Priming individual ou direto no balde?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mateusinfo

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
142
Reaction score
29
Bom dia Pessoal, sou iniciante, já realizei algumas levas sempre fazendo priming individual, com uma seringa, de garrafa em garrafa (minhas levas eram pequenas)

Estou passando para levas um pouco maiores e gostaria de saber se posso fazer da seguinte maneira:

Após fermentação Primaria, secundária e cold-Crash tudo no mesmo fermentador, posso colocar a solução do priming em um fermentador sanitizado e fazer a transferência sem levar a borra, dar uma misturada com colher sanitizada e engarrafar direto?

Preciso misturar com a colher de tempo em tempo para garantir que todas as garrafas tenham a mesma quantidade de solução Priming?

Tenho medo de que umas fiquem mais carbonatadas que as outras.

Abraços.
 
Boa tarde mateus,
Sempre fiz o priming direto no balde e nunca tive problemas ...
Faço a sanitização de um balde com álcool 70%, deixo escorrer bem, faço a transfega da cerveja para o balde sanitizado e depois coloco o priming. Fico mexendo durante uns 5 à 8 min, para ter certeza que a mistura ficou bem homogênea, depois só envasar.

Abraços
:tank:
 
Mateus, eu também tenho feito o mesmo que o Jesse e até agora tem dado certo nessas 4 brassagens que fiz até agora.
:mug:
 
Acho que o negócio de fazer individual em cada garrafa é paranoia minha, vou fazer diretamente no balde e economizar muito trabalho.

Obrigado.
 
Se você fizer um suco utilizando esses sucos em pó, o que é mais fácil (ou menos propenso a erros) para deixar todos os copos com o mesmo teor de suco:

a) misturar bem toda a água e o pó numa jarra

b) colocar água em cada copo e depois colocar um pouco de pó em cada um deles e misturar
 
Se você fizer um suco utilizando esses sucos em pó, o que é mais fácil (ou menos propenso a erros) para deixar todos os copos com o mesmo teor de suco:

a) misturar bem toda a água e o pó numa jarra

b) colocar água em cada copo e depois colocar um pouco de pó em cada um deles e misturar

O Guenther como sempre simplificando e tornando óbvias as coisas que teimamos em complicar.

Muito obrigado.
 
Mateus, eu faço o seguinte, só pra facilitar... Tiro um pouco da cerveja (1 litro) + ou -, em uma jarra sanitizada, misturo o priming, e retorno ao balde e dou uma misturada, com o cuidado de não agregar muito oxigênio e pronto, é só engarrafar.....é o que o Gunther falou, só que achei mais facil misturar nesse litro de cerveja para tentar homegeinizar melhor o priming....abçs
 
Mateus, eu faço o seguinte, só pra facilitar... Tiro um pouco da cerveja (1 litro) + ou -, em uma jarra sanitizada, misturo o priming, e retorno ao balde e dou uma misturada, com o cuidado de não agregar muito oxigênio e pronto, é só engarrafar.....é o que o Gunther falou, só que achei mais facil misturar nesse litro de cerveja para tentar homegeinizar melhor o priming....abçs

lcmpedrosa, eu tenho feito as fermentações primária e secundária no mesmo balde, onde ainda fica aquela lama e por isso acabo tendo que transferir a - quase - cerveja pra outro balde sanitizado para o priming e engarrafar. Pra fazer esse procedimento citado por ti, tu faz a fermentação secundária em outro fermentador, depois de eliminar a lama?
 
Entrando no meio do assunto... rss
Eu faço transfega após a 2ª fermentação, depois da maturação faço outra transfega para o primming

abç
 
Machado eu faço como vc, primaria, secundaria e clarificação no mesmo balde. Na hora do primming eu transfiro para um novo balde, misturo bem e engarrafo.
Uma dúvida q eu tenho é se a transferência tem que ser feita Por cima com sifao, para evitar levar a lama para engarrafamento, ou se pode ser feita pela torneirinha do balde mesmo ?
 
Puxa Machado, desculpe não ter esclarecido.....antigamente eu usava baldes, e o procedimento eu fazia após transferir para outro balde e imediatamente engarrafar. Hoje eu uso o fermentador cônico, então eu já tirei a lama após a fermetação secundaria, e nos minutos que antecedem o engarrafamento...
 
Machado eu faço como vc, primaria, secundaria e clarificação no mesmo balde. Na hora do primming eu transfiro para um novo balde, misturo bem e engarrafo.
Uma dúvida q eu tenho é se a transferência tem que ser feita Por cima com sifao, para evitar levar a lama para engarrafamento, ou se pode ser feita pela torneirinha do balde mesmo ?

Henrique, eu transfiro pela torneira, que deve ter altura suficiente para evitar o barro. Faço com cuidado para não espalhar a lama, claro.
Vamos ver se alguém opina sobre o sifão ser melhor.
 
Puxa Machado, desculpe não ter esclarecido.....antigamente eu usava baldes, e o procedimento eu fazia após transferir para outro balde e imediatamente engarrafar. Hoje eu uso o fermentador cônico, então eu já tirei a lama após a fermetação secundaria, e nos minutos que antecedem o engarrafamento...
Correto, é assim que tenho feito, valeu (Y). Sobre o priming, vou começar a fazer dessa forma, mais ou menos um litro separado e diluir no montante depois.
Simples e óbvio como todas as boas ideias.
Boas cevas.
:mug:
 
Eu faço o açúcar invertido e vou despejando à medida que transfiro pela torneira. Acho que seja uma forma de homogeneizar a distribuição sem adicionar nenhuma perturbação adicional.
 
Eu faço o mais trabalhoso mesmo, meço a mistura de primming e com uma seringa coloco em cada garrafa a quantidade necessária. Acredito que isso evita o problema de distribuição diferente do primming e evita a contaminação e oxidação ao ficar transferindo e mexendo a cerva.
 
Cara, eu faço desde a primeira leva a mistura no balde... Justamente pelo motivo que o Guenther citou (aliás, não podias ter arrumado exemplo melhor)...

Eu tenho dois baldes, então depois de fazer a fermentação, maturação e cold crash no primeiro, eu sanitizo o segundo, faço o priming, faço a trasfega do primeiro pro segundo e misturo o priming bem com uma colher sanitizada e dai engarrafo...

Acho que essa é a melhor maneira de misturar igualmente...
 
Eu sempre fiz o primming seguindo os preceitos básicos do Palmer, que na minha opinião segue sendo o mais simples, seguro e efetivo. Fervo o açúcar com água até diluir completamente, coloco no outro balde que vou usar pra engarrafar, trasfego a cerveja do fermentador para este balde utilizando um sifão (assim posso pegar o máximo de cerveja possível), misturo tudo novamente no outro balde pra homogeneizar, e já era!

Abraço,
 
Guenther vc acha ruim tirar a cerveja pela torneira ? Pode arrastar a lama ?
Eu acho ruim porque muitas vezes a torneira fica 1 ou 2 cm acima do que deveria pra conseguir tirar toda a cerveja do fermentador, ou seja, quando o nível de cerveja baixa do nível da torneira, não sai mais nada, mas muitas vezes ainda conseguiria tirar um pouco masi com o sifão.
 
Álcool 70 não sanitiza completamente... desinfeta somente... nem a fervura em água já que existem bactérias que suportam 120º ... use ácido peracético... 1g para cada litro.Não precisa retirar pois o mesmo não faz mal à saúde
 
Eu sanitizo o segundo balde com iodofor, troco o balde, coloco a maltose previamente diluida em agua, misturo alguns mins e pronto.

Para saber a quantidade de cerveja no balde eu faco aquela formula 3,14*raio*raio*altura/1000 q da a litragem (se redondo o balde)..
 
eu (na verdade a namorada, rsrs) coloco o primming garrafa a garrafa com seringa ou pipeta quanto faço levas de 20 litros e uso fermentador cônico. Creio que dessa forma eu (digo, ela) tenho pouco trabalho sem correr risco de contaminação retirando o fermentador da geladeira, abrindo a tamba, trasfegado, etc.

Para levas de 40 litros, adiciono o primming na panela de fervura mesmo, previamente sanitizada com álcool 70 e envaso direto nela.
 

Attachments

  • IMG_1028.jpg
    IMG_1028.jpg
    49.5 KB · Views: 480
  • IMG_5676.jpg
    IMG_5676.jpg
    53.7 KB · Views: 478
eu (na verdade a namorada, rsrs) coloco o primming garrafa a garrafa com seringa ou pipeta quanto faço levas de 20 litros e uso fermentador cônico. Creio que dessa forma eu (digo, ela) tenho pouco trabalho sem correr risco de contaminação retirando o fermentador da geladeira, abrindo a tamba, trasfegado, etc.

Para levas de 40 litros, adiciono o primming na panela de fervura mesmo, previamente sanitizada com álcool 70 e envaso direto nela.
Dica.. esqueça álcool 70 pra sanitizações críticas.

Eu sempre suspeitei disso.. mas existe um motivo pelo qual nos EUA e nas literaturas nem se cogita álcool 70 como sanitizante..... ele nem se compara aos outros.

Inclusive, pararam de usar em hospitais depois de alguns estudos mais recentes que atestam a eficácia total dele (mesmo assim muito menor que os outros) somente com FRICÇÃO.

Ainda quero achar um estudo conclusivo.

Abraço,
 
E álcool 70 + iodofor, ainda é uma boa opção de sanitizante?
 
E álcool 70 + iodofor, ainda é uma boa opção de sanitizante?
É o que eu mais gosto e utilizo há muitos anos, no entanto o álcool eu misturo muito mais por causa da inibição da espuma e da ação de limpeza (pq ele é ótimo pra limpar coisas)... pois na questão sanitizante ele nem se compara ao iodo.

Abraço,
 
É o que eu mais gosto e utilizo há muitos anos, no entanto o álcool eu misturo muito mais por causa da inibição da espuma e da ação de limpeza (pq ele é ótimo pra limpar coisas)... pois na questão sanitizante ele nem se compara ao iodo.

Abraço,

Guenther, então você faz uma solução de 1ml/litro de iodo e ainda coloca um pouco de álcool 70? Se isso melhora a espuma vou passar a usar assim ...
 
Eu não misturo um pouco..... eu faço 1 ml de iodophor por litro..... só que esse "litro" é de álcool 70, e não água.

Abraço,

Nesse esquema, quanto tempo dura a solução?

Faz 1min de contato?
 
Dá no mesmo que diluir com água..... só estou usando álcool 70 no lugar da água.
 
Pessoal,
e no caso de não ter um segundo balde fermentador para transferência antes do envase? A panela também não tem torneira.
É possível misturar o priming no balde fermentador, com todo o trub mesmo, deixando decantar por um tempo?

Obrigado!
 
Cara, sinceramente, esse é o tipo caso onde eu acho que a coisa chega num limite..... tem que ter outro balde!

Se não tiver, a dificuldade vai ser lógica...... vai misturar...... se misturar muito forte.... vai levantar a borra e fazer uma @#$@#$. Se misturar pouco, pode não carbonatar direito a cerveja, e outras podem explodir.

Se misturar e esperar decantar, o açúcar pode de prender nos resíduos e decantar junto.

Ou seja, às vezes coisa chega num limite... é preciso ter o equipamento mínimo.

Abraço,
 
Valeu pelo toque, Guenther!

Pesquisei tanto, li tanto, antes da brassagem, e não vi isso como uma necessidade. Vou providenciar pras próximas levas. Se não conseguir pra essa, irei de seringa mesmo.

Abraço!
 
Estou nesse dilema, usar a seringa por garrafa ou misturar no segundo balde. Ocorre que eu adaptei as torneiras nos baldes e e panelas, e o segundo balde não vedou 100%. Me preocupo tb em oxigenar muito na hora de misturar. É para tanto? (Obs.: abri ontem minha primeira cerveja/garrafa teste, com 6 dias carbonatando e 6 horas na geladeira - 8gr/l açucar invertido). Ficou show, gerou 3 dedos de espuma, que tb se incorporou no líquido, e o gás deu um grande upgrade no sabor. Uma sensação indescritível ouvir o tsss e provar sua primeira cerva. Valeu a pena! Amanhã engarrafarei o lote todo. Obrigado a todos pelas dicas.
 
Estou nesse dilema, usar a seringa por garrafa ou misturar no segundo balde. Ocorre que eu adaptei as torneiras nos baldes e e panelas, e o segundo balde não vedou 100%. Me preocupo tb em oxigenar muito na hora de misturar. É para tanto? (Obs.: abri ontem minha primeira cerveja/garrafa teste, com 6 dias carbonatando e 6 horas na geladeira - 8gr/l açucar invertido). Ficou show, gerou 3 dedos de espuma, que tb se incorporou no líquido, e o gás deu um grande upgrade no sabor. Uma sensação indescritível ouvir o tsss e provar sua primeira cerva. Valeu a pena! Amanhã engarrafarei o lote todo. Obrigado a todos pelas dicas.

Pode ter quem defenda o priming individual através de seringa, mas na minha opinião um priming feito (de maneira correta) no lote inteiro antes de engarrafar vai gerar resultados sempre mais consistentes e acertivos.

Em relação à oxidação também, a seringa costuma proporcionar um jato meio forte e difícil de controlar, isso pode difundir muito mais ar dentro da cerveja do que abrir a tampa do balde e misturar gentilmente a solução.
 
Pode ter quem defenda o priming individual através de seringa, mas na minha opinião um priming feito (de maneira correta) no lote inteiro antes de engarrafar vai gerar resultados sempre mais consistentes e acertivos.

Em relação à oxidação também, a seringa costuma proporcionar um jato meio forte e difícil de controlar, isso pode difundir muito mais ar dentro da cerveja do que abrir a tampa do balde e misturar gentilmente a solução.

quanto a oxidação, isso não acontece se você colocar primeiro o primming na garrafa e depois encher com cerveja.
 
quanto a oxidação, isso não acontece se você colocar primeiro o primming na garrafa e depois encher com cerveja.

Pode ser... mas isso depende de como for feito... da mesma forma que fazer "splash" com o mosto pra aerar deixa uma certa quantidade de oxigênio dissolvido, provavelmente deve ocorrer o mesmo com o líquido do priming.
 
Depois de um tempo carbonatando forçado, voltei pro priming pra um estilo específico: Tripel.
Além deste (se é que concordam), que outros vocês acham que "pedem" refermentação na garrafa?

E qual proporção entre açúcar e água vocês usam?
 
Eu não meço a quantidade de água. Coloco o suficiente para diluir o açúcar... E depois de aquecer, a mistura fica mais fluida.
Para 800 g de açúcar talvez uns 250 ou 300 ml de água já sejam suficientes! Se depois que aquecer a calda ainda estiver grossa, põe mais um pouco de água! Eu fervo por uns 5 ou 7 minutos mais ou menos, que é pra não escurecer e não ficar muito grossa.
Quando utilizo priming faço da mesma forma.
 
Back
Top