Priming e Carbonatação Forçada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Magoo1

New Member
Joined
Apr 24, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
São Vicente SP
Boa tarde pessoal. Na minha última brassagem, dividi a cerveja em garrafas e metade no postmix. As da garrafa ficaram ótimas, a do postimix escureceu e ficou ruim mesmo...entendo que houve a tal da oxidação. Nesta próxima produção, irei tentar em evitar o risco da oxidação no postmix e pensei em fazer priming + carbonatação forçada, o priming seria em uma pequena quantidade apenas para consumir o O2 que possa estar indevidamente dentro do postmix, sendo que a carbonatação eu ajustaria pelo CO2
Obs.: Já tinha feito carbonatação forçada no postmix e não tive problema algum. Nesta última cerveja carreguei no Dry Hop e acho que pode ter aumentado o risco de oxidação
Alguém já fez algo parecido ou pode me orientar sobre a técnica?
Grato
 
Acredito que purgar de co2 pra tirar todo o oxigênio antes seria uma boa nesse caso.

Abcs
 
O priming não consome o O2, não a ponto de neutraliza-lo.

O O2 só é consumido na fase de propagação das leveduras e quando se faz o priming, já há uma quantidade considerável de leveduras na cerveja que vai para a garrafa.

Acredito que, como disse o @Mittelfruh , fazer bem a purga da atmosfera de dentro do keg seja o caminho.
 
Boa dia Pessoal, Quero compartilhar um problema que tem havido nas duas ultimas tentativas de carbonatação forçada. Vou explicar e espero contar com a ajuda do fórum.
Costumo fazer levas de 65 a 70 litros, então para isso utilizo dois barris de inox de 30 e 50 litros. Tenho então um cilindro de Co2 com uma saída unica, coloco um T e distribuo a carga para os dois barris, utilizando a tabela de carbonatação do estilo da cerveja. Os dois barris estão no mesmo freezer a uma temperatura de 0 graus. O que acontece e que no barril de 30 litros consigo fazer o envase perfeitamente, pois uso o sistema de contra pressão, já o de 50 litros a cerveja espuma demais (supercarbonatada) e não consigo fazer o envase de maneira nenhuma. O fato de o headspace dos barris serem diferentes pode estar ocasionando o problema, e se for isto, qual seria a solução ?
Acrescentando, faço a carbonatação de maneira passiva, ou seja, não fico rolando os barris, injeto C02 até a pressão indicada e vou fazendo até estabilizar.
Contando com a a ajudo dos amigos, obrigado.
 
Boa dia Pessoal, Quero compartilhar um problema que tem havido nas duas ultimas tentativas de carbonatação forçada. Vou explicar e espero contar com a ajuda do fórum.
Costumo fazer levas de 65 a 70 litros, então para isso utilizo dois barris de inox de 30 e 50 litros. Tenho então um cilindro de Co2 com uma saída unica, coloco um T e distribuo a carga para os dois barris, utilizando a tabela de carbonatação do estilo da cerveja. Os dois barris estão no mesmo freezer a uma temperatura de 0 graus. O que acontece e que no barril de 30 litros consigo fazer o envase perfeitamente, pois uso o sistema de contra pressão, já o de 50 litros a cerveja espuma demais (supercarbonatada) e não consigo fazer o envase de maneira nenhuma. O fato de o headspace dos barris serem diferentes pode estar ocasionando o problema, e se for isto, qual seria a solução ?
Acrescentando, faço a carbonatação de maneira passiva, ou seja, não fico rolando os barris, injeto C02 até a pressão indicada e vou fazendo até estabilizar.
Contando com a a ajudo dos amigos, obrigado.
Testa da seguinte maneira: faça como tu sempre faz e depois que estabilizar, chacoalha o barril de 30. Se diminuir a pressão a diferença da área de contato está causando o problema, mas se não diminuir a pressão não sei o que pode estar acontecendo.
 
Back
Top