    Por via das dúvidas agora colocando o priming e imediatamente sifonando ou colocando o priming depois e mexendo levemente 3 vezes durante o engarrafamento.

18. 19/8/19 #58

lgbaldim

lgbaldim

lgbaldim

Member

Afiliado:
    12/8/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bom dia pessoal, quarta-feira passada dia 14/08 eu envasei minhas primeiras garrafas de 600 ml com 4g de calda de açucar em casa. Isso foi pela manhã, no final do dia, meu manometro estava registrando quease 1 bar de pressão interna, guardei em um armário com a temperatura próximo de 24 graus. Para minha surpresa, no dia seguinte estava em quase 0,5 bar e já no final do dia 0,2 bar aproximadamente.
    Detalhe que na minha região a temperatura abaixou e de madrugada foi próximo a 16 graus e ficando em 20 graus a tarde...
    Hoje, caminando para o sétimo dia que será nesta próxima quarta, ainda está em 0,2 bar o manômetro. Já mexi com a garrafa e já sacudi tbm.. gerou pressão e o ponteiro do manômetro subiu. Depois de um tempo abaixou novamente. Subi com a garrafa para um cômodo da casa onde acho que será mais quente para eu acompanhar... mas acredito que não fará diferença, o que pode ter ocorrido? Pouco priming em cada garrafa? Temperatura?

19. 19/8/19 #59

JPianco

JPianco

JPianco

Well-Known Member

Afiliado:
    30/11/16
    Curtidas Recebidas:
    7
    Salve confrade! Tentando ajudar... 4g de calda de açúcar pra 600ml tá bom, visto que é bem comum usar 6g/L para uma carbonatação média. Agora pra ficar mais claro a sua cerveja é ale ou lager pode dar mais informações? Porque, pela minha pouca experiência a temperatura está alta se for lager, mas tem que ver outros fatores como quantidade, viabilidade, vitalidade e a cepa do fermento e, ainda se o seu manômetro não está vazando CO2. Ainda levar em consideração que no começo (ou recomeço, já que está refermentando) a intensidade do processo é maior e que o CO2 gerado está descendo e sendo dissolvido no líquido...

Última edição: 19/8/19
  20. 19/8/19 #60

lgbaldim

lgbaldim

lgbaldim

Member

Afiliado:
    12/8/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    É uma ALE. Eu tbm pensei na possibilidade do manômentro estar vazando.

Compartilhe esta Página