Priming de uma Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 28, 2016
Messages
6
Reaction score
0
Fala pessoal ,beleza?
Estou para envasar uma Weiss, e estou com duvida na quantidade de açúcar que devo usar para fazer o priming. Vi em alguns lugares, para usar 10g/l, é nessa faixa +/-?
 
Acho muito Daniel. Tenho usado por volta de 7g/l para Weiss.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Engracado... achava tb q o ideal era 7 mas vi diversos locais recomendando 11 a 12... achei demais tb...

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Você pode usar uma calculadora para isto: https://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/

Segundo esta calculadora, cervejas de trigo tem de 3.3 a 4.5 vols de CO2 e, segundo o BJCP 2015, de 2.9 a 4.5 vols. Caso use dentro dessas faixas, conforme a temperatura da cerveja, vai chegar entre 6 e 14g/l de açúcar. Já usei até 12g/l e nunca tive problemas com as garrafas, no entanto, nesta faixa, gerou carbonatação excessiva, precisava servir muito lentamente para não gerar somente espuma no copo, só dor de cabeça. Comecei a usar menos, então, no mínimo do BJCP (2.9) e caiu na casa de 7g/l de cerveja e forma a quantidade certa de espuma.

Use a calculadora do link, vai te ajudar a não carbonatar demais, nem de menos, mas não se baseie na tabela de volumes que eles oferecem, prefira seguir o BJCP, que oferece algo mais amplo.
 
Fala pessoal ,beleza?
Estou para envasar uma Weiss, e estou com duvida na quantidade de açúcar que devo usar para fazer o priming. Vi em alguns lugares, para usar 10g/l, é nessa faixa +/-?

Eu usei 8,5g/L na minha última leva e achei que ficou perfeita.

A Weiss normalmente tem uma carbonatação mais elevada.
 
O que vejo quando provo a weiss antes de engarrafar, ou quando estou medindo FG, é que ele retém, de algum modo, mais CO2 da fermentação que outros estilos. Digo isso por puro achismo, mas me parece assim.

Calculadoras como a da brewerfriends, por exemplo, explicam que se deve levar em conta alguns fatores no cálculo do priming, e não acreditar cegamente na calculadora. Um deles é o bom senso. Quando não sabia disso, fiz priming de até 12g, que foi o indicado por uma tabela que usei. Não gostei. Ficou muito, mas muito carbonatada. Hoje acho que entre 9 e 10g fica ok e dentro do recomendado do estilo.
 
Dependendo de quanto fica minha FG, considero colocar ou 10,0 gr/litro ou 11,5 gr/litro. Se a FG ficar mais próxima da faixa máxima permitido, coloco 10,0 gr/litro, se ela ficar mais próxima ao valor mais baixo da faixa, eu coloco 11,5 gr/litro. Já tive problemas no passado com super carbonatação das minhas brejas e em alguns casos, até mesmo a explosão de algumas garrafas.
 
Tive duas explosões de garrafas quando usava 9g por litro. Ainda bem que guardava as cervas dentro de um armário. Cada uma que explode quebra mais uma meia dúzia. Imagine a sujeira.
Bem, depois desses problemas que poderiam ter terminado em acidente sério, carbonato no máximo a 7g/litro, a não ser quando uso garrafa reforçada e chego a 9g/l. Mais que isso acho muito perigoso.
Outra coisa a levar em consideração, acho que é o tempo de guarda antes do consumo. Se eu for consumir rápido, em uns 2 meses, coloco um pouco mais, até 8g/l, se for pra guardar coloco até 7g/l.
 
Esse final de semana passado envasei a minha Weiss, usei o priming enviado no kit de receitas que dava 10g de priming (açúcar invertido) por litro de cerveja, então coloquei 6 ml garrafa por garrafa usando seringa, até agora esta tudo correndo bem, estou carbonatando com temperatura controlada a 25° na geladeira.
 
Vi a galera ai em cima falar de muita carbonatação, mas as minhas com 8-9g ao abrir jogaram cerveja pra tudo quanto é lado. Queria saber como conseguiram uma cerveja "servivel" no copo.

Outra dúvida: costumam armazenar elas por quanto tempo? Vi que qualquer cerveja passando 1-2 meses aumenta consideravelmente a carbonatação!
 
Vi a galera ai em cima falar de muita carbonatação, mas as minhas com 8-9g ao abrir jogaram cerveja pra tudo quanto é lado. Queria saber como conseguiram uma cerveja "servivel" no copo.

Outra dúvida: costumam armazenar elas por quanto tempo? Vi que qualquer cerveja passando 1-2 meses aumenta consideravelmente a carbonatação!
Depende um pouco também da temperatura que tu faz o priming. Se tu faz cold crash, parte do CO2 gerado na fermentação vai pra dentro da cerveja de maneira que ao engarrafar ela ainda gelada ela já está um pouco "carbonatada". Uma weiss leva em média de 3 a 4,5 vol. de CO2 na carbonatação. Se tu engarrafa ela a 5ºC por exemplo, ela já vai estar com cerca de 1,5 vol de CO2.

Isso aqui vai ajudar.
https://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/
 
Depende um pouco também da temperatura que tu faz o priming. Se tu faz cold crash, parte do CO2 gerado na fermentação vai pra dentro da cerveja de maneira que ao engarrafar ela ainda gelada ela já está um pouco "carbonatada". Uma weiss leva em média de 3 a 4,5 vol. de CO2 na carbonatação. Se tu engarrafa ela a 5ºC por exemplo, ela já vai estar com cerca de 1,5 vol de CO2.

Isso aqui vai ajudar.
https://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/

Opa, obrigado pelo link. Já usei ela, só queria uma explicação da Beer Temp. Ao que se refere? Vc falou tbm do cold crash, poderia explicar mais sobre ele e a relação com o CO2? Obrigado e desculpe o incômodo!
 
Opa, obrigado pelo link. Já usei ela, só queria uma explicação da Beer Temp. Ao que se refere? Vc falou tbm do cold crash, poderia explicar mais sobre ele e a relação com o CO2? Obrigado e desculpe o incômodo!

A relação é simples, o liquido gelado pelo cold crash absorve o CO2 (depende do tempo de cold crash também). À medida que esquenta, esse CO2 se torna mais volátil, se engarrafar o líquido quente, boa parte do CO2 vai embora. Se engarrafar gelado, o líquido vai com parte do CO2 absorvido no cold crash. Isso pode causar uma supercarbonatação. Para resolver isso, no caso do cold crash, você considera a temperatura que a cerveja passou durante esse período e procure engarrafar numa temperatura próxima, aí é usar a calculadora para ter idéia de quanto CO2 a cerveja já possui antes do priming e calcular o açúcar necessário.
Se eu falei besteira alguém me corrija aí por favor.
 
Ah, ele absorve CO2 digamos, dentro do maturador. Se eu esperar ele chegar a 20º ele expulsa o CO2, já se for engarrafar gelado, tenho que levar em conta ele. É isso? Obrigado!
 
Basicamente isso. Chegando a 20º esse CO2 não vai ser expulsado de uma vez, é como uma cerveja que ficou aberta umas horas, por mais que pareça choca ainda tem algum gás ali, só que numa quantia beeeem menor comparado a uma cerveja que acabou de sair de uma maturação de 1 semana a 0º.
 
Já tive o problema inverso várias vezes. Fiz o priming e demorei muito pra engarrafar, aí a carbonatação fica fraca, a cerveja só vai ficar boa daí umas 3 ou 4 semanas, quando fica.
 
Semana que vem vou envasar uma Weiss. To com dúvida de quanto tempo é necessário até a carbonatação ficar pronta. Se alguém puder ajudar.. Valeu
 
Semana que vem vou envasar uma Weiss. To com dúvida de quanto tempo é necessário até a carbonatação ficar pronta. Se alguém puder ajudar.. Valeu
Depende da temperatura do seu ambiente. Quanto mais quente, mais rápido irá carbonatar.
As minhas, aqui em São Paulo, com temperatura em torno de 20 a 22 graus, em uma semana já dá pra tomar, e em duas semanas terminam a carbonatação.
Se deixar ela fora da geladeira, ela continua maturando e aumentando a carbonatação lentamente por meses.
 
Back
Top