Priming direto na garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Exortus

Member
Joined
Aug 3, 2015
Messages
6
Reaction score
0
Eu sempre fiz meu priming com 7g/L e 3ml de água por grama de açúcar. Faço a calda, despejo no balde e engarrafo sem problema algum.

Porém agora eu quero fazer diferente, quero jogar a calda direto na garrafa pois vou usar gelatina e não quero ter que passar a cerveja pra outro balde pois eu teria que misturar a calda à cerveja e isso poderia levantar a sujeira decantada.

A minha dúvida é justamente quantos ml eu devo despejar em cada garrafa, sendo que eu uso garrafas de 250ml.

Eu fiz o seguinte raciocínio:

Para um total de 20L de cerveja
7g/L + 3ml/g = 420ml de priming.
20L/0,250ml = 80 garrafas
portanto: 420ml/80 = 5,25ml de priming por garrafa.

O que me preocupa é que 5,25ml em uma garrafa de 250ml tá me parecendo muita coisa.
Enfim, isso está correto? Alguma dica?
 
Tem uma coisa que me parece errado no seu cálculo... vc esqueceu de considerar o volume ocupado por 140g de açucar para compor os 420 ml de priming. Pelo que eu entendi vc irá misturar 140g de açucar com 420ml de agua, correto?

A não ser que vc pretenda misturar agua e açúcar até dar 420 ml....
 
Tem uma coisa que me parece errado no seu cálculo... vc esqueceu de considerar o volume ocupado por 140g de açucar para compor os 420 ml de priming. Pelo que eu entendi vc irá misturar 140g de açucar com 420ml de agua, correto?

A não ser que vc pretenda misturar agua e açúcar até dar 420 ml....

Exato, serão misturados 140g com os 420ml como você disse.

O correto então seria medir o volume do açúcar+água para então fazer a divisão para as garrafas?
 
Creio que pelo o que relata, tá fervendo a água e adicionando o açúcar depois, se não, não tá levando em conta a diminuição de volume ao evaporar.

Se este é o caso, já joga o açúcar direto na garrafa e seja feliz... se não, ignore tudo isso que você está pensando... não terá precisão para encher 244,5 ml logo as garrafas ficarão com mais ou menos líquido em um volume que não será significante.

Preciosismo para alguns procedimentos ok, mas você não deve nem ter como medir o quanto coloca na garrafa, então toda essa discussão se torna inválida.
 
Amigo, faço primming direto na garrafa e posso lhe afirmar que particularmente considero esse método mais preciso em relação a quantidade de açúcar. Colocando primming e misturando no balde, não consigo ter certeza se a homogenização é perfeita e ainda existe o risco de oxidação por ter que ficar fazendo transferência de balde. Único problema em ter que colocar por garrafa é o trabalho, mas não me importo com isso, portanto o que digo aqui é opinião pessoal.

Supondo que você tem 20L e vai utilizar 7g/L = 140g

Utilizo a mesma proporção de gramas de açúcar para a quantidade de água, porém vale ressaltar que a quantidade de aguá não vai influenciar, o que importa é a concentração de açúcar na aguá, ou seja quanto mais água você colocar para o primming mais vai para a garrafa.

Dessa forma utilizo 140g de açucar e 140ml de água + gotas de limão para ajudar na conversão. Após concluído você terá que saber quantos ml de primming ficou. Vamos supor que ficou com 300ml de primming.

Faça uma regra de 3 simples:

300ml / 20L = 15ml / Litro

15 * 0,250 = 3,75ml por garrafa 250ml
15 * 0,600 = 9ml por garrafa 600ml

Sempre faço dessa forma e nunca tive problemas com explosões ( esde que você tenha certeza que sua fermentação acabou). Ja cheguei a utilizar 11g/L em um weizen.

Fica pra você analisar se pra você vale o trabalho. Abraços
 
Eu sempre vou achar desvantagem em usar a seringa, infelizmente para mim a experiência foi traumatizante (talvez porque usei pipeta e não seringa, foi bem trabalhoso).

Na prática eu prefiro ter um "risco pequeno" de oxidar a ceva (que não vai acontecer desde que tu faça a transferência de maneira que a não oxigenar mais a cerveja), a ter todo o trabalho com a seringa.

E sobre homogeneizar a calda de açúcar, não consigo imaginar dificuldade, e neste processo nunca notei garrafas minhas variando a quantidade de gás.
 
Eu sinceramente não acredito que valha a pena todo esse rolo pra calcular o priming garrafa por garrafa e depois ainda ter que medir com precisão a quantidade a ser pingada na garrafa.

Pq vc não trasfega com cuidado sua cerva para outro balde e faz o priming normalmente la dentro?

Não tem um segundo balde?
Trasfega com cuidado sua cerva depois de clarificada para um recipiente intermediário devidamente sanitizado (como o garrafão de água ou até mesmo a panela), lava o balde e depois trasfega de volta com cuidado a cerva e põe o priming junto.

Abraço!
 
Amigo, faço primming direto na garrafa e posso lhe afirmar que particularmente considero esse método mais preciso em relação a quantidade de açúcar. Colocando primming e misturando no balde, não consigo ter certeza se a homogenização é perfeita e ainda existe o risco de oxidação por ter que ficar fazendo transferência de balde. Único problema em ter que colocar por garrafa é o trabalho, mas não me importo com isso, portanto o que digo aqui é opinião pessoal.

Supondo que você tem 20L e vai utilizar 7g/L = 140g

Utilizo a mesma proporção de gramas de açúcar para a quantidade de água, porém vale ressaltar que a quantidade de aguá não vai influenciar, o que importa é a concentração de açúcar na aguá, ou seja quanto mais água você colocar para o primming mais vai para a garrafa.

Dessa forma utilizo 140g de açucar e 140ml de água + gotas de limão para ajudar na conversão. Após concluído você terá que saber quantos ml de primming ficou. Vamos supor que ficou com 300ml de primming.

Faça uma regra de 3 simples:

300ml / 20L = 15ml / Litro

15 * 0,250 = 3,75ml por garrafa 250ml
15 * 0,600 = 9ml por garrafa 600ml

Sempre faço dessa forma e nunca tive problemas com explosões ( esde que você tenha certeza que sua fermentação acabou). Ja cheguei a utilizar 11g/L em um weizen.

Fica pra você analisar se pra você vale o trabalho. Abraços

Valeu pela dica Kevin. Matou uma dúvida enorme minha.Forte abraço.
 
Eu sempre fiz meu priming com 7g/L e 3ml de água por grama de açúcar. Faço a calda, despejo no balde e engarrafo sem problema algum.

Porém agora eu quero fazer diferente, quero jogar a calda direto na garrafa pois vou usar gelatina e não quero ter que passar a cerveja pra outro balde pois eu teria que misturar a calda à cerveja e isso poderia levantar a sujeira decantada.

A minha dúvida é justamente quantos ml eu devo despejar em cada garrafa, sendo que eu uso garrafas de 250ml.

Eu fiz o seguinte raciocínio:

Para um total de 20L de cerveja
7g/L + 3ml/g = 420ml de priming.
20L/0,250ml = 80 garrafas
portanto: 420ml/80 = 5,25ml de priming por garrafa.

O que me preocupa é que 5,25ml em uma garrafa de 250ml tá me parecendo muita coisa.
Enfim, isso está correto? Alguma dica?
Boa tarde.

Fiz apenas duas brassagens e ainda estou aprendendo.

Ao engarrafar a primeira leva antes de iniciar a segunda brassagem, utilizei o mesmo método de Priming que você usou: seringa, garrafa por garrafa, pois já ouvi e fui orientado que jogar toda a solução no balde fermentador/maturador ou colocar açúcar direto em cada garrafa não homogeniza.

Calcula-se de 6 a 8 gramas de açúcar por litro de cerveja que está no fermentador. No seu caso, para 20 litros de cerveja, usa-se por volta de 140g (20 x 7) de açúcar diluídos em 420ml de água (140 x 3). Sempre pra cada grama de açúcar calcula-se 3ml de água.

Depois, para cada tipo de garrafa a ser utilizada, deve-se aplicar uma regra de três simples:

1- Serão 420ml de solução para os 20000ml. Dessa forma:

2 - Para as garrafas de 250ml: 420ml x 2500ml /20000ml = 5,25ml;

3 - Para as garrafas de 300ml: 420ml x 300ml /20000ml = 6,3ml;

4 - Para as garrafas de 500ml: 420ml x 500ml /20000ml = 10,5ml;

5 - Para as garrafas de 600ml: 420ml x 600ml /20000ml = 12,6ml;

Também estou aprendendo e espero ter ajudado.
 
Amigo, faço primming direto na garrafa e posso lhe afirmar que particularmente considero esse método mais preciso em relação a quantidade de açúcar. Colocando primming e misturando no balde, não consigo ter certeza se a homogenização é perfeita e ainda existe o risco de oxidação por ter que ficar fazendo transferência de balde. Único problema em ter que colocar por garrafa é o trabalho, mas não me importo com isso, portanto o que digo aqui é opinião pessoal.

Supondo que você tem 20L e vai utilizar 7g/L = 140g

Utilizo a mesma proporção de gramas de açúcar para a quantidade de água, porém vale ressaltar que a quantidade de aguá não vai influenciar, o que importa é a concentração de açúcar na aguá, ou seja quanto mais água você colocar para o primming mais vai para a garrafa.

Dessa forma utilizo 140g de açucar e 140ml de água + gotas de limão para ajudar na conversão. Após concluído você terá que saber quantos ml de primming ficou. Vamos supor que ficou com 300ml de primming.

Faça uma regra de 3 simples:

300ml / 20L = 15ml / Litro

15 * 0,250 = 3,75ml por garrafa 250ml
15 * 0,600 = 9ml por garrafa 600ml

Sempre faço dessa forma e nunca tive problemas com explosões ( esde que você tenha certeza que sua fermentação acabou). Ja cheguei a utilizar 11g/L em um weizen.

Fica pra você analisar se pra você vale o trabalho. Abraços
Não tem como misturar recipiente por recipiente ser mais preciso, comparando com misturar tudo junto (de maneira correta).... é justamente por isso que o Palmer cita isso como melhor técnica no livro How to Brew.

O grande problema é que muita gente comete um grande erro.......... misturam a calda quente, na cerveja.

Eu pergunto, o que acontece quando você larga uma gota de uma calda quente, com açúcar derretido, em algo frio? O açúcar cristaliza na HORA.

É o mesmo que pegar chocolate quente, derretido, e jogar uma gota na água gelada, ou deixar cair em uma superfície fria..... ele cristaliza.

Ou seja, sempre quando resfriamos bruscamente um líquido com alta concentração de açúcar, há tendências de cristalização, então se pegamos a calda e misturamos na cerveja, sempre há chance dela cristalizar em pedaços pequenos e ir pro fundo do fermentador, e mesmo que depois a gente misture com uma colher, o açúcar fica no fundo.

Qual a forma correta de fazer? Misturar a cerveja na calda.

Quando começamos a misturar a cerveja lentamente na calda, não há choques de concentração, nem de temperatura..... a calda basicamente vai sendo diluída aos poucos, e trocando de temperatura aos poucos, loco..... cristalização zero.

Esse é o único motivo de cervejeiros terem problemas de homogeneização misturando tudo junto.

------

Gosto pessoal, é gosto pessoal, e isso não se discute, cada um faz do jeito que preferir.......... porém tem muita gente que, quando faz de um jeito, quer defender que aquele jeito é o melhor... não é bem assim.

Quando vamos discutir genericamente, e respeitosamente, "qual a técnica tem menos chance de erros"..... aí eu sempre cito o seguinte exemplo, que aliás, tinha acabado de citar em outro tópico:

Digamos que eu tenha que fazer café (água + café solúvel) pra 50 pessoas, sendo que os tamanhos das xícaras são aleatórios, e eu tenho que fazer café igual pra todas (mesmo teor de café independente da xícara). Eu tenho duas opções:

Opção A - Pra cada uma das 50 pessoas, eu calculo/peso/meço a quantidade de café que preciso colocar na xícara, então coloco o café cuidadosamente, depois coloco a água e misturo.

Opção B - Coloco todo o café numa jarra com água, misturo, e sirvo todas as 50 pessoas... tanto faz o tamanho da xícara.

Abraço,
 
Eu não faço exatamente como o @Guenther sugere, mas a ideia é a mesma.
Eu primeiro trasfego a cerva para o balde de envase, pq prefiro medir o volume nele, sem a lama do fermentador.
Depois, pego o recipiente com a calda quente para o priming, e vou jogando lentamente a cerveja dentro do recipiente pela torneirinha e mexendo.
Quando estiver homogênea e fria essa calda, jogo de volta no balde e misturo.
Funciona que é uma beleza.

Abraço!
 
Não tem como misturar recipiente por recipiente ser mais preciso, comparando com misturar tudo junto (de maneira correta).... é justamente por isso que o Palmer cita isso como melhor técnica no livro How to Brew.

O grande problema é que muita gente comete um grande erro.......... misturam a calda quente, na cerveja.

Eu pergunto, o que acontece quando você larga uma gota de uma calda quente, com açúcar derretido, em algo frio? O açúcar cristaliza na HORA.

É o mesmo que pegar chocolate quente, derretido, e jogar uma gota na água gelada, ou deixar cair em uma superfície fria..... ele cristaliza.

Ou seja, sempre quando resfriamos bruscamente um líquido com alta concentração de açúcar, há tendências de cristalização, então se pegamos a calda e misturamos na cerveja, sempre há chance dela cristalizar em pedaços pequenos e ir pro fundo do fermentador, e mesmo que depois a gente misture com uma colher, o açúcar fica no fundo.

Qual a forma correta de fazer? Misturar a cerveja na calda.

Quando começamos a misturar a cerveja lentamente na calda, não há choques de concentração, nem de temperatura..... a calda basicamente vai sendo diluída aos poucos, e trocando de temperatura aos poucos, loco..... cristalização zero.

Esse é o único motivo de cervejeiros terem problemas de homogeneização misturando tudo junto.

------

Gosto pessoal, é gosto pessoal, e isso não se discute, cada um faz do jeito que preferir.......... porém tem muita gente que, quando faz de um jeito, quer defender que aquele jeito é o melhor... não é bem assim.

Quando vamos discutir genericamente, e respeitosamente, "qual a técnica tem menos chance de erros"..... aí eu sempre cito o seguinte exemplo, que aliás, tinha acabado de citar em outro tópico:



Abraço,
Legal Guenter, nunca tinha pensado nessa questão da cristalização do açúcar por choque térmico, porém comigo acredito nunca ter ocorrido por nao jogar logo de cara o primming direto, geralmente depois de fazer o primming vou sanitinzando e arrumando as coisas, assim acaba esfriando. Concordo que não se deve dar como definitivo um método para alguem, tanto que falei que era gosto pessoal, cabe cada um pesquisar e definir o que é melhor para si. Dessa forma todos vamos contribuindo.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Em relação ao priming na garrafa, sou um dos que faz pois tenho apenas uma panela automática e um fermentador. Por falta de espaço creio que continuarei a fazer cerveja assim por alguns anos.

Nesse caso específico de priming na garrafa, vocês veem benefício em inverter o açúcar? Diminui sedimentos ou muda o sabor?

Engarrafo em média 9 garrafas de 1L por leva. Apenas despejo açúcar refinado com um funil e movimento as garrafa algumas vezes nos primeiros dias.
 
Em relação ao priming na garrafa, sou um dos que faz pois tenho apenas uma panela automática e um fermentador. Por falta de espaço creio que continuarei a fazer cerveja assim por alguns anos.

Nesse caso específico de priming na garrafa, vocês veem benefício em inverter o açúcar? Diminui sedimentos ou muda o sabor?

Engarrafo em média 9 garrafas de 1L por leva. Apenas despejo açúcar refinado com um funil e movimento as garrafa algumas vezes nos primeiros dias.
Ferver o açúcar com água, até pra diluído, tem que fazer.

Se ele será invertido ou não...... tanto faz.

Açúcar normal = Sacarose = Glicose + Frutose

Inverter significa separar os dois.

O fermento tem uma enzima chamada invertase que já faz isso.

Ou seja, no final, invertendo antes ou não, vai dar tudo na mesma.

Abraço,
 
Ferver o açúcar com água, até pra diluído, tem que fazer.
..

Guenther, obrigado por participar.

Entendi que a não há necessidade de inverter o açúcar. Mas fiquei com dúvida em questão de diluir ele em água ou não.

Será que há real diferença entre:
- Priming com açúcar cristalizado diretamente na cerveja.
- Priming com açúcar diluído em água e adicionado a cerveja.

Abraços
 
Guenther, obrigado por participar.

Entendi que a não há necessidade de inverter o açúcar. Mas fiquei com dúvida em questão de diluir ele em água ou não.

Será que há real diferença entre:
- Priming com açúcar cristalizado diretamente na cerveja.
- Priming com açúcar diluído em água e adicionado a cerveja.

Abraços
Será não...... com certeza absoluta. :)

Açúcar ainda cristalizado (qualquer açúcar não diluído) é como um cristal, uma pedra. Açúcar refinado nada mais é do que um açúcar cristal..... refinado... mais fino.

O que acontece se você pega uma barra de chocolate e joga em um balde de água fria? Ele derrete, se mistura? Não. Ele vai pro fundo. E adianta se você pegar uma colher e mexer o balde? Não.

Agora, se você pegar um pouco de água e derreter essa barra de chocolate em uma panela, e depois de alguma forma misturar no balde de água fria, você consegue misturar tudo de forma homogênea.

Ficou clara a diferença?
 
Sempre fiz na garrafa e nunca tive problema.

Cálculo o açúcar (massa total a ser usada) aproximadas pelas minhas receitas mais uma folga.

Ponho o açúcar numa vidraria para a medida (já esterilizada). Vidraria melhor e a volumétrica (balão ou Proveta - está última tem que permitir uma boa homogeneização), tenho feita as últimas usando um erlenmeyer. Posto na vidraria completo com água previamente fervida e já resfriada um pouco. Com a medida cálculo o teor de açúcar por mL da solução.

Feito isso é só por o açúcar (mL da solução com g/mL) necessário para cada tipo de garrafa. Para por uso um dispensette que agiliza e me permite usar várias garrafas na mesma leva de forma fácil (
53200834eb57a58787a3357b47daa018.jpg
) ou pode usar uma seringa para adicionar (eu usava uma de vidro para reutilizar). Mais de 20 levas sem problemas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sempre fiz na garrafa e nunca tive problema.

Cálculo o açúcar (massa total a ser usada) aproximadas pelas minhas receitas mais uma folga.

Ponho o açúcar numa vidraria para a medida (já esterilizada). Vidraria melhor e a volumétrica (balão ou Proveta - está última tem que permitir uma boa homogeneização), tenho feita as últimas usando um erlenmeyer. Posto na vidraria completo com água previamente fervida e já resfriada um pouco. Com a medida cálculo o teor de açúcar por mL da solução.

Feito isso é só por o açúcar (mL da solução com g/mL) necessário para cada tipo de garrafa. Para por uso um dispensette que agiliza e me permite usar várias garrafas na mesma leva de forma fácil (
53200834eb57a58787a3357b47daa018.jpg
) ou pode usar uma seringa para adicionar (eu usava uma de vidro para reutilizar). Mais de 20 levas sem problemas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gostei do brinquedo, onde compra, quanto custa?
 
Salve! Continuando minha seção "cagadas da primeira brassagem" fiz o que o Guenther disse pra não fazer... :(
Coloquei a calda de açúcar quente primeiro no fundo do balde e posteriormente despejei a cerveja fria. Resultado: O açúcar cristalizou no todo no fundo do balde!:smack:
Sobre injetar o açúcar com a seringa, tem alguma contra indicação se a garrafa já estiver cheia e colocar o açúcar depois? Por cima da cerveja? Acho que é o jeito de tentar salvar a leva, já que só depois de engarrafar todas foi que percebi a lâmina de açúcar no fundo do balde, que pelo formato, parecia exatamente a quantidade total de calda que eu havia preparado. Ou seja creio que não vai haver refermentação. Agora pra gerar esse CO2 só abrindo as garrafas injetando o açúcar e fechando de novo. Certo?
 
Eu já fiz uma vez devido ter mudado o tamanho da garrafa e não ter crorrigido o total (antes de arrolhar). Adicionei e fiz uma homogeneizadas suave após de arrolhar. Deu certinho.
 
Gostei do brinquedo, onde compra, quanto custa?

Em loja de material de laboratório. Tem que procurar ou ligar para as empresas para procurar modelos simples ou com certificados vencidos, pois um com certificado pode custar mais de 2000,00 reais. Comprei o meu por 100,00 reais duas unidades (meu era um material que vinha grátis em vendas de produtos químicos e sem certificado de calibração). Dei sorte pois trabalho na área.
 
Só uma contribuição. Na minha primeira brassagem eu tinha apenas 1 balde então optei por injetar o priming na garrafa. Primeiro eu fiz toda a solução calculando 7g por L e utilizando a regra de 3ml de água por g de açúcar. A questão é que ele diminui um pouco a quantidade na fervura, então eu medi a quantidade final com a proveta e dividi pela qtd de garrafas. Deu super certo.



Fica a dica aí.



Abrç!

Att.,
Fábio Rossi
Itu-SP
 
Chegou a experimentar?

Uma dúvida: Fiz o controle da OF por três dias (segunda) e a fermentação acabou, porém, só vou conseguir envasar sábado, o que poderá mudar?
Está em temperatura ambiente (RS), pois o controlador queimou.
 
Bom dia

Utilizei os sachês que eu tinha em uma porter semana passada. Quando for abrir a primeira garrafa eu dou uma resposta.

Bom dia.

Abri algumas garrafas e não foram bem carbonatadas (utilizei 2 sachês de 2 gr cada em 500ml de cerveja). Não gostei do resultado.
Voltei para o bom velho método da trasfega para outro balde, despejar a calda (ainda quente) e a cerveja por cima, homogenizar e envasar. :mug:
 
Salve! Continuando minha seção "cagadas da primeira brassagem" fiz o que o Guenther disse pra não fazer... :(
Coloquei a calda de açúcar quente primeiro no fundo do balde e posteriormente despejei a cerveja fria. Resultado: O açúcar cristalizou no todo no fundo do balde!:smack:
Sobre injetar o açúcar com a seringa, tem alguma contra indicação se a garrafa já estiver cheia e colocar o açúcar depois? Por cima da cerveja? Acho que é o jeito de tentar salvar a leva, já que só depois de engarrafar todas foi que percebi a lâmina de açúcar no fundo do balde, que pelo formato, parecia exatamente a quantidade total de calda que eu havia preparado. Ou seja creio que não vai haver refermentação. Agora pra gerar esse CO2 só abrindo as garrafas injetando o açúcar e fechando de novo. Certo?
Opa, o contrário.... o que se deve fazer é justamente isso... colocar a calda, e transferir a cerveja fria em cima dela lentamente. Isso que faz justamente não dar choque térmico e cristalizar.

O problema é o contrário.... é jogar a calda quente na cerveja fria.... isso é como deixar uma gota cair em uma superfície fria, vira um cristal.

Então não entendi... se vc colocou a calda no fundo do balde, e transferiu a cerveja, fez certo. Pra cristalizar fazendo isso, talvez só se vc despejar um balde inteiro de uma vez só.... ou se demorar e esperar secar a calda com uma mistura muito concentrada.

Abraço,
 
Pessoal,
Estava lendo todos esses cálculos aí pra quanto priming fazer para colocar direto nas garrafas e pensei uma coisa.. Não precisa fazer a quantidade exata de priming que vc vai usar nos seus 20L, pode fazer a mais (vai que no final falta um pouco), pois o que importa é quantos gramas de açúcar vc vai levar pra garrafa (ou seja, concentração do de açúcar no primming e volume)

Exemplo:
Faz 300ml de priming contendo 300g de açúcar, cada ml de priming contem 1g de açúcar.
Na hora de por na garrafa faz a regra de 3 (7g/L = 4,2g para cada garrafa de 600ml)
sendo assim, taca 4,2ml de primming em cada garrafa e pronto. o que sobrar de priming dá pra formigas! :D

achei essa conta mais fácil, espero que ajude alguém.
Abraços!
 
Eu sempre misturei a calda de priming em toda a cerveja, mas esse ano comecei a fazer individualmente. Peguei uma tabela do Excel que foi divulgada aqui no fórum e parti dela. Sem problemas, tudo ocorreu tranquilo. Mas aí um amigo me disse que fazia a solução com 400gr de açúcar e 400 ml de água e colocava entre 5 à 6 ml da solução por garrafa e tudo dava certo. Resolvi ir para a tabela do Excel e fazer o mesmo, se não me engano para uma carbonatação de 6g/L deveria se colocado 3,6 ml de solução. Tive problema pois 2 cervejas demoraram muito para carbonatar. Parei para pensar no que poderia ser, fiz tudo certinho em todos os processos e a única coisa que me ocorreu é de que essa solução de priming com concentração de 1 g/ml é saturada de açúcar para que a levedura possa consumir. Pois quando utilizava o priming na cerveja inteira a concentração que utilizava para o priming era de 0,33 g/ml. Então, passei a fazer a solução para o priming direto na garrafa com uma concentração próxima a 0,33 g/ml e não tive mais problemas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Galera,

Nas minhas levas eu fiz o priming com 1 parte de açucar e 3 partes de água. Após ferver por 5 minutos distribui lentamente por cima da cerveja no balde de priming, mexendo lenta e constantemente. Depois de terminar mexo mais um pouco para homogenizar bem.
Até agora foi uma melhor que a outra, todas as garrafas equilibradas na carbonatação.

Jogando a calda primeiro pra colocar a cerveja em seguida, fico com algumas preocupações:

Como a calda tem alta concentração de açúcar, não há risco de um pouco dela ficar grudada no fundo do balde, nos cantos? Isso poderia desviar o perfil de priming que se deseja obter;

Ou então, quando o nível atingir a torneira, vai entrar um mosto bem concentrado ali, será ele vai sair pra homogenizar quando mexer? Isso poderia causar diferença na primeira garrafa.
 
Galera,

Nas minhas levas eu fiz o priming com 1 parte de açucar e 3 partes de água. Após ferver por 5 minutos distribui lentamente por cima da cerveja no balde de priming, mexendo lenta e constantemente. Depois de terminar mexo mais um pouco para homogenizar bem.
Até agora foi uma melhor que a outra, todas as garrafas equilibradas na carbonatação.

Jogando a calda primeiro pra colocar a cerveja em seguida, fico com algumas preocupações:

Como a calda tem alta concentração de açúcar, não há risco de um pouco dela ficar grudada no fundo do balde, nos cantos? Isso poderia desviar o perfil de priming que se deseja obter;

Ou então, quando o nível atingir a torneira, vai entrar um mosto bem concentrado ali, será ele vai sair pra homogenizar quando mexer? Isso poderia causar diferença na primeira garrafa.

Lucas, se vc tem essa preocupação, faça do jeito que eu faço.
Eu fervo o priming em uma leiteira (aquelas panelinhas com um cabo).
Assim que deu uns minutos de fervura, jogo um pouco da cerveja dentro dessa leiteira, pra dar uma esfriada na calda. Isso já é a dica do Guenther: jogar a cerveja na calda e não a calda na cerveja.
Quando estiver morno, ou frio já, aí joga essa mistura no balde.
Simples, prático, sem erros.

Abraço.
 
Eu sempre misturei a calda de priming em toda a cerveja, mas esse ano comecei a fazer individualmente. Peguei uma tabela do Excel que foi divulgada aqui no fórum e parti dela. Sem problemas, tudo ocorreu tranquilo. Mas aí um amigo me disse que fazia a solução com 400gr de açúcar e 400 ml de água e colocava entre 5 à 6 ml da solução por garrafa e tudo dava certo. Resolvi ir para a tabela do Excel e fazer o mesmo, se não me engano para uma carbonatação de 6g/L deveria se colocado 3,6 ml de solução. Tive problema pois 2 cervejas demoraram muito para carbonatar. Parei para pensar no que poderia ser, fiz tudo certinho em todos os processos e a única coisa que me ocorreu é de que essa solução de priming com concentração de 1 g/ml é saturada de açúcar para que a levedura possa consumir. Pois quando utilizava o priming na cerveja inteira a concentração que utilizava para o priming era de 0,33 g/ml. Então, passei a fazer a solução para o priming direto na garrafa com uma concentração próxima a 0,33 g/ml e não tive mais problemas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Valeu mano!
Vou fazer o primeiro envase daqui algumas semanas. Vou seguir seu conselho e não utilizarei uma concentração maior que 0,5g/ml!

Abraço!
 
Sempre fiz na garrafa e nunca tive problema.

Cálculo o açúcar (massa total a ser usada) aproximadas pelas minhas receitas mais uma folga.

Ponho o açúcar numa vidraria para a medida (já esterilizada). Vidraria melhor e a volumétrica (balão ou Proveta - está última tem que permitir uma boa homogeneização), tenho feita as últimas usando um erlenmeyer. Posto na vidraria completo com água previamente fervida e já resfriada um pouco. Com a medida cálculo o teor de açúcar por mL da solução.

Feito isso é só por o açúcar (mL da solução com g/mL) necessário para cada tipo de garrafa. Para por uso um dispensette que agiliza e me permite usar várias garrafas na mesma leva de forma fácil (
53200834eb57a58787a3357b47daa018.jpg
) ou pode usar uma seringa para adicionar (eu usava uma de vidro para reutilizar). Mais de 20 levas sem problemas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Ontem ajudei um amigo a engarrafar cerca de 75 L de cerva que fizemos. Deu umas 120 garrafas e a cada vez que eu enchia a pipeta pra colocar o priming na garrafa eu lembrava deste dispensette. Vou pesquisar no fornecedor de produtos químicos que eu tenho contato pra ver se acho algo barato.��
 
Back
Top